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PublicouLaura Barbo Alterado mais de 9 anos atrás
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Facilitação e Regulação de Parcerias Publico-Privadas Jacques Cellier Consultor Brasilia, 8 – 9 de Junho de 2010 Banco Mundial – Ministério dos Transportes Workshop sobre o Toolkit Parcerias Publico-Privadas em Rodovias
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Agenda 1. Regulação de PPPs 2. Marco Institucional 3. Marco Legal 4. Marco Regulatório 5. Avaliação do Marco Legal e Regulatório 6. Tipos de Contratos 7. Contratos de Concessão 8. Contratos de Construção 9. Contratos de O&M Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Regulação de PPPs Conciliar os objetivos do Governo... Completar o projeto de acordo com o interes público Minimizar necessidade de recursos públicos e tarifas de pedágio Aproveitar eficiência do setor privado e transferir riscos …Com o objetivo do setor privado de maximizar lucros Métodos de regulação Por contrato, geralmente em países com tradição de PPPs (Franca, RU...) Por leis e regulações especificas, em países com experiência recente Pelo conjunto de leis, regulações e contratos Evolução recente no sentido buscar balanço ideal entre : As prescrições estáveis das leis e regulações Flexibilidade dos contratos Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Marco Institucional Princípios Constitucionais Transparencia: regras claras, predictabilidade aplicação Imparcialidade: na defesa de interes conflitantes Sustentabilidade: capacidade institucional suficiente Proporcionalidade: ações proporcionadas com problemas Leis, regulações e contratos devem garantir em particular : Transparência das decisões do setor publico (regulador) Ausência de discriminações nos processos administrativos Proteção dos direitos a propriedade e contratos Capacidade institucional para promoção e preparação Unidades PPP (central e/ou descentralizadas) e/ou Entidades reguladoras ou executivas (responsabilidades claras) Forças - Tarefa estabelecidas para projetos específicos Ampla experiência internacional (RU, Portugal, Índia, modulo 3) Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Marco Legal Leis de facilitação de PPPs Leis de concessões ou PPPs essenciais para: Demonstrar compromisso do pais com PPPs = maior conforto investidores Adequar o marco legal (outras leis) as necessidades de PPPs Leis multisetoriais mais comum (ex. Brasil) Leis especificas rodovias (Califórnia, Portugal, Índia) Outras leis que impactam PPPs, em particular leis de: Licitações Investimentos estrangeiros, direitos de propriedade, desapropriações Incorporação de empresas, falência,... Convertibilidade de moeda, transferabilidade de fundos Resolução de disputas, arbitragem, processos judiciais, etc... Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Marco Regulatório Modelos de Regulação Regulador independente (países anglo-saxon) Regulação por contrato (França) Modelo híbrido (países com experiência recente) Funções do Regulador (exemplos) Interpretar e fazer aplicar regras Verificar cumprimento das normas e padrões, e aplicar sanções Revisar tarifas e equilíbrio econômico-financeiro Monitorar desempenho, sistemas de informações, contabilidade, etc... Estatutos do Regulador Agencia governamental com algum grau de autonomia (Ex. Brasil) Comissão interministerial, Ministério do Planejamento (Ex. ECA) Entidade contratante (caso de regulação por contrato, Ex. França ) Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Avaliação do Marco Legal e Regulatório Objetivos Avaliar as forças e fraquezas do marco vis-à-vis PPPs Identificar os ajustes necessários para facilitar PPPs Escopo da avaliação Abrangencia e claridade da lei de concessões ou PPPs Transparência e equidade dos processos de licitações Flexibilidade para negociar contratos alocação dos riscos, processos de resolução de disputas, etc... Capacidade institucional para efetiva implementação Definição dos instrumentos adequados para mudança Métodos e diretrizes UNCITRAL, Comissão Europeia, EBRD, Banco Mundial Experiência com a reforma ampla nos países ECA mista Estudo PPP Federal avalia marco legal-regulatorio adequado Problema de escolher entre as duas leis antes da licitação Setor rodoviário ainda não aproveitou oportunidades da lei PPP Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Processo de Facilitação de PPPs Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Tipos de Contratos Contratos de manutenção por desempenho Contratante com Construtora e com Fiscalizadora Contratos de concessão O&M Contratante com Concessionária e com Fiscalizadora Concessionária com Construtora e/ou Operadora Concessionária com Financiadores, Seguradoras, Consultorias Contratos de concessão BOT Contratante com Concessionária, Consultoras e Fiscalizadora Concessionária com Construtora e com Operadora Concessionária com Investidores, Financiadores, Seguradoras etc... Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Contratos de Manutenção Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Contratos de Concessão O&M Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Contratos de Concessão BOT Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Contratos de Concessão Definir claramente o escopo do projeto, e as obrigações, direitos e riscos da Concessionária e do Contratante Escopo dos trabalhos e prazos (concessão e conclusão obras) Especificações de traçado e normas de desenho e construção, aquisições, desapropriações e reassentamentos Especificações de níveis de serviço e padrões de qualidade, fiscalização e monitoração, sanções ( multas, retenções ) Especificações sistema de pedágio, tarifas máximas, reajustes Obrigações financeiras do Contratante Salvaguardas ambientais e sociais Responsabilidade civil, indenizações, seguros Resolução de disputas, quebra do contrato, indenizações Force majeure Step in rights (financiadores podem assumir o contrato) Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Contratos de Obra 1. Contrato único para projeto e obra (tipo EPC) EPC assume riscos de desempenho dos subcontratados Eficiente para projetos complexos 2. Vários contratos para projetos e obras Concessionária / Gerenciadora coordena e resolve conflitos Adequado para projetos mais simples, tipo O&M 3. Contrato único com consorcio construtoras Contrato a preço fixo (lump sum) mais eficiente Contrato a preços unitários somente para obras de alto risco Concessionária repassa riscos de construção Provisões para compartilhar riscos excepcionais Ex. risco geológico na construção de tuneles Pagamentos por p.u. de quantidades acima valor referencia Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Contratos de O&M 1. Concessionária mesma opera e mantém Necessidade ter pessoal qualificado e equipamento próprio 2. Concessionária contrata O&M junto ou O e/ou M separado empresas afiliadas, contratos mais simples (incentivos) empresas independentes, os contratos repassam as obrigações de desempenho para o sub-contratado Construtora responsável para manutenção pode ser a melhor solução Mais separar O e M pode levar a conflitos Contratos baseados em Padrões de O e M com indicadores mensuráveis Idênticos ao contrato de concessão, riscos repassados as empresas O&M Pagamentos fixos mensais, retenções, períodos correções, multas Provisões particulares para Execução e pagamento de obras emergências Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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Referencias Toolkit http://www.ppiaf.org/documents/toolkits/highwaystoolkit/ Modulo 4 http://www.ppiaf.org/documents/toolkits/highwaystoolkit/4/ index.html http://www.ppiaf.org/documents/toolkits/highwaystoolkit/4/ index.html Estudo de Transporte TP30 Banco Mundial, Março 2010 Participação Privada no setor rodoviário no Brasil 16 Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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17 Obrigado Workshop sobre PPP em rodovias - Brasilia, 8-9 de junho 2010
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