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LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Universidade de Brasilia ARM – 1º/2009 Grupo supply chain: 05305 Amanda Amado Fernanda Lima Henrique Fiorese Sarah Gomes
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Conceito Relação empresa-cliente-consumidor Distribuição física do
produto final até ponto de venda final Produtos devem ser entregues com a devida qualidade no devido tempo
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Demandas de Clientes Serviço ao cliente Custo Velocidade
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Serviço ao Cliente Alto nível de serviço Entregas com maior freqüência
Entregas no tempo certo programado Transações sem erro Disponibilidade de estoque Serviços de valor agregado entregas rápidas, a partir do pedido do cliente Reposição continua da mercadoria Entregas para os pontos de uso Movimentação paletizada mista Capacidade de transação via EDI Transmissão eletrônica de dados
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Custo Redução dos custos Diminuição do capital empatado nos estoques,
com a redução do tempo que o produto fica na cadeia de suprimentos Melhoria da eficiência dos recursos utilizados, tanto na armazenagem como no transporte
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Velocidade Redução do capital empatado nos estoque
diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento (entre a obtenção do pedido junto ao cliente à entrega completa do pedido)
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Velocidade Minimizar os custos
Melhoria na eficiência dos recursos utilizados na armazenagem e no transporte
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Mudança do papel do distribuidor
Valor agregado: Passado inquestionável Futuro incerto: devem, então, reavaliar a evolução de seus mercados para identificar onde podem agregar valor a seus clientes
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Mudança do papel do distribuidor
Tendências desfavoráveis: Menor distância entre fornecedor e cliente Desregulamentação dos transportes Supply chain Tendências favoráveis: Menor do tempo de pedido Maior freqüência de entregas Menor volume nas entregas Maior giro de estoque
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Mudança do papel do distribuidor
Papéis tradicionais: Distribuição física Desenvolvimento de vendas Desenvolvimento de mercados Gestão administrativa Novos papéis: fonte de vantagem competitiva, estendendo o limite de influencia no canal Otimizadores de rede Maximizadores de mercado
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Maximização da eficiência dos recursos utilizados na distribuição
Modelo de distribuição: Distribution utility ou associação de recursos Padrão de distribuição: Cross Docking
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Modelos de distribuição
Diferença entre os modelos de distribuição
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Distribution utility ou associação de recursos
Conceito: associação de empresas não concorrentes, que servem os mesmos clientes finais Vantagem: entregas mais freqüentes dos produtos de todos as membros da associação Reduz flutuações de uso, devido a sazonalidade Reduz custos “mais serviço, menor custo”
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Padrões de distribuição
Distribuição baseada na fonte: centralização Distribuição baseada no mercado: descentralização Cross-docking: o melhor dos dois anteriores, eliminando: Múltiplos locais de estocagem Altos custos de manuseio de produtos Longos ciclos de tempo da distribuição Os ativos (estoques e armazéns) são substituídos por informação
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Cross Docking Baseada na fonte (A) Baseada no mercado (B)
Ciclos de entrega Não são necessários / longos Curtos B Tipos de entrega parceladas LTL A e B Problema Disponibilidade de estoques é uma preocupação Altos custos de transporte Custo de estocagem e armazenamento significativos Padrão de demanda Instável de lenta movimentação Estável de rápida movimentação Valor dos produtos Alto valor Baixo valor A
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Cross Docking 3 níveis: Paletizado Com separação Separação e
reembalagem
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Alcançando eficiências no transporte
Tipos de compradores de serviços de transporte: de transação: Arm’s lenght Contratos de curto prazo Relação ganha/perde com os prestadores de serviços de relação: Relações duradouras Contratos de longo prazo Relação ganha/ganha com os prestadores de serviços
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Alcançando eficiências no transporte
Capacidade Perfil Inexperiente Experiente Maduro Compradores de transação Visão de curto prazo Mínimo custo Relação de ganha/perde Negociação conflituosa Visão de médio prazo Máxima eficiência Relação de parceria Compradores de relação Visão de logo prazo Máxima performance Relação simbiótica Analise/solução de problemas
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Indicadores de desempenho em distribuição
Tempo de ciclo do pedido Objetivo: Melhoria do serviço ao cliente Tempo entre a obtenção do pedido e a entrega completa
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Indicadores de desempenho em distribuição
Entrega a tempo Objetivo: melhoria na satisfação do cliente % dos pedidos entregues a tempo total dos pedidos
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Ciclos de tempo para reposição dos centros de distribuição
Objetivo:redução do tempo de reposição e do nível de estoque tempo de reposição para o centro de distribuição para cada remessa total de remessas
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Dias de estoque de produto acabado
Objetivo: redução do nível de estoque Estoque na data venda media diária
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Taxa de atendimento de pedidos e produtos
Objetivo: melhoria de serviço ao cliente Pedido: % de pedidos atendidos integralmente da primeira vez Produto: % de produtos atendidos da primeira vez, sem que tenha ocorrido troca por outro produto
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Tempo de atendimento de pedidos de emergência
Objetivo: melhoria de serviços ao cliente Tempo entre a obtenção de pedido e o tempo de entrega
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Custo de manter estoque
Objetivo: redução do custo logístico da distribuição Custos de armazenagem, manuseio, seguro, impostos...
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