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O Software Livre e seu Papel na Competitividade da Indústria Nacional: Uma Visão Estratégica LinuxCorp 2003.

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1 O Software Livre e seu Papel na Competitividade da Indústria Nacional: Uma Visão Estratégica
LinuxCorp 2003

2 O SOFTEX como entidade estratégica do setor
Tendências do mercado Estratégias (Softex).

3 Papel da Sociedade SOFTEX
AÇÃO POLÍTICO-ESTRATÉGICA: fornecer subsídios à implantação de uma nova Política de Software e Serviços de TI no País. AÇÃO OPERACIONAL: ser instrumento dessa política e desenvolver atividades de suporte às empresas de software e serviços.

4 O SOFTEX HOJE

5 A SOCIEDADE SOFTEX ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE INTERESSE PÚBLICO - OSCIP
CREDENCIADA PARA RECEBER RECURSOS DA LEI POR SER CONSIDERADA PROGRAMA PRIORITÁRIO SEDE: CAMPINAS S.P.

6 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
MCT - SEPIN APEX ABES ASSESPRO BNDES CNPq FINEP Presidente do Conselho: Arthur Pereira Nunes SBC ANPROTEC AGENTES REGIONAIS SEBRAE

7 GESTÃO DA SOFTEX Presidente: Márcio Ellery Girão Barroso Vice-presidentes: Vanda Scartezini e Alexandre Moura Coordenador Geral: Djalma Petit

8 AGENTES SOFTEX Os Agentes oferecem apoio à empresas que procuram :
Uberlândia Juiz de Fora Rio de Janeiro São José dos Campos Curitiba Londrina Joinville São Paulo Fortaleza Campina Grande Recife Brasília Salvador Vitória Belo Horizonte São Carlos Blumenau Florianópolis Porto Alegre Campinas Os Agentes oferecem apoio à empresas que procuram : qualificação para exportação de software Recursos para apoio à produção e exportação de software Belem

9 Estratégia Marketing da Marca Brazilian Software e Prêmios Nacionais
Agentes SOFTEX i n f o e a p s u p o r t e a c o m p n h/ t Incub a- doras Empr e-sas Mercado Nacional Capacitação Empresarial Certificação em Qualidade Geração de Negócios Empresa Empresa Capacitada Empresa Classe Mundial i n f o i n f o i n f o Inst. de Ensino Fundin g Mercado Internacional Estudos do Setor de Software

10 32 AGENTES REGIONAIS RESPONSÁVEIS POR
MODELO DE AÇÃO 32 AGENTES REGIONAIS RESPONSÁVEIS POR GERAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS CAPACITAÇÃO CAPITALIZAÇÃO APOIO À GERAÇÃO DE NEGÓCIOS

11 GERAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS
DISCIPLINA ‘O EMPREENDEDOR EM INFORMÁTICA’ PRÉ-INCUBAÇÃO INCUBAÇÃO

12 CAPACITAÇÃO GESTÃO, MARKETING, FINANÇAS NOVAS TECNOLOGIAS FOCO NA EMPRESA

13 CAPITALIZAÇÃO Prosoft – SOFTEX e BNDES Fundos Setoriais
Venture Capital Em estudo: Microcrédito e Fusões e Aquisições

14 PROSOFT Maio de 2003

15 APOIO À GERAÇÃO DE NEGÓCIOS
MERCADO INTERNO MERCADO EXTERNO Operação ‘Grandes Empresas’

16 PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS NO EXTERIOR
ATIVIDADES CONDUZIDAS PELOS AGENTES SOFTEX MERCADO JAPONÊS: SOFTEX CAMPINAS MERCADO CHINÊS: CG SOFTWARE CAMPINA GRANDE

17 PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS NO EXTERIOR
MERCADO ALEMÃO: SOFTSUL (PORTO ALEGRE) MERCADO AMERICANO: TECSOFT (BRASÍLIA)

18 PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS NO EXTERIOR
MERCADO ESPANHOL: LONDRINA MERCADO FRANCÊS: PETRÓPOLIS

19 PROJETOS ESPECIAIS DE EXPORTAÇÃO
NEXT – SÃO PAULO BRAINS – TECSOFT DE BRASÍLIA PB TEC – PARAÍBA RECIFE FORTALEZA

20 O MERCADO TENDÊNCIAS

21 MERCADO INTERNO IMPORTAÇÃO DE SOFTWARE (US$x1000)
1.023,1 956,3 500,2 310,2 194,2 77,7 72,0

22 MERCADO INTERNO PRODUTOS E SERVIÇOS
US$ 8 bilhões Participação nacional < 20% Balança de produtos <1:10

23 TENDÊNCIAS DO MERCADO Setor Público (impacto do software livre – SL)
Substituição do software legado. Novas aplicações em SL. Serviços de desenvolvimento em SL. (Discussão sobre o conceito, metodologia e remuneração do software livre) e-governo. Inclusão digital (produtos e conteúdo).

24 TENDÊNCIAS DO MERCADO Setor Privado (exemplos)
Software profissional (prioridade Finep). TV Digital (a interação do futuro). Informatização das micro-empresas.

25 TENDÊNCIAS DO MERCADO Exportação
Software embarcado (forte terceirização internacional). Outsourcing crescente. Serviços com valor tecnológico agregado (+ que Índia). Países não alinhados (China, Oriente Médio etc.). Internet como meio de distribuição.

26 TENDÊNCIAS DO MERCADO Ameaças(?) – Brasil como importador
Mercado Interno importante (US$ 8 bi). Índia está chegando. Política de compras públicas desfavorece perfil das empresas nacionais (solução=dividir). Grandes fornecedores internacionais de solução final (solução=consorciar). Baixo índice de certificação da indústria local.

27 Estratégias do Softex – Projetos Estruturantes

28 PROJETOS ESTRUTURANTES 2003-2004
OBSERVATÓRIO ECONÔMICO EXPORTAÇÃO (Visão integrada e reforço da marca); GRANDES EMPRESAS MERCADO INTERNO – PEQUENAS EMPRESAS

29 PROJETOS ESTRUTURANTES
SOFTWARE LIVRE (setor público) CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE Oportunidades especiais: (Educação, TV Digital, software embarcado etc.)

30 “Sinto o Brasil como um cavalo arisco, cheio de embalo, mas encabrestado. É só tirar o cabresto que o cavalo dispara.” Zé Alencar

31 “O colonialismo visível te mutila sem disfarce: te proíbe de dizer, te proíbe de fazer, te proíbe de ser. O colonialismo invisível, por sua vez, te convence de que a servidão é um destino e a impotência, a tua natureza: te convence de que não se pode dizer, não se pode fazer, não se pode ser.” Eduardo Galeano

32 MUITO OBRIGADO


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