A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL."— Transcrição da apresentação:

1 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL

2 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL CONSIDERAÇÕES GERAIS CIRURGIÃO-DENTISTA / PACIENTE DIREITOS E OBRIGAÇÕES: ProfissionaisJurídicasEconômicas Éticas e Morais

3 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL O CIRURGIÃO-DENTISTA ESTÁ SUBMETIDO A TODOS OS RAMOS DO DIREITO, NORMAS ÉTICAS E LEGAIS DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE ODONTOLOGIA

4 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DENOMINAÇÕES : Odontologia Forense Odontologia Forense Odontologia Pericial Odontologia Pericial Odontologia Judiciária Odontologia Judiciária Jurisprudência Odontológica Jurisprudência Odontológica Odontologia Legal (justificativa) Odontologia Legal (justificativa)

5 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS PERÍODOS: CICLO EMPÍRICO: CICLO EMPÍRICO: Desde os primórdios da civilização até o aparecimento dos primeiros trabalhos de Medicina Legal.

6 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS PERÍODOS: CICLO MÉDICO-LEGAL: CICLO MÉDICO-LEGAL: Início do séc. XVI até o início do sec. XIX com Ambroise Pare, Paulo Zacchia e outros.

7 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS PERÍODOS: CICLO ODONTO-LEGAL CICLO ODONTO-LEGAL Início do sec. XIX até os nossos dias. Ciência autônoma com métodos e princípios tipicamente odontológicos.

8 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS Bazar da Caridade Bazar da Caridade Oscar Amoedo - LArt Dentaire Oscar Amoedo - LArt Dentaire em Medicine Legale em Medicine Legale Embaixada Alemão no Chile Embaixada Alemão no Chile

9 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL

10 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL

11 Lei de 14/04/64, regulamentada pelo Lei de 14/04/64, regulamentada pelo Decreto de 31/06/71 - Instituiu os Decreto de 31/06/71 - Instituiu os Conselhos Federal e Regionais de Conselhos Federal e Regionais de Odontologia. Odontologia. O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS

12 Lei de 24/08/66 - Regulamentou o Lei de 24/08/66 - Regulamentou o Exercício da Odontologia no Brasil, Exercício da Odontologia no Brasil, determinando novas atribuições ao determinando novas atribuições ao Cirurgião-Dentista. Cirurgião-Dentista. O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS

13 CFO de 25/08/84 - Regulamentou o CFO de 25/08/84 - Regulamentou o o Exercício da Odontologia no Brasil. o Exercício da Odontologia no Brasil. O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS

14 RESOLUÇÃO CFO - 185: RESOLUÇÃO CFO - 185: Aprova a Consolidação das Normas Aprova a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia e Revoga a Resolução de Odontologia e Revoga a Resolução CFO - 155/84. CFO - 155/84. Alterada pela Resolução CFO – 209/97 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS

15 PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO - Uma orientação para cumprimento - Uma orientação para cumprimento da exigência contida no inciso VI do da exigência contida no inciso VI do artigo 4 do Código de Ética Odontológica. artigo 4 do Código de Ética Odontológica. O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS

16 CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA Aprovado pela Resolução CFO - 42, Aprovado pela Resolução CFO - 42, de 20/05/03. Texto baseado no relatório final de 20/05/03. Texto baseado no relatório final da III CONEO (Conferência Nacional de da III CONEO (Conferência Nacional de Ética Odontológica). Ética Odontológica). O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL NOÇÕES HISTÓRICAS

17 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DEFINIÇÕES: VALDEMAR DA GRAÇA LEITE A ciência que correlaciona conhecimentos A ciência que correlaciona conhecimentos odontológicos e jurídicos e os aplica a serviço da justiça.

18 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DEFINIÇÕES: GUILHERME OSWALDO ARBENZ Sentido Genérico: É a aplicação dos conhecimentos odontológicos É a aplicação dos conhecimentos odontológicos na elaboração e execução das leis que necessitam de informações especializadas, adaptação da definição de Flamínio Flávero.

19 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DEFINIÇÕES: GUILHERME OSWALDO ARBENZ Sentido Específico: É conjunto de normas que regulam os deveres É conjunto de normas que regulam os deveres e direitos morais e legais do Cirurgião-Dentista e a aplicação destes conhecimentos ao Direito, adaptação da definição de Sampaio Dória.

20 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DIVISÃO E CONTEÚDO Parte Geral e Especial: Legislação odontológica e legislação relacionada com o exercício da profissão, deontologia, diceologia e ética profissionais, Conselhos Federal e Regionais de Odontologia e suas normas complementares, Legislação Trabalhista, Previdenciária e tributária.

21 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL DIVISÃO E CONTEÚDO Parte Aplicada: Perícias Odontológicas civis, criminais, trabalhistas e em sede administrativa.

22 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS ANATOMIA: Nos casos de identificação.

23 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS PATOLOGIA: Para avaliar as doenças da cavidade oral.

24 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS MATERIAIS DENTÁRIOS, DENTÍSTICA RESTAURADORA E OUTRAS DISCIPLINAS CLÍNICAS: Para avaliação dos trabalhos odontológicos nos casos de arbitramento de honorários profissionais.

25 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS SEMIOLOGIA, CIRURGIA E FARMACOLOGIA: Nos casos de avaliação de erros profissionais, erros de diagnóstico e de tratamento.

26 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS SOCIOLOGIA: Na elaboração e aplicação de normas para o meio social.

27 O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS DIREITO CIVIL, PENAL E TRABALHISTA: Onde o perito irá buscar as normas que regulam o exercício da profissão odontológica.


Carregar ppt "O. LEGAL FOP INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ODONTOLOGIA LEGAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google