A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS MINHAS FÉRIAS DA PÁSCOA Eu a recebi amêndoas e comi ovos. Eu fui para as quintas da minha avó. Fui jogar a bola para a praça. Eu fui andar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS MINHAS FÉRIAS DA PÁSCOA Eu a recebi amêndoas e comi ovos. Eu fui para as quintas da minha avó. Fui jogar a bola para a praça. Eu fui andar."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 AS MINHAS FÉRIAS DA PÁSCOA Eu a recebi amêndoas e comi ovos. Eu fui para as quintas da minha avó. Fui jogar a bola para a praça. Eu fui andar de bicicleta para a zona j O meu primo deu-me amêndoas. A minha prima deu-me amêndoas. A minha tia deu-me amêndoas. O meu tio deu-me amêndoas. Eu brinquei às escondidas. Henrique

7 Na ilha Graciosa Há muitos, muitos anos, Vivia na ilha Graciosa, nos Açores que vivia lá e tinham uma Pequena quinta. Cultivaram a Terra, criando gado e animais Da capoeira. Logo pela Manhã era um galo Que os acordava com o seu alegre cantar: - Co co ró -ri – co!... Porem, certo dia, quando o Lavrador andava no campo, o galo desatou Fora das horas... e em vez dos sons habituais Parecia dizer: - Foge! _foge! _!... Tomando aquilo como um aviso. Maria abandonou o forno onde cozia o pão e correu para prevenir o marido. - Para o galo falar é porque vai acontecer uma grande desgraça !Temos de fugir ! O homem reuniu-se e não ligou... Pois, alguns dias mais tarde, o chão tremeu. Primeiro devagarinho, depois com mais força E por fim com violência. Das estranhas da terra Rebentou um vulcão que engoliu a quinta e transformou o Lugar numa furna. RUBEN MORGADO PINTO

8 A minha páscoa No princípio foram aborrecidas mas depois fui para a terra do meu avô. Lá estive a brincar com as ovelhas e também estive a dar comer ás ovelhas. E o mais giro foi ver um cabrito a nascer. Vi a matarem ovelhas, borregos e cabritos. Fui á vacaria ver as vacas com a minha prima e fizemos festinhas ás vacas. E também vi foguetes e lancei-os com os meus tios e com os meus primos. Vi um ninho de águia gigante, eu e o meu tio ainda tentamos apanhar mas não conseguimos porque ela estava a brincar com uma minhoca. Havia grandes bandos de corvos, as árvores até pareciam que estavam queimadas. Também vi cães a nascer e vi uma salamandra que parecia um lagarto. No dia da festa quando o padre foi lá a casa demos um beijo no crucifixo entrou também um miúdo com o padre. Até me assustei pois ele tinha uma cabeça muito grande. O padre disse: - Esta casa foi a que tivemos menos tempo. O mais triste nestas férias foi quando o rapaz dos morangos com açúcar morreu, até meteu pena! Passei de carro por onde o rapaz morreu, viu-se o tejadilho do carro nas ervas. Tive pena, não celebrou a páscoa. Ludgero

9 AS minhas férias da Páscoa Eu recebi umas amêndoas de chocolate e também amêndoas de açúcar. Nas férias da Páscoa estive a fazer os trabalhos de casa. Eu estive a jogar à bola com os meus primos e com a minha irmã ao pé do rio. Eu fui pôr os cavalos nas pastagens com os meus irmãos. Eu estive a jogar á bola no rio e a bola foi para dentro de água e eu fui buscá-la. Eu estive a andar de bicicleta na Rua. RICARDO Eu e os meus irmãos fomos armar aos pássaros.

10 Grão em grão enche a galinha ao papo. (Professora) Mas antes burro teimoso do que homem preguiçoso. (Fernando) O tempo corre tudo descobre. (Carolina) Quem foi ao mar perdeu o lugar. (Paulina) A mulher sabia edifica a casa, e as tolas destroem. (Liliane) Quem tudo quer, tudo perde.(Ruben) Ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão. ( Ludgero) Quem não arrisca, não petisca. (Henrique) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.(Tatiana) Quem desdenha quer comprar.(Vanessa) Quem vai á guerra dá e leva. (Ludgero) A primeira pancada é que mata a cobra. (Liliane) Apanha-se mais de presa um mentiroso do que um coxo.(Fernando) Amor é a gente querendo o que é da gente. (Tatiana) Amigos,amigos negócios a parte.(Bruna) Cada cabeça sua sentença.(Tatiana) Cão que ladra não morde.(Ricardo e Rafael) Laranja de manhã é ouro à tarde prata e à noite mata. (Vanessa) Não faças aos outros aquilo que não goste que te façam a ti. (Micaela) A cavalo dado não se olha os dentes.(Carolina) Deitar cedo e cedo erguer da saúde e faz crescer.(Luís) Se não podes com eles,junta-te a eles.(Ludgero) Vão-se os gatos, folgam os ratos.(Liliane) A amar e a rezar não se pode obrigar.(Paulina) A pensar morreu um burro.(Henrique) A quem Deus não deu filhos,deu o diabo sobrinhos.(Rafael) A casamento e baptizado não sem ser convidado.(Vanessa )


Carregar ppt "AS MINHAS FÉRIAS DA PÁSCOA Eu a recebi amêndoas e comi ovos. Eu fui para as quintas da minha avó. Fui jogar a bola para a praça. Eu fui andar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google