A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Basquetebol e Canoagem BasquetebolCanoagem Sair. Índice Canoagem Canoagem Basquetebol Basquetebol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Basquetebol e Canoagem BasquetebolCanoagem Sair. Índice Canoagem Canoagem Basquetebol Basquetebol."— Transcrição da apresentação:

1 Basquetebol e Canoagem BasquetebolCanoagem Sair

2 Índice Canoagem Canoagem Basquetebol Basquetebol

3 Canoagem A canoagem é um desporto que tanto se disputa em águas tranquilas como bravias e há dois tipos de embarcação, a canoa e o caiaque. As primeiras canoas surgiram na América do Norte e eram utilizadas pelos índios do Canadá, que chamavam pirogas às suas embarcações, abertas em cima e revestidas com pele de animais, as quais utilizavam para se deslocarem ao longo dos rios. As canoas eram, basicamente, troncos esventrados e afiados à frente para cortar a água. As primeiras deram origem às canoas do tipo canadiano e as segundas aos caiaques, ambas utilizadas actualmente em competição. A canoagem é um desporto que tanto se disputa em águas tranquilas como bravias e há dois tipos de embarcação, a canoa e o caiaque. As primeiras canoas surgiram na América do Norte e eram utilizadas pelos índios do Canadá, que chamavam pirogas às suas embarcações, abertas em cima e revestidas com pele de animais, as quais utilizavam para se deslocarem ao longo dos rios. As canoas eram, basicamente, troncos esventrados e afiados à frente para cortar a água. As primeiras deram origem às canoas do tipo canadiano e as segundas aos caiaques, ambas utilizadas actualmente em competição.

4 Vários tipos de canoagem Canoagem de velocidade Canoagem de velocidade Canoagem de velocidade Canoagem de velocidade Canoagem Maratona Canoagem Maratona Canoagem Maratona Canoagem Maratona Canoagem Oceânica Canoagem Oceânica Canoagem Oceânica Canoagem Oceânica Canoagem de Slalom Canoagem de Slalom Canoagem de Slalom Canoagem de Slalom Canoagem Onda Canoagem Onda Canoagem Onda Canoagem Onda Canoagem descida Canoagem descida Canoagem descida Canoagem descida Índice

5 Canoagem de Velocidade Canoagem de Velocidade é uma modalidade essencialmente de competição. É praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. Iniciam-se com eliminatórias que classificam os barcos semi-finalistas e finalistas. Canoagem de Velocidade é uma modalidade essencialmente de competição. É praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. Iniciam-se com eliminatórias que classificam os barcos semi-finalistas e finalistas.

6 Classes de embarcações Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 12 kg.K-1 Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 12 kg. Caiaque para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 18 kg.K-2 Caiaque para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 18 kg. Caiaque para quatro pessoas. Tem o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 30 kg.K-4 Caiaque para quatro pessoas. Tem o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 30 kg.

7 Para ser um evento oficial reconhecido pela Federação Internacional de Canoagem somente homens podem competir em Canoas (C1, C2 e C4). Canoa para uma pessoa Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 16 kgC-1 Canoa para uma pessoa Tem o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 16 kg Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 20 kg.C-2 Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 20 kg. Canoa para quatro pessoas. Tem o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 50 kg.C-4 Canoa para quatro pessoas. Tem o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 50 kg.

8 Canoagem de Slalom O Slalom é praticado em rios com corredeiras, num percurso que varia entre 250 e 400 metros. O Slalom é praticado em rios com corredeiras, num percurso que varia entre 250 e 400 metros. Através de arames suspensos são penduradas até 25 portas que devem ser ultrapassadas na sequência numérica e no sentido - a favor e contra a correnteza - indicados. Através de arames suspensos são penduradas até 25 portas que devem ser ultrapassadas na sequência numérica e no sentido - a favor e contra a correnteza - indicados.

9 Regras Cada toque do canonista, embarcação ou remo em qualquer uma das balizas acrescenta 2 segundos ao seu tempo. A não passagem pela porta implica em 50 segundos. Cada toque do canonista, embarcação ou remo em qualquer uma das balizas acrescenta 2 segundos ao seu tempo. A não passagem pela porta implica em 50 segundos. Aquele que fizer o menor tempo - descida mais penalidades de duas descidas sucessivas- é o vencedor. Aquele que fizer o menor tempo - descida mais penalidades de duas descidas sucessivas- é o vencedor.

10 Classes de embarcações K-1 Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento mínimo de 4 m, largura mínima de 60 cm e o peso mínimo de 9 kg. K-1 Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento mínimo de 4 m, largura mínima de 60 cm e o peso mínimo de 9 kg.

11 Para ser um evento oficial reconhecido pela Federação Internacional de Canoagem somente os homens podem competir em Canoas (C1 e C2). C-1 Canoa para uma pessoa. Tem o comprimento mínimo de 4 m, largura mínima de 70 cm e o peso mínimo de 10 kg C-1 Canoa para uma pessoa. Tem o comprimento mínimo de 4 m, largura mínima de 70 cm e o peso mínimo de 10 kg Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento mínimo de 4,58 m, largura mínima de 80 cm e o peso mínimo de 15 kg.C-2 Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento mínimo de 4,58 m, largura mínima de 80 cm e o peso mínimo de 15 kg.

12 Canoagem Descida O objectivo da canoagem descida é demonstrar o controle do competidor sobre o seu barco em águas rápidas (corredeiras) enquanto percorre uma pista pré-definida no menor tempo possível. Provas em pistas abaixo da classe III de dificuldade são designadas corridas de rio e não de descida. Pelas regras atuais da FIC (Federação Internacional de Canoagem) as seis copas do mundo estão definidas em três clássicas e três de velocidade (sprint wildwater)e mulheres não competem. O objectivo da canoagem descida é demonstrar o controle do competidor sobre o seu barco em águas rápidas (corredeiras) enquanto percorre uma pista pré-definida no menor tempo possível. Provas em pistas abaixo da classe III de dificuldade são designadas corridas de rio e não de descida. Pelas regras atuais da FIC (Federação Internacional de Canoagem) as seis copas do mundo estão definidas em três clássicas e três de velocidade (sprint wildwater)e mulheres não competem.

13 Classes de embarcações K-1 Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 4,50 m, largura mínima no casco de 60 cm e o peso mínimo de 11 kg. K-1 Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 4,50 m, largura mínima no casco de 60 cm e o peso mínimo de 11 kg. Canoa para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 4,30 m, largura mínima no casco de 70 cm e o peso mínimo de 12 kg.C1 Canoa para uma pessoa. Tem o comprimento máximo de 4,30 m, largura mínima no casco de 70 cm e o peso mínimo de 12 kg.

14 C2 Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 5 m, largura mínima no casco de 80 cm e o peso mínimo de 18 kg. C2 Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento máximo de 5 m, largura mínima no casco de 80 cm e o peso mínimo de 18 kg. Nota: A Canoagem de descida em corredeiras foi a 1ª modalidade a ser praticada no final da década de 70, mais precisamente em Logo após foi introduzido por Leopoldo Ávila e Uwe Peter Kohnen, o 1º Kayak nacional, que foi o Kayak Turismo, praticado por poucos canoístas, que eram na maioria do Rio de Janeiro, como: Fernando Callado, Ronaldo Chiarelli, Mauro Villas, Pedro Mayal e outros

15 Canoagem Maratona Nas competições de maratona o competidor percorre uma distância longa designada sem padrões prescritos. O competidor deve andar pela água assim como ele a encontrar e estar preparado para, se necessário, carregar a sua embarcação por um obstáculo intransponível ou por terra. Nas competições de maratona o competidor percorre uma distância longa designada sem padrões prescritos. O competidor deve andar pela água assim como ele a encontrar e estar preparado para, se necessário, carregar a sua embarcação por um obstáculo intransponível ou por terra.

16 Classe de embarcações Homens K1, K2, K4, C1 e C2 Mulheres K1 e K2 Misto K2 e C2

17 K-1- caiaque para uma pessoa. Pode ter o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 8 kg.K-1- caiaque para uma pessoa. Pode ter o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 8 kg. K-2- Caiaque para duas pessoas. Pode ter o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 12 kg.K-2- Caiaque para duas pessoas. Pode ter o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 12 kg. K-4- Caiaque para quatro pessoas. Pode ter o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 30 kg.K-4- Caiaque para quatro pessoas. Pode ter o comprimento máximo de 11 m e o peso mínimo de 30 kg. C-1- Canoa para uma pessoa. Pode ter o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 10 kg.C-1- Canoa para uma pessoa. Pode ter o comprimento máximo de 5,20 m e o peso mínimo de 10 kg. C-2- Canoa para duas pessoas. Pode ter o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 14 kg.C-2- Canoa para duas pessoas. Pode ter o comprimento máximo de 6,50 m e o peso mínimo de 14 kg.

18 Canoagem Oceânica O objectivo das provas de canoagem Oceânica é percorrer, num percurso previamente definido em carta náutica, em águas marinhas, no menor tempo possível. O objectivo das provas de canoagem Oceânica é percorrer, num percurso previamente definido em carta náutica, em águas marinhas, no menor tempo possível.

19 Classes de embarcações Os Caiaques são divididos nas seguintes classes: Os Caiaques são divididos nas seguintes classes: Caiaque com o comprimento mínimo de 4.60 m;Caiaque com o comprimento mínimo de 4.60 m; Caiaque com o comprimento mínimo de 4.30 m e máximo de 4.59 m; Caiaque com o comprimento mínimo de 4.00 m e máximo de 4.29 m.

20 Canoagem onda As regras baseiam-se nas do surfe, tendo em vista que a canoagem onda se assemelha em muito ao surfe tanto no critério de julgamento, quanto na estrutura da prova. As regras baseiam-se nas do surfe, tendo em vista que a canoagem onda se assemelha em muito ao surfe tanto no critério de julgamento, quanto na estrutura da prova.

21 Classes de embarcações No Brasil a canoagem onda divide-se em duas classes: Caiaque Surfe e Waveski. No Brasil a canoagem onda divide-se em duas classes: Caiaque Surfe e Waveski. Caiaque Surfe A Classe Caiaque surfe é a tradicional canoagem em onda, onde o atleta surfa dentro de um caiaque especialmente desenvolvido para isso. Waveski Na Classe Waveski temos uma prancha shepada sob medida para cada atleta (como no surfe).A geração Waveski teve início em meados de 1960, nos grupos de fiscalização e segurança dos campeonatos de surfe. Eles se deslocavam na água em pranchas tipo Waveski e desciam as ondas nos intervalos das competições.

22 As canoas são usadas em actividades de Lazer pois são leves e fáceis de manejar

23 Basquetebol Jogo disputado entre duas equipas de cinco jogadores cada, e que tem como objectivo fazer passar a bola pelo interior de um cesto, utilizando as mãos, após uma série de movimentos que obedecem a determinadas regras. Jogo disputado entre duas equipas de cinco jogadores cada, e que tem como objectivo fazer passar a bola pelo interior de um cesto, utilizando as mãos, após uma série de movimentos que obedecem a determinadas regras.

24 Basquetebol e suas componentes Regras Regras Regras Quadra de jogo Quadra de jogo Quadra de jogo Quadra de jogo Garrafão ou Área restritiva Garrafão ou Área restritiva Garrafão ou Área restritiva Garrafão ou Área restritiva Área de Lance Livre Área de Lance Livre Área de Lance Livre Área de Lance Livre Altura do Pavilhão Altura do PavilhãoAltura do PavilhãoAltura do Pavilhão Cesto CestoCesto Tabela TabelaTabela Acolchoamento das Tabelas Acolchoamento das TabelasAcolchoamento das TabelasAcolchoamento das Tabelas Basquetebol BasquetebolBasquetebol Índice

25 Regras Cada equipa, a partir do momento em que possui a bola, dispõe de 24 segundos para tentar encestar (excepcionalmente, na NBA este tempo é de apenas 20 segundos). O jogo tem a duração de 40 minutos, com a particularidade de não poder terminar empatado (se as equipas estiverem empatadas ao fim de 40 minutos, faz-se um prolongamento para se encontrar um vencedor). Pode ser praticado ao ar livre ou em recinto coberto. Cada equipa, a partir do momento em que possui a bola, dispõe de 24 segundos para tentar encestar (excepcionalmente, na NBA este tempo é de apenas 20 segundos). O jogo tem a duração de 40 minutos, com a particularidade de não poder terminar empatado (se as equipas estiverem empatadas ao fim de 40 minutos, faz-se um prolongamento para se encontrar um vencedor). Pode ser praticado ao ar livre ou em recinto coberto.

26 Quadra de jogo A quadra de jogo será rectangular, plana, sólida e livre de obstáculos. Para as principais competições da FIBA, as dimensões serão de 28m de comprimento e 15m de largura, medidas da margem interna das linhas limítrofes. Todas as novas quadras deverão ser construídas de acordo com as especificações para as competições oficiais da FIBA, que é de 28m por 15m. A altura do teto ou da obstrução mais baixa será de, no mínimo, 7m. A superfície da quadra será uniforme e adequadamente iluminada. As unidades de luz serão colocadas de modo a não atrapalhar a visão dos jogadores. A quadra de jogo será rectangular, plana, sólida e livre de obstáculos. Para as principais competições da FIBA, as dimensões serão de 28m de comprimento e 15m de largura, medidas da margem interna das linhas limítrofes. Todas as novas quadras deverão ser construídas de acordo com as especificações para as competições oficiais da FIBA, que é de 28m por 15m. A altura do teto ou da obstrução mais baixa será de, no mínimo, 7m. A superfície da quadra será uniforme e adequadamente iluminada. As unidades de luz serão colocadas de modo a não atrapalhar a visão dos jogadores.

27 Altura do Pavilhão Altura do Pavilhão A altura do teto ou da obstrução mais baixa será de, no mínimo, 7m. A altura do teto ou da obstrução mais baixa será de, no mínimo, 7m.

28 Cesto O material deve ser ferro sólido, com diâmetro interior mínimo de 45cm e máximo diâmetro interior de 45,7cm, pintados na cor laranja. O metal dos aros deverá ser de um diâmetro mínimo de 17mm e um diâmetro máximo de 20mm com a adição de um sistema de ganchos inferiores para fixar as redes de maneira a prevenir o(s) dedo(s) de ser(em) lesionado(s). O sistema de fixação da rede ao aro deve ser de tal modo que nenhuma borda pontiaguda ou espaços que permitam a entrada do(s) dedo(s). O material deve ser ferro sólido, com diâmetro interior mínimo de 45cm e máximo diâmetro interior de 45,7cm, pintados na cor laranja. O metal dos aros deverá ser de um diâmetro mínimo de 17mm e um diâmetro máximo de 20mm com a adição de um sistema de ganchos inferiores para fixar as redes de maneira a prevenir o(s) dedo(s) de ser(em) lesionado(s). O sistema de fixação da rede ao aro deve ser de tal modo que nenhuma borda pontiaguda ou espaços que permitam a entrada do(s) dedo(s).

29 Tabela A borda superior do aro deverá ser posicionada horizontalmente a 3,05m acima do piso, equidistante das duas bordas verticais da tabela. A borda superior do aro deverá ser posicionada horizontalmente a 3,05m acima do piso, equidistante das duas bordas verticais da tabela. O ponto mais próximo da borda interior do aro deve estar a 15cm da superfície da tabela. O ressalto/elasticidade de qualquer sistema de suporte de aro de basquete deve estar entre 35% a 50% de extensão de absorção e de energia do seu impacto total.

30 Acolchoamento das Tabelas Na parte inferior e laterais das tabelas, o acolchoamento deverá cobrir a superfície inferior da tabela e as superfícies laterais a uma distância de um mínimo de 35cm da parte inferior.O acolchoamento das bordas inferiores das tabelas será de uma espessura mínima de 5cm. As superfícies frontal e posterior serão cobertas de um mínimo de 2cm da parte inferior e o acolchoamento terá uma espessura mínima de 2cm Na parte inferior e laterais das tabelas, o acolchoamento deverá cobrir a superfície inferior da tabela e as superfícies laterais a uma distância de um mínimo de 35cm da parte inferior.O acolchoamento das bordas inferiores das tabelas será de uma espessura mínima de 5cm. As superfícies frontal e posterior serão cobertas de um mínimo de 2cm da parte inferior e o acolchoamento terá uma espessura mínima de 2cm

31 Garrafão ou área restritiva As áreas restritivas são áreas marcadas no piso da quadra, limitada pelas linhas finais, as linhas de lance livre e as linhas que partem das linhas finais, com suas margens externas a 3m dos pontos médios das mesmas e terminando nas margens externas das linhas de lance livre. Se a parte interna das áreas restritivas for pintada, terá que ser da mesma cor que a do círculo central As áreas restritivas são áreas marcadas no piso da quadra, limitada pelas linhas finais, as linhas de lance livre e as linhas que partem das linhas finais, com suas margens externas a 3m dos pontos médios das mesmas e terminando nas margens externas das linhas de lance livre. Se a parte interna das áreas restritivas for pintada, terá que ser da mesma cor que a do círculo central

32 Área de Lance Livre Áreas de lance livre são áreas restritivas prolongadas na quadra com semicírculos com raio de 1,80m, e seus centros nos pontos médios das linhas de lance livre. Semicírculos semelhantes Áreas de lance livre são áreas restritivas prolongadas na quadra com semicírculos com raio de 1,80m, e seus centros nos pontos médios das linhas de lance livre. Semicírculos semelhantes Linha de Lance Livre


Carregar ppt "Basquetebol e Canoagem BasquetebolCanoagem Sair. Índice Canoagem Canoagem Basquetebol Basquetebol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google