A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX"— Transcrição da apresentação:

1 OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
A Corrida ao Oeste (1783 – 1867) & A Guerra da Secessão (1861 – 1865)

2 CONTEXTO Treze Colônias: Norte e Sul muito diferentes (Norte industrial, assalariado e interno e Sul agrícola, escravista e exportador). Antes da Independência: Norte e Sul se unem para lutar contra a Inglaterra. Depois da Independência: Norte e Sul disputam o poder para dominar os EUA.

3 CONTEXTO Doutrina Monroe: “a América para os americanos”.
Teoria do Destino Manifesto: Deus havia criado os “mais desenvolvidos” com o objetivo de dominar os “menos desenvolvidos”.

4 CORRIDA AO OESTE: CAUSAS
Descoberta de ouro no Oeste: populares em busca enriquecimento rápido na Califórnia. Lei de novas terras (Homestead Act): populares em busca de terras doadas pelo governo. Construção de ferrovias: facilitou a locomoção de pessoas (dos populares) e o transporte de mercadorias (da burguesia) para o Oeste.

5 CORRIDA AO OESTE: CAUSAS
Acúmulo de capitais: burguesia ganhou muito dinheiro e precisava investi-lo (para obter mais lucros). Acesso ao mercado da Ásia: burguesia desejava comprar matéria-prima barata e vender produtos industrializados caros.

6 CORRIDA AO OESTE: PROCESSO
Territórios ganhos da Inglaterra em 1783: Ohio, Indiana, Alabama, Mississipi, ... Territórios comprados da França em 1803: Louisiana, Minnesota, Missouri, ... Território comprado da Espanha em 1819: Flórida. Territórios ganhos da Inglaterra em 1846: Washington, Oregon, ...

7 CORRIDA AO OESTE: PROCESSO
Territórios conquistados do México em 1853: Texas, Califórnia, Nevada, Novo México, ... Território comprado da Rússia em 1867: Alasca. Territórios conquistados no Oceano Atlântico em 1898: Havaí e demais ilhas.

8 GUERRA DE SECESSÃO: CAUSAS
Questão da escravidão: Norte a favor da abolição e Sul quer manter a escravidão. Questão das tarifas alfandegárias (impostos de entrada e saída de mercadorias): Norte a favor de altos impostos e Sul querendo total liberdade de comércio. Questão das ferrovias: Norte queria melhorar o transporte de mercadorias e Sul achava isso um gasto desnecessário do governo.

9 GUERRA DE SECESSÃO: PROCESSO
Estados do Norte Estados da União Estados do Sul Estados Confederados

10 GUERRA DE SECESSÃO: PROCESSO
Estados Confederados (SUL) X Estados da União (NORTE). Início: em 1861, o Sul se declara independente do Norte. Fim: em 1865, o Sul se rende após derrota na Batalha de Appomattox.

11 CONSEQUÊNCIAS Burguesia: classe social que ganha a guerra contra os latifundiários e expande a industrialização assalariada nos EUA. Latifundiários: classe social perde a guerra e acaba falida. Camadas populares: rumo ao Oeste em busca de terras e ouro (ou seja, uma nova oportunidade para melhorar a qualidade de vida).

12 CONSEQUÊNCIAS Negros: livres mas abandonados à própria sorte (e sofrendo um imenso preconceito, que vai durar até o século XXI). Índios: perderam suas terras e foram totalmente massacrados. Imigrantes europeus: chegam como mão-de-obra assalariada para substituir os negros escravos e impulsionam a economia dos EUA.


Carregar ppt "OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google