A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nomes: Henrique e Gabriela Série: 7ª B Professora: Elisa Respiração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nomes: Henrique e Gabriela Série: 7ª B Professora: Elisa Respiração."— Transcrição da apresentação:

1 Nomes: Henrique e Gabriela Série: 7ª B Professora: Elisa Respiração

2 O que é sistema Respiratório? Sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular.

3 Os órgãos do sistema respiratório: Os órgãos do sistema respiratório, além de dois pulmões, são: fossas nasais, boca, faringe (nasofaringe), laringe, traquéia, brônquios (e suas subdivisões), bronquíolos (e suas subdivisões), diafragma e os alvéolos pulmonares reunidos em sacos alveolares.

4 Em condições normais de respiração, o ar passa pelas fossas nasais onde é filtrado por pêlos e muco e aquecido pelos capilares sanguíneos do epitélio respiratório (tecido altamente vascularizado). Passa então pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos (lat. pequenos brônquios), depois alvéolos(onde ocorre a hematose).

5 As partes do sistema respiratório: A parte mais conhecida é o pulmão mais existem também outras partes: as narinas, a cavidade nasal, a faringe a laringe, traquéia os brônquios, os bronquíolos os alvéolos e por ultimo mais não menos importante, o pulmão. Na verdade, o pulmão é composto por vasos sanguíneos, bronquíolos e alvéolos...

6 Narinas São os dois buracos no nariz, é por lá que entra o ar. Aqueles pelinhos no nariz são o primeiro filtro. Eles vão reter (segurar) as sujeiras maiores como outros pelos, flocos de poeira, etc. Por isso, lembre-se, ao podar os pelinhos não corte tudo, esses pelos são importante no filtro.

7 Laringe Como então o alimento não entra no pulmão? Isso é por conta da laringe e de sua tampa chamada epiglote. Apesar de seu nome esquisito, essa tampa é muito importante e ela que não deixa o alimento entrar na própria laringe e na traquéia (geralmente). É na laringe que também se encontra as cordas vocais responsáveis pelos sons. A laringe mede aproximadamente 5 centímetros no homem e é um pouco menos na mulher.

8

9 Traquéia A traquéia é uma parte do aparelho respiratório, localizada no pescoço, que se estende à laringe e aos brônquios. É um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro e 10 cm de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Podem-se sentir os reforços cartilaginosos da traquéia tocando com os dedos a região anterior da garganta, logo abaixo do pomo-de-adão. Na região superior do peito a traquéia se bifurca, dando origem aos brônquios.

10 Brônquios Os brônquios, começam na traquéia, penetram no pulmão depois de um curto trajeto e ali se dividem originando 3 brônquios secundários no pulmão direito e 2 no esquerdo. A partir destes, a árvore bronquial se ramifica dicotomicamente em forma desigual. As primeiras 9 à 12 divisões constituem os brônquios; as ramificações seguintes constituem os bronquíolos, dentro dos quais se distinguem sucessivamente os bronquíolos propriamente ditos, os bronquíolos terminais e os bronquíolos respiratórios. Estes se ramificam dando lugar aos condutos alveolares que ao mesmo tempo originam os sacos alveolares ou alvéolos onde se produz o intercâmbio gasoso.

11 Bronquíolos Como o nome diz, são pequenos brônquios, eles também possuem cílios, muco e anéis. Sua função é levar o ar até os alvéolos.

12 Alvéolos Um epitélio ou tecido epitelial é um tecido formado por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. Sua principal função é revestir a superfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais internas. A perfeita união entre as células epiteliais fazem com que os epitélios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais. Os epitélios são caracterizados por serem constituídos de células com diferentes formas (prismáticas, achatadas, etc) e uma ou mais camadas celulares, com pouca ou virtualmente nenhuma matriz extracelular (fluido intersticial) nem vasos entre elas. Contudo, todo epitélio está situado sobre uma malha glicoprotéica, produzida por ela, chamada lâmina basal.

13 Doenças Viroses São infecções causadas por agentes submicroscópicos, que invadem as células e são responsáveis por várias doenças do aparelho respiratório. Algumas vezes, atacam o nariz e a garganta, causando o resfriado comum, mas, muito freqüentemente, o vírus pode se espalhar e atingir outras partes do aparelho respiratório, provocando complicações como: gripe otite média bronquite pneumonia

14 Asma É uma doença crônica dos pulmões, que provoca estreitamento dos canais por onde passa o ar, causando dificuldade para respirar e chiado no peito.

15 Causas Não são bem conhecidas as razões que provocam esse estreitamento dos brônquios. Sabe-se que as crises são episódicas (alternam-se com períodos sem sintomas) e podem ser desencadeadas por: substâncias irritantes como fumaça, gases, cigarro, perfumes, poeira, pólen mudança brusca de temperatura o certos alimentos (como frutos do mar) infecções virais (como resfriado e gripe) fatores emocionais (como ansiedade e estresse) exercício físico excessivo

16 Tratamento O médico em geral, recomenda uma combinação de antiinflamatórios, antialérgicos e descongestionantes.

17 Recomendações A pessoa asmática deve: beber grande quantidade de líquidos fazer exercícios respiratórios, se possível com acompanhamento de fisioterapeutas só usar "bombinhas" (sprays bronco dilatadores) sob orientação médica

18 Curiosidades A cada respiração, é inalado meio litro de ar. Calculando-se um ritmo médio de 12 inspirações por minuto (quando se está tranqüilo), entram para os pulmões litros de ar por dia. Os cílios, minúsculos fios de mucosa que revestem as células da traquéia e dos pulmões, empurram a sujeira do ar a ser expelida, numa velocidade de 12,7 milímetros por minuto.

19

20 Fotos

21 Conclusão Com este trabalho sobre o sistema respiratório concluímos que ele é um sistema muito importante pois sem ele não respiramos. O sistema respiratório é um dos principais sistemas do nosso corpo... Aprendemos também sobre muitas partes desse sistema, a Traquéia, os Bronquíolos, entre outros. Assim já temos mais conhecimentos sobre o funcionamento dos nossos sistemas.


Carregar ppt "Nomes: Henrique e Gabriela Série: 7ª B Professora: Elisa Respiração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google