A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luiz Otavio Araripe Valorização Empresa de Café S.A. PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE CAFÉ 2011 / 2012 + 3 anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luiz Otavio Araripe Valorização Empresa de Café S.A. PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE CAFÉ 2011 / 2012 + 3 anos."— Transcrição da apresentação:

1 Luiz Otavio Araripe Valorização Empresa de Café S.A. PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE CAFÉ 2011 / anos

2 Introdução- Perspectivas + 3 anos Evolução dos preços do café Produção – Produção Mundial – Produção Brasileira – Oferta inelástica Consumo – Consumo mundial – Estoques mundiais (carry-over) – Caracteristicas do consumo de café – Potencial de crescimento de consumo Conclusão

3 Evolução dos preços do café – OIC

4 Evolução dos preços do café em relação à taxa de câmbio

5 Produção mundial Ano safra Produção mundial (USDA) Produção Brasileira Produção mundial Resto do mundo % 1998/ % 1999/ % 2000/ % 2001/ % 2002/ % 2003/ % 2004/ % 2005/ % 2006/ % 2007/ % 2008/ % 2009/ % 2010/ % 2011/ %

6 Produção mundial

7 Brasil – Produtividades estimadas

8

9 Brasil – Produtividades estimadas LP

10 Produção - Conclusão A produtividade aumenta de maneira marginal (~1,5% a.a.). Aumentos significativos na oferta de café só são possíveis com aumento da área plantada. A oferta de café no prazo de 3 anos é inelástica.

11 Demanda – Comodities em geral Aumento populacional – Consumo de café cresceu historicamente de acordo com o aumento da população. – 0,9 a 1,1 Kg per capita / ano Distribuição de renda e desenvolvimento econômico – Brasil – BRIC – Ocidentalização

12 Consumo Mundial - População População mundial : 6,9 Bilhões Consumo mundial estimado : 138 milhões de sacas Consumo mundial Per Capita : 1,2 Kg / ano Consumo Per Capita em alguns países: PaisPopulação Consumo per Capita China1,338,612,9680 India1,156,897,766< 0,1 EUA307,212,1234,8 Indonésia240,271,5220,8 Brasil198,739,2695,8 Paquistão174,578,5580 Bangladesh156,050,8830 Nigeria149,229,0900 Russia140,041,2471,5 Japão127,078,6793,3

13 Consumo Mundial

14 Consumo Mundial de Café – Principais países ESTADOS UNIDOS – BRASIL – ALEMANHA – JAPÃO – ITÁLIA – FRANÇA – RÚSSIA – INDONÉSIA – ESPANHA – CANADÁ REINO UNIDO – POLÔNIA – MÉXICO – HOLANDA – ARGÉLIA – ÍNDIA – ETIÓPIA CORÉIA DO SUL – COLÔMBIA – SUÉCIA

15 Consumo Mundial ESTIMATIVA DE CONSUMO NOS PAISES PRODUTORES 2010 ConsumoPopulação kg per capita Consumo GDP - PPP (1,000 bags)(1, )equiv. Brasil(US$ per capita) Brasil ,65, Mexico ,25, Thailand ,15, Colombia ,95, Venezuela ,65, Indonesia ,83, Ethiopia ,11, India ,11, Philippines ,61, Dom. Republic ,74, Vietnam ,03, Costa Rica ,65, Guatemala ,33, Outros Total

16 Consumo Mundial % ao ano ,8% ,8% ,9% ,8% ,7% ,7% ,8% ,7% ,4% ,4% ,3% ,3% ,2%

17 Consumo Mundial

18 Oferta e Demanda mundial

19 Consumo Mundial Produção (USDA) Saldo / Def. Anual Saldo Acumulado Estoques mundiais

20 Preços de varejo nos supermercados do RJ

21 Brasil – Salário mínimo

22 Preço do café torrado em Salário Mínimo - Brasil

23 Café Verde - % Café Torrado Café Verde Xícara de Espresso - R$2,80 - R$0,14 - 5% Torrado e Moído - R$11,80/Kg - R$5,20 – 44%

24 Café Consumo residência Café (R$11,80/Kg) 100ml - R$0,08 Leite (R$1,96/L) 100ml - R$0,20 Coca-Cola (R$2,48/L) 100ml - R$0,25 Suco de Laranja (R$3,90/L) 100ml - R$0,39 Água Mineral (R$1,99/1,5L) 100ml - R$0,13 Whisky 12 anos 100ml - R$12,00

25 Diferença nos preços Bebida Dura e Bebida Rio

26 Evolução dos preços do café – OIC

27

28 Demanda mundial crescente a taxas ~ 2.5% a.a. Possivelmente a maior taxa de crescimento histórico. Aumento de produtividade na produção de cafés a uma taxa inferior a 1,5%. Melhor produtividade não compensará o aumento da demanda. Oferta inelástica nos proximos 3 anos até que aumente a area plantada. Soluções : No prazo de 3 anos : Preços de café que afetem a demanda (infelizmente) Após 3 anos: Crescimento da area plantada de café Conclusão – anos

29 Brasil – Taxa de câmbio

30 Luiz Otavio Araripe Valorização Empresa de Café S.A. OBRIGADO !


Carregar ppt "Luiz Otavio Araripe Valorização Empresa de Café S.A. PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE CAFÉ 2011 / 2012 + 3 anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google