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´Metodologia de Produção e Mídias Interativas 1 Aula 5 Modelagem Conceitual.

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1 ´Metodologia de Produção e Mídias Interativas 1 Aula 5 Modelagem Conceitual

2 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas2 Exercício 10 minutos para cada grupo (conceituação e concepção implementação de uma casa) 10 minutos para cada grupo (conceituação e concepção implementação de uma casa) Imagine que você fosse construir uma casa Imagine que você fosse construir uma casa Abstraia quais seriam as ações a serem realizadas nas etapas de: Abstraia quais seriam as ações a serem realizadas nas etapas de: Conceituação Conceituação Concepção Concepção Implementação Implementação Teste Teste

3 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas3 Exercício Conceituação (objetivos, necessidades, restrições) Conceituação (objetivos, necessidades, restrições) Que tipo de moradia desejo (prédio, casa) Que tipo de moradia desejo (prédio, casa) Qual a distância que estou disposto a morar do centro de São Paulo Qual a distância que estou disposto a morar do centro de São Paulo Quantas pessoas irão morar na casa Quantas pessoas irão morar na casa Existem restrições (crianças, idosos, deficientes) Existem restrições (crianças, idosos, deficientes) Qual o meu orçamento Qual o meu orçamento Vou construir (quanto tempo tenho) ou comprar pronta Vou construir (quanto tempo tenho) ou comprar pronta Quais as referências que tenho (revistas, moradias de amigos, etc) Quais as referências que tenho (revistas, moradias de amigos, etc)

4 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas4 Exercício Concepção (mapeamento dos conceitos em modelos palpáveis) Concepção (mapeamento dos conceitos em modelos palpáveis) Que espaços gostaria de ter Que espaços gostaria de ter Amplitude de cada um deles Amplitude de cada um deles Proximidade de espaços Proximidade de espaços Privacidade Privacidade Qual o estilo que desejo Qual o estilo que desejo Acabamentos / decoração / iluminação / pintura Acabamentos / decoração / iluminação / pintura

5 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas5 Exercício Implementação (tornar o modelo concebido realidade) Implementação (tornar o modelo concebido realidade) Obra propriamente dita Obra propriamente dita Implementação não é possível sem concepção Implementação não é possível sem concepção Concepção sem conceituação pode levar a espaçõs inabitáveis Concepção sem conceituação pode levar a espaçõs inabitáveis Percebam: profissionais envolvidos não podem construir a casa sem obter informações dos donos a cada etapa (abordagem participativa) Percebam: profissionais envolvidos não podem construir a casa sem obter informações dos donos a cada etapa (abordagem participativa)

6 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas6 Relembrando.... Design de um produto editorial precisa de método Design de um produto editorial precisa de método O produto resultante do design precisa ser útil O produto resultante do design precisa ser útil Abordagem participativa Abordagem participativa Testes com usuários Testes com usuários

7 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas7 Metodologia para Construção de Sites Conceituação Conceituação Modelo Conceitual Modelo Conceitual Concepção Concepção Arquitetura de Informação Arquitetura de Informação Desenvolvimento da linha gráfica e telas tipo Desenvolvimento da linha gráfica e telas tipo Desenvolvimento do estilo editorial – tom de voz Desenvolvimento do estilo editorial – tom de voz Implementação Implementação Desenvolvimento de Conteúdo Desenvolvimento de Conteúdo Diagramação + HTML Diagramação + HTML Projeto de TI Projeto de TI Integração e aceite Integração e aceite Publicação Publicação Monitoração e-performance Monitoração e-performance

8 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas8 Implementação Abordagem Participativa Estratégia Valores / Negócio Arquitetura de Informação Look & Feel Arquitetura + Projeto de IT Conteúdo Back office infra-estrutura, parcerias,etc Integração Testes Aceite Publicação Gerenciamento de Projetos Boas Práticas / Guideline Modelo de negócios Modelagem Conceitual Operação e Manutenção Piloto Pesquisa de Foco Task Analysis Estudos Etongráficos Paper Prototype Usabilidade Usabilidade

9 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas9 Relembrando Projetista idealiza modelo conceitual do sistema Designers concebem o sistema Imagem do Sistema Usuário cria modelo mental do sistema baseado em suas interações Golfo de execução Golfo de avaliação

10 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas10 Gaps mesmo com abordagem participativa Expectativa Usuários Usuário não sabe verbalizar suas necessidades Usuário não foi compreendido Custo, legado, políticas Modelagem Conceitual (sistema) Modelo Mental (usuário) Exercicio: quais os tipos de testes podem ser aplicados em cada uma das fases para Que se mantenham / diminuam os gaps acima. Proponha realimentações para Diminuição de gaps. Tarefas/ contexto do usuário não forma entendidas Falhas de consistências (AI + L&F) Custo, legado,políticas Interface

11 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas11 Modelagem Conceitual Inicio de tudo é uma idéia (uma percepção de necessidades de público exteriorizada ou não, forma de cumprir um objetivo) Inicio de tudo é uma idéia (uma percepção de necessidades de público exteriorizada ou não, forma de cumprir um objetivo) Documento que descreve conceitos, e fornece para as fases seguintes informações do mercado e do público. Este documento trará as diretrizes para a evolução do produto permitindo a coerência do todo Documento que descreve conceitos, e fornece para as fases seguintes informações do mercado e do público. Este documento trará as diretrizes para a evolução do produto permitindo a coerência do todo

12 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas12 Modelagem Conceitual Descrição Sucinta da Idéia e do Contexto Descrição Sucinta da Idéia e do Contexto Análise da Concorrência Análise da Concorrência Público Alvo e suas Necessidades / Caracterísiticas Público Alvo e suas Necessidades / Caracterísiticas Levantamento de Requisitos, Escopo, Limitações Levantamento de Requisitos, Escopo, Limitações Metáforas Metáforas(negócio) Visão Visão Missão Missão Modelo de Negócios (viabilidade) Modelo de Negócios (viabilidade) Parcerias Parcerias Planejamento Planejamento Necessidades Operacionais Necessidades Operacionais

13 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas13 Modelagem Conceitual Descrição da Idéia e do Contexto Descrever o Contexto em que a iniciativa se insere (Estratégia maior, Visão, Missão e Objetivos) Descrever o Contexto em que a iniciativa se insere (Estratégia maior, Visão, Missão e Objetivos) Descrever sucintamente a idéia, seus objetivos, necessidades que atende, e o público ao qual ela se destina, os possíveis competidores, e o alinhamento com o contexto maior na qual ela se insere Descrever sucintamente a idéia, seus objetivos, necessidades que atende, e o público ao qual ela se destina, os possíveis competidores, e o alinhamento com o contexto maior na qual ela se insere

14 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas14 Modelagem Conceitual Análise do mercado (benchmarks) Análise do mercado (benchmarks) Quem faz bem no mercado? Quem faz bem no mercado? O que deve ser analisado? (Montar uma tabela comparativa das várias análises feitas) O que deve ser analisado? (Montar uma tabela comparativa das várias análises feitas) Lista das coisas a serem seguidas e das coisas a serem evitadas Lista das coisas a serem seguidas e das coisas a serem evitadas

15 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas15 Modelagem Conceitual Análise do Público Alvo (pesquisas de foco, task analysis e etnográficos) Análise do Público Alvo (pesquisas de foco, task analysis e etnográficos) Quais as itenções e necessidades deste público Quais as itenções e necessidades deste público Estratégias de busca e uso de informação Estratégias de busca e uso de informação Como a decisão é tomada? Quais os argumentos de convencimento? Como a decisão é tomada? Quais os argumentos de convencimento? Que tipo de informação é necessária? Que tipo de informação é necessária? Como a iniciativa atende a estas necessidades? Qual a reação do público a iniciativa? Como outros sites suprem esta necessidade? A experiência em outros sites é satisfatória? Como a iniciativa atende a estas necessidades? Qual a reação do público a iniciativa? Como outros sites suprem esta necessidade? A experiência em outros sites é satisfatória? Há necessidade de segmentação (tabela publico x necessidades) Há necessidade de segmentação (tabela publico x necessidades) Quais as sugestões, e principais apreensões Quais as sugestões, e principais apreensões

16 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas16 Modelagem Conceitual Levantamento de Requisitos Levantamento de Requisitos Com base em tudo que se levantou nos tópicos anteriores detalhar a solução listando requisitos necessários, limitações, o que será feito e o que esta fora do escopo Com base em tudo que se levantou nos tópicos anteriores detalhar a solução listando requisitos necessários, limitações, o que será feito e o que esta fora do escopo Tente responder para cada objetivo/necessidade do cliente a ser atendida: Tente responder para cada objetivo/necessidade do cliente a ser atendida: O que (Detalhar o objetivo/ necessidade) O que (Detalhar o objetivo/ necessidade) Para quem (levar em conta a forma levantada de estratégia de busca de informação, quais info são necessárias para se tomar uma decisão) Para quem (levar em conta a forma levantada de estratégia de busca de informação, quais info são necessárias para se tomar uma decisão) Como será feito (como a mídia em questão ajudará, como será implementado, o que será oferecido e de que forma, quais os argumentos de convencimento) Como será feito (como a mídia em questão ajudará, como será implementado, o que será oferecido e de que forma, quais os argumentos de convencimento) Por que? (qual o valor que isto traz para o cliente e para o negócio, como fazer que isto seja percebido) Por que? (qual o valor que isto traz para o cliente e para o negócio, como fazer que isto seja percebido) Exercício: faça o exercício acima para pagamento de contas. Tente extrair do seu grupo as necessidades e responda as perguntas acima) Exercício: faça o exercício acima para pagamento de contas. Tente extrair do seu grupo as necessidades e responda as perguntas acima)

17 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas17 Modelagem Conceitual Levantamento de Requisitos Levantamento de Requisitos Priorize a lista de requisitos (valor para o cliente e para o negócio) Priorize a lista de requisitos (valor para o cliente e para o negócio) Crie uma estratégia para que a priorização seja percebida pelo usuário/cliente Crie uma estratégia para que a priorização seja percebida pelo usuário/cliente

18 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas18 Modelagem Conceitual Metáforas Metáforas Existe alguma forma de tangibilizar melhor a iniciativa utilizando metáforas que remetam a experiências já conhecidas pelos usuários Existe alguma forma de tangibilizar melhor a iniciativa utilizando metáforas que remetam a experiências já conhecidas pelos usuários Ex: carrinho de compras nos Shoppings virtuais Ex: carrinho de compras nos Shoppings virtuais Cuidado: não deixar se levar pelo banal ou pelo incompreensível Cuidado: não deixar se levar pelo banal ou pelo incompreensível Deve ser usada se o conceito em questão é difícil de ser entendido Deve ser usada se o conceito em questão é difícil de ser entendido

19 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas19 Modelagem Conceitual Visão Visão É aonde se pretende chegar no longo prazo. É a maneira como desejamos que nossos clientes, o mercado nos enxerguem É aonde se pretende chegar no longo prazo. É a maneira como desejamos que nossos clientes, o mercado nos enxerguem Exemplo Visão da Microsoft Exemplo Visão da Microsoft Começamos com a visão de um computador em cada mesa de trabalho – Bill Gates Chairman and Chief Software Architect Começamos com a visão de um computador em cada mesa de trabalho – Bill Gates Chairman and Chief Software Architect Exemplo British Royal Mail Exemplo British Royal Mail Nossa Visão é sermos reconhecidos como a melhor organização do Mundona entrega de correspondências e pacptes Nossa Visão é sermos reconhecidos como a melhor organização do Mundona entrega de correspondências e pacptes

20 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas20 Modelagem Conceitual Dicas para escrever Visão Dicas para escrever Visão Pense na iniciativa hoje Pense na iniciativa hoje Utilize sua intuição e conhecimentos para enxergar a iniciativa daqui a 5 anos. Como seria possível perceber a transformação? Utilize sua intuição e conhecimentos para enxergar a iniciativa daqui a 5 anos. Como seria possível perceber a transformação? A visão deve ser um conceito claro e concreto de premissa de criação de valor da iniciativa A visão deve ser um conceito claro e concreto de premissa de criação de valor da iniciativa Possua uma chance plausível de sucesso, no qual as pessoas acreditem Possua uma chance plausível de sucesso, no qual as pessoas acreditem Capture o espírito desejado da organização Capture o espírito desejado da organização Seja fácil de ler e entender Seja fácil de ler e entender Seja forte para ser aplicada em processos decisórios Seja forte para ser aplicada em processos decisórios Motive mesmo em tempos difíceis Motive mesmo em tempos difíceis

21 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas21 Modelagem Conceitual Missão Missão É a forma de se chegar a Visão É a forma de se chegar a Visão Deve descrever o negócio principal da iniciativa, o cliente e o valor que se gera para o mesmo. Deve descrever o negócio principal da iniciativa, o cliente e o valor que se gera para o mesmo. Missão da ECT: Missão da ECT: Prestar serviços de correios convencionais e avançados, transporte de encomendas e atendimentos especiais de forma empresarial, com competitividade e lucratividade, de acordo com a qualidade exigida pelos diversos segmentos de mercado, bem como desenvolver e motivar pessoas para garantir a excelência desses serviço Prestar serviços de correios convencionais e avançados, transporte de encomendas e atendimentos especiais de forma empresarial, com competitividade e lucratividade, de acordo com a qualidade exigida pelos diversos segmentos de mercado, bem como desenvolver e motivar pessoas para garantir a excelência desses serviço

22 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas22 Modelagem Conceitual Parcerias Parcerias Listar as parcerias necessárias para viabilização da iniciativa Listar as parcerias necessárias para viabilização da iniciativa Ex: para um shopping virtual são necessárias parcerias com operadores logísticos, meios de pagamento, lojistas, etc. Ex: para um shopping virtual são necessárias parcerias com operadores logísticos, meios de pagamento, lojistas, etc.

23 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas23 Modelagem Conceitual Modelo de Negócios Modelo de Negócios Estudo de viabiliade de negócio. Estima-se o investimento, as despesas com operação, as parcerias necessárias, marketing e a receita e o tempo para que ocorra o retorno do investimento (ROI). Através deste estudo decide-se ou não pela inciativa Estudo de viabiliade de negócio. Estima-se o investimento, as despesas com operação, as parcerias necessárias, marketing e a receita e o tempo para que ocorra o retorno do investimento (ROI). Através deste estudo decide-se ou não pela inciativa

24 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas24 Modelagem Conceitual Planejamento Planejamento Planeja-se como realizar o projeto, estabelece-se cronograma, orçamento, estrutura do projeto (dono do projeto, quem aprova, quem faz o que, etc) Planeja-se como realizar o projeto, estabelece-se cronograma, orçamento, estrutura do projeto (dono do projeto, quem aprova, quem faz o que, etc)

25 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas25 Modelagem Conceitual Necessidades Operacionais Necessidades Operacionais Listar o que precisa ser feito no dia-a-dia para que o produto resultante do projeto sobreviva Listar o que precisa ser feito no dia-a-dia para que o produto resultante do projeto sobreviva Ex: para um shopping Ex: para um shopping Colocação de ofertas, marketing externo, garantia da qualidade, conquista de novos lojistas, controle financeiro, etc. Colocação de ofertas, marketing externo, garantia da qualidade, conquista de novos lojistas, controle financeiro, etc.

26 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas26 Projeto Hotsite* de um evento (da conceituação a implementação) contextualizado dentro de um site. Hotsite* de um evento (da conceituação a implementação) contextualizado dentro de um site. Discussão de temas Discussão de temas Exposição em um museu famoso Exposição em um museu famoso Café Acadêmico na ECA Café Acadêmico na ECA Corrida de Fórmula 1 no Brasil Corrida de Fórmula 1 no Brasil * Hotsite: site que fica durante um tempo no ar, prestando-se a uma campanha que tem começo, meio e fim.

27 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas27 Projeto Gere um documento com todos os itens da modelagem conceitual para o dado evento Gere um documento com todos os itens da modelagem conceitual para o dado evento Exceto modelo de negócios. Visão e Missão, devem estar alinhados com o contexto maior no qual o hotsite se insere Exceto modelo de negócios. Visão e Missão, devem estar alinhados com o contexto maior no qual o hotsite se insere Como você irá entender as necessidades de informação do usuário e seu processo decisário? Como você irá entender as necessidades de informação do usuário e seu processo decisário? Façã (no estudo de benchmarks) estudo de boas práticas Façã (no estudo de benchmarks) estudo de boas práticas Não pense na concepção ou implementação pense no conceito Não pense na concepção ou implementação pense no conceito

28 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas28 Para Aula que vem (veja também leitura sugerida) Dica: quais são as informações necessárias para que um usuário entenda e se convença através do hotsite a participar do evento em questão (é preciso que o site seja útil) Dica: quais são as informações necessárias para que um usuário entenda e se convença através do hotsite a participar do evento em questão (é preciso que o site seja útil) Qual o público Qual o público Como atrair o público para visitar o site Como atrair o público para visitar o site O que precisa ser comunicado e o que é mais O que precisa ser comunicado e o que é mais importante (assunto, local, como chegar, data, o que convenceria as pessoas a visitarem o evento, preço, como comprar, etc) importante (assunto, local, como chegar, data, o que convenceria as pessoas a visitarem o evento, preço, como comprar, etc) Como será comunicado Como será comunicado

29 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas29

30 Aula 2Metodologia de Produção de Mídias Interativas30 Comunicações Ler para aula que vem: Ler para aula que vem: Capítulos Wurman – Ansiedade de Informação 2 Capítulos Wurman – Ansiedade de Informação 2 Supporting customers´decicion making process (www.guuui.com/issues/02_03.asp) Supporting customers´decicion making process (www.guuui.com/issues/02_03.asp)www.guuui.com/issues/02_03.asp Do you want to inform or persuade? (www.clikz.com/sales/traffic/print.php/ ) Do you want to inform or persuade? (www.clikz.com/sales/traffic/print.php/ ) Recomendada: The processed book – Joseph J. Esposito Recomendada: The processed book – Joseph J. Esposito – Palestra Arquitetura de Informação – Guilhermo Reis (é parte do programa – não faltem) – Palestra Arquitetura de Informação – Guilhermo Reis (é parte do programa – não faltem)


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