A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origens do direito urbanístico O nascimento das cidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origens do direito urbanístico O nascimento das cidades."— Transcrição da apresentação:

1 Origens do direito urbanístico O nascimento das cidades

2 A cidade filha do Estado

3 A visão grega de cidade Para os gregos, a noção de cidade não se confunde com a de vila. Para os gregos, a noção de cidade não se confunde com a de vila. A Polis é antes de tudo uma comunidade de cidadãos. A Polis é antes de tudo uma comunidade de cidadãos. A Polis grega engloba igualmente os campos e os burgos. A Polis grega engloba igualmente os campos e os burgos.

4 A cidade filha do Estado

5 O rito de nascimento da cidade romana AGOURO, consulta e aprovação dos deuses AGOURO, consulta e aprovação dos deuses ORIENTATIO, que consiste em determinar os dois grandes eixos da cidade, suas duas ruas principais, que se cruzam em ângulo reto: o decumanus (leste-oeste) e o cardo (norte-sul) ORIENTATIO, que consiste em determinar os dois grandes eixos da cidade, suas duas ruas principais, que se cruzam em ângulo reto: o decumanus (leste-oeste) e o cardo (norte-sul)

6 O rito de nascimento da cidade romana LIMITATIO, traçado com um arado, interrompido nos locais previstos para as portas, criando uma linha imaginária de proteção o pomerium, onde será construída a muralha LIMITATIO, traçado com um arado, interrompido nos locais previstos para as portas, criando uma linha imaginária de proteção o pomerium, onde será construída a muralha CONSAGRAÇÃO, para a proteção de Júpiter, Juno e Minerva CONSAGRAÇÃO, para a proteção de Júpiter, Juno e Minerva

7 A cidade filha do Estado

8

9

10 A cidade filha do Capital

11

12

13

14

15

16


Carregar ppt "Origens do direito urbanístico O nascimento das cidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google