A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES. O Ciclo Restaurador 1815 – 1830: Congresso de Viena (1814-1815) -Retorno, ao trono, das dinastias Absolutistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES. O Ciclo Restaurador 1815 – 1830: Congresso de Viena (1814-1815) -Retorno, ao trono, das dinastias Absolutistas."— Transcrição da apresentação:

1 SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES

2 O Ciclo Restaurador 1815 – 1830: Congresso de Viena ( ) -Retorno, ao trono, das dinastias Absolutistas. -Defesa do ideal de restauração -Resgate do princípio do Equilíbrio -Principais países: Prússia, Rússia e Áustria. Disputa entre: Ultra X Liberais. Forças de Transformação X Forças de Conservação. O Impacto causado pela Revolução Francesa, dificulta o projeto de total restauração.

3

4 As Ondas Revolucionárias do século XIX: Bases ideológicas: Liberalismo e Nacionalismo. -Luta contra a restauração. -Defesa dos ideais expandidos pela Revolução Francesa. -Busca fortalecer as bases capitalistas. -Fortalecimento dos interesses nacionais.

5 Principais Movimentos: 1820: Península Ibérica e Grécia 1830: Destaque para a França 1848: Primavera dos Povos (França, Bavária, Berlim, Viena, Hungria, Milão, Silícia, Polônia, Romênia, Bélgica, Dinamarca e Suiça). 1870/71: Processos de Unificação (Fortalecimento do nacionalismo)

6 Os Processos de Unificação: A Unificação Alemã: 1871 Fatores que Contribuíram: -Fortalecimento do exército prussiano -Incorporação de novas tecnologias bélicas (ferrovias, telégrafo elétrico e fuzil de carregamento pela culatra) -As inovações implementadas pelo general Moltke. -Formação do Zollveirein.

7

8 Telégrafo Elétrico

9 Código Morse

10 As Etapas do processo de Unificação: -A Guerra dos Ducados Aliança Prússia e Áustria. -A Guerra Áustro-Prussiana. Formação da Confederação Germânica do Norte. -A Guerra Franco-Prussiana. Vitória Prussiana/ Unificação Alemã.

11 O Tratado de Frankfurt Principais determinações: -A França perde Alsácia e Lorena -A França é obrigada a pagar uma indenização de 5 bilhões de francos. -A França é Humilhada A Unificação da Alemanha rompe com o equilíbrio de Viena.

12

13 A Unificação Italiana: -Fatores que Contribuíram: 1. Nascimento do Risorgimento. 2. Movimento dos Camisas Vermelhas. 3. Movimento da Jovem Itália. 4.Liderança do reino do Piemonte. 5.Guerra com a Áustria 6.Guerra com a França.

14

15 A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Principais Características: -Expansão da industrialização para mais regiões do mundo. (destaque: Alemanha, EUA e Japão). -Utilização de novas fontes de Energia: Petróleo e Eletricidade.

16 Ocorrência de Inovações Tecnológicas: -Transporte: Trem à Vapor, Barco à Vapor e Automóvel. -Comunicação: Telégrafo Elétrico, Telefone e Cinema. Racionalização da Linha de Produção

17 Principais Consequências: Crise de Superprodução. Crescimento de uma política protecionista. Surgimento do Capitalismo Monopolista. Formação dos Grandes Conglomerados Industriais. (Trustes, Holdings e Cartéis) Surgimento do Capitalismo Financeiro. Necessidade de novos locais para investimento de capitais.

18 O IMPERIALISMO: FATORES QUE CONTRIBUIRAM: -Crescimento da Produção -Expansão da Industrialização -Aumento da Concorrência -Adoção de Medidas Protecionistas -Ampliação das Rivalidades entre as Nações

19 Principais Objetivos: -Novos Mercados Consumidores -Matéria-Prima Barata -Mão-de-Obra Barata -Diminuição do Custo de Produção -Necessidade de Vencer a Concorrência -Busca por Novos Locais para Investimento de Capital -Busca por Locais para Deslocamento de Excedente de Produção.

20

21 Conferência de Berlim

22 Imperialismo na Ásia

23 Os Estados Unidos no Século XIX Expansão Territorial em direção ao Oeste (Marcha para o Oeste). Lei de Terras Americana (1862) Defesa das Independências da América (Doutina Monroe) Adoção do Imperialismo sobre a América (Teoria do Destino Manifesto) Guerra Civil: Norte X Sul

24 Mapa das Treze Colônias:

25 Mapa pós Expansão Territorial


Carregar ppt "SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES. O Ciclo Restaurador 1815 – 1830: Congresso de Viena (1814-1815) -Retorno, ao trono, das dinastias Absolutistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google