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Sociedades globalizadas

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Apresentação em tema: "Sociedades globalizadas"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura e Sociedade Elementos antropológicos e sociais da cultura nas sociedades globalizadas

2 Sociedades globalizadas
Instituições sociais Relações de produção Ações individuais e sociais CULTURA

3 Cultura x natureza Os sentidos comuns da natureza no Ocidente 1. Princípio de vida que anima e movimenta os seres. É a Physis grega. 2. Essência própria de um ser ou aquilo que um ser é necessariamente em si mesmo. A natureza como conjunto de qualidades, propriedades e atributos que a definem propriamente. 3. Organização universal e necessária dos seres segundo uma ordem regida por suas leis. A natureza como ordenamento e conexão universal e necessária entre as coisas, expressas em leis humanas.

4 4. Tudo que existe no universo sem a intervenção da vontade da ação humana.
5. A natureza como o mundo visível do meio ambiente e como aquilo que existe fora de nós e que provoca idéias e sentimentos.

5 Antropologicamente: Distinção entre natureza e cultura: está no tempo.
Repetição, sucessão cíclica, mudanças a partir do adaptação ao meio Cultura Transformação, mudança de costumes, leis e emoções

6 Então, o que é cultura? “Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.” Edward Tylor, 1871

7 Qual o sentido da cultura?
Atribuir significações e valores às coisas materiais e aos homens. A cultura se apresenta como organizadora de símbolos a partir da ressignificação da natureza e das coisas materiais. Ela proporciona consciência de tempo, organiza espaço, sentido de humanização e de morte, e relacionamentos com o visível e o invisível.

8 Os três sentidos principais da cultura como criadora de símbolos: 1
Os três sentidos principais da cultura como criadora de símbolos: 1. Criação da ordem simbólica da lei: sistema de interdições e obrigações a partir de valores às coisas da vida e das relações humanas; 2. Criação de uma ordem simbólica da sexualidade, da linguagem, do trabalho, do espaço, do tempo, do sagrado e do invisível: símbolos para representar e para interpretar a realidade e seu sentido de humano no mundo;

9 3. Criação de um conjunto de práticas, comportamentos e instituições: estas auxiliam na relação entre os homens entre si e com a natureza podendo distingui-la e transformá-la, ressignificando-a.

10 A operacionalidade da cultura nas sociedades humanas
Segundo Roque Laraia (2011): A cultura é uma das principais características humana. Desenvolve-se simultaneamente com o equipamento fisiológico do homem; A atuação prática da cultura produz as seguintes consequências na vida fisiológica/biológico do ser humano:

11 1. A cultura condiciona a visão de mundo do homem: O sistema cultural auxilia na padronização dos comportamentos sociais. A cultura proporciona o homem a ver o mundo através de sua cultura trazendo como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

12 2. A cultura interfere no plano biológico: Atua nas necessidades fisiológicas básicas (comer, vestir, relacionar-se, trabalhar, etc) de acordo com o que o grupo social faz a opção como o mais adequado a partir de suas crenças. Estas relações buscam preservar a coesão do grupo e a sobrevivência dos sujeitos frente a sua fragilidade condicionante do seu estado de ser (estrutura) humana.

13 3. Os indivíduos participam de maneiras diferentes da mesma cultura:
A participação do indivíduo em sua cultura é sempre limitada. Nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura. Fatores como idade, maturidade fisiológica, biológica, psicológica, organização corporal, sexo, entre outros elementos são determinantes para o conjunto de possibilidades para o sujeito participar da cultura da sociedade.

14 4. A cultura tem uma lógica própria: Todo o sistema cultural tem sua própria lógica e tende a transferir a lógica de um sistema sobre o outro. O mais comum: considerar lógico o próprio sistema e atribuir aos demais certo grau de irracionalismo. Todas as sociedade humanas dispõem de um sistema de classificação para o mundo natural e estes sistemas divergem entre si.

15 Por isto, entender a lógica de um sistema cultural depende da compreensão das categorias constituídas pelo mesmo.

16 5. A cultura é dinâmica: A dinamicidade da cultura é dada pelos processos culturais pelos quais as sociedades e os sujeitos se submentem no decorrer do espaço-tempo. Os processos de mudanças na cultura são bilaterais: interno, resultante da dinâmica do próprio sistema cultural e externo, resultante do contato de um sistema cultural com o outro. O ritmo (lento ou rápido/perceptível ou não) será alterado por eventos históricos como catástrofes, inovações tecnológicas, situações de contato, políticas, econômicas entre outros.

17 O tempo se constitui em um elemento importante na análise da cultura em seu aspecto dinâmico. As mudanças se fazem necessárias para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamento que isolem (exclua) os sujeitos da realidade cultural em que ele se encontra.

18 A cultura é fundamental para a nossa compreensão de humanidade
A cultura é fundamental para a nossa compreensão de humanidade. Desta forma, compreender as diferenças entre os distintos povos e entender a sua lógica interna, o auxilia no convívio com os diversos grupos sociais e a fixação do seu próprio sistema cultural (cultura como produção de identidade). Este é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente o admirável mundo do porvir.

19 Definições sobre cultura
Cultura Individual: como conhecimento a ser adquirido ou acumulado, refere-se a pessoa culta ou bem informada. Cultura Coletiva: conjunto de crenças, regras, técnicas, tradições e ensinamentos produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.

20 Cultura e educação A transmissão cultural se dá por via da educação (herança cultural). Cada sociedade transmite às novas gerações o seu patrimônio cultural. Esta transmissão se dá: Pela educação informal (assistemática): a transmissão cultural se dá por meio da família ou da convivência em grupo. Pela educação formal (sistemática): a escola se encarrega dá transmissão de valores culturais obedecendo uma organização previamente planejada.

21 Identidade cultural Desde o nascimento o indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive. Os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam uma identidade cultural. possibilita a pessoa se sentir inserida (pertencer) num grupo.

22 Aspectos culturais: material e o não-material.
A cultura material consiste em todo tipo de utensílio ou materiais produzido em uma sociedade, estes interferem diretamente em seu modo de viver. Exemplo: No nordeste é comum o uso de redes para dormir.

23 A cultura não-material abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como normas sociais, religião, costumes, artes. Exemplo: Folclore, jogos, danças, literatura, superstições, medicina popular.

24 Os Elementos da Cultura
Traços culturais: é o menor componente representativo de uma cultura. Ele poderá ser um objeto material como um cocar de penas, um berimbau ou até um computador.

25 Complexo cultural: é a combinação dos traços culturais
Complexo cultural: é a combinação dos traços culturais. Por exemplo, o carnaval. Ele reúne carros alegóricos, fantasias de baiana, instrumentos, mestre sala e porta bandeira, dança, etc.

26 Área cultural: a região que predomina determinados complexos culturais
Área cultural: a região que predomina determinados complexos culturais. É o espaço geográfico onde se manifesta uma certa cultura.

27 Padrão cultural: é o conjunto de normas que rege o comportamento dos indivíduos de determinada cultura ou sociedade. Isto acontece quando os membros agem de uma mesma forma. Casamento monogâmico Casamento poligamia

28 Processos culturais - Fundamentais para a vivência social dos diversos grupos sociais e de produção/manutenção dos sistemas culturais existentes. Os processos se organizam de acordo com o tempo e o espaço histórico; Estão presentes na constituição das sociedade contemporâneas;

29 1 Cultura real: é tudo aquilo que os membros de uma sociedade percebem, intuem e/ou descobrem como representações das coisas que os sujeitos praticam ou pensam nas suas tarefas cotidianas. (Ex: tipos de alimentos, formas de vestir, moradias) 2. Cultura ideal: representa um conjunto de comportamentos que são propagados como corretos, perfeitos, porém na prática nem sempre são seguidos por todos os membros de um grupo social. (Ex: o respeito aos idosos e deficientes)

30 3. Subcultura: no interior de uma cultura podem pequenos grupos com diferenças significativas de valores culturais.

31 4. Endoculturação: é a aprendizagem e estabilidade de uma cultura
4. Endoculturação: é a aprendizagem e estabilidade de uma cultura. As crenças, os comportamentos, hábitos e valores dos indivíduos foram/são inventados pela sociedade que os controla. - É o processo que torna o indivíduo um membro ajustado à sociedade. Faz com que o indivíduo chegue a um nível de padronização consciente, motivado pela aceitação de valores de sua cultura. (Ex: A escola organiza um processo básico de endoculturação)

32 3 etapas distintas: Nascimento à juventude (aceita as mensagens da cultura), A maturidade (aceita em função da cultura anterior, reformulando e recondicionando-a) A velhice (cultura cristalizada e impermeável às novas culturas organizadas pelas novas situações.)

33 5. Difusão cultural: é um processo que consiste na propagação de elementos de uma dada cultura para outras culturas, observando as permutas ou trocas dos elementos culturais.

34 6. Aculturação: é a difusão cultural consumada, ou seja, a fusão de culturas diferentes que apresentam alterações nos padrões de cultura em ambos os grupos. Estas culturas podem fundir-se e formar uma sociedade e cultura nova. Ex: Os indígenas no Brasil (vivência das tradições e os elementos da sociedade contemporânea. -Diferente de endoculturação: este se promove no nível do indivíduo. Aculturação no nível do grupo.

35 7. Sincretismo Cultural: é a fusão de dois elementos culturais análogos (práticas e crenças) de culturas diferentes ou não, sem perder o seu simbolismo primário. Ex: A cultura religiosa africana e a cristã no Brasil.

36 8. Raça: (radix=raiz) Possui duas vertentes principais: a) Antropológico: Indivíduos que são identificados como pertencentes a um determinado grupo, linhagem ancestral e possuem os mesmo elementos culturais.

37 b) Biológico: Sujeitos identificados por aquilo que é único em sua estrutura biológica. Neste caso, os seres humanos pertencem a uma única raça que o difere de outros animais (felinos, entre outros). A palavra ‘racismo’ é um termo cultural para ‘fenotipismo’ (fenótipo: é o conjunto de características físicas, morfológicas e fisiológicas de um organismo.)

38 9.Relativismo cultural: é a particularidade de cada modo de vida adquirido pelos processos de endoculturação, aculturação e difusão cultural. É o conjunto de suas próprias ideologias e costumes. O relativismo cultural defende que as idéias e valores não são absolutos. As avaliações devem ser organizadas a partir da própria cultura onde foi organizado determinado valor. (Ex: a figa, amuleto de sorte e romanos, relação sexual)

39 10. Etnia: É um grupo de seres humanos unidos por um fator comum, afinidades culturais e históricas. Desta forma, eles partilham línguas, religião, costumes, valores e nacionalidade) Ex: Judeus.

40 11. Etnocentrismo: é a supervalorização da própria cultura em detrimento as demais. O julgamento da cultura do outro a partir da nossa, leva-se ao entendimento de que a correta é a cultura que vivemos e que os outros precisa modificar-se e seguir os nossos ideais. Ex: O Nazismo – supervalorização da raça ariana (alemã)

41 Enfim, É através da cultura que se organizam os principais processos sociais vividos pelos indivíduos, grupos e instituições nas sociedades contemporânea; Entender os processos culturais é ter a capacidade de fazer uma reflexão crítica sobre a sua formação e organização globalizante que vivem as sociedades. - Na cultura e através dela se apresentam os resultados da vivências grupais, seus problemas sociais, as identidades dos sujeitos e as diversas formas de trabalho existentes na sociedade contemporânea.

42 “ A cultura é fundamental para a nossa compreensão de humanidade
“ A cultura é fundamental para a nossa compreensão de humanidade. Desta forma, compreender as diferenças entre os distintos povos e entender a sua lógica interna, o auxilia no convívio com os diversos grupos sociais e a fixação do seu próprio sistema cultural (cultura como produção de identidade). Este é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente o admirável mundo do porvir.” Roque Laraia, ‘Cultura: um conceito antropológico’, 2011.


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