A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seleção de Materiais Especiais. Considerações Iniciais Os diferentes veículos de comunicação não podem ser encarados como adversários em uma grande disputa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seleção de Materiais Especiais. Considerações Iniciais Os diferentes veículos de comunicação não podem ser encarados como adversários em uma grande disputa."— Transcrição da apresentação:

1 Seleção de Materiais Especiais

2 Considerações Iniciais Os diferentes veículos de comunicação não podem ser encarados como adversários em uma grande disputa pela preferência da sociedade Os critérios de seleção utilizados para livros também são válidos para outros materiais, mas devem ser adaptados às circunstâncias de cada um deles

3 Periódicos Compromisso com a continuidade Análise de questões envolvendo a definição de custos diretos e indiretos Uso presumido Critério de autoridade = Comissão editorial e inclusão em bases de dados especializadas

4 Histórias em Quadrinhos Veículos em que são publicadas Tipos e gêneros de histórias em quadrinhos Grau de quadrinização (relação texto e imagem) Objetivos da coleção Questões de espaço e durabilidade do material

5 Livros Infanto-Juvenis Contato e conhecimento aprofundado com o público leitor Conhecimento da literatura infanto- juvenil, para identificar a disseminação de preconceitos ou o incentivo a discriminações de ordem racial, cultural ou social Relação entre texto e imagem

6 Livros Infanto-Juvenis - II Atenção especial a materiais infanto- juvenis editados em função da produção da indústria de comunicação de massa Suporte de especialistas da área Utilização de instrumentos auxiliares específicos

7 Bases de Dados On-Line e em CD-ROM –Bases de dados por acesso on line não estão fisicamente presentes no acervo da biblioteca: o computador no qual a base está armazenada pode encontrar-se a milhares de quilômetros de distância, em outro país ou continente –Comparação com bases de dados em CD-ROM –CD-ROMs nem sempre trazem o mesmo conteúdo de suas congêneres originalmente disponíveis on-line, que são armazenadas em computadores de grande porte

8 Bases de Dados On-Line e em CD-ROM - II Em princípio, quando há baixo volume de demanda de usuários pela base de dados, o acesso on line costuma ser economicamente mais adequado para a biblioteca Por serem em geral volumosas, as bases de dados ocupam grande espaço na memória dos computadores

9 Documentos Eletrônicos Questões ligadas ao conteúdo: considerações de seleção são similares às feitas em relação aos documentos impressos De acordo com os parâmetros de assunto definidos pela unidade de informação Deve-se ter claras as vantagens e limitações do documento em termos da qualidade do conteúdo

10 Documentos Eletrônicos Questões ligadas ao acesso: facilidade para realização de buscas específicas, por mecanismos automatizados que permitem atingir um maior número de relações do que as realizadas de forma manual Compatibilidade do recurso eletrônico com o sistema de automação da biblioteca Uso individual ou uso em rede

11 Documentos Eletrônicos - II Questões relacionadas com o suporte: necessidade de treinamento de funcionários e usuários; disponibilidade e qualidade de manuais de instrução e serviço de resposta a dúvidas sobre os produtos Questões relacionadas com o custo: preço de aquisição do produto e custos para atualização, manutenção e uso; comparação de preços entre documentos impressos e seus similares eletrônicos; comparação de preços entre documentos eletrônicos diversos.

12 Diapositivos Interesse para o usuário A informação contida em cada vista deve ser clara, concisa, verdadeira e atualizada Figuras simples. Desenhos técnicos complexos não são apropriados O tema mais importante deve destacar-se do fundo Dados numéricos devem ser apresentados sob a forma de gráficos ou quadros Qualidade do material: película, impressos, revelação, produtor, etc.


Carregar ppt "Seleção de Materiais Especiais. Considerações Iniciais Os diferentes veículos de comunicação não podem ser encarados como adversários em uma grande disputa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google