A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha) Portugal e Espanha reúnem as condições necessárias para a expansão da navegação: ۩ poder centralizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha) Portugal e Espanha reúnem as condições necessárias para a expansão da navegação: ۩ poder centralizado."— Transcrição da apresentação:

1 O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha) Portugal e Espanha reúnem as condições necessárias para a expansão da navegação: ۩ poder centralizado nas mãos do rei; ۩ apoio da burguesia; e ۩ disponibilidade de recursos.

2 PORTUGAL LIDEROU A EXPANSÃO COMERCIAL NO ATLÂNTICO PRINCIPAIS FATORES Primeiro país a formar-se como monarquia nacional no século XIV Aspecto geográfico: estava de frente para o mar 1383 morre último rei De Borgonha D. Fernando. Começa Revolução de Ávis, com D. João de Ávis, até 1385

3 Rei – queria expansão marítima + poder; Burguesia – queria livre comércio + lucro; Assim, no séc. XV Portugal contornou a África e chegou à Índia. No ano de 1488 Bartolomeu Dias contornou o Cabo das Tormentas, que foi batizado por d. João II de Cabo da Boa Esperança. Em 1498 Vasco da Gama chegou a Calicute na Índia.

4 CABO DA BOA ESPERANÇA AFRICA DO SUL

5 TRATADO DE TORDESILHAS 1492, Cristovão Colombo parte da Espanha para contornar o Atlântico e chegar às Índias. Acabou chegando à América Central. Começa uma disputa entre Portugal e Espanha. 1493, Papa Alexandre VI publica a bula Inter Coetera: as terras encontradas a 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde seriam de Portugal, após seriam da Espanha. Portugal não concordou. 1494, é assinado o Tratado de Tordesilhas que dividiu o mundo: linha imaginária a 370 léguas das Ilhas de Cabo Verde – as terras a oeste eram da Espanha e a leste de Portugal.

6 TRATADO DE TODESILHAS

7 OS PORTUGUESES CHEGAM AO BRASIL Cabral parte com 13 caravelas/naus; Objetivo: garantir o comércio com as Índias e tomar posse das terras americanas que cabiam a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas; Chegou em 22 de abril de 1500 e avistou o Monte Pascoal, por ser dia de Páscoa.


Carregar ppt "O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha) Portugal e Espanha reúnem as condições necessárias para a expansão da navegação: ۩ poder centralizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google