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A Estrutura do Mercado Internet no Brasil Aloysio Xavier Gerente Geral Unidade de Internet Embratel.

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Apresentação em tema: "A Estrutura do Mercado Internet no Brasil Aloysio Xavier Gerente Geral Unidade de Internet Embratel."— Transcrição da apresentação:

1 A Estrutura do Mercado Internet no Brasil Aloysio Xavier Gerente Geral Unidade de Internet Embratel

2 Objetivo da Palestra A Internet no Brasil vai muito bem, obrigado! Ampliação de Fornecedores Sem Barreiras de Entrada Mercado Consumidor Crescente Acesso a Novas Tecnologias Competição Interna

3 Tópicos da Palestra Quais são os principais papéis e players ? (a estrutura do mercado) Qual é a dimensão da Internet brasileira ? (os números que caracterizam o seu potencial) Como está o Brasil, comparado com outros países ? (a evolução do mercado) Qual é a dinâmica do mercado Internet no Brasil ? (a competitividade do mercado)

4 Massa C-ISPs CSPs Business B-ISPs Last Mile Providers Last Mile Providers IDCs Redes Internet Redes Internet Telcos mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet Trans- missão ASPs Estrutura do Mercado de Serviços Internet

5 Massa mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura do Mercado: Mercado de Massa

6 Quantos são os Usuários Internet no Brasil? 1. dois a quatro milhões 2. quatro a seis milhões 3. seis a oito milhões 4. oito a dez milhões 5. dez a doze milhões 1. dois a quatro milhões 2. quatro a seis milhões 3. seis a oito milhões 4. oito a dez milhões 5. dez a doze milhões

7 Evolução da Base de Usuários usuários x 1000 fonte: IDC IDC = 7.6 milhões Jupiter = 8.4 milhões Media Metrix = 8.6 milhões Ibope = 9.6 milhões em 2000

8 US + gen Canada Brasil Mexico Argentina Chile 36 mi 1 mi 170,000 84,000 56,000 23,000 Uruguai16,000 Jul/ mi 1.7 mi 450, , ,000 40,000 25,000 Jan/ mi 1.8 mi 663, , ,000 51,000 36,000 Jul/2000 Crescimento da Base de Computadores Conectados 47% Fonte: Network Wizards 78 mi 2,4 mi 876, , ,300 74,700 54,000 Jan/ % 31% 34% 32% crescim. 6 meses 1 host = 10 usuários

9 Internet ainda imatura, mas em evolução concentração nas classes de maior renda usuários jovens (menos de 30 anos) mais usuários do sexo masculino A Internet free ajudou a popularizar a Internet em classes mais baixas e em outras regiões. Principais fatores para manter o crescimento: distribuição de renda acesso a PCs tarifa telefônica Distribuição nas Classes

10 8.6 milhões de usuários (média anual) 50% de pagantes = 4.3 milhões R$ 20 / mês aprox. R$ 90 milhões / mês aprox. R$ 1.1 Bilhão / ano Mercado de Acesso Dialup Internet em 2001

11 Massa mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura do Mercado: Provedores de Acesso (C-ISP) C-ISPs

12 Quais são os 3 maiores provedores de acesso do Brasil? 1. UOL, Terra, PSInet 2. AOL, UOL, Terra 3. AOL, UOL, PSInet 4. UOL, Terra, AOL 5. Terra, UOL, AOL 1. UOL, Terra, PSInet 2. AOL, UOL, Terra 3. AOL, UOL, PSInet 4. UOL, Terra, AOL 5. Terra, UOL, AOL na ordem decrescente de usuários pagantes:

13 Uso de Provedores de Acesso 0%5%10%15%20%25%30%35%40%45%50% Outro Pago Outro Gratuito Ajato Via Net-Works AT&T GNS MATRIX O SITE ZIP.NET TERRA LIVRE PSINET AOL TERRA UOL IG taxa de uso Maiores Provedores para Massa Fonte: Pesquisa Ibope - 8ª Onda Internet POP - Ago/ maiores = 80% do mercado

14 Como contar o número de usuários de Free ISPs ? Free ISP Usuário One Time Testou, mas usa ISP pago Usuário Full Time Só usa o Free ISP Não Usuário Registrado, mas nunca usou Usuário Ocasional Usa só de vez em quando

15 Qual é a participação da rede Internet no custo/usuário ? 1. 25% 2. 35% 3. 50% 4. 60% 5. 75% 1. 25% 2. 35% 3. 50% 4. 60% 5. 75% relativa a R$ 20: Custo do Acesso = rede Internet + call center + mídia + outros

16 Custo da Rede Internet para Provedores de Acesso Preço médio de mercado para 1 porta dial, incluindo banda (6 Kbps/user), equipamento, gerência de rede e linha telefônica: R$ 75,00/porta 1 porta = 15 usuários Porta dial = R$ 5 / usuário % custo = 25 % de R$ 20,00 Acesso nos EUA: R$ 40,00 (US$ 20) %custo: 12,5%

17 mercado de aprox. R$ 1.1 Bilhão / ano custo de acesso IP por usuário é de R$ 20 reais / mês (custo = preço) total de publicidade online em 2001 = R$ 290 milhões número de usuários suportados por publicidade no ano = 1,2 milhões Usuários em 2001 que podem ser Sustentados por Publicidade

18 Massa C-ISPs Business mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura do Mercado: Mercado Corporativo (Business)

19 Uso de Internet nas Empresas Fonte: Pesquisa CPqD - Nov/2000

20 Transformação Presença na Web (institucional - 94%) Interação Básica (troca de info. - 36%) Transação (e-commerce/integração - 15%) Fonte: Gartner Group / FGV-SP e outros Aplicação da Internet nas Empresas

21 Sem infra estrutura informática Sem interesse/ necessidade Aumento do custo Sem infra estrutura telecomunicações Por que não usa? Fonte: Pesquisa CPqD - Nov/2000

22 Qual é o principal aspecto negativo da Internet ? 1. preço 2. velocidade 3. segurança 4. tecnologia 5. outros 1. preço 2. velocidade 3. segurança 4. tecnologia 5. outros Na opinião das empresas...

23 Fonte: Pesquisa CPqD - Nov/2000 Aspectos Negativos da Internet

24 Massa C-ISPs Business mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura do Mercado: Provedor Corporativo (B-ISP) B-ISPs

25 Principais Provedores para Empresas Embratel IBM AT&T Latam Unisys Global One Telefonica Telemar Brasil Telecom Impsat... e centenas de pequenas/médias empresas de consultoria / integração Mercado muito fragmentado !!

26 Network services Web Hosting Security services E-commerce infra structure Application Services - dedicated - dial up - broadband - mobile - VoIP - SLA - service differentiation - co-location - shared dedicated - firewall - VPN - IDR - PKI - managed services - payment systems - directories - store fronts - e-catalogs - B2C software - B2B software - EDI software - unified messaging - ERP applications - supply chain - e-procurement - custom care - multimedia distribution - collaboration tools - data centers Serviços NetSourcing Valor Adicionado A Evolução dos Serviços para o mercado Corporativo

27 valor adicionado passa de 20% (2000) para 45% (2005) Crescimento dos Serviços de Valor Adicionado

28 Qual foi a redução do preço do 64 Kbps entre 1995 e 2000 ? % % % % % % % % % % preço = porta de roteador + acesso local

29 Evolução do Preço do acesso 64 Kbps + LP 1995 R$ R$ R$ R$ R$ % 28% 24% 70% redução ano a ano redução total preços médios de mercado reflexo da competição

30 Qual é o principal critério de escolha do provedor ? 1. preço 2. indicação 3. velocidade 4. qualidade 5. outros 1. preço 2. indicação 3. velocidade 4. qualidade 5. outros Na opinião das empresas...

31 Critério para a escolha do Provedor Corporativo Fonte: Pesquisa CPqD - Nov/2000

32 Massa C-ISPs Business B-ISPs mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet Trans- missão Estrutura do Mercado: Provedores de Conteúdo (CSP) CSPs

33 Provedores de Conteúdo Mais Visitados no Brasil 1. UOL IG BOL Globo.com Terra msnUS yahoo Zip.net Guialocal Hpg Cadê? Geocities starmedia acerte msn BR36 milhões de pageviews/mês Fonte: Alexa Research - Dez/2000 entre os 50 principais sites, 20% dos pageviews foram relativos a sites nos EUA. Embratel estima que: - 60% de interesse de tráfego é nacional x 40% internacional

34 Massa C-ISPs CSPs Business B-ISPs mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura de Mercado: Redes Internet (backbones) Redes Internet Redes Internet

35 Principais Provedores de Backbone Internet Embratel AT&T Latam Global One Telefonica Telemar Brasil Telecom Impsat Negócio intensivo em capital, que exige ganhos de escala para suportar a triplicação do tráfego por ano.

36 Peering X Trânsito Embratel: adota conceitos de peering mundialmente aceitos e praticados fora do Brasil por AT&T (AT&T LA) Sprint (Intelig e GlobalOne) Telefonica (Telefonica) Italia Telecom (Brasil Telecom) British Telecom (Impsat) France Telecom (Intelig e GlobalOne) WorldCom (Embratel)

37 Evolução do Número de Portas no ano Kbps Total Mbps 1995 = = = = = x 2000 = x 2001 = x Crescimento do Backbone Embratel Crescimento relativo a 98 capacidade de 1998 e´ 4% da capacidade atual

38 Em qual país o acesso de 2 Mbps é mais barato ? 1. África do Sul 2. Argentina 3. Austrália 4. Brasil 5. Chile 1. África do Sul 2. Argentina 3. Austrália 4. Brasil 5. Chile

39 Preço Mensal do 2 Mbps (porta de roteador) Argentina US$ 9, % Chile US$ 11, % Austrália US$ 11, % África Sul US$ 24, % Alemanha US$ 4, % Reino Unido US$ 3, % US US$ 3, % Japão US$ 3, % Brasil US$ 7,500 (*) (*) preço médio de mercado

40 Nova Política de Interligação para Backbones Internet Embratel desenvolveu modelo inédito de transição para peering !! Full Peering Full Transit Peer Customer Transição Abrangência Geográfica Dispersão da Interligação Capacidade de Backbone Volume de Tráfego Trocado Perfil de Troca de Tráfego

41 Massa C-ISPs CSPs Business B-ISPs Redes Internet Redes Internet mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura do Mercado: Telcos

42 Cenário Competitivo na Transmissão Embratel Telefonica Telemar Brasil Telecom Intelig Impsat Empresas Energia... Embratel Intelig 360 Global Crossing Emergia... incumbents new entrants nacionalinternacional

43 Massa C-ISPs CSPs Business B-ISPs Redes Internet Redes Internet Telcos mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura do Mercado: Provedores de Última Milha Last Mile Providers Last Mile Providers

44 Comparando as alternativas... Linha Analógicabarata, disponível56 KbpsR$ 25 ISDNpouco disponível128 KbpsR$ 75 DSLaumentando disp.1.5 MbpsR$ 75 rede dedicada falta expertise Cable modemsgrande disp.256 KbpsR$ 75 falta expertise rede compartilhada Satélite 2-wayem introdução256 KbpsR$ 150 acessibilidade falta expertise ServiçoCaracterísticasVeloc.Custo/mês

45 Números do NarrowBand no Brasil (mercado residencial) usuários Internet: 8.6 milhões % de usuários residenciais: 65% horas de uso por mês: 15 horas (900 min) tarifa telefônica média : R$ 0,02/min tráfego telefônico por user: R$ 18/mês receita telefônica anual: R$ 1.2 bilhões Fonte: Embratel

46 Quantos serão os assinantes BroadBand em 2003 no Brasil ? mil mil 3. 1 milhão 4. 2 milhões 5. 3 milhões mil mil 3. 1 milhão 4. 2 milhões 5. 3 milhões

47 Números do BroadBand no Brasil (mercado residencial) DSL Hoje: 60 a 80 mil DSL em 2003: 1 milhão % da Internet Brasil: 7% Outras tecnologias: 5 a 7% Total broadband em 2003: 2 milhões Receita / user: R$ 75/mês Mercado anual: R$ 1.8 bilhões Fonte: Yankee Group - Nov/2000

48 Massa C-ISPs CSPs Business B-ISPs Last Mile Providers Last Mile Providers Redes Internet Redes Internet Telcos mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura do Mercado: Internet Data Centers (IDCs) IDCs

49 Principais Provedores de Internet Data Centers Embratel Diveo OptiGlobe AT&T Latam PSInet Com.Dominio Telefonica Dedalus IDC Rede Internet + HW + SW Plataformas e Serviços Pipe, Ping and Power

50 Evolução do Mercado de IDCs R$ milhões Fonte: Merrill Lynch - Nov/2000 High end Medium Low entry Managed Hosting Co-location Shared Hosting

51 Massa C-ISPs CSPs Business B-ISPs Last Mile Providers Last Mile Providers Redes Internet Redes Internet Telcos mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura do Mercado: Application Service Providers (ASP) IDCs ASPs

52 Integrando serviços e Aplicações Serviços de ASP: Acesso Integração Treinamento Disponibilização Gerenciamento Suporte ASP = software+ hardware + serviços de IT + redes Internet US$ milhões Fonte: Forrester

53 Massa C-ISPs CSPs Business B-ISPs Last Mile Providers Last Mile Providers Redes Internet Redes Internet Telcos mercado última milha provedores de serviços data centers redes Internet trans- missão Estrutura do Mercado: Cyber Carriers ASPs IDCs

54 Concluindo....

55 Dinâmica da Internet no Brasil Barreiras ao UsoImpulsionadores do Uso Renda disponível Falta de crédito Penetração de PCs Penetração de Telefones Infra-estrutura de telecom Educação Desregulamentação Competição crescente Redução da tarifa de acesso Redução do preço dos PCs Globalização Conteúdo em português fonte: Merryl Lynch

56 A Internet brasileira... ainda imatura, mas em evolução uma das que mais crescem no mundo extremamente competitiva (R$20/mês) oferta de serviços avançados (banking, IR) R$ 3 a 5 bilhões em serviços em a.em a.em a. em a.em a em 2001 Posição do Brasil no Mundo em hosts 1. US 2. Japão 3. Canadá 4. Reino Unido 5. Alemanha 6. Itália 7. Austrália 8. Holanda 9. França 10. Brasil Fonte: Network Wizards

57 A Internet no Brasil é um sucesso. Ivan de Moura Campos

58 Obrigado por sua atenção ! Aloysio Xavier Gerente Geral Unidade de Internet Embratel


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