A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULÃO GEOGRAFIA ATUALIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULÃO GEOGRAFIA ATUALIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 AULÃO GEOGRAFIA ATUALIDADES

2 Comissão da Verdade

3 A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de A CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

4 Embargo da UE ao Irã UE começa embargo ao petróleo do Irã; país diz estar preparado Medida inclui proibição de compra por parte dos 27 países do bloco. Commodity iraniana tem seus próprios mercados, diz ministro do petróleo. Porta G1 em 2012. Desta maneira a UE apoia o EUA no Boicote ao irã, manipulando uma multidão para gerar queda do governo atual e colocar um fantoche.

5 Primavera Árabe Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.  Países envolvidos Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein.

6 Ditaduras derrubadas A onde de protestos e revoltas já provocou a queda de quatro governantes na região. Enquanto os ditadores da Tunísia e do Egito deixaram o poder sem oferecer grande resistência, Muammar Kadafi, da Líbia, foi morto por uma rebelião interna com ação militar decisiva da Otan. No Iêmen, o presidente Saleh resistiu às manifestações por vários meses, até transferir o poder a um governo provisório. A Síria foi o único país que até agora (12/03/2012) não conseguiu derrubar o governo do ditador Bashar al-Assad.  Transição para as novas democracias Tunísia e Egito realizaram eleições em 2011, vencidas por partidos islâmicos moderados. A Tunísia é apontada como o país com as melhores chances de adotar com sucesso um regime democrático. No Egito, os militares comandam o conturbado processo de transição, e a população pede a sua saída imediata do poder. (conflito atual)

7 Brasil ultrapassa 200 milhões de habitantes. 30/08/2013 IBGE.
Caracteristicas demográficas Brasil: - Média de filhos por mulher menos de 02 (queda de fecundidade) - Maior expectativa de vida aumentada. - Mulheres 84 anos Homens 71. - Resultado: Envelhecimento acelerado na população brasileira. - Idosos representam quase 7,5% do total da população. - Projeções brasileiros acima de 65 anos 27% em 2060.

8 Manifestação popular #vemprarua
Em razão dos atos de rua ocorridos no Brasil em 2013, as manifestações populares da História do Brasil podem ser utilizadas como tema dos vestibulares

9 Inicialmente como foco de reivindicação a redução das tarifas do transporte coletivo, as manifestações ampliaram-se, ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações.  Momento ímpar para o Brasil; lembrando manifestações passadas: Em 1992, grandes manifestações ocorreram nas ruas do Brasil pedindo o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Frente aos fortes indícios de corrupção em seu governo,que havia sido o primeiro eleito por voto direto após o fim da ditadura civil-militar.

10 Seria a volta Dos “Caras Pintadas” ?
“Diretas Já!”, iniciada a partir de 1983. Mobilização contra o governo de João Goulart na década de 60.

11 - Presidente Hugo Chavez
- Margaret Thatcher “Dama de Ferro”

12 Tópicos importantes do governo chavista:
- Principal objetivo Implantar o socialismo “moderno” do século XXI na Venezuela. - Chavismo é o nome dado à ideologia de esquerda política baseadas nas ideias, programas e estilo de governo associados com o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez Tópicos importantes da biografia de Margaret Thatcher: - Foi a primeira e única mulher a chefiar o governo do Reino Unido. - Foi apelidada de Dama de Ferro por ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, de sua dura oposição aos sindicatos. - Adotou a política economica neoliberal (abertura econômica ao capital externo) privatizações, etc.

13 Reforma política - Entenda, abaixo, os principais pontos da Reforma Política: - Financiamento público de campanhas. - Fim das coligações proporcionais. - Unificação de eleições municipais e nacionais. - Fim do voto obrigatório

14 Pacote de investimentos em infraestrutura anunciados pela presidente Dilma
Pacote prevê investimentos de R$ 54,2 bi em portos. Serão concedidos 7,5 mil quilômetros de rodovias e 10 mil quilômetros de ferrovias no Programa de Investimentos em Logística

15 Nelson Mandela completa 95 anos
O líder sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.


Carregar ppt "AULÃO GEOGRAFIA ATUALIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google