A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faça a sua selecção O Azulejo Origens e expansão O Azulejo em Portugal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faça a sua selecção O Azulejo Origens e expansão O Azulejo em Portugal."— Transcrição da apresentação:

1

2 Faça a sua selecção O Azulejo Origens e expansão O Azulejo em Portugal

3 O Azulejo O azulejo consiste numa placa cerâmica quadrada (13/15 cm de lado), com uma das faces vidrada e decorada (brilho e cor). Normalmente reveste as paredes dos edifícios, embora também possa surgir em tectos e pavimentos. Com propriedades de REFLEXÃO de LUZ, CALOR e SOM, este material cerâmico de revestimento tão utilizado dentro e fora da casas e edifícios, consegue ser, ao mesmo tempo, um revestimento DURÁVEL, INSULANTE, HIGIÉNICO e DECORATIVO

4 Origens e expansão A utilização do azulejo pode-se observar já na antiguidade, no período do Antigo Egipto e na região da Mesopotâmia, alastrando-se por um amplo território com a expansão islâmica pelo norte de África e Europa, penetrando na Península Ibérica no século XIV trazido pelos árabes.

5 O Azulejo em Portugal A viagem que o rei D. Manuel I fez, em 1498, a Espanha despertou o seu interesse pelo o azulejo. Pretendendo edificar a sua residência à semelhança dos edifícios visitados em Saragoça, Toledo e Sevilha, o azulejo hispano – mourisco surge assim em Portugal. O Palácio Nacional de Sintra, que serviu de residência ao rei, é um dos melhores e mais originais exemplos desse azulejo inicial ainda importado de oficinas de Sevilha em A partir do século XVI tem início em Portugal a produção de azulejo, desenvolvendo-se, progressivamente, até aos nossos dias. É considerado o país do azulejo, não só pela quantidade e qualidade, mas também pela sua expansão.

6 O azulejo é considerado uma das produções mais originais da cultura portuguesa, sendo tão importante que até existe um Museu só para contar a sua história.

7 Trabalho elaborado por: A ndreia Miliciano nº4 Daniel Marques nº8


Carregar ppt "Faça a sua selecção O Azulejo Origens e expansão O Azulejo em Portugal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google