A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética e Auto-regularão Na mudança de legislação, qual medida deve ser tomada para a incorporação das novas regras ao Código de Auto-Regulação da ANBIMA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética e Auto-regularão Na mudança de legislação, qual medida deve ser tomada para a incorporação das novas regras ao Código de Auto-Regulação da ANBIMA?"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Auto-regularão Na mudança de legislação, qual medida deve ser tomada para a incorporação das novas regras ao Código de Auto-Regulação da ANBIMA? a) Comunicação formal às instituições participantes. b) Comunicação formal a todas as instituições não participantes, porém que aderiram ao Código via Termo de Adesão. c) Comunicação formal a ambas as instituições, participantes e não participantes. d) Nenhuma. Quaisquer alterações na legislação vigente que disponham sobre qualquer matéria constante no Código serão automaticamente incorporadas, não sendo necessária nenhuma formalidade específica.

2 Ética e Auto-regularão Na mudança de legislação, qual medida deve ser tomada para a incorporação das novas regras ao Código de Auto-Regulação da ANBIMA? a) Comunicação formal às instituições participantes. A ANBIMA quer melhorar o mercado e não dar melhores condições as participantes b) Comunicação formal a todas as instituições não participantes, porém que aderiram ao Código via Termo de Adesão. Mas é necessário avisar as participantes também c) Comunicação formal a ambas as instituições, participantes e não participantes. d) Nenhuma. Quaisquer alterações na legislação vigente que disponham sobre qualquer matéria constante no Código serão automaticamente incorporadas, não sendo necessária nenhuma formalidade específica. Faz parte do papel da ANBIMA explicar a Lei ao mercado Analise o que é mais correto fazer. Várias questões podem ser respondidas assim. A ANBIMA quer melhorar o mercado e não separar participantes e não participantes

3 Ética e Auto-regularão Um gerente de banco, preocupado em bater suas metas de vendas de seguro de vida, trata de oferecer o produto indiscriminadamente a todos os clientes de sua carteira. Quais são os princípios, segundo o Código de Ética do IBCPF, que está ferindo? a) Profissionalismo e confidencialidade. b) Competência e profissionalismo. c) Integridade e objetividade. d) Integridade e profissionalismo.

4 Ética e Auto-regularão Um gerente de banco, preocupado em bater suas metas de vendas de seguro de vida, trata de oferecer o produto indiscriminadamente a todos os clientes de sua carteira. Quais são os princípios, segundo o Código de Ética do IBCPF, que está ferindo? a) Profissionalismo e confidencialidade Nada a ver b) Competência e profissionalismo. Ele conhece os produtos, mas não usa para o bem e nada diz que ele não foi profissional c) Integridade e objetividade. d) Integridade e profissionalismo. Em nenhum momento ele não foi profissional. Integridade – cliente pode confiar. Objetividade – imparcial, vender o que é bom para o cliente. Competência – conhece o que está vendendo. Probidade – Não permite que aconteça conflito de interesses. Confidencialidade – informações do cliente são confidenciais Profissionalismo – Ajudar os outros, trabalhar o melhor possível. Ser digno e Cortes com clientes. Diligência – cumprir prazos razoáveis Conhecimento do cliente – conhecer o cliente

5 Ética e Auto-regularão Segundo a Resolução nº 2078 do Banco Central e a Circular nº do Banco do Central, caso o cadastro de um cliente esteja desatualizado, algumas das medidas abaixo devem ser negadas. Qual das alternativas abaixo é FALSA? a) Aumento de limite do cheque especial e acolhimento de depósito em espécie. b) Fornecimento de talões de cheque e aumento de cheque especial. c) Atendimento de solicitação de nova aplicação financeira e fornecimento de cartão magnético. d) Nenhuma das anteriores. Todas estão previstas pelo Banco Central na Resolução e Circular citadas.

6 Ética e Auto-regularão Segundo a Resolução nº 2078 do Banco Central e a Circular nº do Banco do Central, caso o cadastro de um cliente esteja desatualizado, algumas das medidas abaixo devem ser negadas. Qual das alternativas abaixo é FALSA? a) Aumento de limite do cheque especial e acolhimento de depósito em espécie. Banco Central não analisa política de crédito do banco, nem impede depósitos. b) Fornecimento de talões de cheque e aumento de cheque especial. Banco Central não analisa política de crédito do banco c) Atendimento de solicitação de nova aplicação financeira e fornecimento de cartão magnético. d) Nenhuma das anteriores. Todas estão previstas pelo Banco Central na Resolução e Circular citadas. Ninguém precisa conhecer a resolução, mas precisa analisar com bom senso. Como obrigar o cliente a atualizar cadastro sem o trazer grande prejuízo.

7 Ética e Auto-regularão Um cliente seu faz um depósito, que você considera suspeito, em outra agência do banco em que você trabalha, às 14h15, Você comunica a sua suspeita à área de Compliance às 14h56. A área de Compliance, por sua vez, comunica ao COAF sua suspeita sobre tal cliente no dia seguinte, às 10h50. O COAF, após investigação, conclui que todas operações do cliente são absolutamente legais, não cabendo, portanto, suspeita sobre o cliente. Qual das alternativas está correta? a) Você é chamado junto ao COAF para prestar esclarecimentos, uma vez que foi o primeiro a desconfiar e a denunciar a suspeita de irregularidade, bem como o responsável pelo Compliance também é chamado, visto que seu departamento foi o responsável pela denúncia da suposta irregularidade. b) Ninguém é chamado, afinal a denúncia ao COAF deveria ter sido feita até 12 horas após o depósito considerado suspeito e sendo assim, perdeu-se o prazo para a denúncia, não importando se ela era realmente suspeita ou não. c) Ninguém é chamado. A comunicação foi de boa-fé, dentro dos parâmetros legais e, assim, não cabem medidas administrativas nem de responsabilidade civil a ninguém, no caso. d) Um dos diretores estatutários do banco e a quem a área em que você trabalha esteja subordinada, é chamado, uma vez que a denúncia foi feita e ele é juridicamente responsável pelo banco.

8 Ética e Auto-regularão Um cliente seu faz um depósito, que você considera suspeito, em outra agência do banco em que você trabalha, às 14h15, Você comunica a sua suspeita à área de Compliance às 14h56. A área de Compliance, por sua vez, comunica ao COAF sua suspeita sobre tal cliente no dia seguinte, às 10h50. O COAF, após investigação, conclui que todas operações do cliente são absolutamente legais, não cabendo, portanto, suspeita sobre o cliente. Qual das alternativas está correta? a) Você é chamado junto ao COAF para prestar esclarecimentos, uma vez que foi o primeiro a desconfiar e a denunciar a suspeita de irregularidade, bem como o responsável pelo Compliance também é chamado, visto que seu departamento foi o responsável pela denúncia da suposta irregularidade. b) Ninguém é chamado, afinal a denúncia ao COAF deveria ter sido feita até 12 horas após o depósito considerado suspeito e sendo assim, perdeu-se o prazo para a denúncia, não importando se ela era realmente suspeita ou não. c) Ninguém é chamado. A comunicação foi de boa-fé, dentro dos parâmetros legais e, assim, não cabem medidas administrativas nem de responsabilidade civil a ninguém, no caso. d) Um dos diretores estatutários do banco e a quem a área em que você trabalha esteja subordinada, é chamado, uma vez que a denúncia foi feita e ele é juridicamente responsável pelo banco. Usar bom senso, o Coaf é para ajudar, não para coibir denuncias.

9 Ética e Auto-regularão Assinale a alternativa correta: a) O mercado primário compreende somente o lançamento de novos títulos na Bolsa, gerando corretagem para o corretor. b) A metodologia de marcação a mercado é a precificação de um ativo pelo seu último preço de negociação no mercado. c) A metodologia de marcação a mercado é a precificação de um ativo pelo seu preço a valor de mercado. d) Os índices de mercado são traduções dos objetivos de retorno e tolerância ao risco, facilmente obtidos e, por isso, sendo determinados pelo Governo.

10 Ética e Auto-regularão Assinale a alternativa correta: a) O mercado primário compreende somente o lançamento de novos títulos na Bolsa, gerando corretagem para o corretor. Não, podem haver revendas de títulos em poder da tesouraria da empresa b) A metodologia de marcação a mercado é a precificação de um ativo pelo seu último preço de negociação no mercado. Não correto, não é no seu último preço e sim por quanto seria possível vender. c) A metodologia de marcação a mercado é a precificação de um ativo pelo seu preço a valor de mercado. d) Os índices de mercado são traduções dos objetivos de retorno e tolerância ao risco, facilmente obtidos e, por isso, sendo determinados pelo Governo. Não é o governo que determina índices de mercado, é o próprio mercado A marcação a mercado garante que se o fundo tiver que vender o título, ele vai conseguir vender queimar o título pelo valor de mercado, porque já contabilizou baixas no valor do título A marcação a mercado quantifica o risco de liquidez

11 Ética e Auto-regularão A Lei nº 9.613/1998 define como crimes antecedentes: a) tráfico de drogas e afins, terrorismo e furto; b) tráfico de drogas, tráfico de armas, terrorismo e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional; c) contrabando de armas, terrorismo e seqüestro político; d) terrorismo, crimes contra administração pública e crimes contra a lei de imprensa.

12 Ética e Auto-regularão A Lei nº 9.613/1998 define como crimes antecedentes: a) tráfico de drogas e afins, terrorismo e furto; b) tráfico de drogas, tráfico de armas, terrorismo e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional; c) contrabando de armas, terrorismo e seqüestro político; d) terrorismo, crimes contra administração pública e crimes contra a lei de imprensa. Usar bom senso, a avaliação é da ANBIMA, o crime tem que ser contra o SFN

13 Ética e Auto-regularão Ao abrir a conta de um cliente no banco, você descobre que ele é muito rico, mas que não entende nada de investimento. De acordo com o princípio da integridade do Código de Ética do IBCPF, você direciona os recursos do cliente para os produtos que: a) dão maior receita para a sua carteira; b) estão em campanha no banco; c) têm a melhor rentabilidade, não tirando nenhuma vantagem pessoal sobre isso; d) melhor se adéqüem às necessidades do cliente, não tirando nenhuma vantagem individual sobre isso.

14 Ética e Auto-regularão Ao abrir a conta de um cliente no banco, você descobre que ele é muito rico, mas que não entende nada de investimento. De acordo com o princípio da integridade do Código de Ética do IBCPF, você direciona os recursos do cliente para os produtos que: a) dão maior receita para a sua carteira; b) estão em campanha no banco; c) têm a melhor rentabilidade, não tirando nenhuma vantagem pessoal sobre isso; Produtos de melhor rentabilidade tem maior risco, e não necessariamente o cliente precisa disso. d) melhor se adéqüem às necessidades do cliente, não tirando nenhuma vantagem individual sobre isso.

15 Ética e Auto-regularão A lavagem de dinheiro consiste fundamentalmente em: a) processo onde clientes estabelecem alternativas financeiras para reduzir a carga tributária em sua operações; b) conjunto de operações financeiras realizadas exclusivamente em paraísos fiscais, visando inibis a ação e controle fiscal; c) operações ilícitas que buscam otimizar seus rendimentos; d) processo pelo qual o criminoso transforma recursos ganhos de forma ilícita em ativos com origem aparentemente legal.

16 Ética e Auto-regularão A lavagem de dinheiro consiste fundamentalmente em: a) processo onde clientes estabelecem alternativas financeiras para reduzir a carga tributária em sua operações; Isso é problema da receita b) conjunto de operações financeiras realizadas exclusivamente em paraísos fiscais, visando inibis a ação e controle fiscal; Não acontece apenas em paraísos fiscais, mas estes existem para lavar dinheiro. c) operações ilícitas que buscam otimizar seus rendimentos; Não faz sentido d) processo pelo qual o criminoso transforma recursos ganhos de forma ilícita em ativos com origem aparentemente legal.

17 Ética e Auto-regularão Qual o principal órgão de combate à lavagem de dinheiro, criado a partir da aprovação de Lei nº 9.613/1998? a) COAF. b) Secretaria da Receita Federal. c) GAFI. d) Banco Central.

18 Ética e Auto-regularão Qual o principal órgão de combate à lavagem de dinheiro, criado a partir da aprovação de Lei nº 9.613/1998? a) COAF. b) Secretaria da Receita Federal. c) GAFI. d) Banco Central.

19 Ética e Auto-regularão Considera-se como prática obrigatória na prevenção de crimes de lavagem de dinheiro, a implantação nas instituições financeiras da política Know Your Customer (KYC), que consiste em: a) conhecimento de informações cadastrais e financeiras, das atividades dos clientes; b) sistema de controle e movimentação financeira; c) processo de acompanhamento dos balanços patrimoniais; d) controle de documentos societários dos clientes.

20 Ética e Auto-regularão Considera-se como prática obrigatória na prevenção de crimes de lavagem de dinheiro, a implantação nas instituições financeiras da política Know Your Customer (KYC), que consiste em: a) conhecimento de informações cadastrais e financeiras, das atividades dos clientes; b) sistema de controle e movimentação financeira; c) processo de acompanhamento dos balanços patrimoniais; d) controle de documentos societários dos clientes. É isso que a mesa KYC faz.

21 Ética e Auto-regularão Está cumprindo o principio ético de integridade o profissional financeiro que a) Indicar somente os produtos que o ajudarão a cumprir sua meta b) Atender somente pessoa física c) Abster-se de vantagens pessoais no exercício da função d) Aprimorar seus conhecimentos sobre os produtos oferecidos pela instituição em que trabalha

22 Ética e Auto-regularão Está cumprindo o principio ético de integridade o profissional financeiro que a) Indicar somente os produtos que o ajudarão a cumprir sua meta – fere a objetividade b) Atender somente pessoa física – fere o principio do profissionalismo c) Abster-se de vantagens pessoais no exercício da função d) Aprimorar seus conhecimentos sobre os produtos oferecidos pela instituição em que trabalha - este é o principio da competência.

23 Ética e Auto-regularão A adesão aos códigos de auto-regulação da ANBIMA é: I.Obrigatória para todos os fundos de investimento. II.Obrigatória para todas as instituições filiadas. III.Facultativa para todas as intuições filiadas. Está correto o que se afirma apenas em: a)I b)II c)III d)I e III

24 Ética e Auto-regularão A adesão aos códigos de auto-regulação da ANBIMA é: I.Obrigatória para todos os fundos de investimento. Tem fundos de investimento que não são filiados. A ANBIMA não é órgão regulamentador oficial. II.Obrigatória para todas as instituições filiadas. III.Facultativa para todas as intuições filiadas. Quem quer fazer parte da ANBIMA, tem que seguir suas regulações. Está correto o que se afirma apenas em: a)I b)II c)III d)I e III

25 Ética e Auto-regularão O código de auto-regulação determina que o Selo ANBIMA seja impresso na capa do: a)Regulamento do fundo de investimento b)Termo de ciência do risco c)Prospecto do fundo de investimento d)Termo de adesão ao fundo de investimento

26 Ética e Auto-regularão O código de auto-regulação determina que o Selo ANBIMA seja impresso na capa do: a)Regulamento do fundo de investimento – linguagem jurídica, a ANBIMA acredita que tenha menos leitores. b)Termo de ciência do risco – não é assinado em todos os fundos c)Prospecto do fundo de investimento d)Termo de adesão ao fundo de investimento – pode ser até eletrônico, é um termo muito simples. A ANBIMA acredita que o prospecto será lido por todos, por isso, o selo terá que estar no prospecto.

27 Ética e Auto-regularão Manter os necessários conhecimentos e habilidades para prestar bons serviços aos seus clientes e ainda firmar um compromisso de continua aprendizagem e aperfeiçoamento pessoal é o que diz o principio ético de a)liderança b)competência c)objetividade d)integridade

28 Ética e Auto-regularão Manter os necessários conhecimentos e habilidades para prestar bons serviços aos seus clientes e ainda firmar um compromisso de continua aprendizagem e aperfeiçoamento pessoal é o que diz o principio ético de a)Liderança – não é principio ético b)competência c)Objetividade – vender o que é bom para o cliente. d)Integridade – confiança

29 Ética e Auto-regularão Os objetivos do código de auto regulação para o programa de certificação continuada são: I.Estabelecer regras e conduta para os profissionais que atuam com investimento. II.Promover a concorrência leal entre os participantes do mercado III.Adotar práticas equitativas e uniformes entre os profissionais. IV.Introduzir pequenos investidores no mercado de capitais. Está correto o que se afirma apenas em a)I e II b)III e IV c)I, II e IV d)I, II e III

30 Ética e Auto-regularão Os objetivos do código de auto regulação para o programa de certificação continuada são: I.Estabelecer regras e conduta para os profissionais que atuam com investimento. II.Promover a concorrência leal entre os participantes do mercado III.Adotar práticas equitativas e uniformes entre os profissionais. IV.Introduzir pequenos investidores no mercado de capitais. Está correto o que se afirma apenas em a)I e II b)III e IV c)I, II e IV d)I, II e III

31 Ética e Auto-regularão Um profissional que introduz seu cliente a adquirir um produto que não é de seu interesse, com o intuito de bater sua meta de venda, deixa de observar o principio a)integridade b)competência c)confidencialidade d)profissionalismo

32 Ética e Auto-regularão Um profissional que introduz seu cliente a adquirir um produto que não é de seu interesse, com o intuito de bater sua meta de venda, deixa de observar o principio a)integridade b)Competência – gerente sabe o que está vendendo c)Confidencialidade – sigilo bancário d)Profissionalismo – respeita clientes e colegas. Não critica os colegas. Integridade trata de o cliente confiar nas recomendações do gerente

33 Ética e Auto-regularão Um cliente questiona sobre a possibilidade de montar sua própria carteira de ações. Você, gerente, considera que o investimento em ações é perigoso e não aplica seus recursos pessoais neste mercado. Você oferece, então, um fundo de renda fixa. Você infringiu o principio ético de a)objetividade b)Integridade c)profissionalismo d)competência

34 Ética e Auto-regularão Um cliente questiona sobre a possibilidade de montar sua própria carteira de ações. Você, gerente, considera que o investimento em ações é perigoso e não aplica seus recursos pessoais neste mercado. Você oferece, então, um fundo de renda fixa. Você infringiu o principio ético de a)Objetividade b)Integridade – cliente deve confiar na boa fé do gerente. c)Profissionalismo – tratar os clientes e colegas de forma respeitosa d)Competência – conhecer o que está vendendo O gerente deve fazer o que é bom para o cliente na visão do cliente, não na sua visão pessoal.

35 Ética e Auto-regularão A fase colocação do crime de lavagem de dinheiro caracteriza-se por a)Ser a última fase do processo b)Dificultar o rastreamento da origem dos recursos c)Fazer o dinheiro passar pelo caixa ou balcão dos bancos d)Trazer o dinheiro de volta para a economia com aparência de origem lícita

36 Ética e Auto-regularão A fase colocação do crime de lavagem de dinheiro caracteriza-se por a)Ser a última fase do processo – a última fase é a integração b)Dificultar o rastreamento da origem dos recursos – isso é ocultação, quando o cliente transfere recursos para várias contas. c)Fazer o dinheiro passar pelo caixa ou balcão dos bancos d)Trazer o dinheiro de volta para a economia com aparência de origem lícita - esta é a fase da integração, onde o cliente simula uma operação licita para trazer de volta o dinheiro para a economia (supermercado comprando açúcar de uma fábrica de açúcar. A colocação é a primeira fase, que é quando o cliente faz pequenos depósitos em dinheiro no caixa (valores menores a R$ 10 mil).

37 Ética e Auto-regularão São operações suspeitas de lavagem de dinheiro, relacionadas à manutenção de conta corrente: I.Abertura de conta em agência bancária de aeroporto, por um cliente residente distante dessa agência. II.Abertura de conta corrente por menor de idade. III.Abertura de conta corrente por procurador. IV.Cliente mantém volume elevado de recursos em conta corrente, e dispensa qualquer tipo de remuneração. Está correto o que se afirma em a)I e II b)III e IV c)I, III e IV d)I, II, III e IV

38 Ética e Auto-regularão São operações suspeitas de lavagem de dinheiro, relacionadas à manutenção de conta corrente: I.Abertura de conta em agência bancária de aeroporto, por um cliente residente distante dessa agência. II.Abertura de conta corrente por menor de idade. – essa não tem problema III.Abertura de conta corrente por procurador. IV.Cliente mantém volume elevado de recursos em conta corrente, e dispensa qualquer tipo de remuneração. Está correto o que se afirma em a)I e II b)III e IV c)I, III e IV d)I, II, III e IV

39 Ética e Auto-regularão Ao atuar com ética nos negócios o gerente de relacionamento deverá indicar o investimento: a)Adequado ao objetivo, horizonte de tempo e tolerância ao risco. b)Com maior rentabilidade nos últimos 36 meses c)Com tendência de maior rendimento conforme cenário econômico. d)Conforme rendimento solicitado pelo cliente

40 Ética e Auto-regularão Ao atuar com ética nos negócios o gerente de relacionamento deverá indicar o investimento: a)Adequado ao objetivo, horizonte de tempo e tolerância ao risco. b)Com maior rentabilidade nos últimos 36 meses c)Com tendência de maior rendimento conforme cenário econômico. d)Conforme rendimento solicitado pelo cliente O investimento deve estar alinhado ao objetivo, horizonte de tempo e tolerância ao risco do cliente, não apenas rentabilidade.

41 Ética e Auto-regularão A NBID é uma entidade de classe que, além de representar os interesses de seus associados, auto-regula suas atividades com a adoção de normas geralmente mais rígidas do que as impostas pela legislação. Os principais Códigos de auto regulação da ANBIMA são: I.Auto-Regulação das ofertas públicas de Títulos e Valores Mobiliários. II.Auto-Regulação de fundos de investimento III.Auto-Regulação para serviços qualificados ao mercado de capitais. IV.Auto-Regulação do Programa de Certificação Continuada V.Auto-Regulação do Mercado de Private Bank Doméstico Esta correto ao se afirmar a) I, II e III apenas b) III, IV e V apenas c) II e IV apenas d) I, II, III, IV e V

42 Ética e Auto-regularão A ANBIMA é uma entidade de classe que, além de representar os interesses de seus associados, auto-regula suas atividades com a adoção de normas geralmente mais rígidas do que as impostas pela legislação. Os principais Códigos de auto regulação da ANBIMA são: I.Auto-Regulação das ofertas públicas de Títulos e Valores Mobiliários. II.Auto-Regulação de fundos de investimento III.Auto-Regulação para serviços qualificados ao mercado de capitais. IV.Auto-Regulação do Programa de Certificação Continuada V.Auto-Regulação do Mercado de Private Bank Doméstico Esta correto ao se afirmar a) I, II e III apenas b) III, IV e V apenas c) II e IV apenas d) I, II, III, IV e V Todos os itens fazem parte do universo de aplicações financeiras possíveis, portanto, reguladas pela ANBIMA.


Carregar ppt "Ética e Auto-regularão Na mudança de legislação, qual medida deve ser tomada para a incorporação das novas regras ao Código de Auto-Regulação da ANBIMA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google