A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

16/4/2014Campinas - SP1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "16/4/2014Campinas - SP1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 16/4/2014Campinas - SP1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva MÓDULO 3

2 16/4/2014Campinas - SP2 Análise sobre o panorama social e o exercício da cidadania ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

3 Cidadania Deveres e direitos: Ecológicos; Gênero; Étnicos e outros; Liberdade de expressão; Respeito à individualidade e às identidades específicas; Justiça social; Participação na esfera pública; Bioética;

4 Cidadão Ser cidadão é ter direito de ver-se protegido legalmente, de locomover-se, de interferir na dinâmica política, de votar e ser votado, de expressar-se. É também ter o direito de morar numa casa digna, de comer bem, de poder estudar e trabalhar. É, por fim, ter o direito de participar, com igualdade, na produção, na gestão e na fruição dos bens econômicos e culturais. Peruzzo (1999)

5 Vida em Grupo Formada não na base de regras e regulamentos explícitos, mas em função de uma série de hábitos éticos e obrigações morais recíprocas compartilhados por todos os membros da comunidade. Fukuyama (1996)

6 16/4/2014Campinas - SP6 Atuação socialmente responsável ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

7 Responsabilidade Social - Conceitos Responsabilidade social significa algo, mas nem sempre a mesma coisa, para todos. Para alguns, ela representa a idéia de responsabilidade ou obrigação legal; para outros, significa um comportamento responsável no sentido ético; para outros, ainda, o significado transmitido é o de responsável por, num modo causal. Muitos, simplesmente, equiparam-na a uma contribuição caridosa; outros tomam-na pelo sentido de socialmente consciente". Votaw

8 Responsabilidade Social - Conceitos Responsabilidade social pode ser também o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade em geral". Jaramillo e Ángel

9 Responsabilidade Social - Histórico Amplitude de Visão e mudança -Acionistas -Comunidade -Governo -Rede de fornecedores -Consumidores/compradores -Todos os atuais e futuros interessados – sociedade sustentável -Empregados -Natureza Visão Clássica Visão mais divulgada Visão menos divulgada

10 Vetores da Responsabilidade Social V7 V1 V2 V3V4 V5 V6 Apoio ao desenvolvimento da comunidade. Preservação ambiental. Bem estar dos funcionários, dependentes e um ambiente de trabalho agradável. Comunicações transparentes. Retorno aos acionistas. Sinergia com parceiros. Satisfação de clientes e consumidores. Vetores da Responsabilida de Social Adaptado de Ashley (2002)

11 Atuação socialmente responsável nas Empresas Segundo pesquisa do IPEA 2001: 462 mil (59%) empresas brasileiras realizam, voluntariamente, algum tipo de ação social para a comunidade; Destas, 2/3 afirmam que a prática é habitual; Essas 462 mil empresas aplicaram, em 2000, aproximadamente R$ 4,7 bilhões em ações sociais; 39% destas empresas declaram que pretendem ampliar sua atuação no futuro próximo;

12

13 Responsabilidade Social - Abordagens Necessidade Assistencialismo Compensação Efetivação de Direitos Sustentabilidade Autonomia Respeito Ajuda

14 Responsabilidade Social - Prática A Gessy Lever, em parceria com o governo do Estado do Paraná, montou o Centro Rexona de Excelência no Vôlei, com um investimento da ordem de R$ 4 milhões por ano. Os dois lados ganham: o comercial e o social. De um lado, a empresa proporciona à marca Rexona uma imagem inovadora, jovem e moderna, condizente com seu público-alvo; de outro, investe no social, proporcionando assistência social e esportiva a milhares de crianças, e contribui para desenvolver talentos para o vôlei. Melo Neto e Froes (1999)

15 Responsabilidade Social – Desafios Avaliação de desempenho: Aspectos ambientais - responsabilidade ambiental; Econômicos - responsabilidade societária, financeira, comercial e fiscal; Sociais - ação social da empresa e responsabilidade trabalhista/previdenciária; Responsabilidade social: A empresa não é o centro e origem da responsabilidade social; Transparência organizacional: Governança corporativa

16 Pontos principais de atuação: Fiscalização mais intensa; Legislação mais rigorosa; Incentivos fiscais; Programas assistenciais; Políticas públicas; Responsabilidade Social – Governo

17 1.Antes de implantar um projeto social pergunte para umas vinte entidades do Terceiro Setor para saber o que elas realmente precisam; 2.O que as entidades precisam normalmente não é o que sua empresa faz, nem o que a sua empresa quer fazer; 3.Toda empresa que assumir uma responsabilidade será mais dia menos dia responsabilizada; 4.Assumir uma responsabilidade social é coisa séria. Creches não mandam embora órfãos porque a diretoria mudou de idéia; 5.Todo o dinheiro gasto em anúncios tipo Minha Empresa É Mais Responsável do que o Concorrente", poderia ser gasto duplicando as doações de sua empresa; Os 10 mandamentos da Responsabilidade Social

18 6.Entidades têm no social seu core business, dedicam 100% do seu tempo, 100% do seu orçamento para o social. Sua empresa pretende ter o mesmo nível de dedicação? 7.O consumidor não é bobo; 8.Antes de querer criar um Instituto com o nome da sua empresa ou da sua marca favorita, lembre-se que a maioria dos problemas sociais é impalatável; 9.Evite usar critérios empresariais ao escolher seus projetos sociais, como "retorno sobre investimento" ou "ensinar a pescar". Esta área é regida por critérios humanitários, não científicos ou econômicos; 10.A responsabilidade social é no final das contas, sempre do indivíduo, do voluntário, do funcionário, do dono, do acionista, do cliente, porque requer amor, afeto e compaixão; Os 10 mandamentos da Responsabilidade Social

19 Responsabilidade Social – ONGs


Carregar ppt "16/4/2014Campinas - SP1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google