A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCALA TOLDO DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA PARA A WEB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCALA TOLDO DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA PARA A WEB"— Transcrição da apresentação:

1 ESCALA TOLDO DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA PARA A WEB
22 dicas para você melhorar o texto noticioso na web

2 1. PIRÂMIDE INVERTIDA Imagine-se chegando em casa esbaforido e contando uma história para sua mãe. Você vai começar justamente por aquilo que é mais importante, interessante ou singular da notícia, não é? Faça o mesmo para escrever uma notícia de jornal (hard news) ou para web. Lembre-se: chame a atenção do leitor. Não se enrole nas palavras que não informam nada (nariz de cera).

3 2. QUEM/O QUE/ QUANDO/ COMO/ ONDE/ POR QUE?
As seis perguntinhas básicas do jornalismo têm espaço garantido no lead das notícias escritas para a web. Estas perguntas, quando respondidas, ajudam a contextualizar a informação. Se o parágrafo ficar muito extenso, pode-se dividir o lead em dois.

4 3. FRASE CONFUSA (FALTOU CLAREZA/ CONCISÃO/FRASES CURTAS)
Faça frases curtas, escritas com clareza. Faça parágrafos curtos. Divida matérias longas em duas hiperligadas ou ainda por meio de subtítulos.

5 4. SEJA ESPECÍFICO Não diga: “uma fruta”. Diga: “uma maça”.
Não diga: “vários municípios”. Diga: “11 municípios fazem parte da...” Não diga: “o grupo de turistas foi atropelado por um carro em alta velocidade”. Diga: “sete turistas inglesas foram atropeladas por um Maverick vermelho, envenenado com óleo de mamona, a 120 km por hora.” Não deixe dúvida para o leitor. Se você tem dúvida, busque mais informações com sua fonte.

6 5. INFORMAÇÕES INCOMPLETAS OU ERRADAS OU FORA DO CONTEXTO
Apurar as informações corretamente é imperativo. Checar as informações, inclusive nome completo e correto de pessoas, em caso de dúvida, é imprescindível. Contextualizar situações para o leitor entender do que se está falando é indispensável.

7 6. GORDURA NO TEXTO/EMBROMAÇÃO/ OPINIÃO NUNCA/EVITE ADJETIVO
Faça simples. Não coloque palavras na frase para ficar um texto maior. Se faltar informação é porque a apuração da notícia está fraca e é preciso melhorar. Opinião, todos têm. Deixe o leitor pensar e concluir por si mesmo. Dê a ele informações específicas. Adjetivo deixam o texto fraco, pobre. Não diga: “é maravilhoso (ou bonito ou...)”. Descreva “este maravilhoso” para o leitor formar a imagem de algo maravilhoso na cabeça dele.

8 7. ERRO DE PONTUAÇÃO/VÍRGULAS - ESTUDE O MANUAL TOLDO DE REDAÇÃO
Escrever sem erros de pontuação é o mínimo que se espera de profissionais que trabalham com a palavra, com o texto, com a escrita. Para isso, leia bastante. Ao ler, preste atenção à forma da escrita, à sintaxe (a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso) e à semântica (significação das palavras e do conteúdo em si).

9 8. PALAVRA OU EXPRESSÃO INADEQUADA
Atente para a acepção (significado) das palavras. Veja estes exemplos: “Maria Aparecida ficou soterrada após ser atingida pela marquise da loja Tá Barato. Ela conseguiu ficar com meio tronco e a cabeça fora da laje”. Primeira dúvida: marquise é terra? Segunda dúvida: estar com meio corpo fora da laje ou da terra é ficar soterrado? Soterrado pressupõe que só aja terra sobre algo ou alguém. Coberto de terra. Metido debaixo da terra. O prêmio Nobel de Astrofísica Tordën Claustein deu um palpite sobre a rota do cometa Harley. O cientista é esperto (expert) em astrofísica. Ele não dá palpite. Ela sabe do que está falando.

10 9. TEMPO VERBAL OU USO DO VERBO INADEQUADO
Atente para a acepção do verbo. Veja este exemplo: “Nós estamos vacinando crianças de zero a cinco anos contra a poliomielite”, alegou o enfermeiro chefe da Vigilância Epidemiológica, Walter Lantz da Silva. Dúvida: alegou? Ele está sendo acusado de alguma coisa e agora se justifica? Alegar é citar ou mencionar como prova; é apresentar explicação, desculpa ou pretexto. A declaração é uma informação (informou), uma explicação (explicou), uma avaliação (avaliou), uma opinião (opinou), ...?

11 10. FALTOU REVISÃO/ERRO DE ACENTUAÇÃO
A pressa e a preguiça nos fazem escrever e... pronto. Toda matéria tem que ser revisada, relida, editada. Não queime esta etapa. Você vai encontrar erros de pontuação, de crases, de concordância, de regência e de acentuação. Corrija enquanto é tempo.

12 11. NÚMEROS, DATA, HORA, VALORES - MANUAL DE REDAÇÃO
Cada veículo de imprensa segue uma norma (padrão) de redação, geralmente contida em um manual de redação e estilos. Estude o manual de estilos do meio de comunicação onde você trabalha. Na falta de um, siga o meu (Manual Toldo de Redação e Estilo).

13 12. MAIÚSCULAS/MINÚSCULAS: CARGO, PROFISSÃO, NOMES PRÓPRIOS - MANUAL DE REDAÇÃO
Preste atenção: Letra maiúscula é usada apenas no início das frases e em nomes próprios. Cargos e profissões não são nomes próprios. Efemérides (datas comemorativas) são nomes próprios. Ex.: Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças...

14 13. REPETIÇÃO DE PALAVRAS OU DE INFORMAÇÕES OU REDUNDÂNCIA
Uma vez dada determinada informação, não há necessidade de repeti-la no texto. Nunca repita palavras na mesma frase. Evite repeti-las no parágrafo. Busque sinônimos para as palavras ou informações que as completem. Apague as redundâncias, as tautologias, os pleonasmos: “Há 20 anos atrás”.

15 14. ERRO GRAMATICAL: CONCORDÂNCIA, REGÊNCIA
Nunca é demais buscar informações em livros de gramática. Acabe com as dúvidas pesquisando, aprendendo. Trabalhe com um dicionário e um livro gramatical ao seu lado. Há diversos dicionários para consulta online.

16 15. ASSUNTOS RELACIONADOS FICAM PRÓXIMOS
Ao escrever, você faz escolhas de informações para o melhor entendimento do leitor. Para ele entender bem, deixe os assuntos relacionados em seqüência de parágrafos. Escrever algo no segundo parágrafo e voltar a se referir ao tema após quatro parágrafos pode confundir ou atrapalhar a compreensão do que está sendo enunciado.

17 16. CITAÇÃO MAL FEITA (ESTRUTURA, USO DAS PALAVRAS OU INFORMAÇÃO FRACA)
Use frases ditas pelas fontes (personagens) entre aspas. No entanto, não abuse deste recurso. Use declarações entre aspas que sejam fortes ou relevantes ou que não podem ou devem ser assumidas por você. Ao fazer citações, escreva certo (observe a forma): “As instituições brasileiras são tão lerdas e tolerantes que só há a possibilidade concreta de capturar um chefão do nosso crime político organizado se ele violar alguma lei americana de lavagem de dinheiro”, avalia o editorialista do jornal Estado de São Paulo José Nêumane Pinto. Não misture na mesma frase informações sem aspas e entre aspas. A frase fica pobre e você ainda corre o risco de errar/trocar os tempos verbais em cada parte da oração. Se a declaração entre aspas tiver quatro ou mais linhas, recomendo deixá-la em um único parágrafo (lembre-se, parágrafos curtos).

18 17. ESPAÇO ENTRE PARÁGRAFOS
Em textos para a internet, não se deixa espaço entre parágrafos para bonito! Este recurso torna a leitura mais fácil e rápida.

19 18. LINKS (Característica da notícia)
Sempre faça a remissão a assuntos afins ou fontes de informação tomados por você para construir o texto ou que o subsidiaram em algum tipo de dado (texto, foto, vídeo, quadro, índice, tabela, etc). Tenha cuidado com o plágio. Dê crédito a quem merece.

20 19. MULTIMÍDIA (Característica da notícia)
Use recursos multimídia para informar melhor. Use todos os artifícios necessários para contar uma boa história. Lembre-se, conteúdo é tudo.

21 20. INTERATIVIDADE (Característica da notícia)
Deixe espaço para receber críticas, sugestões, comentários. Disponibilize enquetes, fóruns, coisas que façam o leitor do seu site/blog participar do conteúdo e interagir com você.

22 21. TÍTULO FORTE, CHAMADA FORTE (Característica da notícia)
Lembre-se o título das matérias na web torna-se link (chamada) no seu ou em outros sites e blogs. Portanto, faça títulos fortes, que fisguem o leitor.

23 22. GANCHO CONDIZENTE COM A PROPOSTA EDITORIAL DO SITE/BLOG
É simples, se você tem um site sensacionalista, matérias levinhas não agradarão o leitor. Qual é a proposta do seu site/blog? Há formas diferentes de se contar uma mesma história. Faça então textos com um gancho condizente com a proposta do seu site/blog.


Carregar ppt "ESCALA TOLDO DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA PARA A WEB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google