A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sistema Funcional do longevo Prof Marlon A Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sistema Funcional do longevo Prof Marlon A Santos."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Sistema Funcional do longevo Prof Marlon A Santos

3 Como Envelhecemos

4

5 AS TRANSFORMA Ç ÕES O nosso corpo se transforma à medida que o tempo passa, desde o nascimento at é a morte. Algumas altera ç ões são tão evidentes que acabam por definir a fase em que se encontra o ser humano.

6 À medida que envelhecemos vão ocorrendo várias mudanças no nosso organismo tidas como fisiológicas e, portanto entendidas normais que afetam não apenas a nossa aparência externa – o nosso aspecto -como também uma série de alterações internas que afetam os nossos desempenho nas tarefas cotidianas e a nossa capacidade para reagir convenientemente a estímulos e necessidades inesperadas que solicitem um pouco mais dos nossos órgãos e sistemas.

7 ANATOMIA DO ENVELHECIMENTO

8 Aspectos Gerais Os sinais externos mais comuns e caracter í sticos do envelhecimento envolvem a pele, os cabelos e as unhas. Ao envelhecer, os cabelos tornam-se brancos por falta de melanina na raiz e bulbo capilar. Na pele observamos as rugas, o ressecamento e a perda da elasticidade.

9 Aspectos gerais A estatura começa a diminuir a partir dos 40 anos, um centímetro por década, porque os pés perdem a curvatura natural, os espaços entre as vértebras diminuem e a postura tende a se tornar cifótica (corcunda). O tórax e o crânio aumentam em diâmetro, o nariz e os pavilhões auditivos (orelhas) continuam a crescer. As glândulas sudoríparas, que provocam o suor e as sebáceas, que dão oleosidade à pele, diminuem sua atividade. A água corporal e a massa muscular e óssea diminuem.

10 SISTEMA CARDIOVASCULAR Diminui ç ão no bombeamento de sangue, especialmente a partir da oitava d é cada de vida, pela atrofia normal da musculatura card í aca, especialmente do ventr í culo esquerdo. O cora ç ão de um jovem bombeia, em um minuto, 5 litros de sangue. Aos 80 anos bombeia 2,5 litros.

11 SISTEMA CARDIOVASCULAR Menor aporte de oxigênio e de nutrientes especialmente rins e f í gado o que induz maior toxicidade aos medicamentos. Calcificação das válvulas cardíacas e a perda da elasticidade das artérias

12 SISTEMA REPRODUTOR Com a vinda da menopausa a mulher cessa sua capacidade reprodutiva não podendo mais engravidar. Nos homens o n ú mero de espermatoz ó ides cai sensivelmente, por é m, continuam com a capacidade de gerar filhos.

13 SISTEMA RESPIRATÓRIO Os pulmões ficam menos el á sticos. A atividade ciliar,que faz a limpeza das secre ç ões, diminui de atividade proporcionando ac ú mulo de secre ç ões que favorecem as infec ç ões respirat ó rias e dificulta as trocas de gases (oxigena ç ão). A musculatura do t ó rax perde a capacidade de eliminar secre ç ões pela tosse, de respirar profundamente expandindo os pulmões, e de expelir di ó xido de carbono.

14 SISTEMA OSTEOMUSCULAR M ú sculos Verifica-se uma atrofia gradual e generalizada. H á uma troca de massa nobre ( m ú sculos ) por gordura. H á perda de tônus e de for ç a que favorecem a constipa ç ão intestinal e a incontinência urin á ria (especialmente em mulheres).

15 SISTEMA OSTEOMUSCULAR Ossos Perda de densidade ó ssea que pode levar à instala ç ão da osteoporose com perda de estatura e risco maior de fraturas. A flexibilidade diminui em fun ç ão de calcifica ç ões nas v é rtebras. A perda da cartilagem que reveste os ossos das articula ç ões pode levar a quadros graves de artrose com limita ç ão funcional e dor intensa.

16 SISTEMA DIGESTIVO A perda de dentes causam modifica ç ão na consistência da dieta. Redu ç ão da produ ç ão de saliva, á cido clor í drico e das enzimas digestivas. Diminui ç ão do paladar por perda de c é lulas gustativas. Diminui ç ão da velocidade de esvaziamento do estômago.

17 SEXUALIDADE Nas senhoras verifica-se atrofia dos ov á rios,perda da elasticidade e lubrifica ç ão vaginais. Nos homens diminui ç ão quantidade de esperma e aumento da pr ó stata. Ambos necessitam de maior quantidade de est í mulos e de maior tempo para atingirem o orgasmo.

18 ORGÃOS DOS SENTIDOS

19 Visão Diminui ç ão à resposta à luz e diminui ç ão das pupilas. Pessoas idosas necessitam de 3 a 4 vezes mais ilumina ç ão para enxergar que os jovens. Dificuldade tamb é m para adaptar o foco. O cristalino fica amarelado e espesso comprometendo o senso de profundidade e h á maior dificuldade em distinguir cores em tom pastel,especialmente o azul e o verde.

20 ORGÃOS DOS SENTIDOS AUDI Ç ÃO 30% das pessoas idosas tem algum grau de perda auditiva. Uma diminui ç ão na sensibilidade para sons de alta freq ü ência são esperados. Grande perda de audi ç ão é doen ç a não se confundindo com envelhecimento normal.

21 ORGÃOS DOS SENTIDOS PALADAR E OLFATO Diminui ç ão da quantidade de glândulas gustativas esse sentido costuma estar bastante alterado a partir da s é tima d é cada. Al é m de colocar a pessoa em risco de ingerir alimentos deteriorados, e de não detectar o cheiro de fuma ç a em casos de incêndio,podem comprometer o prazer da alimenta ç ão resultando em estados de desnutri ç ão e suas conseq ü ências.

22 ORGÃOS DOS SENTIDOS TATO Diminui ç ão da sensibilidade ao tato incluindo calor,frio e ferimentos. É interessante lembrar que o toque é um componente afetivo de grande significado. O comprometimento desse sentido anula essa forma de prazer.

23 CONSIDERA Ç ÕES IMPORTANTES As modifica ç ões que ocorrem com o envelhecimento, de maneira nenhuma significam que as pessoas não possam continuar a ser ativas, muito menos que sua aparência fique desagrad á vel. Cada idade tem o seu charme. Quando adotamos h á bitos saud á veis estamos fazendo a preven ç ão de doen ç as e prolongando uma vida ativa.

24 Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução Provérbio chinês


Carregar ppt "O Sistema Funcional do longevo Prof Marlon A Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google