A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Factores Climáticos Adaptações às Condições do Meio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Factores Climáticos Adaptações às Condições do Meio"— Transcrição da apresentação:

1 Factores Climáticos Adaptações às Condições do Meio
FACTORES DO MEIO Factores Climáticos Adaptações às Condições do Meio

2 DO AMBIENTE FAZEM PARTE OS :
DO AMBIENTE FAZEM PARTE OS : Seres Vivos ou Bióticos Seres Não Vivos ou Abióticos Climáticos: ♦ Temperatura ♦ Luz ♦ Humidade Edáficos: *Solo Os Animais As Plantas

3 FACTORES CLIMÁTICOS Temperatura
A temperatura varia desde os Pólos até ao Equador. Pólos Zona Temperada Equador Temperatura sempre baixa. O ar , seco e frio, desce e sopra em rajadas geladas. Possui 4 estações bem definidas: Verão quente Primavera e Outono de temperaturas moderadas Inverno frio Floresta tropical: O Sol é quente e a pino, a Terra aquece, o ar sobe e a chuva cai. Deserto quente: Sol quente e sem chuva. Savana tropical: Chuva escassa ou inexistente na estação seca. Tempo húmido e nublado na estação húmida.

4 ADAPTAÇÕES DOS SERES VIVOS À TEMPERATURA
Adaptações morfológicas Comportamentos Hibernação: ♦ É um estado de dormência. Os anfíbios, os répteis, o urso pardo e outros animais, não conseguem manter-se activos a baixas temperaturas, entrando em dormência. Rato do campo em hibernação. Estivação: ♦ Os caracóis, no período quente e seco, fecham a sua concha e entram em dormência. Caracóis em estivação ♦ O aumento da camada de gorduras e o revestimento de penas ou pêlos permite que os animais de temperatura constante resistam às baixas temperaturas ♦ Nas regiões frias, as raposas são grandes, de orelhas e focinhos curtos e pêlo comprido, para conservarem o calor. Raposa do Árctico ♦ Nas regiões quentes, as raposas são pequenas, de orelhas e focinhos compridos e pêlo curto, para perderem o calor. Raposa do Deserto

5 Factor Climático Luz Fotoperíodo é o nome que se dá ao número de horas de luz de um dia. No Verão o fotoperíodo é maior. Nos pólos é noite durante seis meses e é dia durante os outros seis meses. Os povos dessas regiões podem observar o “ Sol da meia-noite”. “Sol da meia-noite”

6 Influência da luz nos seres vivos
Influência da luz nos seres vivos Na Cor da Pelagem Nos Oceanos Nos oceanos, os animais vivem à superfície porque a intensidade luminosa é maior (há mais luz e calor). Nas grandes profundidades, onde a escuridão é total, os animais emitem luz através de órgãos especiais. O fotoperíodo influencia a cor da pelagem de alguns mamíferos.

7 Factor Climático Humidade
Os animais precisam de água para beber, captando-a e bebendo-a. No deserto, os animais reduzem a perda de água, através da impermeabilização do revestimento e da diminuição da produção de urina. Muitos animais saem das tocas à noite, quando a temperatura baixa. O camelo tem um estômago especial que lhe permite acumular água. A serpente possui escamas que impede a perda de água. O rato canguru sobrevive com a água das sementes que come. A urina é muito concentrada, reduzindo a perda de água.

8 Migrações Factores que influenciam as migrações
♦ Temperatura: As temperaturas mais favoráveis permitem as melhores pastagens. ♦ Humidade: A presença de água é imprescindível a todos os seres vivos. ♦ Luz: Um aumento da duração das horas de luz diárias leva à migração dos animais para o norte; uma diminuição das horas de luz diárias leva à migração dos animais para o sul. São as grandes viagens que os animais fazem, procurando melhores condições de vida. As grandes migrações dos gnus, em busca de erva e água.


Carregar ppt "Factores Climáticos Adaptações às Condições do Meio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google