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Núcleo de Trabalho de Curso Sandro Alex Simões Gysele Amanajás Nirson Medeiros.

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Apresentação em tema: "Núcleo de Trabalho de Curso Sandro Alex Simões Gysele Amanajás Nirson Medeiros."— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Trabalho de Curso Sandro Alex Simões Gysele Amanajás Nirson Medeiros

2 O Trabalho de Curso O TC consiste em produção científica orientada e inédita, resultante da participação dos alunos em grupos de trabalho (GTs) voltados especificamente ao debate de temas jurídicos e à elaboração de trabalhos acadêmicos. O TC consiste em produção científica orientada e inédita, resultante da participação dos alunos em grupos de trabalho (GTs) voltados especificamente ao debate de temas jurídicos e à elaboração de trabalhos acadêmicos. Entende-se por produções científicas trabalhos escritos que apresentem obrigatoriamente os seguintes quesitos: Entende-se por produções científicas trabalhos escritos que apresentem obrigatoriamente os seguintes quesitos: I – proposição de um tema relacionado ao Direito; I – proposição de um tema relacionado ao Direito; II – problematização do tema; II – problematização do tema; III – justificativa; III – justificativa; IV – objetivos; IV – objetivos; V – análise de referencial teórico; V – análise de referencial teórico; VI – indicação de metodologia de trabalho; VI – indicação de metodologia de trabalho; VII – elaboração de considerações finais. VII – elaboração de considerações finais.

3 O Trabalho de Curso O TC poderá ser apresentado na forma de narrativa de caso, relatório técnico, relatório de pesquisa, relatório de extensão, monografia, dentre outras modalidades a serem analisadas pelo Núcleo de Trabalho de Curso (NTC). O TC poderá ser apresentado na forma de narrativa de caso, relatório técnico, relatório de pesquisa, relatório de extensão, monografia, dentre outras modalidades a serem analisadas pelo Núcleo de Trabalho de Curso (NTC). Para os fins deste regulamento, conceitua-se: Para os fins deste regulamento, conceitua-se: I – Narrativa de caso: relato de situação jurídica controversa, de conformidade com a metodologia do método do caso adotada pelo Curso de Direito do CESUPA; I – Narrativa de caso: relato de situação jurídica controversa, de conformidade com a metodologia do método do caso adotada pelo Curso de Direito do CESUPA; II – Relatório técnico: texto analítico-técnico abordando questão jurídica prática, no formato de artigo; II – Relatório técnico: texto analítico-técnico abordando questão jurídica prática, no formato de artigo; III – Relatório de pesquisa: comunicação de resultado de pesquisa bibliográfica (revisão teórica) e/ou de pesquisa campo, no formato de artigo; III – Relatório de pesquisa: comunicação de resultado de pesquisa bibliográfica (revisão teórica) e/ou de pesquisa campo, no formato de artigo; IV – Relatório de extensão: comunicação de resultado de atividade de extensão, no formato de artigo; IV – Relatório de extensão: comunicação de resultado de atividade de extensão, no formato de artigo; V – Monografia: comunicação de resultado de pesquisa bibliográfica (revisão teórica) e/ou de pesquisa campo, de maior densidade e aprofundamento teórico. V – Monografia: comunicação de resultado de pesquisa bibliográfica (revisão teórica) e/ou de pesquisa campo, de maior densidade e aprofundamento teórico.

4 Diferenças entre TC e TCC O TC pode ser realizado em qualquer momento do curso e não está restrito ao formato de monografia O TC pode ser realizado em qualquer momento do curso e não está restrito ao formato de monografia O TC preferencialmente será realizado dentro dos grupos de trabalho O TC preferencialmente será realizado dentro dos grupos de trabalho O TC pode ser realizado por mais de 1 aluno O TC pode ser realizado por mais de 1 aluno O TC será avaliado pelo professor- coordenador de um dos GT e pelo NTC O TC será avaliado pelo professor- coordenador de um dos GT e pelo NTC

5 Diferenças entre o TC e o TCC O TC deve ser orientado pelo professor coordenador de um dos GTs O TC deve ser orientado pelo professor coordenador de um dos GTs O TC será socializado de diversas formas e não apenas por meio de banca examinadora O TC será socializado de diversas formas e não apenas por meio de banca examinadora O TC deve ser entregue ao NTC a partir do 8º período, encaminhado pelo professor coordenador do GT acompanhado de um parecer sobre o mesmo O TC deve ser entregue ao NTC a partir do 8º período, encaminhado pelo professor coordenador do GT acompanhado de um parecer sobre o mesmo O TC deve ser elaborado de acordo com a temática geral indicada pelo regimento e conforme as linhas dos GTs O TC deve ser elaborado de acordo com a temática geral indicada pelo regimento e conforme as linhas dos GTs

6 As linhas de pesquisa Linha de Pesquisa: Direitos Fundamentais e Desenvolvimento Sócio-Econômico. Linha de Pesquisa: Direitos Fundamentais e Desenvolvimento Sócio-Econômico. Área de concentração: Área de concentração: I- Teoria dos Direitos Fundamentais I- Teoria dos Direitos Fundamentais II- Desenvolvimento e Políticas Públicas II- Desenvolvimento e Políticas Públicas

7 Núcleo de Trabalho de Curso O NTC é composto por 01 (um) docente responsável dentre os professores de metodologia, com título mínimo de Mestre e experiência comprovada em pesquisa, e pelo coordenador do Curso de Direito ou professor por este indicada, sendo admitida a participação de professores colaboradores desde que indicados pela Coordenação deste curso. O NTC é composto por 01 (um) docente responsável dentre os professores de metodologia, com título mínimo de Mestre e experiência comprovada em pesquisa, e pelo coordenador do Curso de Direito ou professor por este indicada, sendo admitida a participação de professores colaboradores desde que indicados pela Coordenação deste curso. Ao NTC compete: Ao NTC compete: avaliar as propostas de TC encaminhadas pelos alunos e recomendadas por professores coordenadores de grupo de trabalho. avaliar as propostas de TC encaminhadas pelos alunos e recomendadas por professores coordenadores de grupo de trabalho. elaborar, semestralmente, o calendário de todas as atividades relativas ao TC; elaborar, semestralmente, o calendário de todas as atividades relativas ao TC; proporcionar, com a ajuda dos professores das disciplinas Introdução à Metodologia da Pesquisa e Metodologia da Pesquisa em Direito, orientação básica ao alunos em fase de elaboração do TC; proporcionar, com a ajuda dos professores das disciplinas Introdução à Metodologia da Pesquisa e Metodologia da Pesquisa em Direito, orientação básica ao alunos em fase de elaboração do TC; Aprovar ou não os GTs propostos pelos docentes; Aprovar ou não os GTs propostos pelos docentes; Organizar e administrar os eventos de publicização dos TCs Organizar e administrar os eventos de publicização dos TCs

8 Núcleo de Trabalho de Curso indicar os coordenadores de grupo de trabalho. indicar os coordenadores de grupo de trabalho. elaborar e encaminhar aos professores coordenadores de grupo de trabalho as fichas de freqüência e avaliação das atividades atinentes ao TC; elaborar e encaminhar aos professores coordenadores de grupo de trabalho as fichas de freqüência e avaliação das atividades atinentes ao TC; convocar, sempre que necessário, reuniões com os professores coordenadores de grupo de trabalho e alunos em fase de elaboração do TC; convocar, sempre que necessário, reuniões com os professores coordenadores de grupo de trabalho e alunos em fase de elaboração do TC; intermediar a relação dos alunos com os professores coordenadores dos grupos de trabalho; intermediar a relação dos alunos com os professores coordenadores dos grupos de trabalho; manter, no NTC, arquivo atualizado dos relatórios semestrais dos professores coordenadores dos grupos de trabalho; manter, no NTC, arquivo atualizado dos relatórios semestrais dos professores coordenadores dos grupos de trabalho; manter atualizado o livro de atas das reuniões das bancas examinadoras; manter atualizado o livro de atas das reuniões das bancas examinadoras; providenciar o encaminhamento à biblioteca central dos TCs aprovados; providenciar o encaminhamento à biblioteca central dos TCs aprovados; designar as bancas examinadoras dos Trabalhos de Curso; designar as bancas examinadoras dos Trabalhos de Curso; apresentar, semestralmente, ao Coordenador do Curso de Direito, relatório do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Trabalho de Curso; apresentar, semestralmente, ao Coordenador do Curso de Direito, relatório do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Trabalho de Curso; tomar, no âmbito de sua competência, todas as demais medidas necessárias ao efetivo cumprimento deste regulamento. tomar, no âmbito de sua competência, todas as demais medidas necessárias ao efetivo cumprimento deste regulamento.

9 Os Professores Coordenadores dos GTs Os GTs são grupos nos quais realizar-se-ão discussões sobre temas jurídicos contemporaneamente relevantes e as elaborações de TCs, devendo estar vinculados à linha de pesquisa e a uma das áreas de concentração dispostas neste regulamento. Os GTs são grupos nos quais realizar-se-ão discussões sobre temas jurídicos contemporaneamente relevantes e as elaborações de TCs, devendo estar vinculados à linha de pesquisa e a uma das áreas de concentração dispostas neste regulamento. Os GTs serão propostos e coordenados por professores que compõem o quadro docente do Curso de Direito do CESUPA, estando as propostas apresentadas sujeitas à avaliação pelo NTC. Os GTs serão propostos e coordenados por professores que compõem o quadro docente do Curso de Direito do CESUPA, estando as propostas apresentadas sujeitas à avaliação pelo NTC. O professor coordenador de GT tem as seguintes atribuições: O professor coordenador de GT tem as seguintes atribuições: I – propor a realização do grupo, apresentando, antes do início das atividades, um Plano de Trabalho Docente (PTD) para o NTC; I – propor a realização do grupo, apresentando, antes do início das atividades, um Plano de Trabalho Docente (PTD) para o NTC; II – administrar o GT que coordenar e conduzir as atividades a ele atinentes; II – administrar o GT que coordenar e conduzir as atividades a ele atinentes; III – indicar, ao NTC, os professores que atuarão como colaboradores em seu GT, bem como a quantidade de participações (semanais) destes docentes nos grupos; III – indicar, ao NTC, os professores que atuarão como colaboradores em seu GT, bem como a quantidade de participações (semanais) destes docentes nos grupos; IV – reunir-se com os alunos vinculados ao seu GT, preenchendo a carga horária de 02 (duas) horas-aulas semanais IV – reunir-se com os alunos vinculados ao seu GT, preenchendo a carga horária de 02 (duas) horas-aulas semanais V– freqüentar as reuniões convocadas pelo NTC; V– freqüentar as reuniões convocadas pelo NTC; VI – Entregar ao NTC, semestralmente, as fichas de freqüência e os relatórios das atividades desenvolvidas no GT, devidamente preenchidos e assinados; VI – Entregar ao NTC, semestralmente, as fichas de freqüência e os relatórios das atividades desenvolvidas no GT, devidamente preenchidos e assinados;

10 Os Professores Coordenadores dos GTs V II– analisar e avaliar os relatórios de atividades que lhes forem entregues pelos alunos; V II– analisar e avaliar os relatórios de atividades que lhes forem entregues pelos alunos; V III– emitir parecer sobre os TCs dos alunos vinculados ao GT que coordena, para efeito de avaliação pelo NTC; V III– emitir parecer sobre os TCs dos alunos vinculados ao GT que coordena, para efeito de avaliação pelo NTC; IX – participar das comunicações dos TCs e das defesas para as quais estiver designado; IX – participar das comunicações dos TCs e das defesas para as quais estiver designado; X – assinar juntamente com os demais membros das bancas examinadoras as atas finais das sessões de defesa; X – assinar juntamente com os demais membros das bancas examinadoras as atas finais das sessões de defesa; XI – requerer ao NTC a inclusão dos Trabalhos de Curso de seus alunos na pauta semestral de comunicações e defesas; XI – requerer ao NTC a inclusão dos Trabalhos de Curso de seus alunos na pauta semestral de comunicações e defesas;

11 Alunos em fase de realização do TC A todos os alunos regularmente matriculados no Curso de Direito do CESUPA é facultada a participação nos GTs, sendo obrigatório, no entanto, até o final do curso, o cumprimento da carga horária mínima de 72 (setenta e duas) horas de participação nos referidos grupos. A todos os alunos regularmente matriculados no Curso de Direito do CESUPA é facultada a participação nos GTs, sendo obrigatório, no entanto, até o final do curso, o cumprimento da carga horária mínima de 72 (setenta e duas) horas de participação nos referidos grupos. As horas de participação estabelecidas acima serão computadas como freqüência à disciplina Elaboração e Apresentação de Trabalho de Curso. As horas de participação estabelecidas acima serão computadas como freqüência à disciplina Elaboração e Apresentação de Trabalho de Curso. Os alunos que, no oitavo período do Curso de Direito, não houverem preenchido a carga horária mínima de participação em GTs, deverão, a partir deste período, freqüentar obrigatoriamente um dos grupos ofertados até o cumprimento da exigência do parágrafo anterior. Os alunos que, no oitavo período do Curso de Direito, não houverem preenchido a carga horária mínima de participação em GTs, deverão, a partir deste período, freqüentar obrigatoriamente um dos grupos ofertados até o cumprimento da exigência do parágrafo anterior.

12 Alunos em fase de realização do TC São atribuições do aluno em fase de realização de TC: São atribuições do aluno em fase de realização de TC: I – cumprir a carga horária mínima de participação em GTs estabelecida por este regulamento; I – cumprir a carga horária mínima de participação em GTs estabelecida por este regulamento; II – inscrever-se nos GTs que tiver interesse de participar; II – inscrever-se nos GTs que tiver interesse de participar; III – freqüentar os encontros semanais do GT no qual estiver inscrito; III – freqüentar os encontros semanais do GT no qual estiver inscrito; IV – comparecer às reuniões convocadas pelo NTC; IV – comparecer às reuniões convocadas pelo NTC; V – cumprir o calendário de atividades estipulado pelo coordenador do GT de que participar; V – cumprir o calendário de atividades estipulado pelo coordenador do GT de que participar; VI – elaborar a versão final de seu TC de acordo com o presente regulamento e as instruções do coordenador do GT ao qual estiver vinculado; VI – elaborar a versão final de seu TC de acordo com o presente regulamento e as instruções do coordenador do GT ao qual estiver vinculado; VII – entregar ao NTC, antes do final da graduação, 02 (duas) cópias impressas e 01 (uma) em meio eletrônico de seu TC, devidamente acompanhadas de parecer do coordenador de GT; VII – entregar ao NTC, antes do final da graduação, 02 (duas) cópias impressas e 01 (uma) em meio eletrônico de seu TC, devidamente acompanhadas de parecer do coordenador de GT; VIII – comparecer em dia, hora e local determinados para apresentar ou defender seu TC; VIII – comparecer em dia, hora e local determinados para apresentar ou defender seu TC; IX – cumprir e fazer cumprir este regulamento. IX – cumprir e fazer cumprir este regulamento.

13 Apresentação dos TCs Todo trabalho de curso deve ser apresentado oralmente para a comunidade acadêmica, sendo públicas as apresentações. Todo trabalho de curso deve ser apresentado oralmente para a comunidade acadêmica, sendo públicas as apresentações. As apresentações dos TCs dar-se-ão em forma de comunicações, mesas redondas ou defesas perante banca examinadora. As apresentações dos TCs dar-se-ão em forma de comunicações, mesas redondas ou defesas perante banca examinadora. A apresentação do trabalho de curso é estritamente para efeitos de publicização da produção científica dos alunos, exceto no caso de monografia que será submetida à banca examinadora. A apresentação do trabalho de curso é estritamente para efeitos de publicização da produção científica dos alunos, exceto no caso de monografia que será submetida à banca examinadora. Todo trabalho de curso deve ser apresentado oralmente para a comunidade acadêmica, sendo públicas as apresentações. Todo trabalho de curso deve ser apresentado oralmente para a comunidade acadêmica, sendo públicas as apresentações. As apresentações dos TCs dar-se-ão em forma de comunicações, mesas redondas ou defesas perante banca examinadora. As apresentações dos TCs dar-se-ão em forma de comunicações, mesas redondas ou defesas perante banca examinadora. A apresentação do trabalho de curso é estritamente para efeitos de publicização da produção científica dos alunos, exceto no caso de monografia que será submetida à banca examinadora A apresentação do trabalho de curso é estritamente para efeitos de publicização da produção científica dos alunos, exceto no caso de monografia que será submetida à banca examinadora

14 Divulgação do novo regimento A) Para os professores: reunião de planejamento, folder informativo e disponibilização do regimento via A) Para os professores: reunião de planejamento, folder informativo e disponibilização do regimento via B) Para os alunos: folder informativo,visitas nas salas, seminários e através das disciplinas relativas à metodologia B) Para os alunos: folder informativo,visitas nas salas, seminários e através das disciplinas relativas à metodologia

15 GTs ESTUDO DE CASOS JURISPRUDENCIAIS (CASEBOOK METHOD) – Coordenador: André Coelho - Dia: Segunda-feira - Horário: das 10:00h às 12:00h. ESTUDO DE CASOS JURISPRUDENCIAIS (CASEBOOK METHOD) – Coordenador: André Coelho - Dia: Segunda-feira - Horário: das 10:00h às 12:00h. HISTÓRIA DAS CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA II (IDADE MÉDIA) – Coordenador: Prof. André Coelho - Dia: Segunda-feira - Horário: das 16:00h às 18:00h. HISTÓRIA DAS CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA II (IDADE MÉDIA) – Coordenador: Prof. André Coelho - Dia: Segunda-feira - Horário: das 16:00h às 18:00h. DIREITO, ANTROPOLOGIA E MULTICULTURALISMO – Coordenadora: Profa. Eliane Moreira. – Dia: quarta (17:00 às 19:00) ou sábado (8:00 às 12:00) DIREITO, ANTROPOLOGIA E MULTICULTURALISMO – Coordenadora: Profa. Eliane Moreira. – Dia: quarta (17:00 às 19:00) ou sábado (8:00 às 12:00) DIREITOS FUNDAMENTAIS E SEUS REFLEXOS – Coordenador:Prof. Jean Carlos Dia: Sexta-feira – Horário: 09:00 às 13:00h DIREITOS FUNDAMENTAIS E SEUS REFLEXOS – Coordenador:Prof. Jean Carlos Dia: Sexta-feira – Horário: 09:00 às 13:00h DIREITO E MORAL: DESAFIOS DA INTERPRETAÇÃO-APLICAÇÃO DO DIREITO – Coordenador: Prof. Paulo Klautau Filho – Dia: Quinta-feira Horário: 17:00 às 19:00 DIREITO E MORAL: DESAFIOS DA INTERPRETAÇÃO-APLICAÇÃO DO DIREITO – Coordenador: Prof. Paulo Klautau Filho – Dia: Quinta-feira Horário: 17:00 às 19:00

16 GTs EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DA PESQUISA – Coordenadores: Profs. Gysele Amanajás e Nirson Medeiros – Dia: Terça- feira – Horário: 14:00 às 18:00 EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DA PESQUISA – Coordenadores: Profs. Gysele Amanajás e Nirson Medeiros – Dia: Terça- feira – Horário: 14:00 às 18:00 DIREITO À IGUALDADE – Coordenador: Prof. Luiz Alberto Rocha – Dia: Horário: DIREITO À IGUALDADE – Coordenador: Prof. Luiz Alberto Rocha – Dia: Horário:

17 NTC Sandro Alex Simões – Coordenador Geral – Sandro Alex Simões – Coordenador Geral – Gysele Amanajás – Professora Responsável – Gysele Amanajás – Professora Responsável – Nirson Medeiros – Professor Colaborador – Nirson Medeiros – Professor Colaborador –


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