A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cotação Fácil SulAmérica. 2 COTAÇÃO FÁCIL SULAMÉRICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cotação Fácil SulAmérica. 2 COTAÇÃO FÁCIL SULAMÉRICA."— Transcrição da apresentação:

1 Cotação Fácil SulAmérica

2 2 COTAÇÃO FÁCIL SULAMÉRICA

3 3 O objetivo deste documento é apresentar o Cotação Fácil SulAmérica (CFS), o novo sistema de cálculo da SulAmérica; O Cotação Fácil SulAmérica é uma ferramenta moderna e intuitiva que traz algumas novidades para agilizar o cálculo do seu seguro; No Cotação Fácil será permitida a cotação de Seguros Novos, Renovação SAS ou Congênere e Endossos, para seguros Individuais e Gafin. Cotação Fácil SulAmérica

4 4 Sumário Tela Inicial Seguros Individuais Como realizar um cálculo Proposta Identificação Quadro Resumo Personalização (Parametrização) Produto e Veículo Decodificação do Chassi Coberturas Adicionais Equipamento de Segurança QAR Condição de Pagamento

5 5 Sumário Demonstrativo de Cálculo Informações Contratuais Cancelamento de Proposta Histórico Renovação Funcionalidade Documentos Listagem Apólices Endossos

6 6 Sumário Seguros Coletivos Como realizar um cálculo Pré-Contrato Campos QAR Individual Condição de Pagamento Associação de Pré-contrato Informações Contratuais Inclusão de um item em contrato ativo Cancelamento de Proposta Funcionalidade Histórico Funcionalidade Documentos Renovação Congênere e SAS Outras Apólices Atualização

7 Tela Inicial

8 8

9 A tela de abertura possui vários links de Acesso (marcadas em vermelho) para agilizar o dia a dia do corretor

10 O link Configurações permitirá aos usuários parametrizar as configurações da internet. Informar usuário e senha de acesso Informar o endereço IP, caso o corretor tenha um servidor proxy ou firewall 1 2

11 11

12 Como Realizar um Cálculo

13 13 Para iniciar um cálculo Usaremos o botão Auto

14 14 Legenda: Realização de Cálculo para seguro Auto Individual Realização de Cálculos para seguro Auto Frota Permite visualizar a listagem de documentos gravados e as apólices para renovação Acesso a Manuais (não disponível) Permite a criação de usuários, personalizações (antiga parametrização) e configurações de uso do kit

15 15 Através do módulo individual é possível realizar cotação de seguros novos, endossos e renovações. Clique em PROPOSTA para realização do cálculo.

16 16 Proposta - Identificação Quadro Resumo Comandos Direcionais Guia de tela

17 17 Quadro Resumo Criado para auxiliar o corretor a visualizar as informações sobre o cálculo que está sendo realizado Informações referentes ao veículo, placa, código e valor fipe, CPF, limites de garantias contratados, fracionamento, Capol, preço total e valor da franquia

18 18 Proposta - Identificação As telas para preenchimento estão divididas em: Identificação Produto e Veículo Coberturas Adicionais Equip. de Segurança QAR Condição de Pgto Inf. Contratuais

19 19 Proposta – Identificação - Personalização O campo Personalização facilita o preenchimento da proposta, através de perfis pré-definidos pelo corretor. No kit de cálculo anterior, somente era possível definir um único parâmetro. No Cotação Fácil SulAmérica você pode personalizar vários.

20 20 Proposta – Identificação - Personalização Para criar uma personalização, vá até a aba Ferramentas e Personalizações e posterior clique em Incluir.

21 21 Proposta – Identificação - Personalização Após digitar os dados que deseja definir como parâmetro, clique em Salvar Como e nomeie a personalização criada.

22 22 Proposta – Identificação - Personalização Ao se realizar um novo cálculo, será possível aplicar a personalização criada (caso desejar). Clique no combo Personalização e escolha a que estiver adequada ao perfil da cotação. Vale destacar que a personalização está associada ao usuário que a criou.

23 23 Proposta – Identificação - Corretor Com o intuito de agilizar o seu cálculo, o Cotação Fácil SulAmérica apresenta uma novidade para os campos EV e Sucursal. Esses dados já virão preenchidos pelo sistema. *Em casos de mais de uma EV ou sucursal, o corretor deverá selecionar os seu dados.

24 24 Proposta – Identificação - Corretor Campo destinado ao preenchimento de código de convênio, quando há

25 25 Proposta – Identificação - Segurado A busca do CEP de Residência está mais ágil. Inicie a digitação e o sistema oferecerá as opções de endereço. Após selecionada a opção, os campos UF, Município Resid., Bairro e Logradouro serão preenchidos automaticamente e ficarão inabilitados. 1 1

26 26 Proposta – Identificação - Segurado Se os CEPs forem diferentes, será necessário preenchimento do campo específico para informar o CEP de Pernoite na aba Dados do Veículo. Repare que os campos foram preenchidos automaticamente ao informar o CEP de Residência. * * * * * Para Pessoa Jurídica será utilizado o CEP do centro de negócios/atividades, quando veículos de carga. Para as demais atividades comerciais, será utilizado o CEP de Pernoite.

27 27 Proposta – Identificação - Segurado Busca dos dados do segurado pelo CPF. Ao informar o CPF, a data de nascimento e o sexo do segurado serão gerados automaticamente pelo sistema. Caso a busca retorne dados incorretos, os campos Nascimento do Segurado e Sexo do Segurado estarão disponíveis para serem editados pelo segurado/corretor.. 2 Tipo de segurado – Pessoa Física ou Jurídica * * Observe que o Quadro Resumo é atualizado automaticamente.

28 28 Proposta – Identificação - Segurado Caso o sistema não retorne os dados referentes ao nascimento ou sexo do segurado, os respectivos campos serão habilitados e deverão ser preenchidos.

29 29 Proposta – Identificação - Segurado Para Pessoa Jurídica, o sistema irá recuperar os dados da Razão Social. Ao clicar em Gravar, o nome da empresa aparecerá para confirmar a identificação.

30 30 Proposta – Identificação - Segurado Tipo Moradia – Habilitará para as regiões que fazem o Auto + Casa Bonificação 5 Esta funcionalidade somente está disponível para algumas sucursais

31 31 Proposta – Identificação - Condutor A pergunta sobre o QAR será apresentada na 1ª tela.

32 32 Proposta – Identificação - Condutor A facilidade da busca de dados (nome, data de nascimento e sexo), através do CPF, se aplicará também ao Condutor. Caso o campo O CPF do Condutor é o mesmo do Proponente seja marcado, o sistema irá gerar automaticamente as informações. Caso o sistema não retorne algum dado, os campos serão habilitados e deverão ser preenchidos.

33 33 Proposta – Identificação - Condutor Após preenchimento do campo O CPF do Condutor é o mesmo do Proponente?, ao clicar em Avançar, o sistema irá confirmar se o segurado e o condutor são do sexo feminino. Desta forma, o seguro será enquadrado no Auto Mulher, e será dada a opção de contratação com Isenção de Franquia para o primeiro sinistro (através de pop-up).

34 34 Proposta – Identificação – Campos Obrigatórios Os campos que possuem * são de preenchimento obrigatório para o avanço de tela. Em casos de não preenchimento, o Cotação Fácil SulAmérica apresentará alertas e não permitirá o avanço de tela – vide próximo slide.

35 35 Proposta – Identificação – Alertas Campos com preenchimento incompleto, inválido ou sem preenchimento, apresentarão crítica. Preenchidos os campos, adequadamente, clique em.

36 36 Proposta – Identificação – Validação Após o preenchimento da tela, o sistema irá sinalizar que a mesma já encontra-se preenchida.

37 37 Campos Produto e Veículo Decodificação do Chassi

38 38 Proposta – Produto e Veículo – Decodificação de chassi Ao preencher os dados do chassi, o sistema carregará o ano e modelo do veículo, caso o ano ou modelo carregado seja diferente do que consta no documento do veículo, basta marcar o combo Selecionar Veículo Manualmente e digitar o veículo /ano correto.

39 39 Proposta – Produto e Veículo – Decodificação de chassi Para realizar a busca da Marca/Modelo basta digitar as 3 primeiras iniciais que o sistema exibirá instantaneamente os veículos de marca/modelo que contemplam estas inicias.

40 40 Proposta – Produto e Veículo – Ano Modelo Se o veículo NÃO for Zero KM os campos – Saída Concessionária e Valor Nota Fiscal (R$) – serão inabilitados.

41 41 Proposta – Produto e Ve í culo – Marca/Modelo Note que, a medida em que os dados do veículo são inseridos, o Quadro Resumo é automaticamente atualizado.

42 42 Proposta – Produto e Ve í culo Após a escolha da Forma de Contratação (Reposição Garantida ou Valor Determinado), o sistema exibirá ao lado os seguintes campos: OU

43 43 Proposta – Produto e Ve í culo Se a opção escolha da Forma de Contratação (Reposição Garantida ou Valor Determinado), o sistema exibirá ao lado os seguintes campos: OU Ao informar que o CEP de Residência é o mesmo de Pernoite (na tela de Identificação), o sistema duplica automaticamente o CEP de Pernoite, conforme indicado na tela. Se o CEP de Residência for diferente do CEP de Pernoite, este deverá ser informado no campo específico, habilitado para preenchimento.

44 44 Proposta – Produto e Ve í culo Note que a medida que os dados do veículo são inseridos, o Quadro Resumo é automaticamente atualizado Caso seja selecionada a opção Caminhão Essencial, dados como Tipo Perfil, Forma de Contratação e Fator Ajuste são pré-definidos. 2 1

45 45 Proposta – Produto e Ve í culo Caso não sejam informados os Dados da Placa e Chassi, o sistema realizará o cálculo, entretanto será exibido Alerta.

46 46 Campos Coberturas Adicionais

47 47 Proposta – Cobertura Adicionais Em caso de não preenchimento de algum campo obrigatório, o sistema apresentará critica impedindo o avanço para próxima tela Tela de apresentação das Garantias Adicionais oferecidas pela SulAmérica. Para inclusão de Equipamentos/acessórios ou Opcionais, clique em: OU

48 48 Proposta – Cobertura Adicionais Em caso de não preenchimento de algum campo obrigatório, o sistema apresentará critica impedindo o avanço para próxima tela TELA DOS OPCIONAIS

49 49 Proposta – Cobertura Adicionais Em caso de não preenchimento de algum campo obrigatório, o sistema apresentará critica impedindo o avanço para próxima tela TELA EQUIPAMENTOS/ACESSORIOS

50 50 Proposta – Cobertura Adicionais Com objetivo de orientar o preenchimento do cálculo corretamente, críticas serão exibidas caso ocorra preenchimento equivocado (ou não condizente) de garantias/acessórios/equipamentos.

51 51 Para as regiões que comercializam o Auto + Casa será o campo acima (atualmente 337, 124 e 078). Proposta – Auto + Casa

52 52 Ao selecionar a opção SulAmérica Residencial, serão exibidas formas de contratação do seguro Residencial. Essas opções aparecerão atualizadas no quadro resumo. Proposta – Auto + Casa

53 53 Campos Equipamento de Segurança

54 54 Proposta – Equipamento de Seguran ç a No campo Tipo Equipamento, as opções são: No campo Modelo do Equipamento para Bloqueador adquirido pelo segurado os Bloqueadores homologados pela SAS são exibidos (de acordo com a região):

55 55 Proposta – Equipamento de Seguran ç a No campo Tipo Equipamento, as opções são: No campo Modelo do Equipamento para Rastreador adquirido pelo segurado os Rastreadores homologados pela SAS são exibidos (de acordo com a região):

56 56 Proposta – Equipamento de Seguran ç a No campo Tipo Equipamento, as opções são: No campo Modelo do Equipamento para Rastreador concedido em comodato o Rastreador homologado pela SAS é exibido (de acordo com a região):

57 57 Campos QAR

58 58 Proposta – QAR As perguntas referentes ao QAR permanecem as mesmas, seja no QAR individual ou comercial. Caso tenha sido indicado na tela Identificação que o CPF do Condutor é o mesmo que o Proponente, os dados (relação com o segurado, nome do condutor, data de nascimento e sexo) serão carregados automaticamente na tela de QAR, não permitindo alteração. Para alterar esse dados, a pergunta O CPF do Condutor do é o mesmo do Proponente deverá ser desmarcada na tela Identificação.

59 59 Campos Condição de Pagamento

60 60 Proposta – Condição de Pagamento Após a realização do cálculo será exibido prêmio com uma comissão default e instrumento de cobrança Carnê. Esses campos poderão ser alterados pelo corretor.

61 61 Proposta – Validações Caso as informações de EV, EA, e AA não forem compatíveis ou não pertençam a uma combinação cadastrada na SAS, será exibida a seguinte mensagem de erro: Associação EV, AA e EA inválida!. Se a comissão informada for inferior ao mínimo, o sistema exibirá a mensagem de erro: Comissão informada menor que o mínimo permitido. Se a comissão informada for superior a condição comercial cadastrada na SAS para a EV, EA, e AA utilizada no cálculo, o sistema exibirá a mensagem de erro: Comissão informada maior que o máximo permitido.

62 62 Proposta – Condição de Pagamento Ao realizar o cálculo pela primeira vez, aparecerá campo preenchido com o nome do condutor descrito no QAR. Clicando OK, as informações do cálculo serão arquivadas para essa identificação. Tal identificação facilitará os próximos acessos a esse cálculo.

63 63 Proposta – Condição de Pagamento Durante o cálculo, a informação Online somente será exibida após a realização do primeiro cálculo. O símbolo do cálculo ficará verde, sinalizando a consulta ao SOL. Neste momento, o valor será calculado mediante acesso às bases da SulAmérica. Em caso de problemas no acesso ao SOL, o símbolo do cálculo ficará vermelho, sinalizando que a cotação foi realizada Offline.

64 64 Proposta – Condição de Pagamento Após a realização do cálculo será exibido prêmio com uma comissão default e instrumento de cobrança Carnê. Esses campos poderão ser alterados pelo corretor.

65 65 Proposta – Condição de Pagamento Quadro Resumo Atualizado automaticamente, de acordo com a opção de pagamento escolhida.

66 66 Proposta – Condi ç ão de Pagamento Tela de Cálculo com a opção Auto + Casa, o Quadro Resumo é atualizado automaticamente, de acordo com a opção de pagamento escolhida.

67 67 Proposta – Demonstrativo de Cálculo Quadro Resumo Atualizado automaticamente NOVO DEMONSTRATIVO – MUTO MAIS FÁCIL DE VISUALIZAR Agora no Cotação Fácil é possível visualizar o Desconto Online concedido pela Cia.

68 68 Proposta – Demonstrativo de C á lculo Quadro Resumo Atualizado automaticamente Clique em para exportar para PDF ou Excel

69 69 Neste momento chegamos a etapa final do cálculo do seguro. Cotação Fácil SulAmerica Para dar continuidade e efetivar o envio da proposta à SulAmérica é necessário o preenchimento das Informações Contratuais, como: Corretor, Cliente, Veículo, Forma de Pagamento e Comissão e Validar a Proposta.

70 70 Campos Informações Contratuais

71 71 Proposta – Informa ç ões Contratuais - Corretor Na tela de informações contratuais os campos Estrutura de Apoio, Ação de Apoio e EV serão carregados de acordo com as informações preenchidas na tela de cálculo.

72 72 Proposta – Informa ç ões Contratuais - Corretor Quadro Resumo Atualizado automaticamente Dados exclusivos da Corretora. Atenção ao preenchimento dos campos 1 Caso o veículo tenha sido adquirido em concessionária, é necessário o preenchimento dos campos 2 Este campo é destinado ao corretor, para preenchimento de qualquer informação relevante na contratação 3 Campo destinado à parceria 4

73 73 Proposta – Informa ç ões Contratuais - Cliente Atenção ao preenchimento correto dos dados do cliente. Dados como Profissão e Renda Mensal são importantes para agirmos em conformidade com a SUSEP e contribuirmos no combate à prática de Lavagem de Dinheiro.

74 74 Proposta – Informa ç ões Contratuais - Ve í culo Dados referentes a veículos, informações sobre Alienação, Leasing e Consórcio.

75 75 Proposta – Informa ç ões Contratuais – Dados NF Dados referentes a Nota Fiscal de aquisição do veículo.

76 76 Proposta – Informa ç ões Contratuais – Envio de Enxoval O Cotação Fácil SulAmérica possibilita 3 opções para o Envio de Enxoval: Vale lembrar ao segurado que as condições gerais da apólice encontram-se disponíveis no site

77 77 Proposta – Informa ç ões Contratuais – Forma de Pagamento Tela destinada ao preenchimento dos dados de pagamento.

78 78 Proposta – Informa ç ões Contratuais – Forma de Pagamento A opção de informar os dados bancários é a maneira mais rápida e fácil do segurado obter a restituição de valores oriundas de recusa de risco ou realização de endossos. Caso o segurado não queira informar os dados bancários para devolução de valores, está será realizada via Central de Devoluções (será exibido pop-up com estas informações).

79 79 Proposta – Validar Após o preenchimento de todas as Telas do Sub-Menu Informações Contratuais, clique em. Após validação das informações, a proposta poderá ser transmitida. Caso ocorra alguma inconsistência, o sistema informará.

80 80 Proposta – Transmitir Validada a proposta, clique em para enviar a proposta à SulAmérica.

81 81 Cancelamento de Proposta

82 82 Proposta – Cancelamento Validada a proposta, clique em para o envio da proposta à SulAmérica. Pensando na agilidade do seu cálculo, agora você poderá efetuar o cancelamento de uma proposta enviada pelo próprio sistema. Só no Cotação Fácil SulAmérica você tem esse recurso. Confira!

83 83 Proposta – Cancelamento Na aba Documentos, na funcionalidade Listagem, será possível selecionar um documento transmitido, utilizando o filtro, ou ainda, localizando-o na lista de opções do campo Status. Você poderá selecionar mais de um documento para realizar o cancelamento de todos ao mesmo tempo (clique com botão esquerdo do mouse e arraste até o documento desejado).

84 84 Proposta – Cancelamento Uma vez selecionado o (s) documento (s), clique em para efetivar o cancelamento. Proposta transmitida

85 85 Proposta – Cancelamento Será atribuído ao documento o status Documento Cancelado na SulAmérica. O sistema permitirá resgatar os dados do documento cancelado para realização de um novo cálculo. Os dados estarão disponíveis imediatamente após o cancelamento, sem necessidade de digitá-los novamente. Basta clicar no documento cancelado e reiniciar o cálculo, fazendo as alterações necessárias.

86 86 Proposta – Cancelamento não O Corretor poderá realizar o cancelamento até às 17 horas do mesmo dia da transmissão do documento. No período entre 17h e 19h não será permitido ao corretor o cancelamento de documentos, sendo exibida a mensagem : Esse documento não poderá ser cancelado através do Cotação Fácil. Favor entrar em contato com a Central de Relacionamento.

87 87 Histórico

88 88 Proposta – Funcionalidade Hist ó rico A cada cálculo realizado, por exemplo: com ou sem franquia zero (Auto Mulher) com ou sem carroceria, com ou sem equipamentos, modelos de veículos diferentes, TODOS estes cálculos realizados ficam armazenados na base Histórico.

89 89 Proposta – Funcionalidade Hist ó rico Todas as simulações efetuadas. Clique em Listar e reveja os cálculos simulados. Os cálculos também são arquivados na listagem de rascunhos e podem ser visualizados através da funcionalidade Documentos.

90 90 Proposta – Funcionalidade Histórico Todos os cálculos efetuados. Ao retomar o cálculo através da funcionalidade Documentos, clique em Listagem e reveja os demais cálculos (simulações) realizados dentro do próprio cálculo.

91 91 Proposta – Funcionalidade Hist ó rico Ao transmitir um dos cálculos, os demais serão excluídos da base. Todas os cálculos efetuados.

92 92 DIFERENÇA ENTRE AS FUNCIONALIDADES HISTÓRICO E GRAVAR Proposta – Funcionalidade Hist ó rico A funcionalidade Histórico armazena automaticamente todos os cálculos realizados. Para salvar as informações digitadas no campo Informações Contratuais é necessário clicar em gravar. A funcionalidade Gravar tem por objetivo salvar todas as informações digitadas. Esta funcionalidade necessita que o corretor clique na opção Gravar, para que as informações sejam salvas.

93 93 Como realizar a Renovação

94 94 Renovação SAS

95 95 Para realizar o download da apólice, o corretor deverá clicar no menu Documentos e em seguida Apólices SAS Documentos - Apólices

96 96 Através da funcionalidade Apólices SAS o corretor poderá visualizar as apólices que estão por vencer. E com isso, realizar o download das mesmas, para efetuar a Renovação. Insira o período que deseja listar as apólices, e clique em Documentos - Apólices

97 97 Documentos - Apólices Listadas as apólices, selecione as que deseja realizar o Pode-se ordenar a escolha através de qualquer uma das abas (fim vigência, apólice, placa, nome....). Há ainda a opção Marcar Todos.

98 98 Documentos - Apólices Pode-se ordenar a escolha através de qualquer uma das abas (fim vigência, apólice, placa, nome....). Há ainda a opção de Marca Todos Seleção múltiplas de apólices: Pressione Ctrl e clique nas apólices que deseja selecionar Clique em para baixar as apólices selecionadas.

99 99 Documentos - Apólices Após efetuar o download da (s) apólice (s), clique em. Vá em Listagem – Apólices Baixadas para visualizá-las.

100 100 Documentos - Apólices Após realização do download das apólices a serem renovadas, clique em para visualizar as mesmas. Dê um duplo clique sobre a apólice desejada e inicie o processo de Renovação.

101 101 Renovação – Validações Ao fazer o download dos dados da apólice, caso o sistema identifique divergência entre os dados de Nome, Data de Nascimento e/ou Sexo, vinculados ao CPF informado na apólice anterior ou Nome do Proponente, quando informado CNPJ, o sistema alterará para os dados corretos e exibirá em tela as informações para verificação.

102 102 Renovação Congênere ou SAS Outras

103 103 Renovação – Apólice Anterior Para realizar a busca da Seguradora Anterior basta digitar as 2 primeiras iniciais que o sistema trará instantaneamente as Seguradoras que contemplam estas inicias.

104 104 Renovação – Apólice Anterior Sucursal Anterior – para os casos de renovação SAS Informar a Cobertura Anterior que o segurado possuía Informação de Bônus (Dados sujeitos à comprovação) Número Item Quantidade de sinistro na apólice anterior CI da apólice Informar se o Veículo é diferente do que constava na apólice anterior

105 105 Renovação – Identificação Os campos de preenchimento da tela Identificação são similares aos da tela Identificação de proposta, com a inclusão do campos 1 1

106 106 Renovação – Carregamento da comissão Para todos os casos de renovação, na realização do primeiro cálculo, o prêmio apresentado em tela apresentará o carregamento da comissão default, independente da comissão utilizada na época da contratação. Porém, este percentual poderá ser alterado pelo corretor.

107 107 Funcionalidade Documentos

108 108 Na funcionalidade Listagem é possível visualizar todos os documentos gravados ou transmitidos. Estes documentos estão divididos por Tipo, Data, Nº do Cálculo, Nome do Segurado, Placa, Modelo e Status Documentos - Listagem

109 109 Ainda na opção Listagem é possível selecionar o documento e realizar as seguintes ações: Documentos - Listagem - Individual Recuperar – Retornar ao cálculo para dar continuidade Excluir – Retirar o documento definitivamente da base Imprimir Proposta FCA Trasmitir – Envio da proposta para cia

110 110 Documentos - Apólices – Prêmio Tarifário Ofertado

111 111 Documentos - Apólices – Prêmio Tarifário Ofertado O Prêmio Tarifário Ofertado é a garantia de preço oferecida pela SulAmérica. A ele poderão ser concedidos descontos (conta corrente, comercial, e etc.) ou agravos. Ao corretor caberá aceitar ou não o preço Ofertado pela SulAmérica. Caso não aceite, basta efetuar o cálculo de Renovação normalmente.

112 112 Documentos - Apólices Caso o corretor queira realizar alguma pesquisa dentre as apólices baixadas, basta que o mesmo utilize a ferramenta

113 113 Documentos - Apólices Exemplo de aplicação de filtro Para retornar a pesquisa anterior, basta clicar em Opções de Filtros

114 114 Apólice encontrada, inicie o processo de cálculo da Renovação. Documentos - Apólices

115 115 ENDOSSOS

116 116 Kit Off Cotação Fácil SulAmérica Endosso

117 117 Endosso Assim como no KIT OFF, o corretor só conseguirá disponibilizar para endosso as apólices que estiverem relacionadas ao usuário que está acessando o KIT no momento. 1 1

118 118 Endosso As telas para preenchimento estão divididas em: Identificação Produto e Veículo Coberturas Adicionais Equip. de Segurança QAR Condição de Pgto Inf. Contratuais

119 119 Endosso Visualização do cálculo em arquivo PDF, para que o mesmo possa ser impresso ou enviado por Para retornar a tela anterior, imputar ou retirar algum dado Para avançar e realizar o preenchimento das informações contratuais Possibilita que o cálculo ou pedido de endosso sejam salvos, para posteriormente serem transmitidos Em caso de inclusão ou exclusão de algum dado, será necessário recalcular o prêmio Permite validar as informações do endosso e deixá-lo preparado para envio

120 120 Endosso Tela Inicial do Módulo Endosso Preencha os dados para fazer o download da apólice Agora você não precisa mais escolher a Tipologia na qual deseja realizar a alteração. Basta preencher os dados e clicar em O sistema irá identificar a alteração no decorrer do preenchimento, e a tipologia aparecerá no Demonstrativo de Cálculo

121 121 Endosso – Validações Ao fazer o download dos dados da apólice, caso o sistema identifique divergência entre os dados de Nome, Data de Nascimento e/ou Sexo, vinculados ao CPF informado na apólice anterior ou Nome do Proponente, quando informado CNPJ, o sistema alterará para os dados corretos e exibirá em tela as informações para verificação. A validação também ocorre para o chassi.

122 122 Endosso Ao incluir as informações desejadas para realização do endosso, e clicar em calcular, o sistema apresentará os valores e opções de fracionamento.

123 123 Endosso Assim como ocorre na proposta, ao realizar o endosso também ficarão salvas no histórico as simulações de cálculos realizados para este endosso. Ex: Cálculos realizados com Carro reserva Especial de 7 ( ) e 15 ( )dias

124 124 Endosso Para sair deste endosso e realizar cálculo para outro segurado, clique em

125 125 Ao selecionar a opção Documentos, aparecerá a seguinte tela: Os rascunhos dos endossos salvos ficarão disponíveis para seleção Endosso – Recuperação de Rascunho

126 126

127 127 Como Realizar um Cálculo

128 128 Neste módulo é possível realizar cotações de seguros novos, endossos e renovações. Clique em PRÉ-CONTRATO para iniciar a realização do cálculo.

129 129 Pré-Contrato – Dados do Contrato Para realizar a cotação de uma frota, você deve iniciar preenchendo o módulo pré-contrato. Assim, será possível cadastrar um contrato fictício para simular cotações de propostas vinculadas à frota, antes da ativação do contrato. Para realizar um cálculo, a tela inicial para preenchimento é a do Pré-Contrato, que está dividida em: Dados do Contrato Cotações Frota Itens da Cotação

130 130 Pré-Contrato – Dados do Contrato Os campos de preenchimento para Frota são: -Tipo (Coletiva, Grupo de Afinidade ou Processo Licitatório); - QAR coletivo; -Condição Básica Flexível (se houver) e; -Quantidade de itens a serem cotados.

131 131 Pré-Contrato – Dados do Contrato Se o corretor fizer um cálculo para coletiva, com a Condição Básica Flexível, os campos QAR Coletivo, Kit otimizado, Isenção de CAPOL e Isenção QAR Individual ficarão desabilitados, podendo o corretor avançar para a próxima tela. *Não há necessidade de preencher o QAR coletivo.

132 132 Pré-Contrato – Dados do Contrato Ao selecionar o campo Grupo de Afinidade, o campo QAR Coletivo ficará desabilitado. O QAR a ser preenchido é o individual. Lembrando: GAFIN (grupo de afinidade) não têm QAR Coletivo

133 133 Pré-Contrato – Dados do Contrato Os pré-contratos já salvos, poderão ser visualizados na funçãoListagem. O QAR Coletivo será exibido para preenchimento após o corretor clicar em. e habilitará o ícone do QAR para preenchimento:

134 134 Proposta – Pré-Contrato – QAR Coletivo Optando por preencher o QAR, clique no ícone ao lado do campo QAR Coletivo, para respondê-lo. Responda às perguntas com atenção, pois o QAR coletivo é o que possibilita a melhor análise do risco. O preenchimento do QAR Coletivo isenta o preenchimento do QAR individual.

135 135 Proposta – Pré-Contrato – QAR Coletivo O campo Personalização facilita o preenchimento da proposta, através de perfis pré-definidos pelo corretor. No sistema de cálculo anterior, somente era possível definir um único parâmetro. No Cotação Fácil SulAmérica é possível definir vários. Ao clicar no ícone, a tela do QAR aparecerá para preenchimento dos Dados do Proponente/ Negócio, Dados do Veículo, Dados para Cálculo e o campo de observações. Para agilizar seu cálculo, o QAR foi reduzido e agora contém 18 perguntas. Após preenchimento do QAR, clique em Salvar e depois Avançar.

136 136 Pré-Contrato – Cotações Frota Antes de incluir uma cotação e dar continuidade ao preenchimento dos dados, conheça as teclas dos comandos abaixo: Importar dados do captador. Especificar a quantidade de parcelas de uma cotação. 10 Permite visualizar os demonstrativos de cálculos da frota como :

137 137 Pré-Contrato – Cotações Frota Antes de incluir uma cotação e dar continuidade ao preenchimento dos dados, conheça as teclas dos comandos abaixo: Esta funcionalidade permitirá exportar uma cotação em arquivo (xml) para que a mesma possa ser também cotada pelos canais de atendimento da cia, evitando a re-digitação de todos os dados 10 Duplica a cotação permitindo que o corretor possa realizar cálculos com coberturas diferentes, sem a necessidade de digitar todos os veículos novamente.

138 138 Pré-Contrato – Cotações Frota Para criar uma personalização, vá até a aba Ferramentas e Personalizações e posterior clique em Incluir. Agora que você já preencheu os dados do pré-contrato e o QAR coletivo, o próximo passo será incluir um cálculo à cotação realizada. Selecione a cotação, destacada em azul, com um duplo clique. Observe que os pré-contratos serão numerados e poderão ser identificados posteriormente para consulta. 10 Agora a quantidade de parcelas virá em default de 10.

139 139 Pré-Contrato – Cotações Frota Para criar uma personalização, vá até a aba Ferramentas e Personalizações e posterior clique em Incluir. 10 É possível gerar o demonstrativo do cálculo de frota, clicando em Relatórios. O sistema exibirá três opções de relatórios. Basta marcá-las e clicar em exportar.

140 140 Pré-Contrato – Cotações Frota Tecla utilizada para gerar duplicidade de um cálculo já realizado. Inclusão de cálculo – Seguro Novo, Renovação SAS, Renovação Congênere/SAS Outras. 10 Utilizado para o recálculo dos itens do pré-contrato Utilizado para cancelar o item transmitido para SulAmérica, somente é permitido o cancelamento do item até as 17 horas da data corrente à transmissão da proposta

141 141 Pré-Contrato – Itens da Cotação Clique em Incluir. Ao clicar, o sistema apresentará a tela abaixo, com as opções: Seguro Novo, Renovação SulAmérica, Renovação Congênere ou Renovação SulAmérica outras apólices. Basta selecionar a opção desejada para iniciar o cálculo.

142 142 Proposta – Identificação O Número do Item de Cotação é facultativo ele irá identificar o quantitativo de cálculos realizados. Cada vez que realizar um cálculo, preencha com o número subsequente. Caso o corretor não informe o número será gerado pelo sistema.

143 143 Proposta – Identificação O campo Personalização facilita o preenchimento da proposta, através de perfis pré-definidos pelo corretor. No sistema de cálculo anterior, somente era possível definir um único parâmetro. Assim como no Individual é possível definir vários.

144 144 Proposta – Identificação – Corretor Os campos EV e Sucursal serão preenchidos automaticamente. Apenas os campos Convênio, Estrutura de Apoio e Ação de Apoio estarão habilitados para preenchimento e podem também ser parametrizados na tela de personalização

145 145 Proposta – Identificação – Condutor As informações sobre o Condutor também serão preenchidas de acordo com as informações do pré-contrato. A opção selecionada irá isentar o preenchimento do campo QAR, e os demais campos estarão inabilitados para preenchimento.

146 146 Proposta – Identificação – Condutor Para os casos de GAFIN, o sistema irá habilitar o campo QAR com as opções de preenchimento. Caso o corretor opte por não preencher, os campos permanecerão inabilitados.

147 147 Proposta – Identificação Preenchidos os campos de Identificação adequadamente, clique em para a próxima etapa de preenchimento.

148 148 Campos QAR Individual

149 149 Proposta – QAR De acordo com a informação preenchida anteriormente sobre o Condutor, o QAR poderá estar habilitado ou não para inserção de dados. Caso a opção escolhida isente o preenchimento, a informação virá apresentada no campo Responder.

150 150 Proposta – QAR Caso tenha sido indicado na tela Identificação que o CPF do Condutor é o mesmo que o Proponente, os dados (relação com o segurado, nome do condutor, data de nascimento e sexo) serão carregados automaticamente na tela de QAR, não permitindo alteração. Para alterar esse dados, a pergunta O CPF do Condutor do é o mesmo do Proponente deverá ser desmarcada na tela Identificação.

151 151 Campos Condição de Pagamento

152 152 Proposta – Condição de Pagamento Após o cálculo, o prêmio apresentado em tela será com base na comissão indicada no Pré-Contrato e no Desconto Coletivo. Lembrando que os percentuais de Comissão e Desconto Coletivo não podem ser maiores do que os valores informados no pré- contrato. Caso isto ocorra, o sistema exibirá alerta sinalizando erro no preenchimento. NOVO DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO Clique em para exportar para PDF ou Excel Para sair desta tela e visualizar os cálculos realizados, clique em Fechar.

153 153 Proposta – Visualizando um C á lculo Para visualizar algum cálculo realizado, vá em Listagem e o sistema exibirá todos os pré-contratos. Selecione uma opção e clique em Avançar. O sistema irá direcioná-lo para a tela com os itens da cotação.

154 154 Proposta – Visualizando um C á lculo A funcionalidade Repetir Cálculo facilita o corretor para os casos de frotas com o mesmo perfil. Será possível aproveitar todos os dados, apenas repetindo o cálculo já efetuado. Selecione o cálculo desejado e clique em Repetir Cálculo para que o sistema reproduza o cálculo realizado dentro da cotação. O sistema irá solicitar o número de repetições desejadas. Informe a quantidade e clique em OK.

155 155 Proposta – Visualizando um C á lculo O sistema exibirá a tela abaixo, já com seus cálculos copiados dentro da cotação. Para regularizar os cálculos pendentes, será preciso recalculá-los. Selecione item por item e clique em Recalcular. O cálculo passará a exibir a mensagem Calculado corretamente. Caso haja algum erro no cálculo, o Status apresentará essa mensagem.

156 156 Neste momento chegamos a etapa final do cálculo do seguro. Agora que você já fez seus cálculos, você deverá ter um contrato ativado com esta seguradora. Então, você irá associar seu pré-contrato a um contato definitivo. Para isso, na parte de Frota (Listagem), acesse o módulo Pré-Contratos e escolha o pré-contrato a ser associado.

157 157 Associação de Pré-Contrato

158 158 Proposta – Associando um Pr é - Contrato Ao acessar o módulo Pré-Contratos, o sistema irá gerar lista com os pré-contratos disponíveis. Selecione o pré-contrato desejado e clique no botão Recuperar para acessá-lo.

159 159 Proposta – Associando um Pr é - Contrato O sistema exibirá o pré-contrato recuperado. Clique em para listar os contratos ativos. Escolha um e clique em Associar( ). Lista de Contratos Ativos Caso o contrato não seja exibido, o corretor poderá realizar o download nesta mesma tela, basta clicar em Download

160 160 Proposta – Associando um Pr é - Contrato É importante lembrar que para associar um pré-contrato, todas as informações tem que estar ajustadas ao contrato. O sistema irá sinalizar quando houver algum dado divergente, conforme quadro abaixo:

161 161 Proposta – Associando um Pr é - Contrato Ao acessar o módulo Pré-Contratos, o sistema irá gerar lista com os pré-contratos disponíveis. Selecione o pré-contrato desejado e clique no botão Recuperar para acessá-lo Após a associação do contrato ativo no pré-Contrato, os dados do contrato ativo, referente a condição comercial, irão sobrescrever aqueles digitados no Pré-Contrato. Nesse momento poderá ser visualizado a comissão mínima e máxima permitida para o contrato ativo e o Desconto Coletivo.

162 162 Proposta – Associando um Pr é - Contrato Feita a associação, o sistema retornará automaticamente para a tela do contrato para preenchimento da proposta. Clique em Avançar para visualizar as cotações. Realizada a associação, é possível também dissociar um contrato.

163 163 Para dar continuidade e efetivar o envio da proposta à SulAmérica é necessário o preenchimento das Informações Contratuais, como: Corretor, Cliente, Veículo, Forma de Pagamento e Comissão e Validar a Proposta.

164 164 Recuperando um c á lculo Selecione a cotação e clique em Avançar para visualizar os cálculos.

165 165 Recuperando um c á lculo Acesse cada cálculo para regularizar as pendências. Quando os cálculos apresentarem o status Calculado corretamente, avance a tela para preenchimento das informações contratuais.

166 166 Campos Informações Contratuais

167 167 Proposta – Informa ç ões Contratuais – Corretor Depois de realizar seus cálculos e associar seu contrato, você deverá preencher a tela Informações Contratuais (antiga tela Dados Complementares – proposta) da mesma forma como é preenchido para os negócios individuais.

168 168 Proposta – Validar Após o preenchimento de todas as Telas das Informações Contratuais, clique em. Após validação das informações, a proposta poderá ser transmitida. Caso ocorra alguma inconsistência, o sistema informará.

169 169 Proposta – Transmitir Validada a proposta, clique em para o envio da proposta à SulAmérica.

170 170 Inclusão de um item em Contratos ativos 2 88

171 171 Inclusão de Item – Download do contrato Para realizar a inclusão de um item em contrato ativo, primeiramente o corretor deverá clicar em Frota e em seguida em Listagem.

172 172 Inclusão de Item – Download do contrato Na funcionalidade Download o corretor poderá visualizar os contratos ativos ao clicar em Aplicar Filtro. Caso queira pesquisar um contrato específico, basta inserir ao menos um dado do contrato nos campos disponíveis e voltar a clicar em Aplicar Filtro. e baixa-los para realizar a inclusão. disponíveis, e clique em

173 173 Inclusão de Item – Download do contrato Para realizar o download do contrato é necessário seleciona-lo, dar duplo clique sobre o contrato desejado ou clicar em Download na parte inferior da tela. Poderá ser selecionado mais de um contrato de uma única vez utilizando a tecla CTRL, ou ainda a opção Marcar Todos.

174 174 Inclusão de Item – Download do contrato Após baixar o contrato, o mesmo ficará disponível na funcionalidade Contratos no menu lateral. Para acessar o contrato basta seleciona-lo, dar duplo clique sobre o mesmo ou clicar em Recuperar.

175 175 Inclusão de Item – Vizualização do contrato Para iniciar o cálculo de inclusão de item no contrato baixado basta clicar em Avançar duas vezes até chegar a tela Itens da Cotação.

176 176 Inclusão de Item – Vizualização do contrato Na tela de Itens da Cotação, clique no botão incluir, localizado na parte inferior da tela, e após selecione o tipo de seguro desejado (novo, renovação SAS ou congênere).

177 177 Inclusão de Item – Cálculo A partir deste ponto o cálculo é realizado normalmente, preenchendo todas as telas de cálculo, Informações contratuais e após validando e transmitindo a proposta, como orientado nos slides 142 a 155 e 167 a 169. Após

178 178 Cancelamento de Proposta 2 88

179 179 Proposta – Cancelamento Pensando na agilidade do seu cálculo, agora você poderá efetuar o cancelamento de uma proposta enviada pelo próprio sistema, assim como no individual. Só no Cotação Fácil SulAmérica você tem esse recurso.

180 180 Funcionalidade Histórico

181 181 Proposta – Funcionalidade Hist ó rico Novidade Todos os cálculos realizados ficarão armazenados na base Histórico. Para consultar as simulações clique em e reveja as simulações. Os cálculos também poderão ser visualizados através da funcionalidade Documentos > Listagem > Frota Ao transmitir um dos cálculos, os demais serão excluídos da base.

182 182 Funcionalidade Documentos

183 183 Através da funcionalidade Apólices SAS o corretor poderá visualizar as apólices que estão por vencer com 30 dias de antecedência e realizar o download para efetuar a Renovação. Insira o período desejado visualizar e clique em Selecione as que deseja realizar o Após efetuar o download da (s) apólice (s), clique em E vá em Apólices Baixadas para visualizá-las. Documentos – Apólices

184 184 Renovação Congênere, SAS Outras Apólices e Endossos

185 185 Renovação – Apólice Anterior O passo a passo para realização de renovações e endossos de negócios coletivos é igual ao individual

186 186 Atualização

187 187 Com a implantação do novo sistema, as atualizações (exemplo: mudança de tarifa e tabela de novos modelos) serão realizadas automaticamente. Ao logar- se no sistema aparecerá a mensagem abaixo: Durante o processo de atualização, caso o corretor tente efetuar um cálculo o sistema exibirá a mensagem – 0011 – Versão da tarifa inválida. Será necessário atualizar o sistema para a tarifa vigente: Com a implantação do novo sistema, as atualizações (exemplo: mudança de tarifa e tabela de novos modelos) serão realizadas automaticamente. Ao logar- se no sistema aparecerá a mensagem abaixo: Durante o processo de atualização, caso o corretor tente efetuar um cálculo o sistema exibirá a mensagem – 0011 – Versão da tarifa inválida. Será necessário atualizar o sistema para a tarifa vigente: Atualiza ç ão Autom á tica

188 188 Atualiza ç ão Autom á tica O processo de atualização automática da ferramenta ocorre da seguinte forma: Quando o Cotação Fácil estiver em utilização contínua, a atualização será automática e ocorrerá no momento em que o corretor, conectado a internet, se deslogar/sair da ferramenta. Caso a ferramenta não seja utilizada pelo corretor continuamente*, a atualização deverá ocorrer via Portal do Corretor: Portal do corretor > Auto > Cotação Fácil > Link de instalação completa ou atualização de versão. No Portal do Corretor também é possível identificar qual a versão atual está disponível no Cotação Fácil SulAmérica Auto. *Entenda-se por continuamente a utilização de pelo menos 2 vezes por mês O processo de atualização automática da ferramenta ocorre da seguinte forma: Quando o Cotação Fácil estiver em utilização contínua, a atualização será automática e ocorrerá no momento em que o corretor, conectado a internet, se deslogar/sair da ferramenta. Caso a ferramenta não seja utilizada pelo corretor continuamente*, a atualização deverá ocorrer via Portal do Corretor: Portal do corretor > Auto > Cotação Fácil > Link de instalação completa ou atualização de versão. No Portal do Corretor também é possível identificar qual a versão atual está disponível no Cotação Fácil SulAmérica Auto. *Entenda-se por continuamente a utilização de pelo menos 2 vezes por mês

189 189 VIPRE / DIAUT - Diretoria de Automóveis Superintendência de Automóveis Gerência de Atendimento Técnico de Auto


Carregar ppt "Cotação Fácil SulAmérica. 2 COTAÇÃO FÁCIL SULAMÉRICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google