A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasil: Região Centro-Oeste Caracterização Geral e Aspectos Naturais 18,73% da área do país e 6,5% da população: representa, ao lado da região Norte, um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasil: Região Centro-Oeste Caracterização Geral e Aspectos Naturais 18,73% da área do país e 6,5% da população: representa, ao lado da região Norte, um."— Transcrição da apresentação:

1 Brasil: Região Centro-Oeste Caracterização Geral e Aspectos Naturais 18,73% da área do país e 6,5% da população: representa, ao lado da região Norte, um grande vazio demográfico. Ocupação atual: expansão da fronteira agrícola (pecuária extensiva, soja, algodão etc.), além de inúmeros investimentos modernos na indústria, comércio e serviços (turismo).

2 Proximidade com o Sudeste e Mercosul: grande concentração de negócios. Escoamento da Produção: hidrovias do Rio Madeira, Paraguai e Tietê- Paraná; rodovias e ferrovias (ampliação da Ferronorte pelo PAC). Economia Primária: pecuária extensiva e extrativismo (mineral e madeireiro) 1979: divisão do Mato Grosso e Mato (pré-Amazônia) Grosso do Sul. 1988: divisão do Estado de Goiás, com a formação do Tocantins e sua incorporação à região Norte.

3 Relevo

4

5

6 Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná: terrenos sedimentares (Paleozóico e Mesozóico) e rochas vulcânicas/basálticas (Mesozóico). Exs.: Chapadas dos Guimarães e do Taquari (MT).

7 Planaltos e Chapadas dos Parecis: grande divisor de águas dos rios Amazonas-Paraguai-Guaporé com frentes de cuestas limitando-se ao Norte com a Depressão Marginal Sul-Amazônica.

8 Planaltos e Serras de Goiás-Minas: extensos topos planos das Chapadas, como as de Brasília, Cristalina e dos Veadeiros (foto).

9 Serras Residuais do Alto Paraguai: dobramentos pré-cambrianos localizados ao sul e ao norte da Planície do Pantanal. Ex.: Serra da Bodoquena.

10 Depressões Cuiabana, do Alto Paraguai e Guaporé (foto), do Araguaia e do Miranda:

11 Planícies do Pantanal, Araguaia (Ilha do Bananal) e Guaporé: relevo plano com baixas altitudes (entre 100 e 150m), com o Maciço Cristalino do Urucum na borda oeste.

12 Clima Tropical Típico o Duas estações bem definidas: verão quente e chuvoso; inverno quente e seco.

13 Vegetação Cerrado: formação mista (arbórea, arbustiva e herbácea), xeromórfica, com variação altimétrica dos campos limpos, campos sujos, campos cerrados e cerradões, além das matas galerias e ciliares. Localmente os pantaneiros utilizam a expressão Cordilheiras para representar as áreas de Chapadas (matas rupestres) e planaltos, livres de inundações. Solos: ferruginosos (canga), por causa da lixiviação, e ácidos, típicos de solos tropicais.

14

15 Problemas Ambientais no Cerrado e Pantanal Queimadas; Substituição das áreas naturais por plantações e pastagens; Erosão e desgaste dos solos (lixiviação); Assoreamento; Caça e pesca predatórias; Poluição das águas (metais pesados); Retirada da mata ciliar e matas galerias; Enchentes e secas excessivas.

16

17

18

19 Evolução da ocupação: das bandeiras às frentes pioneiras Tem início com as bandeiras no final do século XVII e início do XVIII: metalismo em GO e MT e pecuária bovina para abastecer o Sudeste. Século XX: construção da Ferro Noroeste do Brasil (Bauru a Corumbá); construção de Brasília ( ); colônias agrícolas de Ceres-GO e Dourados-MS, na década de 1940; rodovias federais: Belém-Brasília, Brasília-Rio Branco, Cuiabá-Porto Velho, Cuiabá-Santarém. criação da SUDECO na década de 1960 (extinta no governo Collor). incentivos federais por meio do INCRA expansão da fronteira agrícola e frentes pioneiras.

20

21 Brasil: Região Norte Caracterização Geral e Aspectos Naturais Amazônia Legal ou Brasileira: abrange mais de 5 milhões de Km² (64% do território nacional); área de atuação da Sudam. Amazônia Real ou Região Norte: divisão política do IBGE, ocupa 45% do território nacional; Amazônia Internacional: 6,5 milhões de KM², distribuídos entre o Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

22

23 Amazônia Real

24 Amazônia Internacional

25 Relevo Amazônia Perfil Esquemático Norte-Sul

26 Clima

27

28 Vegetação Floresta: formação de dossel (encontro das copas; estrato superior denso). Equatorial: clima quente e úmido, ação da mEc. Ombrófila: ambiente úmido (muita chuva); higrófila. Perenifólia: folhas permanentes durante o ano. Latifoliada: folhas largas (maior transpiração e fotossíntese). Heterogênea: elevada biodiversidade. Densa: mata fechada, com grande concentração de epífitas e lianas.

29 Mata de Terra Firme (Caaeté) Mata de Várzea Mata de Igapó (hidrófilas) Mata de Terra Firme (Caaeté) Mata de Várzea Mata de Igapó (hidrófilas)

30 Amazônia: povoamento e economia Fundação da cidade de Belém (1616) pelos portugueses. Conhecimento geográfico: Pedro Teixeira (1637) desbrava a região até Quito, Vice-Reino do Peru (atual Equador). Expedições missionárias ligadas à coleta das drogas do sertão. Ocupação insatisfatória durante o período da borracha (séc ) atração de nordestinos sertanejos flagelados. Conquista do Acre em 1903 (Tratado de Petrópolis) : Fordilândia no Vale do Tapajós-PA. Década de 1930: japoneses na região Bragantina-PA. Década de 1950: manganês (Serra do Navio-AP) e cassiteria (RO). 1967: criação da Sudam e Suframa. 1970: Radam.

31 Projeto Jari (1981): projeto agropastoril para produção de celulose, arroz, cana e gado (bovino e bufalino), além da exploração mineral de caulim e bauxita. Projeto Carajás (1980): ferro, manganês, bauxita, níquel, cobre, ouro etc. Construção da Estrada de Ferro Grande Carajás, Hidrelétrica de Tucuruí (rio Tocantins) e Porto de Itaqui (MA). Projeto Calha Norte (1985): ação geopolítica de ocupação da zona norte da bacia amazônica. Sivam (1970): monitoramento do espaço aéreo, aquático e terrestre por meio de radares.

32 Pico da Neblina Monte Roraima Planície Amazônica Encontro das Águas Rios Negro e Solimões ?

33 Caixa dágua é a mãe!!!


Carregar ppt "Brasil: Região Centro-Oeste Caracterização Geral e Aspectos Naturais 18,73% da área do país e 6,5% da população: representa, ao lado da região Norte, um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google