A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objectos de Aprendizagem. Alguns conceitos Objectos de aprendizagem MetadadosRepositório Scorm Wayne Hodgins Conteúdos LocalizarAvaliar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objectos de Aprendizagem. Alguns conceitos Objectos de aprendizagem MetadadosRepositório Scorm Wayne Hodgins Conteúdos LocalizarAvaliar."— Transcrição da apresentação:

1 Objectos de Aprendizagem

2 Alguns conceitos Objectos de aprendizagem MetadadosRepositório Scorm Wayne Hodgins Conteúdos LocalizarAvaliar

3 Definição Objectos de Aprendizagem É qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e ajude na aprendizagem (Wiley) É qualquer recurso digital que passa a ser utilizado para suportar a aprendizagem (Doutora Lia Raquel Oliveira) Objecto de Aprendizagem é como uma unidade de aprendizagem autónoma que contém em si uma componente de conteúdo e uma componente de avaliação, ambos em conformidade com objectivos de aprendizagem específicos que lhe estão associados. Este objecto é, assim, considerado como uma unidade de conhecimento com significado próprio - "Unidade Didáctica de Aprendizagem".

4 Objectivos de Aprendizagem Objectos de Aprendizagem "Um objecto de aprendizagem reutilizável é qualquer conteúdo, por menor que seja, que ofereça uma experiência formativa e que contenha um objectivo, uma actividade de aprendizagem e uma avaliação". (NETg) O objecto é construído por forma a ajudar os formandos a alcançar objectivos específicos educacionais. O grau de especificidade destes objectivos será crucial para determinar com que frequência um objecto é visto.

5 Definição Objectos de Aprendizagem Elementos que compõem um objecto de aprendizagem

6 Conteúdo Objectos de Aprendizagem O Conteúdo é essencialmente o material utilizado para transmitir o conteúdo programático. Pode incluir texto, gráficos, som, alguma forma de interacção, etc. O conteúdo não está preso a qualquer ferramenta específica e pode ser criado usando qualquer tipo de ferramentas, desde o Microsoft Office até ao Dreamweaver.

7 Transmitir conteúdos Objectos de Aprendizagem Para transmitir um conteúdo é necessário um tipo de material que pode ser no suporte textual, gráficos, som ou documentos interactivos. Os objectos de aprendizagem são guardados em bancos de dados que são chamados de repositórios. Neste centro de estudo os conteúdos são guardados e estão disponíveis para quem quiser utilizar. A produção dos objectos de aprendizagem podem estar armazenadas em CD-ROM, livros ou via web. Os materiais não estão estanques ou parados num centro de base de dados, mas podem ser constantemente adaptados por especialistas. Assim, o objecto de aprendizagem pode ser constantemente adequado aos interesses e necessidades de quem o utiliza.

8 Avaliar Objectos de Aprendizagem Antes de trabalhar com o conteúdo, os formandos podem efectuar uma pré-avaliação por forma a assegurar que possuem os pré-requisitos de conhecimento necessários para completar a tarefa de aprendizagem. Frequentemente, como resultado de pré-avaliação, o percurso decorrido pelo formando dentro do curso pode ser personalizado de forma a mostrar que os objectivos já foram dominados e onde o formando deveria concentrar os seus esforços. Esta capacidade proporciona uma experiência de aprendizagem mais focalizada porque o formando pode "saltar por cima" de tópicos(s) que ele já domina como indicado na pré-avaliação. Depois de trabalhar com o conteúdo do objecto, os utilizadores são submetidos a uma forma de típica de teste (i.e., pós-avaliação) para avaliar se alcançaram suficientemente ou não os objectivos do objecto de aprendizagem.

9 Metadados Objectos de Aprendizagem É o termo genérico usado para a descrição de dados que podem ser utilizados para identificar e descrever características comuns entre diferentes documentos. Facilitam a busca, a avaliação, a aquisição e o uso de objectos educacionais por estudantes ou instrutores ou mesmo por processos de software.

10 Metadados Objectos de Aprendizagem São utilizados para descrever o que o objecto contém - tal como um rótulo. Os objectos são catalogados em conformidade a um assunto-específico e podem ser anexados, procurados, e reutilizados. Os metadados tipicamente incluem informação sobre o conteúdo educacional, como quanto tempo o material levará para completar, o idioma, e qualquer conhecimento pré-definido necessário para trabalhar com o objecto. Os Metadados também podem ser usados para indicar níveis diferentes de acesso que depende da sensibilidade da informação contida dentro do objecto (por exemplo, os empregados terão acesso tipicamente a objectos que os clientes não têm).

11 Repositório Objectos de Aprendizagem O repositório de objectos de aprendizagem é um banco de dados central no qual os conteúdos de aprendizagem são armazenados e geridos. É deste ponto que os objectos de aprendizagem individuais ou são disponibilizados individualmente a utilizadores ou como componentes de grandes módulos de aprendizagem ou inclusivamente cursos completos, dependendo das necessidades individuais de aprendizagem. A produção formativa pode ser apresentada via Web, para e- Learning (AICC, SCORM, etc.), CD-ROM, ou livros. O mesmo objecto pode ser usado tantas vezes e para tantos fins quanto se se pretender.

12 Localizar Objectos de Aprendizagem (...)

13 Scorm Objectos de Aprendizagem Sharable Content Object Reference Model Conjunto de padrões que ao serem aplicados ao conteúdo de um curso, produzem pequenos objectos reutilizáveis de aprendizagem.

14 A normalização permite ao formador obter algum feedback do percurso do aluno. Por exemplo: o número de vezes que acedeu a um determinado conteúdo, módulo ou sequência de aprendizagem, o número de tentativas bem ou mal sucedidas para completar um questionário ou um trabalho, a avaliação intermédia ou final da aprendizagem no conteúdo, assim como o tempo de permanência no mesmo. Scorm Objectos de Aprendizagem O SCORM é um projecto que resulta de uma iniciativa designada por ADL - Advanced Distributed Learning, lançado, em 1997, pelo departamento de defesa norte-americano (DoD) e pelo gabinete de Ciência e Tecnologia da Casa Branca.

15 Scorm - História Objectos de Aprendizagem 1999 Janeiro 2000 Janeiro 2001 Outubro 2001 Janeiro 2004 Scorm versão 1.0 Scorm versão 1.1 Scorm versão 1.2 Scorm 2004

16 Wayne Hodgins Objectos de Aprendizagem Conhecido por muitos como "Sr. Metadata" e frequentemente chamado o "pai" dos Objectos de Aprendizagem, concebeu o termo há 10 anos atrás.

17 Objectos de Aprendizagem "... learning objects represent a completely new conceptual model for the mass of content used in the context of learning. They are destined to forever change the shape and form of learning, and in so doing, it is anticipated that they will also usher in an unprecedented efficiency of learning content design, development, and delivery. However, their most significant promise is to truly increase and improve human learning and performance." Wayne Hodgins


Carregar ppt "Objectos de Aprendizagem. Alguns conceitos Objectos de aprendizagem MetadadosRepositório Scorm Wayne Hodgins Conteúdos LocalizarAvaliar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google