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Plataforma Operacional de Risco de Crédito

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Apresentação em tema: "Plataforma Operacional de Risco de Crédito"— Transcrição da apresentação:

1 Plataforma Operacional de Risco de Crédito

2 Agenda Plataforma Operacional de Risco de Crédito
Cálculo de Risco e Limites – CRL Classificação de Operações – COP Controle de Limites do Sicoob – CLS

3 Cálculo de Risco e Limites CRL

4 CRL

5 Menu Avaliação - Erros CRL
Nesse menu são realizadas as classificações de risco dos tomadores. Aqui o usuário seleciona o modelo estatístico, o sistema verifica as pendências impeditivas, as pendências cadastrais e realiza a classificação conforme o modelo selecionado. Seguem alguns exemplos de erros: Motivo: - As mensagens em questão devem ser exibidas quando há algum tipo de inconsistência com as informações no CAPES. - Não há erro no CRL. - Estas mensagens são parametrizadas pela SURIS, podendo ser somente Alerta, permitindo a continuidade do processo de classificação, ou Impeditiva, travando o processo de classificação. Solução: - Realizar atualização do CAPES com as informações faltantes e após atualização prosseguir na classificação, clicando no botão Voltar e em seguida no botão Continuar. Caso a pendência persista após a atualização, solicitar verificação da TI.

6 Menu Avaliação - Erros CRL
Motivo: - Erro de comunicação sistêmica. - Este erro está vinculado aos modelos de PJ Faturamento Maior e PJ Rural Faturamento Maior. Solução: - Não temos um padrão de solução para esse erro, dependemos da equipe de desenvolvimento. - Solicitar que realize a classificação do tomador outra vez, caso o erro persista abrir GRI.

7 Menu Avaliação - Erros CRL
Motivo: O erro pode ter acontecido por qualquer outro problema ocorrido nas fases anteriores do processo de Classificação. Solução: - Não temos um padrão de solução para esse erro, dependemos da equipe de desenvolvimento. - Solicitar que realize a classificação do tomador outra vez, caso o erro persista abrir GRI.

8 Menu Avaliação - Erros CRL
Motivo: - Este erro pode acontecer caso haja informações em branco/nulas no preenchimento do Balanço/Balanço Perguntado, ou há valores que se anulam. - No caso representado na figura, a variável Receita Operacional Líquida está zerada. Ou não foi informado um valor, ou os valores utilizados para a composição da conta se anularam. Solução: Verificar se os balanços (Contábil ou Questionário Balanço Perguntado) foi preenchido corretamente, evitar deixar contas principais zeradas.

9 Menu Avaliação - CRL Motivo: - O erro, certamente, foi ocasionado por falha no serviço disponibilizado pela equipe do Conta Corrente. Solução: - Solicitar que realize a classificação do tomador outra vez, caso o erro persista abrir GRI.

10 Menu Avaliação - Erros CRL
Motivo: O erro pode ter acontecido por quaisquer dos outros erros citados anteriormente. Solução: - Clicar no botão Voltar e em seguida no botão Continuar. Se o erro persistir, abrir GRI.

11 Menu Questionários - Erros CRL
Nesse menu são preenchidas as respostas dos tomadores aos questionários. Aqui o usuário seleciona o questionário de acordo com o modelo que irá classificar o tomador. Orientamos aos usuários que preencham estas informações antes de iniciar a classificação do tomador no menu “Avaliação”. Seguem alguns exemplos de erros: Motivo: o erro pode ter ocorrido devido a algum problema durante o preenchimento do questionário. Solução: - Não temos um padrão de solução para esse erro, dependemos da equipe de desenvolvimento. - Solicitar que o preenchimento do questionário seja refeito e, caso o erro persista abrir GRI.

12 Erros CRL Motivo: Perda de conexão com o servidor. Provavelmente está acontecendo em todo SISBR. Solução: Aguardar a conexão ser reestabelecida.

13 Erros CRL Motivo: Perda de conexão com o servidor. Provavelmente está acontecendo em todo SISBR. Solução: Aguardar a conexão ser reestabelecida.

14 Erros CRL Esse menu permite a vinculação de grupos de usuários com os perfis do CRL. Está restrito a algumas pessoas específicas, na maioria dos casos são aquelas responsáveis pelo CTA na Central ou na Cooperativa. Motivo: Provavelmente o usuários não está cadastrado em um grupo de perfil do CRL. Ou seu perfil não permite acessar o menu específico. Solução: Essa parametrização deverá ser feita com o responsável pelo CTA da cooperativa ou Central, no menu “Segurança” dentro do CRL. - O usuário só terá permissão de utilizar os menus específicos para cada perfil. Perfil de Usuário Básico Análise Aprova sem Exceção Aprova com Exceção

15 Busca de Tomador Para buscar um tomador verificar se o tipo de pessoa está selecionado corretamente (item 1 da figura) e o nome digitado deverá estar igual ao do cadastro (item 2 da figura). Para facilitar usar o CPF ou CNPJ. 1 2

16 Status de Propostas CRL

17 Status de Propostas CRL
- Incluída: toda classificação processada que ainda não foi analisada pelo usuário. - Pendente: toda classificação iniciada que, por motivo de pendências cadastrais, impeditivas ou de preenchimento de questionários ou de balanço não foi possível prosseguir a classificação. - Pendência Atendida: toda classificação com as pendências solucionadas, porém ainda não aprovada. - Aprovada: toda classificação processada, analisada e salva sem alteração (NRT e LCT) pelos perfis de usuários com permissão de aprovação. - Aprovada com exceção: toda classificação processada, analisada e salva, com alterações (NRA e LCA) ou que tiveram pendências solucionadas, pelos perfis de usuário com permissão. - Não aprovada: toda classificação processada, analisada e salva com alteração da NRT, atribuindo nota de risco ao tomador de R99. Deverá ser realizada pelos perfis de usuário com permissão para esse tipo de ação. - Cancelada: toda classificação processada, analisada e cancelada pelo usuário mediante justificativa. - Cancelada pelo sistema: quanto a classificação processada está a mais de 30 dias aguardando ser aprovada, não aprovada ou cancelada, após esse período de 30 dias o sistema cancela a proposta. - Em análise: toda classificação processada, analisada e com parecer criado pelo usuário com perfil de análise. - Em análise com exceção: toda classificação processada e analisada, que teve pendências impeditivas na classificação ou com parecer criado e NRA e/ou limite sugeridos pelo usuário com perfil de análise.

18 Classificação de Operações COP

19 Menu Movimento - Erro COP
Motivo: Este erro acontece quando o usuário tenta reclassificar um movimento cuja carteira ainda não foi fechada no CRO. Solução: - Confirmar o período selecionado. - Aguardar até que a carteira específica seja fechada no CRO.

20 Controle de Limites Sicoob CLS

21

22 Erros no cadastro da proposta de crédito
Motivo: Este erro acontece quando o usuário tenta realizar uma operação com valor superior ao disponível para o tomador no portfólio específico. Solução: - Passo 1: Verificar no CLS se esse tomador possui limite disponível para o portfólio que está sendo sensibilizado. - Passo 2: Liberar uma proposta com valor menor ou alterar os limites aprovados no CRL. Observação: - Caso seja verificado que o tomador possui limites disponíveis, solicitar todas as telas da proposta de crédito e verificar se os parâmetros estão corretos: 1: Solicitar o modelo no qual o tomador foi classificado no CRL (PF Assalariado, PF Produtor Rural Maior, PJ Faturamento Menor, PJ Recém Constituida, etc); 2: Verificar se Modalidade e Submodalidade Bacen conferem com a portfólio desejado? (verificar na planilha de mapeamento anexa); 3: Verificar se a quantidade de parcelas está de acordo com a submodalidade escolhida; 4: Indicar a correção.

23 OBRIGADO PELA ATENÇÃO Débora Hofstatter Analista de Risco
Superintendência de Gestão de Riscos (Suris) SIG Qd. 06 Nº º andar Brasília-DF-Brasil Tel.: +55 (61)


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