A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto."— Transcrição da apresentação:

1 Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto. Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos Fac. Medicina de Ribeirão Preto - USP ljgreene@fmrp.usp.br I Encontro Sulamericano de Editores Científicos da Área de Saúde 1 a 2 de Abril de 2005 São Paulo, SP

2 O progresso da ciência e da tecnologia depende da confiança na integridade da pesquisa e na literatura científica.

3 Principais funções de revistas científicas As revistas são a memória da ciência. As revistas estabelecem e cobram critérios de qualidade para a realização e divulgação da pesquisa. As revistas treinam revisores e autores em análise e crítica, melhorando a qualidade da ciência.

4 Editor Autor Revisores Avaliação de trabalhos submetidos

5 Responsabilidades do Revisor Uma revisão crítica e justa é parte essencial do processo de publicação. Cada membro da comunidade científica tem a obrigação de assessorar as Revistas no processo de revisão por pares. Espera-se do revisor que ele faça uma avaliação científica, crítica e sem preconceitos de relatos científicos em sua área de conhecimento e habilidade.

6 Responsabilidades do Revisor O revisor deveria devolver os pareceres prontamente, dentro do prazo concedido pelos Editores. O revisor não deveria avaliar um manuscrito se : a) ele não se sentir competente para apreciar a pesquisa ou os itens levantados no manuscrito; b) se ele achar que poderia existir conflito de interesses, ou que um relacionamento pessoal com o(s) autor(es) poderia prejudicar o julgamento do manuscrito.

7 Responsabilidades do Revisor A revisão crítica de um manuscrito por parte do revisor, especialmente quando o julgamento geral estiver desfavorável, deveria ser detalhada e apoiada em referências de literaturas adequadas. O revisor deveria identificar citações inadequadas ou omitidas

8 Mecanismos de peer- review Dois ou três pareceres consubstanciados por trabalho. Revisor selecionado pelo Editor ou Editor de Seção (pode ser recomendado pelo autor). Identidade mantida em sigilo. Parecer é confidencial.

9 Todos os pareceres são encaminhados para todos os revisores - fator de vergonha Quando necessário (incompatibilidade intelectual e emocional entre revisores e autores), um revisor especial é chamado para comentar a qualidade dos pareceres, o manuscrito e a resposta dos autores. Mecanismos de peer- review

10 Responsabilidades do Editor A principal obrigação do Editor é a de garantir que todos os manuscritos submetidos para publicação sejam avaliados de maneira confidencial, experiente, objetiva e sem preconceito, dentro de um prazo razoável após a submissão.

11 Responsabilidades do Editor O Editor não deveria escolher os revisores visando um resultado previsível do processo. O Editor deveria atuar como ombudsman para proteger tanto os direitos do(s) autor(es) como os dos revisores, contribuindo para uma comunicação objetiva e profissional entre os mesmos. A responsabilidade final a respeito da aceitação ou rejeição dos manuscritos cabe ao Editor.

12 A contribuição Por que o trabalho deve ser publicado? Resultados originais Relevância - está relacionado à questões importantes da área? Informação - deve contribuir para nosso entendimento de um fenômeno ou processo.

13 A estrutura da pesquisa científica Design ou modelo experimental consistente com objetivos. Métodos – apropriados para objetivos. Controles – apropriados.

14 O manuscrito Texto compacto. Descrição precisa do que foi feito. Conciso e sintético, sem repetição. Número mínimo de tabelas e figuras. Deve ser escrito de acordo com as instruções da revista para os autores.

15 Decisão O Editor toma a decisão de aceitar ou não o manuscrito com base nas recomendações do Editor da Seção e do parecer dos revisores. A decisão é feita com base no conteúdo dos pareceres dos revisores, e não por votação.

16 Destino dos artigos submetidos ao Brazilian Journal em 2003 1% são aceitos como estão; 24% aceitos após minor revision; 30% aceitos após extensivas correções; 30% rejeitados; 15% artigos não retornam após Revista solicitar extensivas correções.

17 Responsabilidade dos Jornais 1.Mandar parecer aos autores; 2.Manter a identidade dos revisores confidencial; 3.Reconsiderar decisão baseado em apelação bem documentada dos autores; 4.Algumas vezes irá cometer erros porque parte do processo é subjetivo; 5.Manter consistência da política editorial.

18 Grato pela atenção!


Carregar ppt "Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google