A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede Temática 8 – Inovação organizacional 6ª reunião da RT – 22 Novembro – Lisboa TEMAOBJECTIVOSINSTRUMENTOSPRESSUPOSTOSRESULTADOS Validação de produtos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede Temática 8 – Inovação organizacional 6ª reunião da RT – 22 Novembro – Lisboa TEMAOBJECTIVOSINSTRUMENTOSPRESSUPOSTOSRESULTADOS Validação de produtos."— Transcrição da apresentação:

1 Rede Temática 8 – Inovação organizacional 6ª reunião da RT – 22 Novembro – Lisboa TEMAOBJECTIVOSINSTRUMENTOSPRESSUPOSTOSRESULTADOS Validação de produtos Analise da metodologia e grelha de validação de produtos Planificação do trabalho de validações da RT8 fichas de produto ficha de avaliação notas auxiliares Brochura EQUAL (Produtos Equal – validar para disseminar) Exemplo das fichas de produto D3 Envio pelos projectos de: lista de produtos a validar em rede; mês previsto para validação Homogeneização de conceitos Dimensões facultativas da grelha de validação Plano de sessões de validação, para futura afectação de quem participa Estratégias de recomendações aos projectos Living document Definir plano de trabalho Diário de bordo: debate da RT8 Modelo tipo de case- study Exemplos de Living Document anteriores Envio das propostas base dos subgrupos: Falta publicação do sub-grupo Gestão do conhecimento Formato base Etapas Funcionam ento geral das RT Informação geral sobre as RT Relatório do Gab. EQUAL, de avaliação intermédia das RT Guião de acompanhamento e auto- avaliação Contributos para o plano de acção Domínios de intervençã o da RT8, para partilha inter-redes Alimentação de grelha do Gab. Equal Fichas de projecto Lista para envio ao Gab Gestão Equal

2 I.VALIDAÇÃO DE PRODUTOS a) Orientações EQUAL RT8 – 22 Nov06

3 Qualidade dos Produtos - Factores Críticos Factores associados às Competências de Liderança da PD – Capacidade de Gestão dos 3 P - Gestão da Parceria, Gestão do Projecto, Gestão do Produto; Factores associados ao Trabalho em Rede convocar a participação de peritos, pares, utilizadores (disseminadores horizontais e verticais) e beneficiários finais (clientes, cidadãos, organizações); I. Validação de produtos – orientações EQUAL

4 Evidências dos Produtos package, família de produtos, maleta pedagógica, produto farol, produto âncora ou de referência Caracterização do Produto Consideram-se produtos os outputs visíveis dos projectos EQUAL que acrescentam valor e funcionam como meios de apoio ou soluções para os utilizadores e beneficiários finais das PD e materializam/sistematizam estratégias, processos, estudos, metodologias, práticas ou recursos técnico-pedagógicos. I. Validação de produtos – orientações EQUAL

5 Ciclo da Concepção de um Produto DISSEMINAÇÃO EDIÇÃO VALIDAÇÃO DESENHO ANÁLISE AVALIAÇÃO I. Validação de produtos – orientações EQUAL

6 MATRIZ DE APOIO À CONCEPÇÃO DE UM GUIA I. Validação de produtos – orientações EQUAL

7 » Checklist de critérios de análise da qualidade das dimensões dos produtos EQUAL » Metodologia de Validação de Produtos EQUAL Instrumento de auto-avaliação e de monitorização do processo de construção dos Produtos I. Validação de produtos – orientações EQUAL

8 Dimensões obrigatórias Inovação Peso >= 2/3 Empowerment Adequabilidade Utilidade Acessibilidade Igualdade Transferibilidade Dimensões facultativas I. Peso <= 1/3 II. III. CHECKLIST DE CRITÉRIOS DE ANÁLISE DA QUALIDADE NAS DIMENSÕES ALVO DA VALIDAÇÃO DOS PRODUTOS EQUAL I. Validação de produtos – orientações EQUAL

9 Inovação I. Validação de produtos – orientações EQUAL

10 Empowerment I. Validação de produtos – orientações EQUAL

11 Adequabilidade I. Validação de produtos – orientações EQUAL

12 Utilidade I. Validação de produtos – orientações EQUAL

13 Acessibilidade I. Validação de produtos – orientações EQUAL

14 Igualdade I. Validação de produtos – orientações EQUAL

15 Transferibilidade I. Validação de produtos – orientações EQUAL

16 I.VALIDAÇÃO DE PRODUTOS b) Determinações RT8 I. Validação de produtos – na RT8

17 Exemplo: Fichas de produto D3 I. Validação de produtos – na RT8

18 Conceitos que importa clarificar

19 Dimensões facultativas para os produtos RT8 IDisseminação Identifica e distingue claramente os beneficiários, os utilizadores e os destinatários finais? Especifica o tipo de divulgação: generalizada ou focalizada? IIInovação organizacional prevê indicadores de impacto? IIIAplicabilidade (Só para validação Intermédia) Exige utilizadores intermédios? Estes existem ou estão a ser preparados? I. Validação de produtos – na RT8

20 Síntese Dimensões facultativas da grelha de validação de produtos: definidas 3 dimensões, sendo que uma só se aplica em validação intermédia Plano de validações: falta informação de 5 dos 9 projectos Estratégias de recomendações aos projectos: a implementar a partir do trabalho dos sub-grupos I. Validação de produtos – na RT8

21 II. LIVING DOCUMENT: OBJECTIVOS, ETAPAS E TAREFAS RT8 – 22 Nov06

22 Recapitulando …

23

24

25

26

27 Living Document – proposta inicial Recapitulando …

28 Living Document – proposta e focalização na disseminação Recapitulando …

29 Plano de trabalho de hoje

30 Resultado a atingir, por sub-grupo, como contributo para o Living Document POR SUB-DOMÍNIO TEMÁTICO Contextualização teórica Visão geral do tema Tópicos explorados Soluções inovadoras encontradas Parcerias, projectos ou produtos Estratégias de disseminação Enfoque nos princípios EQUAL Recomendações políticas

31 Estratégias formação: interpares e com peritos externos benchmarking fora da RT debates com exterior (workshops, …) Contacto com projectos da fase 1 que estão na acção 3

32 Síntese Etapas para trabalho, para o Living Document: Jan07 – Concretizar o objectivo do LD Abr 07 – Confirmar a exequibilidade do caminho traçado Jul07 – Versão intermédia Nov07 – 1º draft da versão final

33 III. Avaliação intermédia das RT: relatório do Gab. EQUAL RT8 – 22 Nov06

34 Resposta ao questionário por RT Avaliação intermédia - EQUAL

35 Expectativa dos inquiridos sobre a mais valia do trabalho em RT relativa aos diferentes domínios de acção das Redes em que se espera obter resultados (escala de 1 a 4)

36 Principais factores de sucesso das RT segundo os inquiridos (por ordem de importância de 1 a 5)

37 Próxima avaliação – Dez06Dez06 Indicadores actividade: pontos1, 2, 4 Avaliação conjunta: pontos 3,5,6

38

39

40 IV. PLANO DE ACÇÃO 2007 RT8 – 22 Nov06

41 Síntese geral/1 Actividades 2007: Marcadas datas reuniões presenciais RT8 Realização de um evento aberto ao exterior, trimestralmente Discussão temática e trabalho para living document, pelos subgrupos – definido plano e 1ª etapa Validação de produtos – ensaio de validação intermédia na próxima reunião presencial; plano global definido até 24 Jan Trabalho a distância: Abrir contas de skype Sub-grupos: sequencia pelos representantes presentes KMJorge Pinto e Teresa Mourão FormaçãoPedro Neto GRHAnabela Vogado e Ana Guerreiro

42 Síntese geral/2 Próximos encontros gerais: ponto de situação intermédio: 10 Jan – 14:00 – conferencia skype reunião presencial: 24 e 25 de Janeiro – Porto Agenda de reuniões presenciais para 2007


Carregar ppt "Rede Temática 8 – Inovação organizacional 6ª reunião da RT – 22 Novembro – Lisboa TEMAOBJECTIVOSINSTRUMENTOSPRESSUPOSTOSRESULTADOS Validação de produtos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google