A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geopolíticas Asiáticas. IRÃ Introdução O trabalho visa, por meio da análise histórica do sistema político iraniano, explicar as ocorrências referidas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geopolíticas Asiáticas. IRÃ Introdução O trabalho visa, por meio da análise histórica do sistema político iraniano, explicar as ocorrências referidas."— Transcrição da apresentação:

1 Geopolíticas Asiáticas

2 IRÃ

3 Introdução O trabalho visa, por meio da análise histórica do sistema político iraniano, explicar as ocorrências referidas à polêmica eleitoral de junho de 2009 no Irã, bem como os reflexos dessa polêmica para com a Comunidade Internacional.

4 Área: km² Capital: Teerã População: 68,46 milhões (estimativa 2005) Moeda: Rial iraniano Nome Oficial: República Islâmica do Irã Nacionalidade: iraniana Data Nacional: 11 de fevereiro - Dia da Pátria. Governo: República Presidencialista Localização: Oriente Médio (sudoeste da Ásia)

5 Contexto histórico Origem pérsia IMPÉRIO PERSA IRÃ

6 Exploração inglesa Ditadura de Pahlevi Revolução Islâmica Mohammad Reza Pahlevi

7 Irã hoje O aparato burocrático islâmico Regime Teocrático Aiatolá Conselho de Guardiões Assembléia dos Especialistas Aiatolá Ali Khamenei Ahmad Jannati Ali Akbar Rafsanjani

8 A polêmica atual no Irã O governo de Ahmadinejad ( )

9 A campanha eleitoral de 2009

10 Argumentos sobre a fraude eleitoral

11 Radicais X Moderados

12 Conclusão Podemos concluir que o impasse eleitoral do Irã é na verdade o reflexo de uma ruptura política na estrutura ideológica do país, que divide as tendências entre conservadores radicais e liberais moderados. Diante dessa situação, a Comunidade Internacional permanece impassível, mas há a tendência norte-americana de reaproximação com a economia iraniana, o que se reflete em seu apoio aos liberais moderados.

13 Atualidades /06/ult34u jhtm /06/ult34u jhtm

14 Vídeo IRANIANOS+VOLTAM+A+PROTESTAR+CONTRA+E+A+FA VOR+DO+RESULTADO+DAS+ELEICOES,00.html IRANIANOS+VOLTAM+A+PROTESTAR+CONTRA+E+A+FA VOR+DO+RESULTADO+DAS+ELEICOES,00.html IRA+MUDA+PROGRAMA+NUCLEAR+PARA+RETOMAR+ NEGOCIACAO+COM+OCIDENTE,00.html IRA+MUDA+PROGRAMA+NUCLEAR+PARA+RETOMAR+ NEGOCIACAO+COM+OCIDENTE,00.html

15 Exercícios 1) (Questão adaptada- FGV 2008)A Doutrina Bush possui aspectos que remetem à luta contra o terrorismo através de intervenções militares.Tal doutrina é absolutamente contra o chamado Eixo do Mal,do qual faz parte o Irã.Com base no contexto atual podemos afirmar que: A) Dois grandes fatores estão no centro das preocupações de Bush no Irã: o controle do petróleo e o fim do programa nuclear. Ambos ficam mais periclitantes quanto mais o islamismo se fecha e se fortalece. Foi o que aconteceu no Irã, com a eleição de Ahmadinejad; B) O imperialismo está seguro de que o avanço do programa nuclear iraniano será usado apenas para fins pacíficos; C) Os Estados Unidos defendiam com a Doutrina Bush a idéia de se fazerem de vítimas para o resto do mundo contra os países do eixo do mal, o que possibilitou a ajuda de outros países na luta contra o terrorismo. D) Alternativas A e C estão certas; E) Todas estão certas;

16 2) Tendo em vista a Guerra Irã-Iraque, conflito militar ocorrido em 1980 e 1988, o qual visava a disputa política e territorial entre ambos os países, sintetize os principais fatos que levaram a este conflito militar e indique os objetivos e as possíveis vantagens ou desvantagens que ambos países obtiveram ao fim da guerra.

17 3) Atualmente o Irã desempenha um papel decisivo na geopolítica do Grande Oriente Médio,por isso os Estados Unidos procuram caminhos para cooperar na crise política atual afim de preservar as áreas de exploração do petróleo e do gás no Irã. Importante lembrar que o comportamento atual agressivo de Teerã se baseia em insegurança geopolítica, pois está cercado por inimigos em suas fronteiras. Do lado ocidental o Iraque, ocupado por tropas americanas, do outro o Afeganistão, ocupado por tropas da OTAN e por fim o Paquistão detentor da bomba atômica sunita que apoiado pelos Estados Unidos realizam operações para subverter minorias étnicas iranianas na região. De acordo com o contexto da nova ordem mundial, faça uma análise sobre a posição geopolítica e estratégica em que se encontra o Irã levando em conta a atual crise política no governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

18

19 Respostas: A) Dois grandes fatores estão no centro das preocupações de Bush no Irã: o controle do petróleo e o fim do programa nuclear. Ambos ficam mais periclitantes quanto mais o islamismo se fecha e se fortalece. Foi o que aconteceu no Irã, com a eleição de Ahmadinejad;

20 2)Em 1980, o presidente Saddam Hussein, do Iraque, revogou um acordo de 1975 que cedia ao Irã cerca de 518 quilômetros quadrados de uma área de fronteira com o Iraque. O iraque exigia a demarcação do território e a posse de três ilhas que foram tomadas pelo Irã em 1971, no estreito de Ormuz. Com opressão do Irã, em 22 de setembro de 1980, o Irã foi invadido em sua zona ocidental por tropas iraquianas. O Iraque também estava interessado na desestabilização do governo islâmico de Teerã e na anexação do Kuzestão, a província iraniana mais rica em petróleo. Segundo os iraquianos, o Irã infiltrou agentes no Iraque para derrubar o regime de Saddam Hussein. Além disso, fez intensa campanha de propaganda e violou diversas vezes o espaço terrestre, marítimo e aéreo iraquiano. Ambos os lados foram vítimas de ataques aéreos a cidades e a poços de petróleo. O esforço de guerra do Iraque era financiado pela Arábia Saudita, pelos EUA e pela União Soviética, enquanto o Irã contava com a ajuda da Síria e da Líbia. Tendo em vista várias recuagens do Iraque, e uma nova fase da guerra que fora em 1987, onde os iranianos aumentaram as hostilidades contra a navegação comercial dentro e nas proximidades do golfo Pérsico, no princípio de 1988, o Conselho de Segurança da ONU exigiu um cessar-fogo. O Iraque aceitou, mas o Irã, não. Porém, devido a situação econômica do Irã e em função de diversas negociações, levou o país a aceitar que a Organização das Nações Unidas (ONU) fosse mediadora do cessar-fogo. O armistício veio em julho e a paz foi restabelecida em 15 de agosto. Em 1990, o Iraque aceitou o acordo de Argel de 1975, que estabelecia fronteira com o Irã. Não houve ganhos e as perdas foram estimadas em cerca de 1,5 milhão de vidas. A guerra destruiu os dois países e diminuiu o ímpeto revolucionário no Irã. A partir de então, o governo iraniano passou a adotar posições mais moderadas e ambos países restabeleceram relações diplomáticas.

21 3) De acordo com o mapa e a crise política no Irã, podemos dizer que atualmente o país passa por uma grande pressão tanto interna como externa.O Irã é considerado por seus vizinhos e alguns países da comunidade internacional como uma teocracia obscurantista e incendiária obcecada em desestabilizar seus vizinhos,através de seu programa nuclear foi considerado pelo presidente dos EUA George W. Bush uma ameaça a segurança internacional assim como outros países integrantes do chamado Eixo do Mal,entretanto sob um ponto de vista iraniano como já mencionado no enunciado, podemos notar que o país tem suas fronteiras ameaçadas por tropas americanas no Iraque e forças da OTAN no Afeganistão.Tais ameaças americanas,tem como objetivo tomar o controle das importantes áreas de exploração como gás e petróleo no Irã.Por outro lado internamente,o presidente Mahmoud Ahmadinejad sofreu grandes críticas por parte de jovens e mulheres que contestavam o regime autoritário islâmico e abusos da guarda revolucionária.Quando o resultado do segundo mandato de Mahmoud saiu a revolta popular saiu do controle causando distúrbios que ameaçavam a ordem dos clérigos, começaram então perseguições de manifestantes e os meios de comunicação foram fechados até que a ordem se reinstalou sufocando os anseios democráticos.Contudo,as instituições políticas do país continuam a refletir,pois a soberania de seu povo é limitada pelo governo que tem o poder de vetar candidaturas.

22 Grupo: Bárbara Roschel Bortoloti Isadora Labrada Bertolini João Francisco Botelho Lucas Romualdo Shimidt Marina Mageka Mól


Carregar ppt "Geopolíticas Asiáticas. IRÃ Introdução O trabalho visa, por meio da análise histórica do sistema político iraniano, explicar as ocorrências referidas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google