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Projeto FAST Interface Gerência de Projetos 2008.1 Diego Renato Giuseppe Lima Halley Freitas Gerência de Comunicações Gerência de Riscos Gerência de Aquisições.

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1 Projeto FAST Interface Gerência de Projetos Diego Renato Giuseppe Lima Halley Freitas Gerência de Comunicações Gerência de Riscos Gerência de Aquisições

2 Agenda Gerência de Comunicações Gerência de Riscos Gerência de Aquisições 2

3 Gerência de Comunicações Plano de Gerenciamento de Comunicações: – Descrição formal dos processos e meios de comunicação; Processos/Meios: – s; – publicações web através do Portal FastInterface; – documentos impressos; – reuniões com ata lavrada; Restrições: – As reuniões serão realizadas preferencialmente às sextas-feiras para permitir um acompanhamento das atividades desenvolvidas durante a semana e repassar os objetivos da semana conseguinte. – Todas as informações, documentos e artefatos do projeto devem ser disponibilizados e atualizados de modo constante no Portal FastInterface, na área restrita. – Todas as solicitações de mudança no processo de comunicação devem ser feitas através de ao gerente de comunicações do projeto. 3

4 Gerência de Comunicações Eventos de comunicação: – Reunião de Inicialização do Projeto: apresentar o projeto e motivar o time, votação da CCM; – Reunião de Encerramento do Projeto: balanço e lições aprendidas; – Reuniões da Comissão de Controle do Projeto: garantir o cumprimento do que foi planejado e votação de eventuais solicitações de mudança; – Reuniões de Acompanhamento dos Desenvolvedores: acompanhamento das iterações (progresso, problemas, riscos), alocação/estimativa de novas atividades; – Reuniões da Equipe de Treinamento e Divulgação: avaliar o desempenho e as ocorrências durante a execução do treinamento (treino e da ferramenta); 4

5 Gerência de Comunicações Eventos de comunicação: objetivo, metodologia, responsável, recursos, envolvidos, local, horário, pré e pós condições: 5 EventoFreq.HorárioCondiçõesMetodologiaResp. Reunião de Inicialização do Projeto InícioA marcar. Duração de 3hs Lista de presença requerida ApresentaçãoGiuseppe Lima Reunião da Comissão de Controle do Projeto Segundas- feiras Às 09:00 duração de 2hs Lista de presença e ata de reunião requerida Apresentação e votação Giuseppe Lima Reunião de Acompanhamento dos Desenvolvedores Sextas- feiras Às 08:00hs duração de 2hs Lista de presença e ata de reunião requerida. Atualização dotProject (concluídas+alocadas) Apresentação dos resultados e avaliação da iteração e abertura de subsequente Karolyne Oliveira Reunião de Acompanhamento da Equipe de Treinamento e Divulgação Sextas- feiras Às 17:00hs duração de 2hs Lista de presença e ata de reunião requerida. Geração dos relatórios e envio para o Portal. Apresentação dos resultados da semana e de ocorrências. Yuska Aguiar Reunião de Encerramento do Projeto TérminoA marcar. Duração de 4hs Lista de presença requerida. Resultados e o que poderia ter sido feito para melhorar. Giuseppe Lima

6 Gerência de Comunicações Artefatos de comunicação adotados: – Modelo de Relatório Sintético de Estrutura Analítica do Projeto (EAP) 6

7 Gerência de Comunicações Artefatos de comunicação adotados: – Modelo de Acompanhamento do Orçamento do Projeto 7

8 Gerência de Comunicações Artefatos de comunicação adotados: – Principais Entregas e Marcos 8

9 Gerência de Comunicações Portal FastInterface 9 Canal de informações para comunidade externa e time interno de projeto; Acesso interno: artefatos de gerência Acesso externo: informações, downloads, etc...

10 Gerência de Riscos 10 Abrir arquivo Declaração de gerenciamento de riscos para ver as respostas planejadas aos riscos. Plano de controle de riscos: – São feitas reuniões semanais com a equipe técnica (desenvolvimento), com a equipe de treinamento e divulgação e com a comissão de controle. Qualquer participante dessas reuniões pode propor riscos para serem adicionados no quadro geral, que vêm como solicitação de mudanças. – O responsável por cada equipe é quem vai definir quais riscos (solicitações de mudanças) da sua área que serão levados para a reunião da comissão de controle onde serão votadas. Caso a mudança seja aprovada pela maioria, ela será aceita como relevante e serão tomadas as devidas providências solicitadas.

11 Gerência de Aquisições Plano de Gerenciamento de Aquisições: – Especificação dos quantitativos materiais, equipamentos e serviços a serem adquiridos; 11 Hardware 3 laptops Core 2 Duo 2.0Ghz com 2GB de Memória RAM, HD de 160GB; 5 Microcomputadores Core 2 Duo 2.0Ghz com 2 GB de Memória RAM e HD de 300GB; Um switch de 10 portas (RJ45); 1 impressora laser; Software Ubuntu Linux Server; DotProject; OpenOffice;

12 Gerência de Aquisições Plano de Gerenciamento de Aquisições: – Especificação dos quantitativos materiais, equipamentos e serviços a serem adquiridos; 12 Equipamentos e Material de Escritório Ar condicionado btus; 2 Bancadas para dispor os microcomputadores; 8 cadeiras; Material de Papelaria. Serviços Instalação dos equipamentos de informática 24 diárias nacionais; 48 passagens terretres João Pessoa / Campina Grande; 4 passagens aéreas nacionais.

13 Gerência de Aquisições Plano de Gerenciamento de Aquisições: – Condições de Fornecimento: Garantia de no mínimo 1 ano; Garantia de serviços por no mínimo 3 meses; – Qualificação de Proponentes: Só serão aceitas no mínimo empresas com 2 anos de constiuição; Os proponentes deverão apresentar uma proposta especificando a relação a garantia do produto/serviço, condições de pagamento e custo total. Aquele que obtiver melhor relação custo benefício será selecionado. – Modelo Contratual: – Avaliação dos Fornecedores: 13

14 Gerência de Aquisições Plano de Gerenciamento de Aquisições: – Modelo Contratual: O contrato a ser firmado com o proponente selecionado será de Preço Unitário fixo e Irreajustável por unidade de materiais e equipamentos adquiridos; O responsável pela autorização dos pagamentos será Bernardo Lula Júnior. – Avaliação dos fornecedores Advertência – para desvios leves que não comprometam o andamento do projeto; Suspensão – para desvios médios que comprometam parte do escopo ou para fornecedores já advertidos anteriormente; Cancelamento – para desvios graves que paralisem o projeto ou para fornecedores já suspensos. 14

15 Gerência de Aquisições Declaração de Trabalho de Treinamento: – Palestra de Apresentação e Convite Objetivo – Convidar e recrutar interessados em participar do programa de treinamento, apresentando o diferencial do uso de uma metodologia ágil de software aliado a uma metodologia de concepção de interfaces do usuário. Programa resumido de treinamento – Apresentar o Projeto FastInterface, seus objetivos, proposta e as vantagens em participar do programa de treinamento. Metodologia – Aulas expositivas com a utilização de recursos audiovisuais e projeção eletrônica. Participantes – Alunos e Professores de disciplinas ligadas à Engenharia de Software (ES) ou a Projeto de Interface Homem-Máquina (PIHM). Alunos por turma – máximo de 30 alunos por turma; 15

16 Gerência de Aquisições Declaração de Trabalho de Treinamento: – Palestra de Apresentação e Convite Equipamentos necessários – laboratório de informática com no minimo 6 desktops, internet, projetor, quadro e picel atômico. Data e Horário – a serem definidos no cronograma do projeto. Duração –2 horas. Local – a ser definido pela instituição de origem dos alunos, de preferência um anfiteatro ou auditório; Outros – deve ser realizada uma conversa com o professores e pessoas ligadas à pesquisa na área de PIHM ou ES nas instituições, com o intuito de certificar-se do comprometimento da instituição antes da realização da palestra. Ao término da palestra serão abertas as inscrições. 16

17 Gerência de Aquisições Declaração de Trabalho de Treinamento: – Treinamento PAS (Processo Ágil de Software) Objetivo – Capacitar os alunos em conceitos básicos acerca de processos ágeis de desenvolvimento de software, apresentando, de forma prática e direta, através da metodologia easYProcess, os principais componentes de um projeto de software, artefatos funcionais e de usabilidade com foco na tarefa do usuário e como testes de aceitação e user stories podem ser extraídas e definidas. Programa resumido de treinamento – Definir o que é processo de software, características de um processo ágil, metodologias mais utilizadas, apresentar o easYProcess, seu fluxo de trabalho, introdução à ferramentas de suporte à geração de artefatos requeridos pelo processo. Metodologia – Aulas expositivas com a utilização de recursos audiovisuais e projeção eletrônica, trabalhos para simular a execução de um projeto de software com YP e formação de grupos de discussão. Participantes – Alunos de disciplinas ligadas à Engenharia de Software (ES) ou a Projeto de Interface Homem-Máquina (PIHM). 17

18 Gerência de Aquisições Declaração de Trabalho de Treinamento: – Treinamento PAS (Processo Ágil de Software) Alunos por turma – máximo de 30 alunos por turma; Equipamentos necessários – laboratório de informática com no mínimo 6 desktops, internet, projetor, quadro e pincel atômico. Data e Horário – a serem definidos no cronograma do projeto. Duração – 2 aulas de 2 horas de duração cada. Local – a ser definido pela instituição de origem dos alunos; Outros – deve ser realizada uma conversa com o professores responsáveis por lecionar as disciplinas de ES ou PIHM nas instituições, com o intuito de conhecer e planejar um nivelamento da turma anteriormente ao início do treinamento. 18

19 Gerência de Aquisições Declaração de Trabalho de Treinamento: – Treinamento MCIU+ (Metodologia de Concepção de Interfaces MEDITE+) Objetivo – Apresentar o funcionamento e as vantagens de se utilizar o FASTINTERFACE para a concepção dos artefatos de usabilidade do sistema. Metodologia – Aulas expositivas com a utilização de recursos audiovisuais e de projeção eletrônica, bem como de demonstrações e simulações da ferramenta FASTINTERFACE. Pré-requisitos – ter cursado o treinamento MCIU+ anteriormente; Duração – 1 aulas de 3 horas de duração; Outros – deve ser realizada uma conversa com o professores responsáveis por lecionar as disciplinas de PIHM nas instituições, com o intuito de conhecer e planjear um nivelamento da turma anteriormente ao início do treinamento. Ao término do treinamento o questionário USE (Pefil do Usuário) e USer (Satisfação do Usuário) deve ser aplicado, seguido do preenchimento da ficha de avaliação da qualidade do Treinamento para posterior análise. Em seguida será entregue o certificado de participação do programa de treinamento. 19


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