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SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

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Apresentação em tema: "SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
V Seminário Nacional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Brasil: Câncer Relacionado ao Trabalho SENADO FEDERAL Brasília, 30 de setembro de 2009 SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE SMS

2 PLANO ESTRATÉGICO DA PETROBRAS 2020
Missão Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

3 EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO EM SMS
PSP conclusão Projeto Estratégico “Excelência em SMS” Novos Padrões Corporativos (Manual de Gestão de SMS) PSP- Programa de Segurança de Processo DESEMPENHO EM SMS PEGASO Conclusão Certificação das Unidades do Brasil Projeto Estratégico “Mudança Climática” Avaliação e Processo de Desenvolvimento de SMS (PAG-SMS) PAG-SMS (Ferramenta Integrada de Avaliação e Auditoria) ISO OHSAS BS 8800 Processo de Certificação Prêmio Petrobras de SMS Política e Diretrizes Corporativas de SMS 2006

4 SISTEMA DE GESTÃO DE SMS
1. Liderança e Responsabilidade 2. Conformidade Legal 3. Avaliação e Gestão de Riscos 4. Novos Empreendimentos 5. Operação e Manutenção 6. Gestão de Mudanças 7. Aquisição de Bens e Serviços 8. Capacitação, Educação e Conscientização 9. Gestão de Informações 10. Comunicação 11. Contingência 12. Relacionamento com a Comunidade 13. Análise de Acidentes e Incidentes 14. Gestão de Produtos 15. Processo de Melhoria Contínua Políticas Diretrizes de SMS Fundamentos Padrões e Práticas Manual de Gestão de SMS

5 DESAFIO PROJETO ESTRATÉGICO “EXCELÊNCIA EM SMS”
“Atingir padrões internacionais de excelência em Segurança, Meio Ambiente e Saúde, através da implementação das 15 Diretrizes Corporativas de SMS, consolidando SMS como um valor na Companhia” Gestão integrada de SMS Eco-eficiência de operações e produtos Prevenção de acidentes, incidentes e desvios Saúde dos trabalhadores Prontidão para situações de emergência - contingência Minimização de riscos e passivos ainda existentes

6 Realizado até setembro de 2009 (R$ milhões)
INVESTIMENTO EM SMS (R$ milhões) 4.482 4.300 3.207 2.817 % Dispêndios em SMS/ Investimentos Realizado até setembro de 2009 (R$ milhões) Segurança Meio Ambiente Saúde Total 1.465 1.166 261 2.893

7 TFCA COMPOSTO (Acidentados com afastamento / 1 milhão HHER)
(até agosto)

8 TAXA DE ACIDENTADOS FATAIS (Fatalidades/100 milhões de HHER)
(até agosto)

9 RELAÇÃO VAZAMENTOS / PRODUÇÃO (m3/ milhões de barris)
Petrobras Média melhores MAJORS (até agosto)

10 CONTINGÊNCIA

11 ALGUNS DESTAQUES Membro em 2006, 2007, 2008 e 2009
4ª empresa mais respeitada do mundo Empresa de petróleo mais sustentável do mundo Uma das cinco empresas líderes mundiais no setor energia Prêmio Carolita Kallaur na categoria SMS

12 ALGUNS DESTAQUES Índice de sustentabilidade do Dow Jones - bolsa de Nova York. É o mais importante índice mundial de sustentabilidade, usado como parâmetro para análise dos investidores sócio e ambientalmente responsáveis. A Petrobras permanece entre as 12 companhias mundiais do segmento de petróleo e gás e uma das sete empresas brasileiras mais sustentáveis. O DJSI avalia os desempenhos econômico, ambiental e social de mais de empresas em 57 setores, em todo o mundo. O Reputation Institute (RI) é uma organização líder internacional dedicada a promover conhecimento sobre a reputação das corporações. Foi fundada em Desde 2006 avalia as 600 maiores empresas através de entrevistas com consumidores de 29 países. A Petrobras é a 4ª empresa mais respeitada do mundo e líder entre as empresas brasileiras nesse índice, que avalia a liderança, cidadania, desempenho, produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho e governança (resultado de maio/2009) Os critérios para o ranking levam em conta a adequação a padrões internacionais, como os da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Pacto Global da ONU, etc. No segmento da indústria de petróleo e gás, a consultoria mede o desempenho em governança corporativa, ética, transparência, sustentabilidade e responsabilidade social. A Petrobras foi reconhecida como a petroleira mais sustentável do mundo, sendo considerada referência mundial em ética e sustentabilidade, considerando 387 indicadores internacionais, entre eles queda em emissão de poluentes e em vazamentos de óleo, menor consumo de energia e sistema transparente de atendimento a fornecedores. A Goldman Sachs nos classificou como uma das cinco empresas líderes em seu estudo GS Sustain Esse estudo abrangeu 59 empresas globais de energia, que foram avaliadas de acordo com seu desempenho em três áreas: Retorno sobre o capital, Posicionamento na indústria e Qualidade da gestão, compreendendo os aspectos ambientais, sociais e de governança. Fórum Internacional das Agências Reguladoras de Petróleo. O organismo reúne orgãos reguladores da área de petróleo e gás dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Noruega, Inglaterra e Brasil. A Petrobras foi premiada pelo nível de segurança em operações em instalações marítimas, no ano de 2007

13 SMS: UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA
PROJETO ESTRATÉGICO “EXCELÊNCIA EM SMS” ATINGIR A EXCELÊNCIA EM RESPONSABILIDADE SOCIAL E EM SMS ATINGIR A EXCELÊNCIA EM RESPONSABILIDADE SOCIAL E EM SMS PROJETO ESTRATÉGICO “MUDANÇA CLIMÁTICA”

14 PROJETO ESTRATÉGICO “MUDANÇA CLIMÁTICA”
DESAFIO Atingir patamares de excelência, na indústria de energia, quanto à redução da intensidade de emissões de gases de efeito estufa nos processos e produtos, contribuindo para a sustentabilidade do negócio e para a mitigação da mudança climática global. Gestão das emissões de gases de efeito estufa Pesquisa e desenvolvimento tecnológico Transparência e articulação com partes interessadas

15 Aspectos ligados ao Estilo de Vida Aspectos ligados ao trabalho
GESTÃO DE SAÚDE Programas e Projetos Aspectos ligados ao Estilo de Vida Aspectos ligados ao trabalho Esse eixo estabelece projetos e programas que envolvem basicamente dois aspectos: - aspectos e riscos ligados ao estilo de vida das pessoas - Aspectos e riscos ocupacionais. (É apenas uma divisão didática; existem ações em que estamos falando dos dois aspectos.)

16 Aspectos ligados ao Estilo de Vida
Programa de Promoção da Saúde Aspectos ligados ao Estilo de Vida Principais Fatores de Riscos Sedentarismo Sobrepeso / Obesidade Dislipidemia Promoção da Atividade Física Promoção da Alimentação Saudável Principais Causas de Afastamentos Osteomusculares Transtornos Mentais Causas Externas Avaliação/Gestão do Estresse no Trabalho Prevenção e Controle de Tabaco, Álcool e Outras Drogas Principais Causas de Mortalidade Causas externas Doenças Cardiovasculares Câncer Os programas e projetos que dão conta desse cenário baseado nas informações de saúde apresentadas ( grupo da esquerda) são: promoção da atividade física, promoção da alimentação saudável, estresse no trabalho, tabaco álcool e outras drogas. Atividade Física – estaremos, pela primeira vez em 2007 avaliando o Indicador de Empregados Fisicamente Ativos – como um indicador. Alimentação saudável – aprovamos no Comitê de Gestão uma série de ações que visam estabelecer orientações corporativas tanto na parte de educação nutricional como em relação a alimentação servida pela Empresa. Já foi aprovado, como item do Acordo Coletivo, a Avaliação Nutricional periódica para os empregados. Tabagismo – já forma definidas as restrições do fumo no ambiente de trabalho e todo a abordagem e tratamento para as pessoas que desejarem parar de fumar. Estresse – está em elaboração um Plano de Trabalho para a Avaliação e Gestão do Estresse no Trabalho.

17 Aspectos ligados ao Trabalho
Programa de Higiene Ocupacional e Ergonomia Aspectos ligados ao Trabalho Principais Fatores de Riscos Sedentarismo Sobrepeso / Obesidade Dislipidemia Avaliação dos Riscos Ambientais - PPRA Avaliação e Controle Individual - PCMSO Principais Causas de Afastamentos Osteomusculares Transtornos Mentais Causas Externas Gestão de Ergonomia (de concepção e de correção) Principais Causas de Mortalidade Causas externas Doenças Cardiovasculares Câncer Avaliação de Riscos em Viagem a Serviço (Saúde do Viajante) Da mesma forma, também temos a parte de Higiene Ocupacional e Ergonomia que vão dar conta das questões relacionadas aos aspectos e riscos ocupacionais ( riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos). As ações desenvolvidas, então foram: Aprovação de metodologias para avaliação dos riscos ocupacionais dentro de um padrão exigido pele legislação e dentro dos padrões de excelência que se deseja; esse aspecto é de extrema importância para apoiar nossos processos de caracterização de doenças ocupacionais, aposentadoria especial, e principalmente, para orientar nossos exames ocupacionais e nossas ações de prevenção. A ergonomia, também está sendo estruturada, tanto nas questões relacionadas a operação, como para novos projetos; aqui é uma ação também muito importante, onde se entende que é realmente trabalharmos na prevenção, e não termos apenas ações reativas. O sistema de informação de saúde; é importante ferramenta de gestão de SMS. Temos investindo muito no aprimoramento e adequação dessas ferramentas. Aqui é a junção ideal da saúde ocupacional,quando efetivamente se está avaliando a saúde individual das pessoas, baseada em informações do ambiente ocupacional . É o exame médico periódico baseado nas informações do PPRA e das avaliações ergonômicas.

18 Iniciativa Saúde dos Trabalhadores Avanço Físico – Junho de 2009
2006 2007 2008 2009 2010

19 MANUAL DE GESTÃO DE SMS 17 Padrões Corporativos de Saúde D5
PB-PG-0V – Gestão do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO PB-PP-0V Modelo de Documento Base do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PB-PP-0V Critérios de Avaliação e Recomendação de Aptidão para Atividades Críticas de Trabalho PB-PP-0V Procedimento para Implantação do Programa de Riscos Ambientais – PPRA PB-PP-0V Estratégia de Amostragem de Agentes Ambientais para o Desenvolvimento do PPRA PB-PP-0V Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas PB-PP-0V Abordagem e Tratamento do Fumante PB-PP-0V Abordagem e Tratamento dos Problemas Relacionados ao Uso de Álcool e Outras Drogas PB-PG-0V Gestão de Ergonomia PB-PP-0V Aplicação da Ergonomia de Concepção e Correção PB-PG-0V Gestão de Saúde PB-PG-0V Promoção da Alimentação Saudável PB-PP-0V Avaliação Nutricional Periódica. PB-PG-0V Diagnóstico, Registro e Acompanhamento de Doenças Ocupacionais PB-PG-0V Gestão de Higiene Ocupacional PB-PP-0V Orientações Corporativas de Saúde para Viagens e Missões Internacionais PB-PG-0V Promoção da Atividade Física D5

20 EXIGÊNCIAS DE SMS PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS
1. DEFINIÇÃO DO ESCOPO REQUISITOS DE SMS 2. LICITAÇÃO OU NEGOCIAÇÃO DIRETA CADASTRO (Contendo requisitos na dimensão SMS) 2.1 SELEÇÃO 3. FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO 4. GERENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO BAD ( Gestão, Resultado ) Objetivo - -Reforçar o alinhamento da Gestão de SMS entre a Petrobras e as empresas prestadoras de serviços, em busca da excelência. Conceito - Incluir em todas as etapas do processo de contratação de serviços a dimensão SMS de forma estruturada e integrada. 1 – ESCOPO - O escopo deverá ser elaborado considerando os riscos associados à execução dos serviços a serem contratados e suas medidas de controle, refletidos em requisitos de SMS específicos, os quais nortearão todo processo de contratação, direcionando as empresas para um Sistema de Gestão SMS. 2. LICITAÇÃO OU NEGOCIAÇÃO DIRETA - Preparação da documentação e condução do processo de contratação de serviços, onde SMS compõe os critérios de seleção. 2.1 SELEÇÃO - Existência de Critérios para seleção de empresas cadastradas, considerando a nota da dimensão SMS, tanto no Cadastro como no BAD, também aplicados para a seleção de empresas não cadastradas. 3. FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO - Ações a serem tomadas, pelas lideranças da Petrobras e da Contratada, para a assinatura do contrato e emissão de autorização de serviço, visando reafirmar o compromisso com o desempenho em SMS. 4. GERENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO - Orientações para o gerenciamento e fiscalização do contrato quanto às principais ações preventivas e motivadoras, assegurando o cumprimento dos aspectos e requisitos contratuais de SMS. 5. AVALIAÇÃO PÓS-ENCERRAMENTO -Avaliação de desempenho em SMS da contratada, durante todo o período do contrato, para subsidiar a emissão do Atestado dos Serviços Executados, a ser realizada após o término dos serviços e antes da emissão do Termo de Recebimento Definitivo. BAD( Gestão, Resultado) - Avaliação qualitativa e quantitativa da contratada, considerando a dimensão SMS e, retroalimentando o Cadastro. CADASTRO(Contendo requisitos na dimensão SMS) - Será incluída a dimensão Segurança, Meio Ambiente e Saúde – SMS. (Maio/2005) Critérios para Cadastro concebidos de maneira a direcionar as empresas prestadoras de serviços para um Sistema de Gestão SMS 5. AVALIAÇÃO PÓS-ENCERRAMENTO CONTRATADA

21 MELHORIA CONTÍNUA DA GESTÃO
DESEMPENHO DE SMS INTEGRIDADE FÍSICA SISTEMA DE GESTÃO Disciplina Operacional Cumprimento dos procedimentos e consciência sobre a questão de segurança CULTURA DE SMS Mudança no comportamento Equipamento Procedimentos Atitudes Obrigação Motivação baseada na obrigação Motivação baseada na convicção A mudança no comportamento leva ao próximo nível de melhoria TEMPO Acidentes Desempenho de SMS no Tempo

22 A DINÂMICA DA CAUSA DE UM ACIDENTE
Adaptado: Reason, 1990 Evento Iniciador Trajetória de oportunidade de acontecer um acidente HARDWARE Mecanismos de Proteção: Arquitetura dos Processos Layout da Unidade Sistema de Proteção SOFTWARE Mecanismos de Proteção: - Procedimentos - Auditorias - Sistemas de Gestão PESSOAS Mecanismos de Proteção: - Cultura de Segurança Capacitação Percepção de Risco ACIDENTE

23 Respeito à vida é um exercício diário
Semana de Saúde da Petrobras 2009 Respeito à vida é um exercício diário

24 Saúde a qualquer hora, em todo lugar.
DIA MUNDIAL DA SAÚDE Saúde a qualquer hora, em todo lugar. Tornar o ambiente saudável é responsabilidade de todos Siga as normas de trabalho, fique atento! Participe da identificação e controle dos riscos. Compartilhe as boas práticas e respeite o próximo.

25 Saúde a qualquer hora, em todo lugar.
DIA MUNDIAL DA SAÚDE Saúde a qualquer hora, em todo lugar. Atividade física é necessário para sair do sedentarismo e superar desafios Procure realizar pelo menos 30 minutos diários de atividade física, considerando-se também as caminhadas. Pode ser em três períodos de 10 minutos ou duas vezes de 15 minutos. O mais importante – todo dia. Se já faz, aumente o tempo.

26 Saúde a qualquer hora, em todo lugar.
DIA MUNDIAL DA SAÚDE Saúde a qualquer hora, em todo lugar. Alimentação saudável é o combustível para se viver mais e melhor Frutas, legumes e verduras devem estar presentes nas nossas refeições. São 5 porções todos os dias.

27 Saúde a qualquer hora, em todo lugar.
DIA MUNDIAL DA SAÚDE Saúde a qualquer hora, em todo lugar. Viagem e Saúde - é importante manter-se saudável durante as viagens de trabalho e de lazer Planeje sua viagem com antecedência. Verifique costumes locais e a necessidade de ações preventivas. Tenha comportamentos seguros.

28 Saúde a qualquer hora, em todo lugar.
DIA MUNDIAL DA SAÚDE Saúde a qualquer hora, em todo lugar. Os cuidados com a saúde devem estar presentes nos momentos de lazer e ambiente familiar Tenha momentos de lazer, divirta-se com sua família e amigos. Aproveite a vida a cada momento.

29 Gestão de Saúde na Petrobras Foco na prevenção e promoção da saúde
Gestão da doença Gestão da saúde EVOLUÇÃO Maximização dos benefícios Minimização das perdas Foco na doença Foco na prevenção e promoção da saúde Indicadores reativos Assistência ao doente e ao acidentado Saúde individual Indicadores pró-ativos Prevenção e análise do ambiente de trabalho Saúde integral

30 Manter a organização saudável é um compromisso de todos
DIA MUNDIAL DA SAÚDE Manter a organização saudável é um compromisso de todos Compartilhe com seus colegas de trabalho um ambiente agradável e harmonioso Valorize seus exames de saúde periódicos, pratique diariamente atividades físicas e mantenha uma alimentação equilibrada Multiplique esse conjunto de hábitos e tenha uma vida mais saudável e feliz

31 Respeito à vida é um exercício diário
DIA MUNDIAL DA SAÚDE Respeito à vida deve ser uma prática de todos, em todos os lugares, o tempo todo Respeito à vida é um exercício diário 7 de abril - Dia Mundial da Saúde

32 Mais uma vez, obrigado pela oportunidade


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