Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Sustentabilidade nas Organizações
Newton Figueiredo Grupo SustentaX
2
Sustentabilidade Urbana
Áreas de negócio Sustentabilidade Pública e Corporativa Sustentabilidade Urbana e de Empreendimentos Gestão Energética Integrada Sustentabilidade de Produtos e Serviços
3
NOSSA VISÃO Uma nova sociedade sustentável está se formando a partir da crescente preferência dos consumidores e investidores por produtos e serviços produzidos por empresas socioambientalmente responsáveis.
4
A ONU estima que em 2050 a população da Terra será de 9,2 bilhões de pessoas
5
POPULAÇÃO SUSTENTÁVEL NO PLANETA
Em outubro de 2011, a população mundial alcançou 7 bilhões
6
POPULAÇÃO X USO DO PLANETA
Capacidade de geração de recursos do planeta em 2011 Em 2011, a população mundial deverá estar usando 135% da capacidade de geração de recursos do planeta
7
PREVISÃO DA PEGADA ECOLÓGICA X # DE PLANETAS
Número de planetas Fonte: Banco de dados da SustentaX e Global Footprint Network
8
MAIORES ECONOMIAS EM 2050
9
QUE CENÁRIO ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS ANOS?
Desequilíbrio social 1/3 da população mundial marginalizada riscos de explosões sociais (Europa, Mundo Árabe, China); Brasil: milhões abaixo do nível de pobreza Desequilíbrio ambiental Processo continuado de degradação planetária condições ambientais esgotamento previsível de insumos baratos tendência a aumento de preços dos alimentos Desequilíbrio econômico Dólar Euro Grande capacidade de mobilização de mídia das ONG´s contra ações não sustentáveis Insegurança quanto ao futuro Consumidores passam a discriminar empresas não responsáveis Investidores buscam proteção em empresas sustentáveis
10
VULNERABILIDADE DE PAÍSES X MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Burundi Zimbábue Brasil EUA Argentina Dinamarca Fonte: Banco de dados SustentaX e Global Adaptation Institute, 2011
11
VULNERABILIDADE DE PAÍSES X MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Fonte: Banco de dados SustentaX e Global Adaptation Institute, 2011
12
O aquecimento global irá piorar meu
estilo de vida durante meu período de vida
13
O QUE ESPERA O CONSUMIDOR BRASILEIRO?
14
VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (I)
73% dos brasileiros dizem que gastarão mais consumindo produtos ecologicamente corretos. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), 2010
15
VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (II)
Quanto você pagaria a mais por produtos sustentáveis ? Até quantos %? % de Clientes Fonte: Banco de Dados SustentaX / C&C, 2010
16
COMO AS EMPRESAS ESTÃO REAGINDO?
17
COMPORTAMENTO EMPRESARIAL BRASILEIRO (2010)
Somente 28% das empresas desenvolvem alguma ação de modo a organizar uma rede de fornecedores socialmente responsáveis. Pesquisa Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Dez. 2010
18
COMPORTAMENTO EMPRESARIAL BRASILEIRO (2010)
79% das empresas não conhecem a opinião de seus clientes/consumidores e “prospects” quanto ao seu entendimento diferencial na escolha de uma empresa socialmente responsável. Pesquisa Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Dez. 2010
19
OPORTUNIDADE! Está aberto um importante espaço para a diferenciação competitiva e a consequente fidelização de clientes e investidores
20
Desenvolvimento Sustentável
Conceituando Sustentabilidade X Desenvolvimento Sustentável
21
Sustentabilidade ......... (de quê?)
Conceituando (II) Sustentabilidade (de quê?)
22
Sustentabilidade Individual FELICIDADE Sustentabilidade Empresarial
Objetivos da Sustentabilidade Sustentabilidade Individual FELICIDADE Sustentabilidade Empresarial RENTABILIDADE
23
Sustentabilidade Empresarial
Objetivo Garantir Rentabilidade e Perenidade (curto, médio e longo prazos) Governança Ética Responsabilidade Socioambiental Como ? Garantir demanda permanente e, se possível, crescente Como ? Produtos e Serviços Desejados, Competitivos e Sustentáveis Como ? Inovação e Reinvenção de processos Como ? Gerando Valor e Mitigando Riscos na visão dos públicos de interesse
24
Produtos e Serviços Sustentáveis
A NOVA POSTURA EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL Clientes, funcionários, fornecedores e acionistas Negócio Governança Ética SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL Pessoas Planeta RESPONSABILIDADE AMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTRATÉGICA Produtos e Serviços Sustentáveis Mitigação de riscos sociais
25
Sustentabilidade Ambiental Reduzir, Reusar e Reciclar
Os R´s da Sustentabilidade Sustentabilidade Ambiental Reduzir, Reusar e Reciclar Sustentabilidade Empresarial Reformular, Reforçar e Replicar
26
EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (I)
DO PETRÓLEO PARA A CANA
27
EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (II)
DAS FIBRAS DE AMIANTO PARA AGREGADOS NATURAIS Especificação Placa produzida com uma mistura homogênea de cimento Portland e agregados naturais reforçados com fios sintéticos, através da Tecnologia CRFS - Cimento Reforçado com Fio Sintético, atendendo à NORMA ISO classe A3 (resistência à tração na flexão do material).
28
EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (III)
29
EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (IV)
30
MAQUIAGEM VERDE
31
Corrida Maluca para o verde: todos querem ser reconhecidos pelos consumidores como verde
No clássico desenho da Hanna-Barbera, valia tudo para chegar em primeiro!
32
Riscos para os Consumidores
33
ORIENTAÇÕES PARA COMUNICAÇÃO RESPONSÁVEL COM O CONSUMIDOR
1. Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária 2. Guia SustentaX de Comunicação Responsável com o Consumidor
34
Relatórios de sustentabilidade Quantificação de GEE ISE BM&F Bovespa
AS “PEGADINHAS” DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL Relatórios de sustentabilidade Quantificação de GEE ISE BM&F Bovespa Embalagem x conteúdo
35
Newton Figueiredo | Presidente
CONTATOS Newton Figueiredo | Presidente
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.