A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLÚOR Benefícios e Cuidados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLÚOR Benefícios e Cuidados."— Transcrição da apresentação:

1 FLÚOR Benefícios e Cuidados

2 BENEFÍCIOS O flúor tem a capacidade de prevenir e reverter a lesão cariosa quando ainda estiver em seu estágio inicial. A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível causada por bactérias anfibiônticas aderidas ao elemento dentário, que tem como consequência a destruição localizada dos tecidos dentários duros.

3 Além da prevenção da cárie, o flúor também é indicado em casos de muita sensibilidade nos dentes.
Seu uso pode ser de duas formas: tópico ou sistêmico.

4 Tópico – são os aplicados direto na cavidade bucal.
- Auto aplicação: dentifrícios, soluções para bochecho, entre outros. - Aplicação profissional: gel, pastas profiláticas, vernizes, etc.

5 Sistêmico – é o fluoreto ingerido e absorvido pelo estômago, atinge o sangue e é distribuído pelo organismo. Nesse caso, o flúor retorna a cavidade bucal através das glândulas salivares. Ex: água flouretada, sal e leite com adição de flúor, entre outros.

6 No Brasil, a fluoretação da água de abastecimento público começou em 1953 na cidade de Baixo Guandu/Espírito Santo. Em 24/05/74, o Congresso Nacional aprovou a lei “ Os projetos destinados à construção ou ampliação de sistemas públicos de abastecimento de água, onde haja estação de tratamento, deve incluir previsões e planos relativos à fluoretação da água.” Hoje a concentração de flúor indicada para a água de abastecimento público no Brasil é em torno de 0,7ppm.

7 CUIDADOS A ingestão inadequada dos fluoretos durante a formação dos dentes pode causar a fluorose dentária, que se caracteriza por deformações no esmalte do dente apresentando linhas ou manchas brancas e opacas, em casos mais severos podem ser marrons.

8 A concentração de flúor ideal para crianças nos dentifrícios é de 500ppm, usado em pouca quantidade e supervisionado por um adulto.

9 CONCENTRAÇÃO DE FLUORETOS EM DIFERENTES MÉTODOS DE USO ppm F
Uso profissional 30.000 10.000 Uso caseiro 1000 100 Água de consumo 10 1

10 Aguda – é a ingestão de uma grande quantidade de flúor de uma só vez.
Precisamos ficar atentos, pois o flúor é tóxico. A toxidade do flúor pode ser aguda ou crônica. Aguda – é a ingestão de uma grande quantidade de flúor de uma só vez. Crônica – é a ingestão de pequenas quantidades de flúor por um período excessivo de tempo.

11 PERIODICIDADE DA APLICAÇÃO
USO ADEQUADO DE PRODUTOS COM FLÚOR PRODUTO CONCENTRAÇÃO DE FLÚOR PERIODICIDADE DA APLICAÇÃO DENTIFRÍCIO ADULTO 1000 À 1100 PPM TRÊS VEZES AO DIA DENTIFRÍCIO INFANTIL 500 PPM TRÊS VEZES AO DIA EM POUCA QUANTIDADE ENXAGUANTES BUCAIS NaF 0,05 % UMA VEZ AO DIA NaF 2 % SEMANAL OU QUINZENAL GÉIS NEUTRO 2% ACIDULADO 1,23 % DE 1 A 4 MINUTOS, UMA VEZ NA SEMANA DURANTE TRÊS SEMANAS VERNIZES NaF 2,26 % DUAS APLICAÇÕES AO ANO

12 O FLÚOR É UMA ÓTIMA FERRAMENTA NO COMBATE A CÁRIE DENTÁRIA, BASTA USAR DE FORMA CORRETA PARA EVITAR A FLUOROSE E OS RISCOS DE INTOXICAÇÃO. POR ISSO, SEMPRE É RECOMENDADO O ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL.


Carregar ppt "FLÚOR Benefícios e Cuidados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google