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Manipulação de preços Na mudança de legislação, qual medida deve ser tomada para a incorporação das novas regras ao Código de Auto-Regulação da ANBIMA?

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Apresentação em tema: "Manipulação de preços Na mudança de legislação, qual medida deve ser tomada para a incorporação das novas regras ao Código de Auto-Regulação da ANBIMA?"— Transcrição da apresentação:

1 Manipulação de preços Na mudança de legislação, qual medida deve ser tomada para a incorporação das novas regras ao Código de Auto-Regulação da ANBIMA? a) Comunicação formal às instituições participantes. b) Comunicação formal a todas as instituições não participantes, porém que aderiram ao Código via Termo de Adesão. c) Comunicação formal a ambas as instituições, participantes e não participantes. d) Nenhuma. Quaisquer alterações na legislação vigente que disponham sobre qualquer matéria constante no Código serão automaticamente incorporadas, não sendo necessária nenhuma formalidade específica.

2 Manipulação de preços Na mudança de legislação, qual medida deve ser tomada para a incorporação das novas regras ao Código de Auto-Regulação da ANBIMA? a) Comunicação formal às instituições participantes. A ANBIMA quer melhorar o mercado e não dar melhores condições as participantes b) Comunicação formal a todas as instituições não participantes, porém que aderiram ao Código via Termo de Adesão. Mas é necessário avisar as participantes também c) Comunicação formal a ambas as instituições, participantes e não participantes. d) Nenhuma. Quaisquer alterações na legislação vigente que disponham sobre qualquer matéria constante no Código serão automaticamente incorporadas, não sendo necessária nenhuma formalidade específica. Faz parte do papel da ANBIMA explicar a Lei ao mercado Analise o que é mais correto fazer. Várias questões podem ser respondidas assim. A ANBIMA quer melhorar o mercado e não separar participantes e não participantes

3 Manipulação de preços Um gerente de banco, preocupado em bater suas metas de vendas de seguro de vida, trata de oferecer o produto indiscriminadamente a todos os clientes de sua carteira. Quais são os princípios, segundo o Código de Ética do IBCPF, que está ferindo? a) Profissionalismo e confidencialidade. b) Competência e profissionalismo. c) Integridade e objetividade. d) Integridade e profissionalismo.

4 Manipulação de preços Um gerente de banco, preocupado em bater suas metas de vendas de seguro de vida, trata de oferecer o produto indiscriminadamente a todos os clientes de sua carteira. Quais são os princípios, segundo o Código de Ética do IBCPF, que está ferindo? a) Profissionalismo e confidencialidade Nada a ver b) Competência e profissionalismo. Ele conhece os produtos, mas não usa para o bem e nada diz que ele não foi profissional c) Integridade e objetividade. d) Integridade e profissionalismo. Em nenhum momento ele não foi profissional. Integridade – cliente pode confiar. Objetividade – imparcial, vender o que é bom para o cliente. Competência – conhece o que está vendendo. Probidade – Não permite que aconteça conflito de interesses. Confidencialidade – informações do cliente são confidenciais Profissionalismo – Ajudar os outros, trabalhar o melhor possível. Ser digno e Cortes com clientes. Diligência – cumprir prazos razoáveis Conhecimento do cliente – conhecer o cliente

5 Manipulação de preços Segundo a Resolução nº 2078 do Banco Central e a Circular nº do Banco do Central, caso o cadastro de um cliente esteja desatualizado, algumas das medidas abaixo devem ser negadas. Qual das alternativas abaixo é FALSA? a) Aumento de limite do cheque especial e acolhimento de depósito em espécie. b) Fornecimento de talões de cheque e aumento de cheque especial. c) Atendimento de solicitação de nova aplicação financeira e fornecimento de cartão magnético. d) Nenhuma das anteriores. Todas estão previstas pelo Banco Central na Resolução e Circular citadas.

6 Manipulação de preços Segundo a Resolução nº 2078 do Banco Central e a Circular nº do Banco do Central, caso o cadastro de um cliente esteja desatualizado, algumas das medidas abaixo devem ser negadas. Qual das alternativas abaixo é FALSA? a) Aumento de limite do cheque especial e acolhimento de depósito em espécie. Banco Central não analisa política de crédito do banco, nem impede depósitos. b) Fornecimento de talões de cheque e aumento de cheque especial. Banco Central não analisa política de crédito do banco c) Atendimento de solicitação de nova aplicação financeira e fornecimento de cartão magnético. d) Nenhuma das anteriores. Todas estão previstas pelo Banco Central na Resolução e Circular citadas. Ninguém precisa conhecer a resolução, mas precisa analisar com bom senso. Como obrigar o cliente a atualizar cadastro sem o trazer grande prejuízo.

7 Manipulação de preços Um cliente seu faz um depósito, que você considera suspeito, em outra agência do banco em que você trabalha, às 14h15, Você comunica a sua suspeita à área de Compliance às 14h56. A área de Compliance, por sua vez, comunica ao COAF sua suspeita sobre tal cliente no dia seguinte, às 10h50. O COAF, após investigação, conclui que todas operações do cliente são absolutamente legais, não cabendo, portanto, suspeita sobre o cliente. Qual das alternativas está correta? a) Você é chamado junto ao COAF para prestar esclarecimentos, uma vez que foi o primeiro a desconfiar e a denunciar a suspeita de irregularidade, bem como o responsável pelo Compliance também é chamado, visto que seu departamento foi o responsável pela denúncia da suposta irregularidade. b) Ninguém é chamado, afinal a denúncia ao COAF deveria ter sido feita até 12 horas após o depósito considerado suspeito e sendo assim, perdeu-se o prazo para a denúncia, não importando se ela era realmente suspeita ou não. c) Ninguém é chamado. A comunicação foi de boa-fé, dentro dos parâmetros legais e, assim, não cabem medidas administrativas nem de responsabilidade civil a ninguém, no caso. d) Um dos diretores estatutários do banco e a quem a área em que você trabalha esteja subordinada, é chamado, uma vez que a denúncia foi feita e ele é juridicamente responsável pelo banco.

8 Manipulação de preços Um cliente seu faz um depósito, que você considera suspeito, em outra agência do banco em que você trabalha, às 14h15, Você comunica a sua suspeita à área de Compliance às 14h56. A área de Compliance, por sua vez, comunica ao COAF sua suspeita sobre tal cliente no dia seguinte, às 10h50. O COAF, após investigação, conclui que todas operações do cliente são absolutamente legais, não cabendo, portanto, suspeita sobre o cliente. Qual das alternativas está correta? a) Você é chamado junto ao COAF para prestar esclarecimentos, uma vez que foi o primeiro a desconfiar e a denunciar a suspeita de irregularidade, bem como o responsável pelo Compliance também é chamado, visto que seu departamento foi o responsável pela denúncia da suposta irregularidade. b) Ninguém é chamado, afinal a denúncia ao COAF deveria ter sido feita até 12 horas após o depósito considerado suspeito e sendo assim, perdeu-se o prazo para a denúncia, não importando se ela era realmente suspeita ou não. c) Ninguém é chamado. A comunicação foi de boa-fé, dentro dos parâmetros legais e, assim, não cabem medidas administrativas nem de responsabilidade civil a ninguém, no caso. d) Um dos diretores estatutários do banco e a quem a área em que você trabalha esteja subordinada, é chamado, uma vez que a denúncia foi feita e ele é juridicamente responsável pelo banco. Usar bom senso, o Coaf é para ajudar, não para coibir denuncias.

9 Manipulação de preços Assinale a alternativa correta:
a) O mercado primário compreende somente o lançamento de novos títulos na Bolsa, gerando corretagem para o corretor. b) A metodologia de marcação a mercado é a precificação de um ativo pelo seu último preço de negociação no mercado. c) A metodologia de marcação a mercado é a precificação de um ativo pelo seu preço a valor de mercado. d) Os índices de mercado são traduções dos objetivos de retorno e tolerância ao risco, facilmente obtidos e, por isso, sendo determinados pelo Governo.

10 Manipulação de preços Assinale a alternativa correta:
a) O mercado primário compreende somente o lançamento de novos títulos na Bolsa, gerando corretagem para o corretor. Não, podem haver revendas de títulos em poder da tesouraria da empresa b) A metodologia de marcação a mercado é a precificação de um ativo pelo seu último preço de negociação no mercado. Não correto, não é no seu último preço e sim por quanto seria possível vender. c) A metodologia de marcação a mercado é a precificação de um ativo pelo seu preço a valor de mercado. d) Os índices de mercado são traduções dos objetivos de retorno e tolerância ao risco, facilmente obtidos e, por isso, sendo determinados pelo Governo. Não é o governo que determina índices de mercado, é o próprio mercado A marcação a mercado garante que se o fundo tiver que vender o título, ele vai conseguir vender “queimar” o título pelo valor de mercado, porque já contabilizou baixas no valor do título A marcação a mercado quantifica o risco de liquidez

11 Manipulação de Preço Responsabilidades da Diretoria de uma Instituição Financeira (resolução 2544) Cumprimento de todas as normas do Bacen. Todas as normas do Bacen devem ser de responsabilidade de um diretor. Responsabilidade civil e penal da diretoria executiva. Não é delegável.

12 Manipulação de Preço Um operador percebe significativas ordens de compra de determinada ação, sinalizando uma tendência de forte valorização. Em detrimento das ordens dos clientes, começa a priorizar ordens de compras dessas ações para a carteira da corretora a que está vinculado. Essa prática é um exemplo de: Insider Trader Churning Front Running Quebra de confidencialidade

13 Manipulação de Preço Um operador percebe significativas ordens de compra de determinada ação, sinalizando uma tendência de forte valorização. Em detrimento das ordens dos clientes, começa a priorizar ordens de compras dessas ações para a carteira da corretora a que está vinculado. Essa prática é um exemplo de: Insider Trader – não se trata de uma informação confidencial que o operador teve acesso. As ordens de compra são públicas. Churning - ???? Front Running Quebra de confidencialidade – não houve quebra de confiança, isso aconteceria se o operador não comprasse as ações que o cliente pediu.

14 Manipulação de Preço O funcionário A, da corretora de títulos X, em virtude de sua relação profissional com os administradores da empresa Y, toma conhecimento de que a empresa Y, cujas ações são negociadas na Bovespa, irá incorporar-se à empresa W. Tal fato ainda não foi diculgado ao mercado, mas como o funcionário A tem certeza de que a referida incorporação produzirá um aumento das cotações das ações da empresa Y, passa a aconselhar seus clientes a comprar tais ações. Nesse caso, o funcionário A: Poderia ter aconselhado seus clientes somente após ampla divulgação da incorporação ao mercado Deveria ter requerido autorização da empresa Y antes de aconselhar seus clientes Deveria ter publicado o fato relevante da empresa Y Violou o direito de preferencia dos demais acionistas da empresa Y

15 Manipulação de Preço O funcionário A, da corretora de títulos X, em virtude de sua relação profissional com os administradores da empresa Y, toma conhecimento de que a empresa Y, cujas ações são negociadas na Bovespa, irá incorporar-se à empresa W. Tal fato ainda não foi diculgado ao mercado, mas como o funcionário A tem certeza de que a referida incorporação produzirá um aumento das cotações das ações da empresa Y, passa a aconselhar seus clientes a comprar tais ações. Nesse caso, o funcionário A: Poderia ter aconselhado seus clientes somente após ampla divulgação da incorporação ao mercado Deveria ter requerido autorização da empresa Y antes de aconselhar seus clientes – não resolve o problema do insider trader Deveria ter publicado o fato relevante da empresa Y – só se publica fato relevante de informações oficiais. Violou o direito de preferencia dos demais acionistas da empresa Y – o direito de preferencia continua valendo para os acionistas Mesmo sem usar as informações para benefício pessoal, trata-se de insider trader.

16 Manipulação de Preço Um cliente do banco X teve seu saldo bancário revelado para o mercado. O banco X, que não zelou pelo sigilo bancário do cliente, está sofrendo perdas significativas em seu passivo após esse acontecimento. Tais perdas podem ser atribuídas ao: Risco legal Risco de crédito Risco de imagem Risco de confidencialidade

17 Manipulação de Preço Um cliente do banco X teve seu saldo bancário revelado para o mercado. O banco X, que não zelou pelo sigilo bancário do cliente, está sofrendo perdas significativas em seu passivo após esse acontecimento. Tais perdas podem ser atribuídas ao: Risco legal - não há falha jurídica no saque dos demais correntistas. A perda com um processo do cliente que teve seu saldo revelado é que seria um risco legal. Risco de crédito - não houve falta de pagamento Risco de imagem Risco de confidencialidade – não existe! O fato de correntistas estarem sacando é pelo fato de não confiarem na instituição. Esse é o risco de imagem.

18 Manipulação de Preço O CMN, na resolução n. 2554/98, estabeleceu que a responsabilidade da implantação de sistema de controles internos para as instituições financeiras cabe: Ao conselho de administração Aos auditores independentes À diretoria executiva Aos acionistas

19 Manipulação de Preço O CMN, na resolução n. 2554/98, estabeleceu que a responsabilidade da implantação de sistema de controles internos para as instituições financeiras cabe: Ao conselho de administração Aos auditores independentes À diretoria executiva Aos acionistas São os diretores estatutários.

20 Manipulação de Preço Face ao dinamismo operacional do mercado financeiro, uma adequado estrutura de controles internos requer: A interveniência permanente do comitê executivo da instituição O controle direto da Diretoria Executiva responsável pelos controles internos Uma revisão periódica dos processos objetivando sua aderência às mudanças Um processo permanente de auditoria intera

21 Manipulação de Preço Face ao dinamismo operacional do mercado financeiro, uma adequado estrutura de controles internos requer: A interveniência permanente do comitê executivo da instituição O controle direto da Diretoria Executiva responsável pelos controles internos Uma revisão periódica dos processos objetivando sua aderência às mudanças Um processo permanente de auditoria intera Dinamismo tem a ver com mudanças nos controles. A alternativa C é a única que fala de mudanças nos processos por causa de mudanças operacionais.

22 Manipulação de Preço Associam-se a risco de imagem as instituições que possuem: Incapacidade de atuar como agente fiduciário Má reputação no mercado Desinteresse de atuar como banco mandatário Incapacidade de cumprir a legislação e regulamentação bancária societária

23 Manipulação de Preço Associam-se a risco de imagem as instituições que possuem: Incapacidade de atuar como agente fiduciário – nenhum banco é obirgado a ser agente fiduciário, se fizer, tem que fazer bem feito, mas se não fizer, tudo bem Má reputação no mercado Desinteresse de atuar como banco mandatário – nenhum banco é obirgado a ser mandatário, se fizer, tem que fazer bem feito, mas se não fizer, tudo bem Incapacidade de cumprir a legislação e regulamentação bancária societária - isso trará problemas para a empresa junto aos sócios, mas não é um risco de imagem. Risco de imagem está associado com reputação

24 Manipulação de Preço Uma instituição que não pratica a marcação a mercado de sua carteira de ativos e na qual os contratos não são assinados por representantes legais devidamente formalizados, está sujeita, respectivamente, aos riscos: De imagem e de mercado Legal e de mercado Legal e de imagem De imagem e legal

25 Manipulação de Preço Uma instituição que não pratica a marcação a mercado de sua carteira de ativos e na qual os contratos não são assinados por representantes legais devidamente formalizados, está sujeita, respectivamente, aos riscos: De imagem e de mercado Legal e de mercado Legal e de imagem De imagem e legal Não marcar a mercado pode levar um fundo a ter uma rentabilidade negativa repentinamente pode levar a desgaste na imagem. Não assinar contrato é um risco legal, pois não será possível executar o contrato e ainda pode ter processos e indenizações contra.

26 Manipulação de Preço O presidente da XYZ contou a seu sobrinho que os lucros dessa empresa ficaram abaixo da expectativa do mercado, antes dessa informação tornar-se pública. De posse dessa informação, o sobrinho vendeu as ações XYZ que possuía. Essa situação configura: Comportamento normal no mercado de capitais Lavagem de dinheiro Insider trading Front running

27 Manipulação de Preço O presidente da XYZ contou a seu sobrinho que os lucros dessa empresa ficaram abaixo da expectativa do mercado, antes dessa informação tornar-se pública. De posse dessa informação, o sobrinho vendeu as ações XYZ que possuía. Essa situação configura: Comportamento normal no mercado de capitais Lavagem de dinheiro Insider trading Front running Teve acesso a informação privilegiada. Isso não é comportamento ético. O presidente não poderia avisar o sobrinho. O sobrinho, sabendo da informação, não poderia ter vendido as ações.

28 Manipulação de Preço Pela resolução nº do Banco Central do Brasil, é de responsabilidade da Diretoria de uma instituição: Implementar estrutura de controles internos com objetivos e procedimentos, bem como verificar o cumprimento de seu objetivo Criar comitês para estabelecer regras e controles e convocar auditoria independente com o objetivo específico de validar os pontos de controle. Delegar responsabilidades para criação e normatização dos fluxos operacionais Criar códigos de conduta para cumprimento das normas.

29 Manipulação de Preço Pela resolução nº do Banco Central do Brasil, é de responsabilidade da Diretoria de uma instituição: Implementar estrutura de controles internos com objetivos e procedimentos, bem como verificar o cumprimento de seu objetivo Criar comitês para estabelecer regras e controles e convocar auditoria independente com o objetivo específico de validar os pontos de controle. – responsabilidades não podem ser delegadas. Delegar responsabilidades para criação e normatização dos fluxos operacionais – responsabilidades não podem ser delegadas. Criar códigos de conduta para cumprimento das normas. – parcialmente correta, mas não completa. A diretoria é responsável por tudo que pode dar errado dos procedimentos do banco, respondendo inclusive com bens pessoais e criminalmente.

30 Manipulação de Preço O descumprimento de normas de controles internos, determinados pelos órgãos reguladores, pode acarretar: Penalidades de ordem administrativa exclusivamente à instituição Penalidades de ordem administrativa e penal à instituição e seus administradores Penalidades exclusivamente aos administradores Multas exclusivamente para a instituição

31 Manipulação de Preço O descumprimento de normas de controles internos, determinados pelos órgãos reguladores, pode acarretar: Penalidades de ordem administrativa exclusivamente à instituição Penalidades de ordem administrativa e penal à instituição e seus administradores Penalidades exclusivamente aos administradores Multas exclusivamente para a instituição Resposta completa e não radical.

32 Manipulação de Preço Podemos considerar o Insider Trading como sendo uma atividade em que: O insider realiza operações com uma empresa da qual teve acesso a informações privilegiada O administrador de uma empresa toma recursos junto à mesma, devido à sua influência interna e hierarquia O diretor de uma empresa concede fiança sem aprovação do comitê executivo O órgão regulador sabe o que aconteceu, mas não toma nenhuma atitude

33 Manipulação de Preço Podemos considerar o Insider Trading como sendo uma atividade em que: O insider realiza operações com uma empresa da qual teve acesso a informações privilegiada O administrador de uma empresa toma recursos junto à mesma, devido à sua influência interna e hierarquia O diretor de uma empresa concede fiança sem aprovação do comitê executivo O órgão regulador sabe o que aconteceu, mas não toma nenhuma atitude Trata-se de operar com títulos no mercado financeiro de posse de uma informação privilegiada.


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