A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sustentabilidade nas Organizações Newton Figueiredo Grupo SustentaX 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sustentabilidade nas Organizações Newton Figueiredo Grupo SustentaX 1."— Transcrição da apresentação:

1 Sustentabilidade nas Organizações Newton Figueiredo Grupo SustentaX 1

2 Áreas de negócio Sustentabilidade de Produtos e Serviços Sustentabilidade Urbana e de Empreendimentos Sustentabilidade Pública e Corporativa Gestão Energética Integrada

3 NOSSA VISÃO Uma nova sociedade sustentável está se formando a partir da crescente preferência dos consumidores e investidores por produtos e serviços produzidos por empresas socioambientalmente responsáveis.

4 A ONU estima que em 2050 a população da Terra será de 9,2 bilhões de pessoas

5 POPULAÇÃO SUSTENTÁVEL NO PLANETA Em outubro de 2011, a população mundial alcançou 7 bilhões

6 POPULAÇÃO X USO DO PLANETA Em 2011, a população mundial deverá estar usando 135% da capacidade de geração de recursos do planeta Capacidade de geração de recursos do planeta em 2011

7 PREVISÃO DA PEGADA ECOLÓGICA X # DE PLANETAS Número de planetas Fonte: Banco de dados da SustentaX e Global Footprint Network

8 MAIORES ECONOMIAS EM 2050

9 Desequilíbrio social 1/3 da população mundial marginalizada riscos de explosões sociais (Europa, Mundo Árabe, China); Brasil: milhões abaixo do nível de pobreza Desequilíbrio ambiental Processo continuado de degradação planetária condições ambientais esgotamento previsível de insumos baratos tendência a aumento de preços dos alimentos Desequilíbrio econômico Dólar Euro QUE CENÁRIO ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS ANOS? Consumidores passam a discriminar empresas não responsáveis Insegurança quanto ao futuro Investidores buscam proteção em empresas sustentáveis Grande capacidade de mobilização de mídia das ONG´s contra ações não sustentáveis

10 VULNERABILIDADE DE PAÍSES X MUDANÇAS CLIMÁTICAS Fonte: Banco de dados SustentaX e Global Adaptation Institute, 2011 Zimbábue Burundi Brasil Argentina EUA Dinamarca

11 VULNERABILIDADE DE PAÍSES X MUDANÇAS CLIMÁTICAS Fonte: Banco de dados SustentaX e Global Adaptation Institute, 2011

12 O aquecimento global irá piorar meu estilo de vida durante meu período de vida

13 O QUE ESPERA O CONSUMIDOR BRASILEIRO?

14 73% dos brasileiros dizem que gastarão mais consumindo produtos ecologicamente corretos. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), 2010 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (I)

15 Quanto você pagaria a mais por produtos sustentáveis ? Até quantos %? % de Clientes Fonte: Banco de Dados SustentaX / C&C, 2010 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (II)

16 COMO AS EMPRESAS ESTÃO REAGINDO?

17 Somente 28% das empresas desenvolvem alguma ação de modo a organizar uma rede de fornecedores socialmente responsáveis. Pesquisa Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Dez COMPORTAMENTO EMPRESARIAL BRASILEIRO (2010)

18 79% das empresas não conhecem a opinião de seus clientes/consumidores e prospects quanto ao seu entendimento diferencial na escolha de uma empresa socialmente responsável. Pesquisa Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Dez COMPORTAMENTO EMPRESARIAL BRASILEIRO (2010)

19 OPORTUNIDADE! Está aberto um importante espaço para a diferenciação competitiva e a consequente fidelização de clientes e investidores

20 Sustentabilidade X Desenvolvimento Sustentável Conceituando

21 Sustentabilidade (de quê?) Conceituando (II)

22 Sustentabilidade Individual FELICIDADE Sustentabilidade Empresarial RENTABILIDADE Objetivos da Sustentabilidade

23 Garantir Rentabilidade e Perenidade (curto, médio e longo prazos) Gerando Valor e Mitigando Riscos na visão dos públicos de interesse Sustentabilidade Empresarial Objetivo Como ? Garantir demanda permanente e, se possível, crescente Inovação e Reinvenção de processos Como ? Ética Governança Responsabilidade Socioambiental Produtos e Serviços Desejados, Competitivos e Sustentáveis Como ?

24 Planeta Pessoas Produtos e Serviços Sustentáveis Mitigação de riscos sociais Negócio SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE AMBIENTAL RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL Clientes, funcionários, fornecedores e acionistas RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTRATÉGICA A NOVA POSTURA EMPRESARIAL Ética Governança

25 Sustentabilidade Ambiental Reduzir, Reusar e Reciclar Sustentabilidade Empresarial Reformular, Reforçar e Replicar Os R´s da Sustentabilidade

26 EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (I) DO PETRÓLEO PARA A CANA

27 EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (II) Especificação Placa produzida com uma mistura homogênea de cimento Portland e agregados naturais reforçados com fios sintéticos, através da Tecnologia CRFS - Cimento Reforçado com Fio Sintético, atendendo à NORMA ISO classe A3 (resistência à tração na flexão do material). DAS FIBRAS DE AMIANTO PARA AGREGADOS NATURAIS

28 EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (III)

29 EMPRESAS EM TRANSFORMAÇÃO (IV)

30 MAQUIAGEM VERDE

31 Corrida Maluca para o verde: todos querem ser reconhecidos pelos consumidores como verde No clássico desenho da Hanna- Barbera, valia tudo para chegar em primeiro!

32 Riscos para os Consumidores

33 1. Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária ORIENTAÇÕES PARA COMUNICAÇÃO RESPONSÁVEL COM O CONSUMIDOR 2. Guia SustentaX de Comunicação Responsável com o Consumidor

34 Relatórios de sustentabilidade Quantificação de GEE ISE BM&F Bovespa Embalagem x conteúdo AS PEGADINHAS DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

35 CONTATOS Newton Figueiredo | Presidente


Carregar ppt "Sustentabilidade nas Organizações Newton Figueiredo Grupo SustentaX 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google