A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERDA DO APOIO DA IGREJA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERDA DO APOIO DA IGREJA"— Transcrição da apresentação:

1 PERDA DO APOIO DA IGREJA
Consequência da queda do segundo reinado

2 Questão Religiosa A questão religiosa foi um conflito ocorrido no Brasil na década de 1870 que, tendo iniciado como um enfrentamento entre a Igreja Católica e a Maçonaria, acabou se tornando uma grave questão de Estado.

3 Importância da Igreja no Segundo Reinado
No Império o catolicismo era a religião oficial do Estado e essa união sempre permitiu uma troca de favores entre ambos. O Estado através do beneplácito e do padroado tornava-se os clérigos praticamente funcionários públicos. O rei intrometia-se nos assuntos de cunho religioso e também financiava o clero. Apesar desta situação desagradar o papado (pontificado) , para o clero nacional não tão ruim. Os privilégios dos bispados eram retribuídos com discursos de apoio ao rei nas igrejas.

4 A perda do apoio da Igreja
Essa união se rompeu nos anos 70 por uma considerável falta de habilidade política do imperador. Em 1872 dois clérigos, um de Olinda, e outro de Belém, resolveram seguir as determinações papais e romper relações com a maçonaria. O impedimento de maçons de frequentarem as missas e as congregações religiosas provocou grande mal-estar entre as elites políticas e econômicas no Brasil, onde os maçons eram inúmeros. O imperador reagiu à atitude condenando os dois envolvidos à quatro anos de trabalho forçado. A reação do conjunto da Igreja não poderia ser outra: a oposição. Os púlpitos tornaram-se, a partir deste fato, não mais propaganda do Império, mas palanque para críticas. Ficava claro que o Império perdia sua principal sustentação ideológica.

5

6 INTEGRANTES Ana Luiza Veludo Isabella Rezende Lara Borges PabloHomem n xora Taíssa Rezende


Carregar ppt "PERDA DO APOIO DA IGREJA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google