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O que está em jogo ... É a disputa por recursos, pois existe o sistema de COOPERAÇÃO financeira; Aumenta a defasagem entre o sistema educacional e o sistema.

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1 O que está em jogo ... É a disputa por recursos, pois existe o sistema de COOPERAÇÃO financeira; Aumenta a defasagem entre o sistema educacional e o sistema econômico;

2 Outros pontos... Com a criação do CFE e Conselho estadual as escolas particulares ganham direito a representação. torna-se inevitável disputas por recursos...

3 Movimentos de educação popular
Momento de grande produção teórica; Grande ação efetiva dos movimentos de educação popular na década de 60, principalmente na primeira metade.

4 Centros Populares de Cultura (CPC)
1961 o primeiro criado pela UNE; Entre 1962 e 1964 espalharam-se;

5 Movimentos de Cultura popular(MCP)
Surge em 60 ligada a prefeitura de Pernanbuco;

6 Movimento de Educação de Base
Criados 1961 pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); Na composição ideológica dos grupos há tanto influência marxista quanto cristã; Era um momento muito rico as atividades destes grupos iam desde peças de teatro até publicações, exposições, exibição de filmes e documentários, alfabetização rural e urbana;

7 Em 1964 Esses grupos passam a ser considerados subversivos os seus lideres são penalizados, com exceção do MEB, que sofre alteração na sua orientação e diminuição das suas atividades;

8 Críticas... Populista; Paternalista;
Autoritários dada a orientação dos intelectuais... Mas há que se considerar o seu tempo, portanto contexto...

9 A ditadura e a educação O Brasil vive ideologia política X
Início dos anos 60: O Brasil vive ideologia política X Modelo econômico

10 Ideologia Politica Nacionalismo; Busca pela identidade nacional;
Anseio pela independência econômica; Populismo;

11 Modelo econômico se internacionaliza;
e se submete ao controle estrangeiro; O golpe militar de 64 opta pelo aproveitamento do capital estrangeiro e liquida com nacional desenvolvimentismo; A recuperação econômica se dá por um modelo concentrador de renda que favorece uma camada restrita da população e arrocha os salários dos trabalhadores

12 Êxodo rural Aprofunda os problemas que chega a níveis de miserabilidade; Os brasileiros perdem o poder de participação e crítica; Lei de Segurança Nacional; Prisões Inquéritos,exílios, etc...

13 Reflexos na educação; UNE fora da lei;
Elimina-se representação nacional; Controle nas escolas de nível médio os grêmios são transformados em centros cívicos sob a direta orientação do professor de Moral Cívica (sempre alguém de confiança da direção);

14 1968 Em congresso clandestino da UNE, em Ibiúna, 900 estudantes foram presos e torturados.

15 1968 Ano marcado mundialmente pela revolta dos estudantes inclusive revolta iniciada em Paris; Em novembro reforma universitária Em dezembro AI-5-concede ao presidente da República poderes do executivo e legislativo; Em fevereiro de 1969 decreto 447 proíbe professores e alunos de qualquer manifestação de caráter político;

16 Reforma da LDB 5692/71 Três pilares:
Educação e desenvolvimento- formação de mão de obra para mercado em expansão; Educação e segurança; formação do cidadão consciente(civismo,moral e cívica, OSPB - imposição da ideologia da ditadura) Educação e comunidade:visando estabelecer a relação entre escola e comunidade, com a criação de empresários e mestres;(interferência da empresa na escola,modelo na estrutura organizacional burocratizada e hierarquizada)

17 Lei 5692/71 vantagens aparentes
Extensão da obrigatoriedade do 1º grau (1ª a 8ª séries) Escola única superação da seletividade com a eliminação do dualismo escolar, já que não existe separação entre o secundário e o técnico. Profissionalização a nível médio para todos:superação do nível médio propedêutico.

18 Lei 5692/71 vantagens aparentes
Integração geral do sistema do sistema educacional do primário ao superior continuidade; Cooperação das empresas na educação

19 Os prejuízos e fracassos
Não há recursos materiais e humanos para atender a demanda da obrigatoriedade do ensino de 8 anos; Escolas inadequadas para profissionalização (sem estrutura); Ninguém se profissionalizava mas era lançado no mercado um “exército de reserva” de mão de obra barata.

20 Os prejuízos e fracassos
As escolas particulares não se submetem a letra da lei, mas apresentam um programa oficial para efeitos de formalidade, na prática continuam preparando para o vestibular Processo de privatização do ensino; Cursos criados nos moldes empresariais que não significa sinônimo de qualidade pedagógica;

21 Os prejuízos e fracassos
Criação indiscriminada de cursos superiores; Faculdades particulares de baixo nível voltada para os pobres, pois não estavam preparados para a disputa pelas vagas;

22 O fundamental da lei 5692/71 Caráter tecnocrático;
Eficiência e produtividade, que resulta em despolitização; Eficiência e produtividade com fim em si mesmo e se sobrepõem aos valores pedagógicos; Fortalece e camufla estruturas de poder;

23 O fundamental da lei 5692/71 Reforma aparentemente apolítica foi essencialmente política;

24 Em 1980 Lei 7044/82 dispensa as escolas da obrigatoriedade da profissionalização, voltando a ênfase para a formação geral; Estava em curso um lento processo de abertura política; Pelo parecer do CFE nº342/82 ressurge a disciplina de Filosofia como disciplina optativa; Processo envolveu muita luta

25 A partir de 1985 Primeiro governo civil Diretas Já
1978 mobilização dos professores;


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