Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDaniela Amores Alterado mais de 10 anos atrás
1
Brasil: Região Centro-Oeste Caracterização Geral e Aspectos Naturais
18,73% da área do país e 6,5% da população: representa, ao lado da região Norte, um grande vazio demográfico. Ocupação atual: expansão da fronteira agrícola (pecuária extensiva, soja, algodão etc.), além de inúmeros investimentos modernos na indústria, comércio e serviços (turismo).
2
Proximidade com o Sudeste e Mercosul: grande concentração de negócios.
Escoamento da Produção: hidrovias do Rio Madeira, Paraguai e Tietê-Paraná; rodovias e ferrovias (ampliação da Ferronorte pelo PAC). Economia Primária: pecuária extensiva e extrativismo (mineral e madeireiro) 1979: divisão do Mato Grosso e Mato (pré-Amazônia) Grosso do Sul. 1988: divisão do Estado de Goiás, com a formação do Tocantins e sua incorporação à região Norte.
3
Relevo
6
Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná: terrenos sedimentares (Paleozóico e Mesozóico) e rochas vulcânicas/basálticas (Mesozóico). Exs.: Chapadas dos Guimarães e do Taquari (MT).
7
Planaltos e Chapadas dos Parecis: grande divisor de águas dos rios Amazonas-Paraguai-Guaporé com frentes de cuestas limitando-se ao Norte com a Depressão Marginal Sul-Amazônica.
8
Planaltos e Serras de Goiás-Minas: extensos topos planos das Chapadas, como as de Brasília, Cristalina e dos Veadeiros (foto).
9
Serras Residuais do Alto Paraguai: dobramentos pré-cambrianos localizados ao sul e ao norte da Planície do Pantanal. Ex.: Serra da Bodoquena.
10
Depressões Cuiabana, do Alto Paraguai e Guaporé (foto), do Araguaia e do Miranda:
11
Planícies do Pantanal, Araguaia (Ilha do Bananal) e Guaporé: relevo plano com baixas altitudes (entre 100 e 150m), com o Maciço Cristalino do Urucum na borda oeste.
12
Clima Tropical Típico Duas estações bem definidas: verão quente e chuvoso; inverno quente e seco.
13
Vegetação Cerrado: formação mista (arbórea, arbustiva e herbácea), xeromórfica, com variação altimétrica dos campos limpos, campos sujos, campos cerrados e cerradões, além das matas galerias e ciliares. Localmente os pantaneiros utilizam a expressão “Cordilheiras” para representar as áreas de Chapadas (matas rupestres) e planaltos, livres de inundações. Solos: ferruginosos (canga), por causa da lixiviação, e ácidos, típicos de solos tropicais.
15
Problemas Ambientais no Cerrado e Pantanal
Queimadas; Substituição das áreas naturais por plantações e pastagens; Erosão e desgaste dos solos (lixiviação); Assoreamento; Caça e pesca predatórias; Poluição das águas (metais pesados); Retirada da mata ciliar e matas galerias; Enchentes e secas excessivas.
19
Evolução da ocupação: das bandeiras às frentes pioneiras
Tem início com as bandeiras no final do século XVII e início do XVIII: metalismo em GO e MT e pecuária bovina para abastecer o Sudeste. Século XX: construção da Ferro Noroeste do Brasil (Bauru a Corumbá); construção de Brasília ( ); colônias agrícolas de Ceres-GO e Dourados-MS, na década de 1940; rodovias federais: Belém-Brasília, Brasília-Rio Branco, Cuiabá-Porto Velho, Cuiabá-Santarém. criação da SUDECO na década de 1960 (extinta no governo Collor). incentivos federais por meio do INCRA expansão da fronteira agrícola e frentes pioneiras.
21
Caracterização Geral e Aspectos Naturais
Brasil: Região Norte Caracterização Geral e Aspectos Naturais Amazônia Legal ou Brasileira: abrange mais de 5 milhões de Km² (64% do território nacional); área de atuação da Sudam. Amazônia Real ou Região Norte: divisão política do IBGE, ocupa 45% do território nacional; Amazônia Internacional: 6,5 milhões de KM², distribuídos entre o Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
23
Amazônia Real
24
Amazônia Internacional
25
Relevo Amazônia Perfil Esquemático Norte-Sul
26
Clima
28
Vegetação Floresta: formação de dossel (encontro das copas; estrato superior denso). Equatorial: clima quente e úmido, ação da mEc. Ombrófila: ambiente úmido (muita chuva); higrófila. Perenifólia: folhas permanentes durante o ano. Latifoliada: folhas largas (maior transpiração e fotossíntese). Heterogênea: elevada biodiversidade. Densa: mata fechada, com grande concentração de epífitas e lianas.
29
Mata de Terra Firme (Caaeté) Mata de Igapó (hidrófilas)
Mata de Várzea Mata de Igapó (hidrófilas)
30
Amazônia: povoamento e economia
Fundação da cidade de Belém (1616) pelos portugueses. Conhecimento geográfico: Pedro Teixeira (1637) desbrava a região até Quito, Vice-Reino do Peru (atual Equador). Expedições missionárias ligadas à coleta das “drogas” do sertão. Ocupação insatisfatória durante o período da borracha (séc ) atração de nordestinos sertanejos flagelados. Conquista do Acre em 1903 (Tratado de Petrópolis). : Fordilândia no Vale do Tapajós-PA. Década de 1930: japoneses na região Bragantina-PA. Década de 1950: manganês (Serra do Navio-AP) e cassiteria (RO). 1967: criação da Sudam e Suframa. 1970: Radam.
31
Projeto Jari (1981): projeto agropastoril para produção de celulose, arroz, cana e gado (bovino e bufalino), além da exploração mineral de caulim e bauxita. Projeto Carajás (1980): ferro, manganês, bauxita, níquel, cobre, ouro etc. Construção da Estrada de Ferro Grande Carajás, Hidrelétrica de Tucuruí (rio Tocantins) e Porto de Itaqui (MA). Projeto Calha Norte (1985): ação geopolítica de ocupação da zona norte da bacia amazônica. Sivam (1970): monitoramento do espaço aéreo, aquático e terrestre por meio de radares.
32
? Pico da Neblina Planície Amazônica Monte Roraima Encontro das Águas
Rios Negro e Solimões
33
Caixa d’água é a mãe!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.