A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mídia e violência à pessoa idosa Beltrina Côrte – PUC/SP Violência contra a Pessoa Idosa, Saúde e Direitos Humanos Secretaria Municipal da Saúde da Cidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mídia e violência à pessoa idosa Beltrina Côrte – PUC/SP Violência contra a Pessoa Idosa, Saúde e Direitos Humanos Secretaria Municipal da Saúde da Cidade."— Transcrição da apresentação:

1 mídia e violência à pessoa idosa Beltrina Côrte – PUC/SP Violência contra a Pessoa Idosa, Saúde e Direitos Humanos Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo – 30/11/2006

2 Quais são as informações que consumimos sobre a velhice e o envelhecimento no jornalismo? Quais são as tendências das notícias veiculadas? De que modo o envelhecimento é dado a conhecer? Que informações são consumidas? A mídia está preparando a sociedade para a longevidade? Como é a cobertura da violência? Perguntas feitas pelo grupo de Pesquisa LONGEVIDADE, ENVELHECIMENTO e COMUNICAÇÃO (LEC) da PUC/SP, durante os meses junho, julho e agosto de 2004 e Perguntas feitas pelo grupo de Pesquisa LONGEVIDADE, ENVELHECIMENTO e COMUNICAÇÃO (LEC) da PUC/SP, durante os meses junho, julho e agosto de 2004 e 2005.

3 LEC - Resultados de 2004 e 2005

4

5 A categoria Violência ANÁLISE DE 2004 Total de 994 Notícias Jornal O Estado de S. Paulo (463) – 42 V Jornal da Tarde (362) – 134 V Total de notícias de violência contra o idoso Decorrentes de crime (Código Penal/Estatuto) 101 Não decorrentes de crime (estruturais)

6 Abertas relacionadas à categoria violência A PENSIONISTA EVA NAZARIO VIANA, 68, TEVE PRISAO DOMICILIAR DECRETADA NO MUNICIPIO DE MONTENEGRO, RS, EM RAZAO DO NÃO PAGAMENTO DE PENSOES A NETA DE 15 ANOS POR PARTE DE SEU FILHO, O MARINHEIRO LUIS CARLOS VIANA O RISCO DE MORTE DE IDOSOS POR ATROPELAMENTO AUMENTOU NA CIDADE DE SÃO PAULO, MOSTRA ANALISE DO PRO-AIM O APOSENTADO PEDRO KUCHKARIAN, 69, TOMOU UM SUSTO AO RECEBER UMA CARTA DA BRADESCO SAUDE RECENTEMENTE OS ESPANHOIS VICTOR GONZALES CABALERO, 69, E SUA MULHER, PURA CONCEPCION ESTEVES RODRIGUES, 67, FORAM TORTURADOS E ASSASSINADOS E SEUS CORPOS ENCONTRADOS NA MANHA DE ONTEM NO BAR E RESTAURANTE DO CASAL O CORPO DA APOSENTADA ANTONIA LIMA MOREIRA, SETENTA E DOIS, QUE TINHA SIDO SEQUESTRADA HAVIA SETENTA E UM DIAS, FOI ENCONTRADO ANTEONTEM NA RODOVIA D. PEDRO PRIMEIRO APOS UMA SEMANA EM UM CATIVEIRO, O APOSENTADO JERTE ANTONIELLI, SETENTA E SEIS, FOI LIBERTADO PELOS SEQUESTRADORES ACREDITO QUE O PRECONCEITO COM A IDADE JA CHEGOU AI POR NÃO ENCONTRAR DOLARES NEM COFRE NA CASA, UM GRUPO DE ASSALTANTES DISPAROU UM TIRO NO CORACAO DO EMPRESARIO SAMUEL COACHMAN RUSSEL, SESSENTA E OITO, QUE MORREU A CAMINHO DO HOSPITAL TRES HOMENS INVADIRAM A FAZENDA DO EMPRESARIO NELSON CIAFLONE, SESSENTA E TRES, EM SANTA ISABEL (GRANDE SP) NA MADRUGADA DE ONTEM, E O BALEARAM DURANTE UMA SUPOSTA TENTATIVA DE ROUBO.

7 Categorização por TIPOLOGIAS DE VIOLÊNCIA (Minayo) Abuso físico, maus tratos ou violência física Uso de força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte Abuso psicológico, violência psicológica e maus tratos psicológicos Agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social. Abuso sexual, violência sexual Ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas, com a intenção de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças Abandono Ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção Negligência Recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.

8 Abuso financeiro e econômico Consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou ao uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Auto-Negligência Conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma Exploração na relação de consumo Consiste na exploração do idoso pelo prestador de serviço Impedimento a acessibilidade Refere-se a criar obstáculos ao livre trânsito, ao acesso e a permanência dos idosos..

9 NOTÍCIA DECORRENTE DE CRIME

10 NOTÍCIAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA

11

12 FONTE DE NOTÍCIAS DECORRENTE DE CRIME

13 22 notícias de homicídios 14 NOTÍCIAS DE SEQÜESTRO 14 NOTÍCIAS DE ROUBOS 10 notícias de latrocínio 1 NOTÍCIA DE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA 1 NOTÍCIA DE VIOLÊNCIA SEXUAL 2 NOTÍCIAS DE ABUSO FINANCEIRO 8 NOTÍCIAS RELAÇÃO DE CONSUMO 2 NOTÍCIAS DE IMPEDIMENTO À ACESSIBILIDADE 7 NOTÍCIAS DE RECADASTRAMENTO

14 NOTÍCIAS NÃO DECORRENTE DE CRIME

15

16 7 NOTÍCIAS DE RECADASTRAMENTO 26 NOTÍCIAS DE APOSENTADORIA 47 NOTÍCIAS DE ACORDOS E AÇÕES JUDICIAIS 12 NOTÍCIAS DE TRANSPORTE 9 NOTÍCIAS estrutural

17 Imagine como é para um idoso enfrentar uma fila em busca de senha e depois esperar em média quatro horas sentado – caso arrume lugar – para conseguir remédio.

18 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Não é freqüente a adjetivação dos idosos na mídia jornalística impressa Ocorre um alto índice de notícias de homicídio A fonte de notícias decorrente de crime mais utilizada é a polícia Os jornais impressos cobriram o recadastramento e os assuntos da aposentadoria Proposta para a contínua construção das categorias de violência contra o idoso


Carregar ppt "Mídia e violência à pessoa idosa Beltrina Côrte – PUC/SP Violência contra a Pessoa Idosa, Saúde e Direitos Humanos Secretaria Municipal da Saúde da Cidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google