A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Água O Futuro começa hoje! Trabalho realizado por: Carina Dias nº6 Joana Multer nº9 Marie Schicha nº14 Rute Lúcio nº18.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Água O Futuro começa hoje! Trabalho realizado por: Carina Dias nº6 Joana Multer nº9 Marie Schicha nº14 Rute Lúcio nº18."— Transcrição da apresentação:

1 A Água O Futuro começa hoje! Trabalho realizado por: Carina Dias nº6 Joana Multer nº9 Marie Schicha nº14 Rute Lúcio nº18

2 Índice Introdução……………………………………………………………………………… I Introdução……………………………………………………………………………… I O que é a água? II O que é a água? II Ciclo da água………………………………………………………………………… III Ciclo da água………………………………………………………………………… III A Poluição………………………………………………………………………………. IV A Poluição………………………………………………………………………………. IV As causas………………………………………………………………………………. V As causas………………………………………………………………………………. V Consequências/Efeitos…………………………………………………………... …… VI Consequências/Efeitos…………………………………………………………... …… VI Doenças relacionadas com a água poluída………………………………………….. VII Doenças relacionadas com a água poluída………………………………………….. VII Ø Algumas medidas para solucionar os problemas da Poluição das Águas………………VIII

3 Introdução Introdução A água surgiu no decurso de reacções químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação. A água surgiu no decurso de reacções químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação. A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água. A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água. Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra. Os primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivo. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes. Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra. Os primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivo. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.

4 O que é a água? Água H2O Água H2O A água é um bem precioso, talvez o recurso mais precioso que a terra oferece à humanidade. A água é um bem precioso, talvez o recurso mais precioso que a terra oferece à humanidade. A Terra é constituída por 71% de água e 29% de superfície terrestre. A Terra é constituída por 71% de água e 29% de superfície terrestre. De toda a água que existe na terra, apenas 2,5% é água doce utilizável e desta, apenas 0,1% é potável e os 97,5% restantes corresponde à água nos mares e oceanos De toda a água que existe na terra, apenas 2,5% é água doce utilizável e desta, apenas 0,1% é potável e os 97,5% restantes corresponde à água nos mares e oceanos

5 O Ciclo da Água A água que se encontra nos rios, lagos e mares, devido ao calor do sol, evapora e transforma-se em vapor e formam-se as nuvens. Quando as nuvens sobem e entram em contacto com o ar frio, a água arrefece e dá-se a condensação e consequentemente a precipitação (chuva). A água cai sobre a terra, mares, rios e lagos e, volta a evaporar quando é aquecida pelo sol, repetindo-se o ciclo da água. A água que se encontra nos rios, lagos e mares, devido ao calor do sol, evapora e transforma-se em vapor e formam-se as nuvens. Quando as nuvens sobem e entram em contacto com o ar frio, a água arrefece e dá-se a condensação e consequentemente a precipitação (chuva). A água cai sobre a terra, mares, rios e lagos e, volta a evaporar quando é aquecida pelo sol, repetindo-se o ciclo da água.

6

7 A poluição da água é a alteração das suas propriedades físicas, químicas, ou biológicas que possam prejudicar a saúde, a segurança e o bem estar da população. É o lançamento ou infiltração de substâncias nocivas na água Poluição das Águas

8 As causas da Poluição das Águas As causas da Poluição das Águas Desde a antiguidade o homem já lançava os seus detritos na água, porém, esse procedimento não causava muitos problemas, pois os rios, oceanos e lagos têm o poder de autolimpeza. Depois da Revolução Industrial o volume de detritos despejados nas águas aumentou bruscamente, comprometendo a capacidade de purificação dos rios, oceanos e lagos. As principais fontes de poluição das águas são: Os detritos orgânicos dos esgotos lançados directamente nos rios e nos mares; Os desperdícios e detergentes industriais, normalmente à base de mercúrio e chumbo;

9 Os pesticidas e adubos, principalmente fosfatos e nitratos arrastados dos solos para os rios; Os derrames de petróleo, devido a acidentes com petroleiros que dão origem às chamadas marés negras; Resíduos, sólidos, plásticos, vidro, trapos e outros materiais deixados nas praias e nos rios. Tráfego intenso; Barulhos produzidos pelos motores ou buzinas dos camiões, motos ou carros; Proximidade de aeroportos; Música nas discotecas ou fones com som demasiado alto; Máquinas das fábricas; Ambientes barulhentos. …

10 Os efeitos/ consequências São lançados diariamente 10 bilhões de litros de esgoto que poluem rios, lagos e oceanos as principais consequências da poluição são: - Torna a água imprópria para o abastecimento público - A água poluída contamina as explorações agrícolas e pecuárias e o Homem ao alimentar-se desses produtos corre o risco de contrair doenças. - Põe em causa a vida dos seres vivos(fauna e flora) que habitam em oceanos, rios, ribeiros, e lagos.

11 Doenças Relacionadas com a Água Poluída Às vezes, a água, que parece limpa, contém vírus, bactérias e parasitas (microrganismos patogénicos), que só podem ser vistos ao microscópio. Entre as doenças causadas direta ou indiretamente pela água: - Cólera - Hepatite - Poliomielite - Diarreias infecciosas - etc

12 Algumas medidas para solucionar os problemas da Poluição das Águas A existência de Leis mais rigorosas que obriguem as indústrias a tratarem seus resíduos antes de lançá-los nos rios e o ceanos. Penalizações para as indústrias que não estiverem de acordo com as Leis. No caso de reincidência o seu fechamento é inevitável; - Investimentos nas áreas de fiscalização dessas indústrias; - Ampliação da rede de esgotos; - Saneamento básico para todos; -Investimento na construção de navios mais seguros para o - transporte de combustíveis; - Melhoramentos no sistema de coleta de lixo; - Implantação de novas estações de tratamento de esgotos; -Campanhas publicitárias, buscando a explicação de técnicas - de saneamento para a população carente; -Campanhas de conscientização da população para os -riscos da poluição; - Criação de produtos químicos mais seguros para a agricultura; - Cooperação com as entidades de proteção ambiental.

13 Conclusão Com este trabalho queremos alertar as pessoas para muitas das causas da poluição. E queremos que saibam que a água poluída pode causar a morte de muitos humanos e animais.

14 Bibliografia Livros de Ciências do 5º ano

15


Carregar ppt "A Água O Futuro começa hoje! Trabalho realizado por: Carina Dias nº6 Joana Multer nº9 Marie Schicha nº14 Rute Lúcio nº18."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google