A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFETA GENTILEZA Por um mundo mais gentil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFETA GENTILEZA Por um mundo mais gentil."— Transcrição da apresentação:

1 PROFETA GENTILEZA Por um mundo mais gentil

2 Quem foi o Profeta Gentileza
José Datrino, chamado Profeta Gentileza, (Cafelândia, São Paulo, 11 de abril de 1917 — Mirandópolis, São Paulo, 29 de maio de 1996) tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.

3 Sua infância Com mais nove irmãos, José Datrino teve uma infância de muito trabalho, onde lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades. Desde cedo aprendeu a amar, respeitar e agradecer à natureza pela sua infinita bondade. O campo ensinou a José Datrino a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, como profeta Gentileza, se dizia “amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento”.

4 Desde sua infância José Datrino era possuidor de um comportamento atípico. Por volta dos doze anos de idade, passou a ter premonições sobre sua missão na terra, onde acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão. Este comportamento causou preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeiros espíritas.

5 No Rio de Janeiro Aos vinte anos foi para o estado do Rio de Janeiro, enquanto sua família mudava-se para Mirandópolis, também cidade do interior de São Paulo. No Rio de Janeiro, casou com Emi Câmara com quem teve cinco filhos. Começou sua vida de empresário com um pequeno empreendimento na área de transportes, onde fazia fretes para o sustento da família. Aos poucos, o negócio foi crescendo até se tornar uma transportadora de cargas sediada no centro da cidade.

6 Surge o Profeta Gentileza
Em 1961, aos 44 anos, José Datrino abandona seu serviço e seus familiares para se tornar o Profeta Gentileza. Segundo ele, essa escolha teria partido do fato de ter ouvido “vozes astrais” que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. Assim, o Profeta Gentileza passa a morar em um velho barracão construído sobre as cinzas de um circo incendiado em Niterói.

7 Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - “Sou maluco para te amar e louco para te salvar“.

8 A ARTE DE GENTILEZA

9 VVVERDE É VIDA / GENTILEZA MEUS / FILHOS BEM VINDO AO / RIO AMORRR NÃO USEM PRO / BLEMAS NÃO USEM POBREZA / USEM AMORRR DO GENTILEZA / E A NATUREZA DEUS NOSSO / PAI CRIADORR TEM BELEZA / PERFEIÇÃO BONDADE E RI / PRAGA ASSASSINO EO / CAPETALISMO SURDOS CE / GA MATA CONDUZ PARA / O ABISMO TENQUE SSERR / QUEIMADO POR JESSUSS GENTILEZA )

10

11 SITES PESQUISADOS

12 PROPOSTA DE ATIVIDADE 1. Os alunos deverão ir à STE pesquisar sobre a biografia do profeta Gentileza (José Datrino) e responder: a) Por que o profeta Gentileza ficou conhecido? O que ele fazia? b) O que aconteceu com os murais feitos por Gentileza? c) Quais eram as mensagens que o profeta transmitia em suas obras? O que você acha que ele queria dizer? 2. Agora é sua vez: escolha uma das obras de Gentileza e recrie-a, a fim de expô-la na escola. 3. Fazer um painel com fotos e mensagens do profeta Gentileza. 4. Concurso de frases sobre o tema “Gentileza gera gentileza” ou “o que é ser gentil”. 5. Painel das gentilezas recebidas (opção 1: os alunos deverão escrever uma gentileza que receberam de alguém e pregá-las no mural; opção 2: os alunos poderão comentar em sala de aula a gentileza recebida).


Carregar ppt "PROFETA GENTILEZA Por um mundo mais gentil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google