A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório. Age diretamente sobre o multiplicador monetário. Quanto maior a taxa de reserva bancária menor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório. Age diretamente sobre o multiplicador monetário. Quanto maior a taxa de reserva bancária menor."— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório. Age diretamente sobre o multiplicador monetário. Quanto maior a taxa de reserva bancária menor o multiplicador monetário. Dado que: o multiplicador é = 1/1 -d(1-e). Se e = E T /DV bc, quando o banco central amplia o compulsório, ocorre uma redução no multiplicador. Efeitos colaterais: redução da demanda por dólar, redução de crédito e aumento da taxa de juros. A intensidade vai depender do volume de reservas livres retidas pelos bancos.

2 Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório Tipos de recolhimento: diário ou pela média das posições diárias de depósito, durante o período de movimentação. No último caso, é definido um valor mínimo de depósito diário. Funções: a) fornecimento de liquidez ao sistema bancário;b) controle de crédito e c) estabilizador da demanda por reservas bancárias - torna mais fácil e estável o gerenciamento de liquidez por parte de cada banco. Diante das inovações e da concorrência, este instrumento reduz a competitividade dos bancos.

3 Depósito Compulsório no Brasil O período de manutenção é iniciado pós um dia do período de cálculo. As instituições são divididas em dois grupos (A e B). Ambos têm período de cálculo e manutenção de cinco dia, excluindo-se sábado e domingo. O exigível é calculado pela média das posições diárias de depósitos feitos no período de cálculo. É obrigatório a manutenção de um depósito diário de 60% do exigível. A base de incidência é ampla: depósito domiciliados no exterior, poupança, depósitos judiciais etc. A base mais importante é o total de depósito à vista. Taxas: 60 % sobre depósito à vista (não é remunerado) e 8% adicional - poupança e 10% - DV e DP (remunerados pela tx SELIC).

4 Depósito Compulsório no Brasil Base de incidência: média dos saldos diários deduzida de R$ 2 milhões. Período de cálculo: –Grupo A: 5ª a 4ª da semana seguinte –Grupo B: 2ª a 6ª da própria semana.. Período de movimentação –Grupo A: 6ª próxima a 5ª da semana subsequente –Grupo B: 3ª próxima a 2ª da semana subsequente. Alíquota : 60% com manutenção mínima diária de 60% do exigível.

5 Depósito Compulsório no Brasil: exemplo. Saldos do Banco A:51(5ª), 43(6ª), 52 (2ª), 59(3ª), 70 (4ª), Saldos do Banco B:57 (2ª), 64(3ª), 72 (4ª) 60 (5ª), 45(6ª), Qual a base de incidência por grupo ? Qual o recolhimento exigível por grupo ? Qual o valor mínimo exigível por grupo ?: Caso os bancos mantenham o mínimo por dia, qual o valor total do depósito no último dia de movimentação: –Valor do depósito mantido por A na 5ª após o início do período de movimentação = ? –Valor do depósito mantido por B na 2ª após o início do período de movimentação = ?. Obs: alíquota de 60% com manutenção mínima diária de 60% do exigível.

6 Instrumentos de política monetária: Redesconto ou assistência financeira de liquidez Empréstimos na forma de crédito em reservas bancárias concedidos pelo Bacen aos bancos. –Empréstimos com garantias: crédito rotativo até limite de saque determinado pelo Bacen. –Redesconto: empréstimo tendo como garantia títulos, elegíveis pelo próprio Bacen, à taxa previamente definida. Determinados Bacen utilizam um corredor de taxas, com o piso e o teto, permitindo a flutuação neste intervalo. Diferente do open market, a iniciativa por captação é dos bancos comerciais. Contudo, o Bacen pode limitar o acesso a esta linha de financiamento ao manipular a taxa de juros. A taxa pode ser fixa ou variável. Neste último caso, a tx de referência geralmente é a SELIC, que pode ser acrescida de uma outra taxa fixa.

7 Redesconto: objetivos. Apoio ao gerenciamento de liquidez: complementa a ação do open market na oferta de liquidez para os bancos que apresentam contas de reservas bancárias a descoberto. Neste caso, a atuação do redesconto não pode ser punitiva: o bacen deve estabelecer algum limite ao volume de crédito concedido e a tx deve ser menor que a do mercado aberto, evitando a arbritagem bancária. Redesconto seletivo ou especial: financiamento de operações bancárias a longo prazo ou suporte a reestruturação bancária.

8 Redesconto: operacionalização no Brasil. Operação compromissada. A modalidade mais comum é de um dia. Lastro: títulos públicos federais registrados no SELIC, créditos e direitos, preferencialmente com garantia real, e outros ativos, a critério do Bacen. E Redesconto. Envolve o desconto de títulos e direitos creditórios. Em ambos os casos a tx básica é a SELIC

9 Instrumentos de política monetária: Operações de Mercado Aberto. É o instrumento mais eficaz. Opera diretamente sobre as reservas bancárias. Em função da sua flexibilidade e da volatilidade da tx de juros, o Bacen, recorrentemente, atua diariamente no mercado por meio de leilões informais ( go-arounds). Instrumento de sintonia fina de liquidez e de sinalização da tx de juros Contração das reservas: a venda é maior do que o resgate de títulos. Expansão das reservas: o resgate é maior do que a venda de títulos..

10 Instrumentos de política monetária: Operações de Mercado Aberto. Qualquer pessoa física ou jurídica pode adquirir os títulos públicos por meio de compra de quotas de fundos de investimento. Características dos títulos: valor de face, valor de resgate e data de vencimento. Os preços negociados representam um desconto sobre o valor de resgate. O juros = desconto/preço negociado. Objetivos: controle da liquidez. Variável de controle: taxa de juros.

11 A relação taxa de juros - volume de reservas (liquidez) Demanda por Moeda: DM = f (y,r). –DM = aY - br Oferta de Meios de Pgt: OM = m.B ( m é o multiplicador e B a base monetária) –OM = m (PMPP + R) No equilíbrio: aY - br = m(PMPP +R) r = (1/b)[ aY - m(PMPP + R)]

12 A relação taxa de juros - volume de reservas (liquidez) r R S D S1 S2 Venda de títulos Compra de títulos R0R1R2 r2 r1 r0


Carregar ppt "Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório. Age diretamente sobre o multiplicador monetário. Quanto maior a taxa de reserva bancária menor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google