A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS. ANIMAIS PODEM SER MÉDIUNS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS. ANIMAIS PODEM SER MÉDIUNS?"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS

2 ANIMAIS PODEM SER MÉDIUNS?

3 Afinal, o que é médium

4 Dicionário Aurélio: Segundo o Espiritismo, o intermediário entre os vivos e a alma dos mortos. Livro dos Médiuns, capítulo XIV, Os Médiuns, item 159: Toda pessoa que sente a influência de Espíritos, em qualquer grau de intensidade, é médium.... Definição dos cursos de médiuns e da maioria dos livros sobre mediunidade: Médiun: intermediário

5 Nos perguntamos: será que sentir a influência de Espíritos e perceber a presença de Espíritos é a mesma coisa? Fases da manifestação mediúnica: 1.Percepção de fluidos 2.Aproximação 3.Contato 4.Envolvimento 5.Manifestação

6 E como ocorrem estas fases? O perispírito do médium sente a aproximação do perispírito do Espírito comunicante Há um entrelaçamento do perispírito do médium com o perispírito do Espírito comunicante Interação entre as ondas de pensamento do médium e as ondas de pensamento do Espírito comunicante (mesmo no médium inconsciente) A partir de então há a manifestação mediúnica

7 O que diz o Livro dos Médiuns? Livro dos Médiuns, cap. Da Mediunidade Nos Animais, Espírito Erasto: Os homens estão sempre propensos a exagerar tudo. Uns, e não me refiro aqui aos materialistas, recusam uma alma aos animais, enquanto outros querem dar-lhes uma, por assim dizer, semelhante à nossa. Porque pretender assim confundir o perfectível com o imperfectível? Não, não convencei-vos disso, o fogo que anima os animais, o sopro que o faz agir, movimentar-se e falar na sua linguagem própria, não tem, quanto ao presente, nenhuma aptidão para se mesclar, se unir ou se confundir com o sopro divino, a alma etérea, o Espírito, numa palavra, que anima o ser essencialmente perfectível: o homem, esse Rei da Criação.

8 Assim, não havendo nenhuma possibilidade de assimilação entre o nosso perispírito e o envoltório fluídico dos animais propriamente ditos, nós os esmagaríamos imediatamente ao mediunizá-los. Não mediunizamos diretamente nem os animais nem a matéria inerte. Precisamos sempre do concurso consciente ou inconsciente de um médium humano, porque necessitamos da união dos fluidos similares, que não encontramos nos animais nem na matéria bruta.

9 Sabeis que tiramos do cérebro do médium os elementos necessários para dar ao nosso pensamento ao forma sensível e apreensível para vós. É com o auxílio dos seus próprios materiais que o médium traduz o nosso pensamento em linguagem vulgar. Pois bem, que elementos encontraríamos no cérebro de um animal?... Não obstante, diries, os animais compreendem o pensamento do homem, chegam mesmo a adivinhá-lo. sim, os animais amestrados compreendem certos pensamentos., mas acaso já os vistes reproduzi-los? Não. Concluí pois que os animais não podem servi-nos de intérpretes.

10 Qual a diferença entre a alma dos animais e a alma dos homens?

11 o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. (questão 607ª)...há entre a alma dos animais e a do homem, tanta distancia quanto entre a alma do homem e Deus. (questão 597ª) O homem está para o animal, simplesmente como um superior hierárquico... (livro Emmanuel)...desde o átomo primitivo até o arcanjo... (questão 540)

12 A diferença é simplesmente de estágio evolutivo!

13 Em que implica esta diferença? 1.Todos são criados da mesma forma e iniciam a evolução no estágio evolutivo de átomo 2. Sabemos que todos passam pelos mesmos estágios, reino mineral, reino vegetal, reino animal, homem e arcanjo 3. Sabemos que todos trazem a mesma potencialidade a desenvolver 4. Sabemos que a medida que o Espírito desenvolve a inteligência e a consciência, recebe também um corpo espiritual mais elaborado, e consequentemente um corpo físico mais elaborado. 5. Vamos entender melhor as diferenças!

14 O que significa se Individualizar e o Que significa se tornar Espírito Resposta questão 600: É a consciência de si mesmo que Constitui o Atributo Principal do Espírito. Questão 607ª.: começa para ele o Período de Humanidade, e com Este a consciência Do seu futuro. Questão: a espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que O podem conhecer. Final da questão 592..reconhece i o homem pelo pensamento de Deus. Livro: O Homem Integral, Joanna de Angelis: Deste modo, O Nascimento Da Consciência se opera Mediante a conjunção dos Contrários... Dando surgimento A uma substância Psíquica e tornando Todo esse trabalho um Processo de Individuação. ?

15 SER HUMANO Consciência de si mesmo Consciência do mundo ao redor Consciência do futuro Consciência da existência de Deus ANIMAIS Desenvolvendo a consciência de si mesmo Desenvolvendo a consciência do mundo ao redor Sem consciência do futuro (em particular futuro espiritual) Sem consciência da existência de Deus Porque pretender assim confundir o perfectível com o imperfectível? (L.M., Erasto)

16 CORPO ESPIRITUAL NO SER HUMANO Centros De Força e Perispírito formados Aura Refletindo Formas- pensamento Estado Semelhante A líquido CORPO ESPIRITUAL NOS ANIMAIS Centros De Força e perispírito Em formação Aura Menos Extensa Ainda Não Reflete pensamentos Estado Mais denso não tem, quanto ao presente, nenhuma aptidão para se mesclar, se unir ou se confundir com o sopro divino (L.M.) nenhuma possibilidade de assimilação entre o nosso perispírito e o envoltório fluídico dos animais (L.M.)

17 Livro Mecanismos da mediunidade, autor espiritual André Luiz, psicografia de Francisco Candido Xavier e Waldo Vieira, cap. X. :... nos animais superiores, que já conquistaram bases mais amplas a produção do pensamento contínuo... nos animais superiores os impulsos mentais a que aludimos já se responsabilizam por valioso patrimônio de percepções avançadas. No cérebro humano, gabinete da alma erguida a estágios mais nobres na senda evolutiva... É pensamento contínuo, fluxo energético incessante, revestido de poder criador inimaginável....tiramos do cérebro do médium os elementos necessários para dar ao nosso pensamento a forma sensível e apreensível para vós... (L.M.)

18 PENSAMENTO SER HUMANO Pensamento contínuo Ondas Lançadas No Cosmos Ininterrupta- mente Poder criador PENSAMENTO NOS ANIMAIS SUPERIORES Desenvolvendo Pensamento contínuo Fragmentos De ondas Lançadas No cosmos Não Tem Poder De Criação o homem, esse Rei da Criação. (L.M.)

19 Qual o principal objetivo da mediunidade?

20 É missão do superior amparar o inferior e educá-lo... (Livro Missionários da Luz, André Luiz) Qual o objetivo de existir o médium? Servir de intermediário aos Espíritos superiores que vêm em socorro da humanidade, trazendo desde consolação até informações preciosas que impulsionam a evolução do planeta, tanto em moralidade, quanto em intelectualidade.

21 MÉDIUNS: INTERMEDIÁRIOS ANIMAIS SUPERIORES: Consciência de si mesmos e de sua individualidade Pensamento continuo com fragmentos lançados no cosmos Corpo espiritual em formação Caminhando para a humanidade HOMENS: consciência de Deus e do seu futuro Pensamento continuo com poder criador Corpo espiritual completamente formado Caminhando para a angelitude Pois bem, dentro das Leis normais do espiritismo isto não é assim e não pode ser assim... (L.M.)

22 Os animais podem ser médiuns? Os animais não são, com certeza, os intermediários ideais, pois: 1. Encontram-se em estágio evolutivo no qual a mediunidade ainda não é instrumento de evolução 1.Fluxo mental (ou pensamento) diferente dos Espíritos que necessitam se comunicar 2.Corpo espiritual ainda em formação, dificultando contato de perispírito com perispírito 3.Não têm consciência de Deus nem do plano espiritual (não tendo assim consciência de seu futuro evolutivo) 4.Não têm como transmitir a mensagem: nem pela palavra escrita, nem pela palavra articulada

23 Percepções Mediúnicas nos Animais

24 Certamente que os Espíritos podem tornar-se visíveis e tangíveis para os animais....(L.M., Erasto, Capítulo Mediunidade nos Animais) Os Amigos Espirituais definem a mediunidade como percepção. E os animais a possuem em alto grau... percepções que, se quisermos ser prudentes, diremos espirituais, ou mediúnicas, se quisermos ser um pouco mais corajosos. (Livro Mediunidade e Evolução, Martins Peralva, capítulo Percepção Nos Animais, 1978)

25 Terapia com animais EMediunidade

26 Os animais como intermediários na cura? Equoterapia Terapia com animais em hospitais e azilos Halo energético ao redor dos animais e resultados positivos na saúde A vontade do animal e o trabalho de terapia A influência deste trabalho na evolução do Espírito que se encontra na fase de animalidade O ser humano assumindo seu papel no desenvolvimento das potencialidades de animais que se encaixam bem no perfil necessário para o trabalho de terapia com animais

27 ORAÇÃO DE FRANCISCO DE ASSIS Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz Onde houver ódio, que eu leve o amor Onde houver ofensa, que eu leve o perdão Onde houver discórdia, que eu leve a união Onde houver dúvida, que eu leve a fé Onde houver erro, que eu leve a verdade Onde houver desespero, que eu leve a esperança Onde houver tristeza, que eu leve a alegria Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó mestre, Fazei que eu procure mais Consolar que ser consolado Compreender que ser compreendido Amar que ser amado Pois é dando que se recebe É perdoando que se é perdoado E é morrendo que se vive para a vida eterna.


Carregar ppt "CURSO ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS. ANIMAIS PODEM SER MÉDIUNS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google