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CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos

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Apresentação em tema: "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
14/04/2017 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO POSITIVISMO Profª: Kátia Paulino dos Santos

2 O que é Positivismo? 14/04/ :57 Contraposição ao APRIORISMO - teoria explicativa da origem do conhecimento, inserida nas concepções clássicas - fundadas num modelo fenomenológico - elaborada por Kant. Define que a elaboração do conhecimento científico é fruto de, numa primeira fase, captação sensorial da realidade. Contraposição ao IDEALISMO O positivismo teve impulso, graças ao desenvolvimento dos problemas econômico-sociais, que dominaram o mesmo século XIX.

3 O que é Positivismo? 14/04/ :57 RESSALTA A NECESSIDADE DA EXPERIÊNCIA - o positivismo admite, como fonte única de conhecimento e critério de verdade, a experiência, os fatos positivos, os dados sensíveis. Negação à METAFÍSICA – Não aceita a metafísicacomo interpretação, justificação transcendente ou imanente, da experiência. A filosofia é reduzida à metodologia e à sistematização das ciências. O positivismo teve impulso, graças ao desenvolvimento dos problemas econômico-sociais, que dominaram o mesmo século XIX

4 DEFINIÇÃO DE POSITIVISMO
14/04/ :57 POSITIVISMO - o cognoscível, é a realidade física, o que se pode atingir cientificamente. A filosofia positiva, ao contrário dos estados teológico e metafísico, considera impossível a redução dos fenômenos naturais a um só princípio (Deus, natureza ou outro experiência equivalente). A lógica positivista tenta eliminar a subjetividade e a visão de mundo do pesquisador para obter um conhecimento objetivo e imparcial.

5 Auguste Comte – “O Pai da Sociologia”
14/04/ :57 Auguste Comte nasceu em Montpellier, França, a 19 de janeiro de Morreu em O mais destacados dos organicistas. Lei dos três estados: todas as ciências e o espírito humano como um todo desenvolvem- se através de três fases distintas: a teológica, a metafísica e a positiva.

6 Auguste Comte – “O Pai Da Sociologia”
14/04/2017 Auguste Comte – “O Pai Da Sociologia” 14/04/ :57 Propõe uma nova ordem social que deve nascer de um sólido espírito positivo em oposição ao espírito negativo do Iluminismo, segundo seu parecer. Estrutura seu pensamento em torno de três temas básicos que são: uma filosofia da história, uma classificação das ciências e uma reforma das instituições.

7 Filosofia da História 14/04/ :57 Pode ser resumida na sua lei dos três estágios ou três fases pelas quais o espírito humano passou historicamente: a teológica, a metafísica e a positiva. FASE POSITIVA - o homem abandona a consideração das causas dos fenômenos, que era uma atitude teológica ou metafísica, e põe-se a pesquisar as suas leis, entendidas como relações constantes entre os fenômenos.4

8 CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS
14/04/ :57 Partindo da que julga mais simples, as ordena de acordo com sua complexidade: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia. SOCIOLOGIA - a única meta essencial de toda filosofia positiva, considerada um sistema verdadeiramente indivisível, em que toda decomposição é radicalmente artificial, sem ser aliás, de modo algum, arbitrária, já que tudo se reporta finalmente à Humanidade, única concepção plenamente universal.

9 REFORMA DAS INSTITUIÇÕES
14/04/ :57 Defende que a razão pública devia encontrar-se disposta a acolher o espírito positivo como a única base possível para uma verdadeira resolução da anarquia intelectual e moral, que caracteriza a crise moderna. ORDEM E PROGRESSO - Para a nova filosofia, a ordem constitui sem cessar a condição fundamental do progresso e, reciprocamente, o progresso vem a ser a meta necessária da ordem.

10 RELIGIÃO DA HUMANIDADE
14/04/ :57 O anseio por uma reforma intelectual e social o levou a desenvolver, nos últimos 15 anos de sua vida, a RELIGIÃO DA HUMANIDADE, com novo calendário, cujos meses tinham os nomes de grandes figuras da história do pensamento, com dias santos, em que se deveriam comemorar as obras de Dante, Shakespeare, Adam Smith e outros, e com novo catecismo, que substitui Deus pela Humanidade.

11 Principais obras 1842 - Curso de Filosofia Positiva.
14/04/ :57 Curso de Filosofia Positiva. Discurso sobre o Espírito Positivo. Política Positiva ou Trata­do de Sociologia Instituindo a Religião da Humanidade. Catecismo Positivista ou Exposição Sumária da Religião Universal.

12 Émile Durkheim “A sociedade integrada”
14/04/ :57 Nasceu em Épinal, região de Lorena, França, a 15 de abril de Morreu em 1917. A Sociologia tem o papel de compreender o funcionamento orgânico da sociedade e suas partes, de maneira a formular leis e realizar generalizações

13 Émile Durkheim “A sociedade integrada”
14/04/ :57 Propôs o estudo da sociedade como uma Fisiologia Social. O estado variável da sociedade era observado como um sistema social, uma coletividade, que tendia à estabilidade, graças à integração entre as suas partes. O amálgama que une as partes são laços de coesão ou solidariedade e diferem conforme o tipo de sociedade. Conservador – concebe os fatos sociais como coisas.

14 LAÇOS DE COESÃO SOCIAL 14/04/ :57 Solidariedade Mecânica – ocorre por similitude entre os indivíduos, vivendo sobre a divisão do trabalho incipiente. Solidariedade Orgânica – ocorre com o crescimento da população e com o progresso técnico, onde as relações social são intensificadas, onde a sociedade passa a denominar-se industrial, os indivíduos tornam-se interdependentes, levando a uma divisão do trabalho mais complexa.

15 Controle Social 14/04/ :57 Coerção Social – nas sociedades modernas ocorrem pela divisão do trabalho. Controle social – é um dos sustentáculos da teoria durkheimiana, a qual te cunho normativo e persegue a existência pacífica e integrada da sociedade. Anomia social – Desorganização das normas sociais. Está sujeito à correção para o reestabelecimento da ordem.

16 TEORIA DA COESÃO SOCIAL
14/04/ :57 Tipos de sociedades Tipos de coesão Controle social Sociedades simples, primitivas Solidariedade mecânica Consciência coletiva Sociedade industrial Solidariedade orgânica Divisão do trabalho

17 Principais obras 1893 - A divisão do trabalho social
14/04/ :57 A divisão do trabalho social As regras do método sociológico O suicídio A educação moral As formas elementares da vida religiosa Lições de Sociologia

18 Max Weber “Um pensador da Liberdade”
14/04/ :57 Nasceu em Turíngia, Alemanha, em de abril de Em 1920 falece em conseqüência de uma pneumonia aguda. Segundo sua teoria, o conflito nasce pela contraposição de interesses econômicos, no calor das reações dos mercados. Propõe o método compreensivo de análise para a captação do sentido da ação social.

19 Max Weber “Um pensador da Liberdade”
14/04/ :57 Concebe a Sociologia como uma ciência interpretativa, cujo objeto é a ação social, a qual deve ser compreendida pelo sentido que lhe atribuem os atores sociais. Os conflitos não são patológicos, nem provocam desintegração social, mas favorecem a estrutura institucional – ordenamento social. Segundo sua teoria, o conflito nasce pela contraposição de interesses econômicos, no calor das reações dos mercados.

20 A RACIONALIDADE destaca-se como um princípio organizativo da sociedade moderna, a ponto de formular a expressão “desencantamento do mundo”, referindo-se ao descontrole do comportamento racional propiciado pelo avanço técnico. Tipos ideais: burocracia, típica dos Estados modernos, a dominação, como um fenômeno social complexo e berço do poder; o capitalismo ocidental, que se distingue por sua racionalidade. De acordo com seu método compreensivo, os homens agem levando em conta as ações de outros homens, deixando-se guiar por elas. 14/04/ :57

21 SENTIDOS DA AÇÃO SOCIAL
As ações podem ser: Racional: impulsionada pela razão; Afetiva: tem por sentido a emoção; e Tradicional: tem por motivo a tradição; Os valores sociais constituem a motivação da ação social, dizem respeito ao que é desejável, são interiorizados pelos indivíduos no processo de socialização. A análise de Werber prima pelo caráter metodológico, histórico, comparativo, passando pela história das religiões universais. 14/04/ :57

22 Principais obras 14/04/ :57 1889: A história das companhias comerciais na idade média 1891: O direito agrário romano e sua significação para o direito público e privado 1895: O Estado Nacional e a Política Econômica 1904: A objetividade do conhecimento na ciência política e na ciência social 1904: A ética protestante e o espírito do capitalismo 1905: A situação da democracia burguesa na Rússia 1905: A transição da Rússia à um regime pseudoconstitucional

23 1906: As seitas protestantes e o espírito do capitalismo
1913: Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva 1917/1920: Ensaios Reunidos de Sociologia da Religião 1917: Parlamento e Governo na Alemanha reordenada 1917: A ciência como vocação 1918: O sentido da neutralidade axiológica nas ciências políticas e sociais 1918: Conferência sobre o Socialismo 1919: A política como vocação 1919: História Geral da Economia 1910/1921: Economia e Sociedade 14/04/ :57

24 DURKHEIM WEWER Método Comparativo Método Compreensivo
Como fenômenos sociais são sui generis, é preciso investigá-los utilizando os mesmos princípios de investigação das ciências naturais. Deve-se buscar as ligações causais por meio de investigação metódica e sistemática. Cabe à Sociologia interpretar o sentido da ação social. Essa compreensão ocorre por meio da razão, a partir dos significados e valores de quem investiga. Dessa forma, os valores devem ser incorporados e fazer parte da investigação social. Não há recomendação para suprimir toda prenoção e juízos de valor, e sim integrá-los de modo consciente na pesquisa. 14/04/ :57

25 Propõe regras para a observação dos fatos sociais:
DURKHEIM WEBER Método Comparativo Método Compreensivo Propõe regras para a observação dos fatos sociais: Considerar os fatos sociais como coisas (características: coercitividade, exterioridade e generalidade). É preciso afastar sistematicamente as prenoções. Nunca tomar por objeto de pesquisa senão um grupo de fenômenos, previamente definidos por certos caracteres exteriores que lhe são comuns. O método é comparativo porque busca na história valores e culturas explicativos das ações sociais. É também um método compreensivo, por permitir a apreensão interpretativa do significado ou da conexão de sentido da ação social. 14/04/ :57

26 Muito obrigada! katiapaulinoap@yahoo.com.br 14/04/2017 02:57


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