A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Realização: Participação:. CC Waldyr Benits, Ph.D. Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Ano: 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Realização: Participação:. CC Waldyr Benits, Ph.D. Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Ano: 2010."— Transcrição da apresentação:

1 1 Realização: Participação:

2 CC Waldyr Benits, Ph.D. Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Ano: 2010

3 3 Extrato do Regulamento do CASNAV Portaria n° 51/EMA, de 4 de março de 2009 REGULAMENTO DO CENTRO DE ANÁLISES DE SISTEMAS NAVAIS CAPÍTULO II Da Missão Art. 2o O CASNAV tem o propósito de contribuir para o aprimoramento do processo decisório e do emprego de meios e sistemas da Marinha do Brasil (MB). Art. 3o Para a consecução de seu propósito, cabem ao CASNAV as seguintes tarefas: I.realizar a avaliação operacional de sistemas e meios navais; II.pesquisar e desenvolver procedimentos e táticas de emprego para os sistemas e meios navais; III.projetar e desenvolver sistemas de informação para apoio à decisão; IV.prestar assessoria técnica para a tomada de decisão aos diversos níveis de direção da MB; V.pesquisar e desenvolver algoritmos e sistemas aplicáveis à segurança da informação; VI.prover apoio tecnológico às atividades de manutenção de sistemas digitais operativos; e VII.prover orientação técnica em suas áreas de competência, de acordo com as normas em vigor.

4 4 CASNAV-20 ORGANOGRAMA Divisão de Criptologia CASNAV-25 Divisão de Gestão da Informação CASNAV-23 Departamento de Engenharia de Sistemas CASNAV-20 Divisão de Desenvolvimento de Sistemas CASNAV-21 Divisão de Planejamento e Controle de Projetos CASNAV-24 Divisão de Pesquisa Operacional CASNAV-22

5 5 OBJETIVO Apresentar as principais desafios dentro das áreas de interesse do CASNAV a fim de identificar possíveis parcerias

6 6 Áreas de Interesse dos CASNAV Vulnerabilidades em Sistemas Digitais; Criptografia; Modelagem e Otimização de Sistemas e Emprego de Meios; Desenvolvimento de Procedimentos e Táticas; AO de Meios e Sistemas Militares; Simuladores; Fusão de Dados; Sensoriamento Remoto; Banco de Dados (GIS) para Georeferenciamento; SAD para Comando e Controle (C2), Salvaguarda da Vida Humana no Mar e Acompanhamento do Tráfego Marítimo; Engenharia de SW; Gestão Eletrônica de Dados (GED); e Gestão Arquivística de Dados.

7 7 Principais Desafios

8 8 Desafios em Criptografia e Vulnerabilidades em Sistemas Digitais -Criptografia: -Implementação otimizada de sistemas criptográficos, com possibilidade de emprego em diferentes plataformas; -Projeto de Algoritmos baseados em Curvas Hiperelípticas; -Análise Criptográfica: -Criptoanálises: Algébrica, Linear e Diferencial; -Segurança Demonstrável; -Verificação de Vulnerabilidades: -Customização de Ferramentas para homologação de sistemas criptográficos proprietários ou de domínio público, usados na MB.

9 9 Principais projetos em andamento Realização de testes estatísticos para verificação de aleatoriedade; -Desenvolvimento de Algoritmo de criptografia baseado em curvas elípticas; -Desenvolvimento de Gerador de números aleatórios; -Projeto de Assinador digital compatível com ICP-Brasil; -Desenvolvimento, implementação, teste e homologação de sistemas criptográficos proprietários ou de domínio público adquiridos para uso na MB; -Desenvolvimento, especificação e implementação de um Assinador/Verificador digital, usando curvas elípticas sobre corpos primos.

10 10 Ponto de Contato CC(T) William Augusto Rodrigues de Souza

11 11 Desafios em Avaliação Operacional - Agregar/aplicar conhecimento técnico-acadêmico nas áreas de interesse: Estatística (clássica, não-paramétrica e bayesiana); Desenho e Análise de Experimentos; Análises (séries temporais, variância, multivariada); e Mineração de dados. - Desenvolver competências/conhecimento em: Modelagem e Simulação gráfica (2D e 3D); Meta-heurísticas (GRASP, Algoritmos genéticos, otimização extrema, busca etc); Sistemas Inteligentes/Inteligência Computacional (Aprendizado de máquina, Sistemas Fuzzy, redes neurais artificiais, árvore de decisão etc); Análise Envoltória de dados; e Auxílio multicritério à decisão

12 12 Principais projetos em andamento Avaliação Operacional dos seguintes meios e sistemas: -Corveta Barroso; -Aeronave SH-70; -Navio Patrulha Classe Macaé.

13 13 Ponto de Contato CC Marco Antonio da Costa Vieira

14 14 Desafios em Simuladores -Metodologias para definição e testes de conceitos operacionais apoiadas em simulações analíticas e computacionais; -Interoperabilidade de simuladores, com enfoque em "Battle Labs"; -Multi-Agent Based Simulation; -Metodologias de modelagem para simulações distribuídas; -Simulações 3D e georreferenciadas; -Técnicas para garantia de consistência de modelos em situação de escassez de recursos; -Overview sobre modelos e padrões abertos de modelo de ambiente e modelos físicos; -Otimização de Processos apoiada em simulações; -Aprofundamento sobre tecnologia HLA, domínio da tecnologia a partir do pórtico HLA ou outro framework no padrão aberto.

15 15 Principais projetos em andamento Levantamento inicial dos requisitos de alto nível do programa de construção do novo simulador de manobra de navios mercantes do CIAGA.

16 16 Ponto de Contato CC Pier-Giovanni Taranti CC(T) Antonio Anddre Serpa da Silva

17 17 Desafios em Fusão de Dados - Fusão de dados de sensores e aplicação de etapas de KDD; - Tratamentos possíveis para sobrecarga de dados; - Utilização de sobreposição.

18 18 Principais projetos em andamento Sistema de Monitoramento da Amazônia Azul e Frota Mercante nacional (MAZFM) -Desenvolvimento módulos de software para ampliar as funcionalidades dos atuais sistemas de monitoração do tráfego aquaviário (MAZFM – SAR); -Desenvolver um Módulo de Visualização, Qualidade de Serviço e Monitoração para o Centro Regional de Dados para o Sistema LRIT (MAZFM – CERDAIM); -Desenvolver um Framework para Apresentação Gráfica de Dados Geográficos, sobre mapas em interfaces web (MAZFM – GEONAV)

19 19 Pontos de Contato CC Pier-Giovanni Taranti CC(T) Carla Patrícia de Mello Lage

20 20 Desafios em Gestão Arquivística de Dados -Garantir o armazenamento de informações digitais por centenas de anos: -Resistência a mudança de hardware/software e sistema operacional; -Armazenamento de grande quantidade de dados (> 100 PB). -Criptografia: -Garantir que um documento cifrado possa ser decifrado independente do prazo de arquivamento (>100 anos). -Assinatura Digital: -Garantir que um documento digitalmente assinado mantenha sua assinatura válida independente do prazo de arquivamento (>100 anos).

21 21 Gestão Arquivística de Dados -Gestão do Conhecimento: -Garantir que uma determinada pesquisa atenda ao específico solicitante com a necessária eficiência. -Auto-classificação: -Garantir que cada documento se auto-classifique conforme: -assunto; -prazos de arquivamento (corrente, intermediária, permanente/eliminação); -sigilo (secreto, confidencial e não-sigiloso).

22 22 Principais projetos em andamento Sistema informatizado de Gestão Arquivística (CONARQ); -Sistema de gestão de Saúde da Marinha.

23 23 Pontos de Contato TSIII Rigoleta Dutra Mediano Dias CC(T) Aparecida Nunes da Silva CMG (RM1-IM) Nilmar de Carvalho Saisse

24 24 Demais Áreas Interesse Além das áreas anteriormente citadas, embora não haja desafios a propor, o CASNAV possui interesse nas seguintes áreas: Sensoriamento Remoto; Georeferenciamento; SAD para Comando e Controle (C2), Salvaguarda da Vida Humana no Mar e Acompanhamento do Tráfego Marítimo; Engenharia de SW; Gestão Eletrônica de Documentos.

25 25 Participação da UFF PROFESSORES: 1.Desenvolvimento de projetos em conjunto para obter recursos FINEP; 2.Bolsas; 3.Cursos, Resolução de Problemas, Desenvolvimento de metodologias e sistemas aplicados aos problemas. ALUNOS: 1.Participação como estagiário nos projetos desenvolvidos pelo CASNAV projetos; 2.Bolsas; 3.Possibilidade de contratação.

26 Ano: 2010


Carregar ppt "1 Realização: Participação:. CC Waldyr Benits, Ph.D. Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Ano: 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google