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Reunião com PGQP Articulação para programa PROIMPE Porto Alegre, 15 de janeiro de 2009.

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1 Reunião com PGQP Articulação para programa PROIMPE Porto Alegre, 15 de janeiro de 2009

2 Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos Próximos Passos

3 120 empresas capacitadas no Curso de Qualidade do PGQP 90 empresas capacitadas em Gestão por Processos 40 empresas capacitadas em Gerenciamento de Projetos – PMI 80 empresas capacitadas em Gestão Tributária 80 empresas capacitadas em Contratos e Licenciamento de Software 100 pessoas capacitadas em Engenharia de Vendas 111 empresas participantes do ciclo de avaliação do PGQP – ciclo º Encontro das Empresas de TIC (Rodada de Negócios) > Principais ações realizadas (2005)

4 63 empresas treinadas no Curso de Qualidade do PGQP 17 participantes do Programa de Formação de Gestores 30 empresas treinadas em Gestão por Processos 63 empresas treinadas em Precificação de Software 30 empresas treinadas em Estratégias e Planos 20 empresas treinadas em Gestão de Pessoas 30 empresas treinadas em Gerenciamento de Projetos – PMI 200 pessoas treinadas em Engenharia de Vendas 60 pessoas treinadas em Vendas Consultivas 95 empresas participantes do ciclo de avaliação do PGQP – Ciclo º Encontro das Empresas de TIC (Rodada de Negócios) Missão Empresarial a Feira Blusoft 2006 – Blumenau/SC Missão de Prospecção Tecnologia e de Mercado à India Exposição em Feiras (Feira do Empreendedor, Mercopar, Autoparts, Fenadi) > Principais ações realizadas (2006)

5 50 empresas participantes Consultorias Continuadas (PGQP) 50 empresas participantes de palestras sobre o Supersimples 13 empresas participando Consultoria Econômica-Financeira (Bento, Caxias, Noroeste e Passo Fundo) Workshop s/Projetos de Inovação – c/SOFTSUL (Caxias do Sul) 100 pessoas treinadas em Engenharia de Vendas Cursos de Avaliação dos Critérios PGQP – Ciclo 2007 Workshops Sensibilização PGQP (p/colaboradores) 81 empresas participantes do ciclo de avaliação do PGQP – Ciclo º Encontro das Empresas de TIC (Rodada de Negócios) 10 participantes Missão Empresarial CEBIT 2007 (Hannover/Alemanha) 8 participantes Missão Empresarial RIO INFO 2007 (Rio de Janeiro) Criação e implementação dos Selos OURO e PRATA Exposição em Feiras (Mercopar e Expointer) > Principais ações realizadas (2007)

6 > Evolução PGQP - Ciclos 2005 a 2007 – Todos os Grupos 80% 100% Liderança Estr. & Planos Clientes Sociedade Info. & Conhecimento Pessoas Processos Resultado

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8 Estimular o uso da TI nas MPEs em geral Aumentar e garantir a qualificação das MPEs de TIC Divulgar o PROIMPE com todos os seus elementos P3– Catálogo Eletrônico Objetivo: Promover o aumento da competitividade das MPEs através do estímulo à informatização das MPES usuárias e da qualificação das MPEs desenvolvedoras de soluções de TIC. Resultado Stakeholders Proc. Internos Aprendiz. e Desenvolvim. Gerenciamento do Programa Avaliar e certificar a qualidade nas MPEs de TIC P4a – Rumo a ISO 9000 P4c – MPS-Br – Processos SW P4b – Critérios de Excelência FNQ P4d – Avaliação Produtos SW Identificar demandas não atendidas e prover plano de desenv. P5 – Novas Encomendas/ Oportunidades Negócios Qualificar e capacitar as MPEs em Geral p/ uso da TI Articular acordos para facilitar acesso a linhas de crédito P9 – Acesso ao Crédito Sensibilizar MPEs em geral e apoiá-las na aquisição de soluções de TIC P7 – Sensibilização e Modelo de Governança P8a – Capacitação de MPEs em Geral P8b – Capacitação MPEs Fornecedoras ASSESPROSOFTEXFENAINFOSEBRAE-NA Articular interiorização das soluções de TIC (APLs e regiões distantes) P6 – Redes de TIC P1 – Plano de divulgação Mapa Estratégico - PROIMPE P2 – Portal PROIMPE

9 Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos Próximos Passos

10 Objetivo: resgatar a participação e termos pelo menos 100 empresas participando do ciclo 2009 do PGQP Implantação de um Programa de Benchmarking de Indicadores Setorial; Ingresso de novas empresas ao programa através da participação do FNQ Módulo Básico - PROIMPE > 2009 (RS) Diagnóstico organizacional inicial4h Capacitação "Fundamentos da Qualidade - TI"20h Capacitação "Identificação e Mapeam. Processos"4h Capacitação "Medição de Processos"4h Capacitação "Padronização de Processos"4h Capacitação "Estratégias e Planos"20h Capacitação "Precificação de SW e Serviços"20h Capacitação "Eng. De Vendas"8h (Aisa) Dúvidas: - Haverá atualização/alteração dos critérios de avaliação p/2009? - Obrigatoriedade da realização do curso de 20h 80h de capacitação + 4h de consultoria

11 Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos Próximos Passos

12 Ingresso de novas empresas ao programa através da participação do FNQ Módulo Básico - PROIMPE Dúvidas: Qual a relação do PGQP com outros programas estaduais? Qual a situação real dos outros programas estaduais? Existe a possibilidade/interesse do PGQP em auxiliar essa expansão? Como o PGQP pode, eventualmente, nos auxiliar nessa expansão? > 2009 (Expansão para outras UFs)

13 Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos Próximos Passos

14 > Próximos passos

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16 Reges Antonio Bronzatti Advogado e Consultor de TI Diretor de Expansão Grupo Processor Diretor da ASSESPRO-RS TI agregando valor a Gestão de Negócios

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18 Client Applications Open Office, Star Office, Microsoft Office, Adobe Photoshop, Symantec, Norton, Firefox, Opera,… Server Applications Jboss, BEA, Zope, WebSphere, JD Edwards, Oracle, SAP, Apache, Microsoft BizTalk,.NET, … Customer Complexity Today Interoperability more important than ever Storage EMC, Dell, Network Appliance, HP Processors X86-32, X86-64, Sparc, PPC, IA64 Networking Vendors Cisco, Extreme, Nortel, 3COM, Juniper Systems Vendors HP, Sun, Fujitsu, IBM, Dell Operating Systems and Middleware Apple, HP, IBM, MS, Sun Databases IBM, Microsoft, Oracle Investir em TI é caro ?

19 O que custa mais na sua empresa ? Tecnologia ou Pessoas ?

20 SuporteTerceiros Applications R$ 1 Milhão e 200 Mil por Ano Exclui Ausências Licenças Cursos Processos Corrupção HE Adicionais Gratificações Links/Outros SW- HW R$ 100K/ano Links AV Etc… R$ 80K/Ano Salários TI+ Qualificação R$ ,00 R$ 200K HW R$ 100K SW Licença+HW R$ 20K/ano UMA Rede de 50 Computadores Custos Salários 50 pessoas Para pensar ( Em 3 anos ): SOFTWARE custa 16% da TI SERVIÇOS custam 40% da TI HARDWARE custa 44% da TI

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24 COMO MUDAR? O Brasil tem condições de elevar seu Produto Interno Bruto (PIB) em até 5%, com o melhor aproveitamento das oportunidades na área da tecnologia e da eletrônica LUIZ FERNANDO FURLAN - ministro do Desenvolvimento, durante a instalação do Comitê Executivo de Comércio Eletrônico, em Brasília, em 11 de fevereiro de 2004

25 Lucratividade pela Inovação Cadeia de valorGanhos prováveis EletroeletrônicosUSD 32 bilhões (40%) AlimentosUSD 5.5 a USD 12.4 bilhões TêxtilUSD 5.7 bilhões SaúdeUSD 3.0 bilhões AutomobilísticaUSD 2.3 a USD 4.0 bilhões Total de USD$ 47.5 bilhões

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34 METODOLOGIA E CONTROLE DE GESTÃO DE TI

35 METODOLOGIA E CONTROLE Por que Gerenciar ? … o que não é DEFINIDO não pode ser CONTROLADO … o que não é CONTROLADO não pode ser MEDIDO … o que não é MEDIDO não pode ser MELHORADO

36 COMO GERENCIAR ? Utilizando um modelo de gestão para a TI que é utilizado para: DEFINIR CONTROLAR MEDIR … direcionando melhorias incrementais no Suporte e Entrega de serviços em TI

37 Alguns Modelos de Gestão para a TI ITIL e ISO COBIT MOF BS7799 / ISO CMM / CMMI PMBOK BSC

38 Gerenciamento de Serviço de TI ? É o esfor ç o para coordenar os processos inerentes aos servi ç os de TI, para entregar os objetivos de neg ó cio do cliente. Glossary of ITIL Terms

39 Como Fazer ? Gestão baseada em Processos bem definidos Service Desk Gerenciamento Financeiro Gerenciamento Nivel de Serviço Gerenciamento Continuidade Gerenciamento Capacidade Gerenciamento Problemas Gerenciamento Mudanças Etc... Gestão baseada em Indicadores Fundamentos consolidados de Qualidade Total

40 Custo por Incidente ( chamado ) Custo médio para resolver cada problema ou dúvida na área de TI Total do custo do Help Desk dividido pela quantidade de chamados (espaço físico, infra-estrutura, recursos técnicos e humanos) Exemplo de Indicador Custo médio por incidente (chamado) no Brasil: R$ 7,00

41 Exemplo de Indicador Tempo para localizar uma informação dentro da empresa. Qual informação ? Pasta de Contratos do Sr. X; Ùltima versão da Proposta N ; Balancete de Dezembro de 2006; Nota Fiscal para o Cliente Y; Etc, etc, etc.... Em média, uma pessoa gasta de 30 a 40% do seu tempo diário produtivo procurando informações...físicas ou digitais !!! Quanto custa este tempo para uma empresa ? Por hora ? Por mês ? Por Ano ?

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43 CASOS Procter&Gamble ( USA )Procter&Gamble ( USA ) –Adotou ITIL em 1997 –Economizou US$ 500 milhões em 4 anos 6 a 8% em corte de custos operacionais ABN Amro ( Brasil )ABN Amro ( Brasil ) –Iniciou ITIL em 2001 – datacenter e implantação de equipamentos do banco, incluindo agências –Centralização do Service desk –Tempo de atendimento reduzido em 20% –Volume de reclamações reduzido em 80% –94% dos atendimentos de clientes completados em menos de 20 segundos

44 A palavra aqui é.... OTIMIZAR !!!!!

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50 Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem mesmo o mais inteligente, Charles Darwin _mas aquele que se adapta mais rapidamente Sobrevivência

51 ( ) Contato

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