A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USINAS HIDRELÉTRICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USINAS HIDRELÉTRICAS."— Transcrição da apresentação:

1 USINAS HIDRELÉTRICAS

2 INTRODUÇÃO Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras que tem por finalidade a geração de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico dos rios. O Brasil, no ranking mundial, está apenas atrás dos EUA e do Canadá na produção deste tipo de energia.

3 COMO COMEÇOU UMA USINA HIDRELÉTRICA?
Começou com a roda d’água, uma espécie de roda feita especialmente para gerar energia hidráulica. Com base na movimentação da roda d’água fora criada as turbinas da usina hidrelétrica.

4 COMO FUNCIONA UMA USINA HIDRELÉTRICA?
A água captada no rio vai até a casa de força através de canais. Após passar pela turbina hidráulica, na casa de força, a água volta ao leito natural do rio, pelo canal de fuga. Assim, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica, quando a água passa pela turbina, que gira, e, no gerador, a potência mecânica é transformada em potência elétrica. A potência elétrica é levada através de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador, e depois, até os lugares onde será consumida.

5 VANTAGENS DE UMA USINA HIDRELÉTRICA
Controle da fauna e da flora no leito e no lago da barragem mantendo o equilíbrio da mesma. Recuperação de espécies em extinção. Controle de cheia. Grande produção de energia com baixo custo, sem agredir a natureza e não emitindo gases na atmosfera que proporcionam o aquecimento global.

6 DESVANTAGENS DE UMA USINA HIDRELÉTRICA
Muitas vezes desvia o curso de rios; Destrói casas e construções; Durante suas construções, as usinas hidrelétricas emitem gás carbônico (CO2) e metano (CH4), que são dois dos principais gases do efeito estufa.

7 USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
Até a plena utilização da Usina de Três Gargantas, na China, a Usina de Itaipu é a maior do mundo em funcionamento, ela tem capacidade para gerar MW. Ela se estende desde a cidade de Foz do Iguaçú (Brasil), até a cidade de Salto del Guairá (Paraguai). Em 5 de maio de 1984 a usina hidrelétrica de Itaipu entrou em operação. As outras unidades foram construídas ao longo dos anos seguintes.

8 BACIA DO URUGUAI Existem aproximadamente 9 usinas hidrelétricas na bacia do rio Uruguai e 5 em construção. As usinas mais próximas de Erechim são a de Itá, Machadinho e Passo Fundo

9 CONCLUSÃO Através dos estudos realizados, podemos concluir que as usinas hidrelétricas geram grande parte da nossa energia, mas têm alguns impactos ambientais sérios na sua construção e utilização, por outro lado, ela é uma das menos poluentes em relação às outras formas de geração de energia. Essa forma de geração é a mais prática e simples de obtermos, por isso, é a mais utilizada pela humanidade nos dias de hoje.


Carregar ppt "USINAS HIDRELÉTRICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google