A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA INSTITUIÇÃO: Escola Estadual José de Alencar DISCIPLINA: História do Brasil UNIDADE: Formas históricas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA INSTITUIÇÃO: Escola Estadual José de Alencar DISCIPLINA: História do Brasil UNIDADE: Formas históricas."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA INSTITUIÇÃO: Escola Estadual José de Alencar DISCIPLINA: História do Brasil UNIDADE: Formas históricas de propriedade da terra SÉRIE: 2º ano do ensino médio HORAS-AULA: 4 PROFESSOR: Carlos Gomes OBJETIVO GERAL: Analisar as formas históricas de propriedade da terra no Brasil, a fim de entender os direitos de todos à propriedade privada. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar as várias formas de posse da terra no Brasil Colônia, Império e República para acompanhar evolutivamente o conceito de propriedade rural e entender as formas de latifúndios e minifúndios atuais; Verificar quais os artigos da Constituição Brasileira atual que tratam sobre a posse da terra, a fim de julgar com mais propriedade as invasões e ocupações de terras pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);

2 OBJETIVO ESPECÍFICO Conhecer o que é o MST, buscando formar uma opinião adequada sobre seus objetivos, a fim de contestá-las ou apoiá- las com clareza de princípios.

3 1-PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO –Conteúdo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Formas históricas de posse da terra; Direito de todos à propriedade; O que é MST? Objetivos do MST.

4 1.2 - Vivência cotidiana do conteúdo –O que os alunos já sabem sobre o conteúdo: Bagunça, busca de terra, Igreja, política, partidos políticos, reforma, agrária, violência, governo, polícia, abandono do governo, financiamento, terrorismo, invasão, ocupação de terras, União Democrática Ruralista (UDR), terra para todos, força política, matança de gado, terra produtiva e improdutiva, direito à propriedade, vilas rurais, bandeira vermelha, comunismo, máquinas que ocupam o lugar do homem.

5 O que mais os alunos gostariam de saber: Quem tem direito à propriedade? O que é reforma agrária? Quando surgiu o MST? É uma organização legal? O que é propriedade produtiva e Improdutiva?

6 2. PROBLEMATIZAÇÃO 2.1 Discussão sobre problemas significativos da posse de terra Quem tem direito à propriedade rural? Quais as formas legais de propriedade rural? O que são terras produtivas e improdutivas? O MST possui uma ideologia? Quais os interesses políticos desse movimento? Por que as diversas igrejas se envolvem com os sem- terra? Como o governo reage às invasões de terras? E se não houvesse reintegração de posse?

7 2.2 Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas Conceitual/Científica: O que é MST? Como está estruturado? Social: Todos têm direito a uma propriedade particular? Histórica: Quando iniciou o MST? Por que nesse momento histórico está ocorrendo esse movimento? Econômica: Quanto custa uma desapropriação? Quem lucra? Quem perde? Política: Qual a proposta de governo para o MST? E para a reforma agrária? Filosófica: Qual a linha teórica de conduta do MST?

8 2.2 Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas Religiosa: A Igreja, como instituição, deve participar do MST? Legal: Existem Leis que amparam o MST? Ética: Quais os princípios morais e éticos orientam o MST?

9 3. INSTRUMENTALIZAÇÃO –3.1 -Ações didático- pedagógicas: Exposição oral, debates, leituras palestras, visitas a acampamentos. –3.2 -Recursos humanos e materiais: Filmes, jornais revistas, TV, entrevistas, livros, legislação

10 4. CATARSE 4.1-Síntese mental do aluno: MST é um agrupamento de pessoas sem propriedade agrícola, que tem como objetivo obter um pedaço de terra para plantar e colher seu sustento. Essa organização se estrutura em função de necessidades e princípios socioculturais, econômicos, políticos, históricos, ideológicos, etc.

11 5. PRÁTICA SOCIAL FINAL Nova postura prática: Conhecer melhor o MST; Respeitar o MST; Analisar criticamente o MST; Saber mais sobre o direito à propriedade Ações do aluno: Visitar um acampamento do MST. Ler sobre o assunto; Ler e estudar os princípios que regem o MST; Comparar a ação do MST pela posse da terra com outras formas legais de apropriação da terra; Verificar quais são as formas históricas de apropriação da terra e legislação pertinente em outros países.

12 PARA FINALIZAR......A Prática Social Inicial e Final são o contexto de onde provém e para onde retorna o conteúdo reelaborado pelo processo escolar. A Problematização, a Instrumentalização e a Catarse são os três passos de efetiva construção do conhecimento na e para a prática social.


Carregar ppt "PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA INSTITUIÇÃO: Escola Estadual José de Alencar DISCIPLINA: História do Brasil UNIDADE: Formas históricas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google