A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO BIG BROTHER BRASIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO BIG BROTHER BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO BIG BROTHER BRASIL

2

3 Grande irmão é a expressão usada por George Orwell para definir o controle exercido pelo regime totalitário em seu romance 1984 (escrito em 1948). A mesma expressão Big Brother (grande irmão) é usada para um programa Televisivo que aparentemente tem a inocente função de nos entreter.

4 Os participantes de reality shows, em especial do BBB, podem ser considerados personagens por participarem de uma trama em que é ultrapassado o limite realidade/ficção e por se enquadrarem nela como tipos, ou mais especificamente como mercadorias

5 A beleza não precisa nem ser comentada: ela está ali. Todos são belos, perfeitos modelos e sobretudo: magros.

6 Os exemplos mais claros são o das loiras exuberantes, siliconadas, exibindo belos corpos, vestidas em roupas vulgares, ou na maior parte do tempo apenas em trajes de banho, quase sempre em conflito com outro participante. Ou o homem sensível, de porte físico diferenciado dos demais, ou seja, corpo comum, sem a definição dos músculos, que geralmente é homossexual ou tem dúvidas quanto a sua sexualidade

7 O telespectador pode encontrar cenas de erotismo, brigas, armações, e entre outros assuntos muita festa, bebedeira e fazer nada o dia todo

8 O Big Brother com seu caráter de vigilância mostra as mais variadas fofocas do programa, e aquilo que o programa acha que não cabe ser mostrado é cortado pela edição.

9 Será que a partir desse contexto pode ser o seu slogan (a novela da vida real) levado à risca?

10 Chorar por um eliminado do programa, ou chorar pelos milhões de mortos com a expansão estadunidense, ou por milhões que morrem de fome, ou pela falta de distribuição de renda, ou pela falta de reforma agrária?

11 Precisamos comprar essa realidade para nos mantermos de olhos tapados aos problemas do mundo? Ou será que a propaganda é tão forte que nos convence e nos leva a assistir diariamente a vida dessas pessoas?

12 Por isso as pessoas tendem a confundir realidade e ficção.

13 Enquanto isso, de quanta dura e triste realidade nos esquecemos.

14 O Big Brother naturaliza e tende a defender uma lógica própria das leis de mercado, estimulando novas formas pessoais e reforçando novos sistemas de dominação.

15 Como empresa, os realities estão sempre submissos e se adaptando às demandas de mercado, do público e dos próprios concorrentes. Um aspecto importante dessa versão no Brasil é o numero de propagandas que fazem parte do espetáculo, propagandas como: Assolan, Azaléia, Minuano, Fiat, Niely Gold, HSBC, estão presentes constantemente na casa, essas marcas são expostas como sendo personagens do Big Brother.

16 Imaginem o quanto a Rede Globo embolsa nesses paredões? O quanto os brasileiros já desembolsaram?

17

18

19 O que a Globo quer afinal com tudo isso?

20

21 Projeto de extensão Observatório do Mundo Contemporâneo Coordenadora do Mural: Carla Luciana Silva Acadêmicos participantes do projeto: Carlos Maurício Trindade Fernando Chlad Gabriel de Abreu Gonçalves de Paiva Gervasio Cezar Junior Priscila Marchini Marins Rita de Cássia da Silva Kneib


Carregar ppt "OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO BIG BROTHER BRASIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google